Autor Tópico: Ajudem-me a refutar  (Lida 1807 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline ronysalles

  • Nível 15
  • *
  • Mensagens: 361
  • Sexo: Masculino
  • livre para aprender.
Ajudem-me a refutar
« Online: 24 de Janeiro de 2010, 11:33:52 »
O meu amigo católico me enviou essa mensagem no intuito de mostrar que a Igreja Católica é inocente e que a História é que está errada:

A verdade sobre a Igreja
De Wiki Canção Nova
Ir para: navegação, pesquisa

Felipe Aquino

Professor, escritor e apresentador


Infelizmente muitos estudantes secundários e universitários têm uma visão deformada a respeito da Igreja Católica, sua vida e sua História. Isto tem muito a ver com a imagem negativa que muitos professores, especialmente História, lhes passam, o que gera nos estudantes uma aversão à Igreja desde os bancos escolares. Também a mídia, muitas vezes, cujos elementos foram formados nas mesmas universidades, é a causa de uma visão deturpada da Igreja. Há uma má vontade explícita contra a Igreja. Além disso há muitos mestres que se dizem ateus e querem forçar seus alunos a não acreditarem em Deus, como se a ciência fosse contra a fé, e como se um bom pesquisador não possa ser um crente em Deus.


O livro “Código da Vinci”, e depois o filme de mesmo nome, por exemplo, sem provas históricas ou científicas, aumentaram em todo o mundo, ainda mais, esta visão de que a Igreja Católica é uma Instituição corrupta, perversa, que inventou a divindade de Cristo, e que sobre este mito criou uma Instituição poderosa e dominadora, e que a custa de sangue sempre se impôs ao mundo. Nada mais errado e perverso. É hora de os jovens estudantes conhecerem o outro lado dessa “História” que é mal contada nas escolas. Hoje lhes é apresentado apenas as “sombras” da vida da Igreja, mas há uma má vontade imensa que encobre as “luzes” brilhantes de sua História de 2000 anos. Uma bem montada propaganda laicista no mundo anti-Igreja Católica, envenena os jovens e os joga contra a ela.


Muitos jovens não sabem que foi a Igreja quem salvou e moldou a nossa rica Civilização Ocidental da qual nos orgulhamos, onde se preza a liberdade, os direitos humanos, o respeito pela mulher e por cada pessoa. Sem o trabalho lento e paciente da Igreja durante cerca de dez séculos, após a queda do Império Romano (476) e a ameaça dos bárbaros, o Ocidente não seria o mesmo. Foi esta civilização moderna, gerada no bojo do Cristianismo que nos deu as ciências modernas, a saudável economia de livre mercado, a segurança das leis, a caridade como uma virtude, o esplendor da Arte, da Música, da Arquitetura, uma filosofia assentada na razão, a agricultura, as universidades, as maravilhosas Catedrais e muitos outros dons que nos fazem reconhecer em nossa Civilização a mais bela e poderosa civilização da História.


Foram os monges da Igreja que preservaram a herança literária do mundo Antigo após a queda de Roma diante dos bárbaros em 476. Reginald Grégoire (1985) afirma que os monges deram “a toda a Europa... uma rede de fábricas, centros de criação de gado, centros de educação, fervor espiritual, ... uma avançada civilização emergiu da onda caótica dos bárbaros”. Ele afirma que: “Sem dúvida alguma S. Bento (o mais importante arquiteto do monaquismo ocidental) foi o Pai da Europa. Os Beneditinos e seus filhos, foram os Pais da civilização Européia”.


E a responsável por tudo isto foi a Igreja Católica, diz o historiador americano Dr. Thomas Woods, PhD de Harvard, nos EUA. Ele afirma que: “Bem mais do que o povo hoje tem consciência, a Igreja Católica moldou o tipo de civilização em que vivemos e o tipo de pessoas que somos. Embora os livros textos típicos das faculdades não digam isto, a Igreja Católica foi a indispensável construtora da Civilização Ocidental. A Igreja Católica não só eliminou os costumes repugnantes do mundo antigo, como o infanticídio e os combates de gladiadores, mas, depois da queda de Roma, ela restaurou e construiu a civilização”.


Foi a Igreja quem humanizou o Ocidente insistindo na sociabilidade de cada pessoa humana. Mas infelizmente tudo isto é silenciado pelos que não gostam de Deus e da Igreja; por isso, é essencial recuperar esta verdade intencionalmente escondida e abafada. É dito aos jovens, mentirosamente, que a História da Igreja é uma história de ignorância, repressão, atraso e estagnação, quando a realidade é exatamente o contrário, como têm mostrado muitos historiadores modernos. Na verdade a Igreja soube aproveitar o que há de bom na civilização grega e romana, não as desprezou, e soube com os valores cristãos transformar a Europa bárbara num continente educado e desenvolvido.


