Autor Tópico: Segurança Nacional - filme  (Lida 4960 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Adriano

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.672
  • Sexo: Masculino
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Segurança Nacional - filme
« Online: 21 de Janeiro de 2010, 23:55:54 »
<a href="http://www.youtube.com/watch/v/2aOTvLTTMM8" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/watch/v/2aOTvLTTMM8</a>

Citar
"Segurança Nacional" vê imagem positiva do Brasil

Uma rede internacional de narcotráfico ameaça a segurança do país. Para desbaratá-la, o presidente da República aciona o serviço de inteligência. O melhor agente secreto da corporação sai à captura do chefão da droga, que seqüestra a namorada do herói e planeja ataques a vários pontos do país. Antes da derrota final do inimigo, radares rastrearão seus movimentos, caça-aviões abaterão seus comparsas e todos correrão contra o relógio. Você dirá que já viu esse filme. Mas não com o ator Milton Gonçalves no papel do presidente, o galã Thiago Lacerda como o agente secreto e a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) no lugar da CIA, a agência norte-americana.

É com essa escalação que o cineasta Roberto Carminatti está filmando o longa "Segurança Nacional", com cenas em terra, ar e mar, de norte a sul do Brasil.

Formado em cinema nos EUA, onde nasceu, filho de brasileiros, Carminatti, 29, diz que estudou "como o cinema americano fala das Forças Armadas e da sua história de um jeito positivo". É essa abordagem edificante à imagem do país que o cineasta emprega em sua trama sobre a política e a segurança nacionais.

"Sempre quis voltar para o Brasil, para fazer filmes positivos, não com os olhos de país do Terceiro Mundo, que não tem jeito", diz. A visão que Carminatti propõe é a de que "aqui existem heróis e tecnologia desenvolvida por brasileiros, para beneficiar e proteger a sociedade".

Com sua ficção envolvendo "o Sivam (Sistema de Vigilância da Amazônia) e os radares que protegem o espaço aéreo brasileiro contra traficantes de drogas", o diretor procurou o governo federal, em busca de apoio. "Eu me aproximei com toda a humildade. Não tenho uma produtora grande ainda." Apresentando "o roteiro já pronto", Carminatti pediu consultoria da Força Aérea, do Exército, da Abin, do GSI (Gabinete de Segurança Institucional).

"Eles não impuseram nenhum tipo de censura, de mudança na história", diz. Segundo Carminatti, só um reparo foi feito: "Explicaram que seria errado aviões da Força Aérea entrarem sem permissão em outros países". E um pedido: "Que o roteiro não mostrasse todas as capacidades dos aviões R-99 que a força brasileira possui, porque isso é estratégico".

As filmagens começaram no mês passado, e o diretor diz que o uso de cenários reais tem sido fundamental para o projeto. Ele conta que uma seqüência foi rodada com o AeroLula, o avião presidencial, no dia 6 de dezembro. O presidente do Brasil na vida real, Luiz Inácio Lula da Silva, não estava a bordo. A decolagem e o vôo que a equipe filmou, do exterior da aeronave, eram medida de segurança, conta o cineasta.

"Existe uma prática chamada 'vôo da bomba' que está dentro do orçamento da Força Aérea. O avião sempre tem de voar antes de o presidente embarcar, porque, se tiver uma bomba, o piloto morre, o presidente não", diz.

"Segurança Nacional" tem orçamento de aproximadamente R$ 5 milhões, aprovado segundo as leis de incentivo à cultura, que autorizam o uso do Imposto de Renda em projetos culturais. Carminatti ainda não conseguiu reunir todo o dinheiro, mas afirma ter o sinal verde de algumas empresas. "A Embraer se comprometeu a apoiar, mas ainda não definiu com quanto."

O diretor avalia que o filme "seria economicamente inviável, sem o grande apoio que é poder filmar nos locais que existem de fato". Carminatti tem cenas previstas para o fim deste mês na sede da Abin e no Palácio do Planalto, onde já fez algumas tomadas, em dezembro passado. O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, ao qual a Abin é subordinada, confirmou à Folha os contatos do cineasta com o órgão, mas não a autorização para as filmagens na agência.

Carminatti diz que, com a troca de comando na Abin, temeu pelo futuro de seu projeto, que ele havia apresentado pessoalmente ao ex-diretor-geral Mauro Marcelo.

Márcio Buzanelli, o novo diretor da agência, chegou imprimindo marcas de mudança, como a troca de seu símbolo --da araponga pelo carcará-- e a divulgação da Abin para jovens. "Quando houve a saída de Marcelo [em julho de 2005], fiquei preocupado", diz. "Mas eles reiteraram o apoio. Foi tudo muito legal."

"Segurança Nacional" deve ficar pronto em maio e tem contrato com uma distribuidora brasileira para ser lançado no país. O diretor tem planos de estrear o filme nos EUA também. "Quero mostrar aos brasileiros que o Brasil não é uma completa desorganização e desordem. E mostrar ao resto do mundo que o Brasil não é esse que ficou estereotipado pelas florestas e a pobreza."

Carminatti se diz convencido de que "num caso como o 11 de Setembro, a Força Aérea Brasileira teria alcançado o avião [em poder dos terroristas]". "A gente pensar que o Brasil está desenvolvido a esse ponto é um sonho", diz.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u56621.shtml

Interessante  :)
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Segurança Nacional - filme
« Resposta #1 Online: 22 de Janeiro de 2010, 22:32:44 »
Algo me diz que, em breve, algum colunista irá dizer que um filme que passa uma imagem positiva do país em ano eleitoral é propaganda governista.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Adriano

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.672
  • Sexo: Masculino
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Segurança Nacional - filme
« Resposta #2 Online: 22 de Janeiro de 2010, 23:08:17 »
Assim como os filmes americanos nesse estilo foram classificados de propaganda imperialista por muitos.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Segurança Nacional - filme
« Resposta #3 Online: 22 de Janeiro de 2010, 23:23:32 »
Com certeza!

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Dodo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.304
Re: Segurança Nacional - filme
« Resposta #4 Online: 23 de Janeiro de 2010, 07:17:39 »
Algo me diz que, em breve, algum colunista irá dizer que um filme que passa uma imagem positiva do país em ano eleitoral é propaganda governista.

E provavelmente o mesmo colunista já disse que "favela-movies" ou então aqueles dramas nordestinos são manipulação esquerdista!

Vá entender!

Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Segurança Nacional - filme
« Resposta #5 Online: 07 de Maio de 2010, 18:31:48 »
Segurança Nacional: para rir ou chorar?

Filme de ação brasileiro é o maior desastre recente do cinema nacional


Thiago Lacerda como um agente da ABI: papel para apagar do currículo

Era uma tragédia anunciada. Desde que o trailer de Segurança Nacional foi divulgado, no início do ano, as comparações da trama com a série 24 Horas e a tiração de sarro dos diálogos – como Thiago Lacerda, o mocinho, gritando, de arma em punho, “Exército brasileiro, parado!” – provocaram uma expectativa negativa vista poucas vezes por aqui. Para quem estava ansioso em saber no que isso ia dar, não há nenhuma surpresa: Segurança Nacional é a bomba que todo mundo estava esperando. Ou melhor, duas.


Milton Gonçalves como o presidente da República: patriotismo exacerbado

Isso porque, vejam só, traficantes latinos, descontentes, compram bombas atômicas (!) para ameaçar o governo brasileiro. O motivo dessa birra nuclear é a instalação, em 2004, do SIVAM, o Sistema de Vigilância da Amazônia, que monitora o tráfego aéreo e impede a entrada de aviões ilegais carregados de drogas na região. A base de operações em Manaus vira, então, alvo dos bandidos e o agente secreto Marcos (Lacerda) – comandado por Milton Gonçalves, no papel de presidente da República, e Ângela Vieira, como diretora da ABIN (Agência Brasileira de Inteligência) – entra em cena para evitar que os “chicanos” consigam fazer o terror triunfar.