É preciso saber distinguir entre a “Pessoa” da Igreja, fundada por Cristo, divina, santa, e as “pessoas” da Igreja que são seus filhos, santos e pecadores. Muito se exagera, por exemplo, sobre a Inquisição e as Cruzadas; e se quer analisá-las fora do contexto da época. Isto é um absurdo histórico; ninguém pode entender um fato fora do seu contexto moral, social, psicológico, religioso, etc., da época. Um texto retirado do contexto se torna pretexto; e neste caso para se atacar, denegrir e tentar destruir a Igreja Católica, como se ela fosse vencível neste mundo.


Muitos, mal informados, pensam que centenas de anos antes da época do Renascimento (séc.XVI), a Idade Média, foi um tempo de ignorância e repressão intelectual, sem brilho, como se fosse um tempo negro onde se imperou somente a superstição e a magia, como se em nome de Jesus Cristo, a ciência e o progresso fossem banidos. Nada mais errado. A Idade média cristã foi, na verdade, um tempo de grande desenvolvimento religioso, cultural e artístico.


Muitos historiadores de renome e atuais, como A.C. Crombie, David Lindberg, Edward Grant, Stanley Jaki, Thomas Goldstein, J. L. Heilbron, Rodney Stark, Alvin Schmidt, Robert Phillips, Kenneth Pennington, Daniel Rops, Joseph Needhem, Charles Montalembert, Joseph Mac Donnell, Phillip Hughes, David Knowles, William Lecky, Harold Broad, Michel Davies, Jean Gimpel e muitos outros, estão mostrando ao mundo a grande contribuição da Igreja para o desenvolvimento de nossa atual Civilização.


Muitos cientistas foram padres. Pe. Nicholas Steno, é considerado o “pai da geologia”; o padre Athanasius Keicher é o “pai da egiptologia”; o Pe. Giambattista Riccioli foi o primeiro a medir a taxa de aceleração de um corpo em queda livre. O Pe Rober Boscovitch é considerado o pai da moderna teoria atômica e foi o Pe. George Lamaitre quem descobriu o Big Bang. Os padres jesuítas se dedicavam tanto ao estudo dos terremotos que a sismologia veio a ser conhecida como a “ciência Jesuítica”. Trinta e cinco crateras da lua foram nomeadas por cientistas e matemáticos jesuítas.


J. L. Heilbron (1999), da Universidade da Califórnia em Berkeley, disse que:


“A Igreja Católica Romana deu mais suporte financeiro e social ao estudo da astronomia por mais de seis séculos do que qualquer outra instituição”. T. Woods afirma que “o verdadeiro papel da Igreja no desenvolvimento da ciência moderna permanece um dos mais bem guardados segredos da história moderna”.


“A maior decepção de um crente fervoroso seria, ao chegar no céu, vê um ateu”. ronysalles

Offline Fernando Silva

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.503
Re: Ajudem-me a refutar
« Resposta #1 Online: 24 de Janeiro de 2010, 13:10:58 »
http://fernandosilva.multiply.com/journal/item/43/43
Citar
O ocidente é poderoso porque é cristão?

Que valor intrínseco ao cristianismo teria levado ao progresso do ocidente?
Que parte da mensagem de Jesus teria possibilitado a criação dos impérios baseados em nações europeias que dominaram parte do mundo nos últimos 500 anos?

Jesus nunca pregou a favor da prosperidade material ou do poder político. Nunca defendeu o progresso das ciências. E Paulo, ao chamar de loucura a sabedoria deste mundo, não ajudou em nada. O cristianismo primitivo não tinha templos luxuosos ou uma hierarquia poderosa que interferia nos governos, pelo contrário, a pobreza e o desprendimento dos bens materiais eram uma virtude.

Os crentes (principalmente os católicos) vivem repetindo que foi graças à Igreja Católica que a cultura greco-romana foi preservada durante a Idade Média. Sim e não.

Sim, durante a Idade Média, a cultura se refugiou nos mosteiros enquanto o resto da Europa e até as cortes mergulhavam na ignorância e no analfabetismo.

Não, apenas apenas uma parte da cultura foi preservada, apenas a parte que interessava à Igreja. A cultura e a ciência grega se perderam, já que, depois de uma certa época, ninguém mais sabia grego, e só retornaram à Europa graças aos árabes, que as preservaram e expandiram. Alguém já parou para pensar por que os algarismos arábicos têm esse nome? Ou por que grande parte das estrelas mais conhecidas têm nomes derivados do árabe?