Mas peraí, os latinos não somos nós? Pois o diretor Roberto Carminati e os outros dois roteiristas acharam que o narcotráfico seria motivo suficiente para colocar os vilões preferidos dos filmes de ação americanos do início da década de 1990 – ao lado dos russos – em uma produção nacional. A malvadeza do chefão (o ator mexicano Joaquin Cosio), o coadjuvante engraçadinho, as perseguições explosivas, o complicado namoro do protagonista, as situações exageradas, tudo está lá. Ao longo do filme, a coisa só piora. Em determinado momento, o presidente entra em rede nacional e, com lágrimas nos olhos, chega a soltar o famoso “Deus abençoe”... Ufa, não foi “a América”, mas se fosse, ninguém iria estranhar.

O curioso de tudo isso, paradoxalmente, é que Carminati é um patriota de mão cheia. Nascido nos Estados Unidos, filho de brasileiros, o diretor das novelas América e Caminho das Índias disse que queria falar da “capacidade e importância das nossas Forças Armadas”. Com apoio do Exército e da Aeronáutica, conseguiu imagens de caças em pleno voo e militares de verdade na frente das câmeras. Mais do que transmitir veracidade, no entanto, o cineasta fez uma propaganda descarada, que poderia tranquilamente substituir aquelas de alistamento da TV (“jovem, ao completar 18 anos...”). E que tal uma cena com closes – e como eles são constantes –na bandeira verde-amarela tremulando, crianças enfileiradas e uma cantora a la Toni Braxton interpretando o Hino Nacional? Gratuito é pouco.


Exército em ação no longa-metragem: propaganda nas telas de cinema

É tão esdrúxulo assim, mas sempre vai ter quem defenda esse amor incondicional à pátria, por isso é importante ressaltar que o problema terrível de Segurança Nacional é de roteiro. O próprio Thiago Lacerda, pasmem, admitiu em coletiva de imprensa que não era bom. Tecnicamente o filme é bem feito, com efeitos razoáveis, boa capacidade de produção (helicópteros, carros, dublês, figurantes) e orçamento baixo para o gênero (R$ 5 milhões). Mas tudo é tão absurdo e de mau gosto que as risadas involuntárias saem sem qualquer dificuldade. A base do Comando de Segurança da presidência fica em uma caverna? O segundo alvo dos terroristas é o Palácio do Governo de Santa Catarina (!), patrocinador do filme? É sério mesmo que o herói vai enfrentar o vilão sozinho?

A lista, farta, segue ladeira abaixo, até chegar ao desfecho, de fazer Jean-Claude Van Damme se sentir orgulhoso de seus maiores fracassos. Carminati já vem falando que seu projeto para o futuro é continuar produzindo filmes de ação com apoio das Forças Armadas. Pelo jeito, a ideia de imitar filmes B de 20 anos atrás agradou ao povo de farda. Dessa vez, só faltou escalar Steven Seagal ou algum outro “astro” de rabo de cavalo do segundo escalão. Quem sabe no próximo.

Assista ao trailer: http://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/cinema/seguranca+nacional+para+rir+ou+chorar/n1237609075225.html

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.204
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re: Segurança Nacional - filme
« Resposta #6 Online: 07 de Maio de 2010, 18:46:52 »
Poooouuutzz...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline ReVo

  • Nível 19
  • *
  • Mensagens: 563
  • "!"
Re: Segurança Nacional - filme
« Resposta #7 Online: 07 de Maio de 2010, 19:51:21 »
Marco Tomazzoni vá assistir Godard.
"À bout de souffle" no cinema mais próximo de você. :P   
"Most men love money and security more, and creation and construction less, as they get older." John Maynard Keynes

"Plus ça change, plus c´est la même chose." Giuseppe Tomasi di Lampedusa

Offline Vito

  • Webmaster
  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.554
  • Sexo: Masculino
    • Realidade
Re: Segurança Nacional - filme
« Resposta #8 Online: 07 de Maio de 2010, 19:52:09 »
PQP, a gente acreditou tanto era para ser um ótimo filme.
Agora enfiaram os rabos os militares, vou querer enfiar o rabo dele o filme tão trash tanto novelas.