Mas por que a Igreja preservou parte da cultura? Em cumprimento a algum mandamento divino? Absolutamente não.

Acontece que o latim era a língua do cristianismo e da Igreja, assim como o árabe é a língua do islamismo. A liturgia era toda em latim, a Bíblia era em latim, os livros religiosos eram em latim, os documentos emitidos pela Igreja eram (e ainda são) em latim. Portanto, era necessário que os monges e demais religiosos soubessem ler e escrever em latim. Isto, e não o amor pela cultura e ciência, preservou o latim e parte do conhecimento antigo.

Sim, claro, foi também graças à Igreja, em grande parte, que a cultura voltou aos poucos a se espalhar pela Europa por meio das escolas religiosas, onde as crianças da nobreza estudavam e, mais tarde, das universidades. Entretanto, o mesmo fenômeno, de certa forma, aconteceu no mundo árabe, dando origem a escolas que preservaram a cultura do mundo antigo e a desenvolveram ainda mais, levando-a depois de volta à Europa através de Portugal e Espanha e devido às influências recebidas durante as cruzadas.

E, também é claro, o progresso continuou fora dos mosteiros, independente da religião. As pessoas, cientistas ou não, continuaram descobrindo jeitos melhores e mais eficientes de se fazerem as coisas. Na Europa e no resto do mundo.

Não esquecendo, é claro, que esse progresso poderia ter sido mais rápido se os cientistas não tivessem que obter aprovação eclesiástica antes de divulgar suas teorias ou que tivessem que verificar antes se elas não contrariavam a "verdade" das Escrituras (criar problemas com a Igreja era perigoso e fazia mal à saúde...).

Sim, o ocidente tornou-se poderoso nos últimos 500 anos, mas a questão é, repito: qual foi a influência da doutrina cristã neste processo? O que há nas palavras de Jesus que tenha levado a isto e que não encontramos no islamismo ou nas religiões da China, do Japão ou da Índia? O que há no cristianismo que vai garantir que esse poderio continue indefinidamente?

O domínio egípcio durou uns 3 mil anos e se acabou. O império romano durou uns 700 anos e também se acabou. Por que essa coisa indefinida denominada "ocidente" vai continuar no poder eternamente? Os impérios coloniais já desapareceram e o poder econômico já não é tão grande. Muitas nações cristãs nunca foram nem ricas nem poderosas e outras o foram, mas depois entraram em decadência.

O ocidente é hoje o que é devido a ser cristão ou devido a um conjunto de fatores entre os quais a religião é apenas um detalhe? E por que levou 1500 anos para que isto acontecesse?

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re: Ajudem-me a refutar
« Resposta #2 Online: 24 de Janeiro de 2010, 14:09:20 »
Muito bom Fernando. Também vejo que intrinsicamente há muito poucos valores no cristianismo para que alguém possa se dar o direito de fazer uma afirmação como essa.

Eu digo mais além: que a ciência evoluiu apesar da igreja.

Nem precisa pensar muito: O que a Igreja católica ajuda o mundo a evoluir, hoje? Tome em conta que ela continua fazendo as críticas de sempre, mas não tem mais tanto poder para jogar contra.

Era bem pior antes.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline FxF

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.720
  • Sexo: Masculino
  • Yohohoho!
Re: Ajudem-me a refutar
« Resposta #3 Online: 25 de Janeiro de 2010, 03:50:17 »
Se vai refutar, é bom já responder coisas como essa:
Citar
Além disso há muitos mestres que se dizem ateus e querem forçar seus alunos a não acreditarem em Deus, como se a ciência fosse contra a fé, e como se um bom pesquisador não possa ser um crente em Deus.
Isso não passa de Teoria da conspiração. Ateus são uma minoria estatística no mundo e dificilmente teriam tal poder.
Citar
Foi a Igreja quem humanizou o Ocidente insistindo na sociabilidade de cada pessoa humana. Mas infelizmente tudo isto é silenciado pelos que não gostam de Deus e da Igreja; por isso, é essencial recuperar esta verdade intencionalmente escondida e abafada. É dito aos jovens, mentirosamente, que a História da Igreja é uma história de ignorância, repressão, atraso e estagnação, quando a realidade é exatamente o contrário, como têm mostrado muitos historiadores modernos. Na verdade a Igreja soube aproveitar o que há de bom na civilização grega e romana, não as desprezou, e soube com os valores cristãos transformar a Europa bárbara num continente educado e desenvolvido.
Sério? Então aquele período que conhecemos de Idade das Trevas não existiu? É só um mito?