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.204
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re: Segurança Nacional - filme
« Resposta #9 Online: 07 de Maio de 2010, 19:57:27 »
Eu nunca consegui acreditar que um filme sobre esse tema no Brasil poderia ser bom, a não ser que fosse uma comédia ou uma pornochanchada.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re: Segurança Nacional - filme
« Resposta #10 Online: 08 de Maio de 2010, 10:43:42 »
Cenas de aviões F5 em caça e interceptação a "teco-tecos"? :histeria:

ABIN igual à CIA? :histeria: :histeria:

Palácio do governo de Santa Catarina como segundo principal alvo estratégico? :histeria: :histeria: :histeria:



Parafraseando o ReVo:

Não precisa assistir Godard. Apenas veja um filme do Glauber Rocha que já está bom! :biglol:

Foto USGS

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re: Segurança Nacional - filme
« Resposta #11 Online: 08 de Maio de 2010, 13:40:22 »
 
Citar
"Explicaram que seria errado aviões da Força Aérea entrarem sem permissão em outros países". E um pedido: "Que o roteiro não mostrasse todas as capacidades dos aviões R-99 que a força brasileira possui, porque isso é estratégico".
|(


“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline André Luiz

  • Nível 38
  • *
  • Mensagens: 3.657
  • Sexo: Masculino
    • Forum base militar
Re: Segurança Nacional - filme
« Resposta #12 Online: 08 de Maio de 2010, 14:11:59 »
Nao mostrar as capacidades do R-99 até vai

Pior foi quando a Ana Maria Braga que voou no Mirage III e proibiram ela de mostrar o radar do caça porque era segredo

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re: Segurança Nacional - filme
« Resposta #13 Online: 08 de Maio de 2010, 19:26:23 »
Algo me diz que, em breve, algum colunista irá dizer que um filme que passa uma imagem positiva do país em ano eleitoral é propaganda governista.

É artimanha do Mario Oliveira. O presidente é negro, e combate as FARC.

Offline Gordon Nerd

  • Nível 10
  • *
  • Mensagens: 102
  • Sexo: Masculino
  • A imaginação é mais importante que o conhecimento.
Re: Segurança Nacional - filme
« Resposta #14 Online: 11 de Junho de 2010, 20:13:43 »
maior desaste do cinema brasileiro horrivel o filme sem pé sem cabeça para min horrivel como uma bomba termonuclear cabe em uma mal muito sem graça tbm  :no:
Se A é o sucesso, então A é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada.

Os homens inteligentes não podem ser bons maridos, pela simples razão de que não se casam.

Offline Barata Tenno

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 16.283
  • Sexo: Masculino
  • Dura Lex Sed Lex !
Re: Segurança Nacional - filme
« Resposta #15 Online: 12 de Junho de 2010, 00:05:25 »
maior desaste do cinema brasileiro horrivel o filme sem pé sem cabeça para min horrivel como uma bomba termonuclear cabe em uma mal muito sem graça tbm  :no:
Horrível e desastroso é esse post sem nenuma pontuação....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline calvino

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.387
  • Sexo: Masculino
Re: Segurança Nacional - filme
« Resposta #16 Online: 12 de Junho de 2010, 00:17:15 »
Horrível e desastroso é esse post sem nenuma pontuação....

O Saramago ganhou um Nobel escrevendo quase do mesmo jeito  :biglol:
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.204
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re: Segurança Nacional - filme
« Resposta #17 Online: 12 de Junho de 2010, 09:52:02 »
Horrível e desastroso é esse post sem nenuma pontuação....

O Saramago ganhou um Nobel escrevendo quase do mesmo jeito  :biglol:

Sempre foi um sacrifício ler os livros dele por conta disso...

E ainda os personagens "o afinador de pianos", "o cachorro das lágrimas", "o presidente do país em que ninguém morre", "a mulher do médico.

O que o cara tem contra "João", "Rex", "Johnson", "Ana"? :|
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!