Sobre o texto em geral, dá para responder assim resumidamente:

Alguns negam o holocausto nazista. Que tudo não passa de uma conspiração de historiadores.

Offline West

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.888
  • Sexo: Masculino
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
Re: Ajudem-me a refutar
« Resposta #4 Online: 25 de Janeiro de 2010, 10:53:13 »
Nada é tão ruim que seja absolutamente ruim. Até a morte, dependendo da situação, tem lá suas vantagens.

Esperar que uma instituição de 1500 anos não tenha feito algo de bom é bobagem.

Mas qual o saldo geral de tudo isso? Será que o que a igreja fez de bom superera o que ela fez de mau?
Eu pessoalmente acho que não.

Há unanimidade quanto ao fato de que a superstição e o obscurantismo representam uma barreira enorme à evolução do pensamento humano, e eu não creio que uma outra instituição tenha difundido mais essas práticas em toda a história do que a igreja católica romana.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."
__________
Provérbio Iídiche.

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."
__________
Protágoras.Ensaio sobre os deuses. Séc. V a.C.

Offline FxF

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.720
  • Sexo: Masculino
  • Yohohoho!
Re: Ajudem-me a refutar
« Resposta #5 Online: 25 de Janeiro de 2010, 21:53:27 »
A Igreja Católica dificulta o entendimento da ciência para a população... discrimina homossexuais... prega que camisinha causa a AIDS...

Ela não era inocente na época, e ainda não é hoje.

Offline Flavia

  • Nível 34
  • *
  • Mensagens: 2.767
  • Sexo: Feminino
Re: Ajudem-me a refutar
« Resposta #6 Online: 25 de Janeiro de 2010, 22:21:30 »
Citar

Muitos jovens não sabem que foi a Igreja quem salvou e moldou a nossa rica Civilização Ocidental da qual nos orgulhamos, onde se preza a liberdade, os direitos humanos, o respeito pela mulher e por cada pessoa. Sem o trabalho lento e paciente da Igreja durante cerca de dez séculos, após a queda do Império Romano (476) e a ameaça dos bárbaros, o Ocidente não seria o mesmo. Foi esta civilização moderna, gerada no bojo do Cristianismo que nos deu as ciências modernas, a saudável economia de livre mercado, a segurança das leis, a caridade como uma virtude, o esplendor da Arte, da Música, da Arquitetura, uma filosofia assentada na razão, a agricultura, as universidades, as maravilhosas Catedrais e muitos outros dons que nos fazem reconhecer em nossa Civilização a mais bela e poderosa civilização da História.



OI????


Não quero acreditar que li isso. Respeito pela mulher? Direitos humanos? Liberdade? Ciência? Economia de livre mercado?
A pessoa que escreveu isso possui cegueira religiosa, só pode.
vanitas vanitatum omnia vanitas

Offline West

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.888
  • Sexo: Masculino
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
Re: Ajudem-me a refutar
« Resposta #7 Online: 26 de Janeiro de 2010, 08:40:17 »
Citar

Muitos jovens não sabem que foi a Igreja quem salvou e moldou a nossa rica Civilização Ocidental da qual nos orgulhamos, onde se preza a liberdade, os direitos humanos, o respeito pela mulher e por cada pessoa. Sem o trabalho lento e paciente da Igreja durante cerca de dez séculos, após a queda do Império Romano (476) e a ameaça dos bárbaros, o Ocidente não seria o mesmo. Foi esta civilização moderna, gerada no bojo do Cristianismo que nos deu as ciências modernas, a saudável economia de livre mercado, a segurança das leis, a caridade como uma virtude, o esplendor da Arte, da Música, da Arquitetura, uma filosofia assentada na razão, a agricultura, as universidades, as maravilhosas Catedrais e muitos outros dons que nos fazem reconhecer em nossa Civilização a mais bela e poderosa civilização da História.



OI????


Não quero acreditar que li isso. Respeito pela mulher? Direitos humanos? Liberdade? Ciência? Economia de livre mercado?
A pessoa que escreveu isso possui cegueira religiosa, só pode.

Aí o cara forçou a barra legal mesmo.

Nesses pontos a igreja mais atrapalhou que ajudou, não resta dúvida.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."
__________
Provérbio Iídiche.

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."
__________
Protágoras.Ensaio sobre os deuses. Séc. V a.C.

Offline Gaúcho

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.288
  • Sexo: Masculino
  • República Rio-Grandense
Re: Ajudem-me a refutar
« Resposta #8 Online: 27 de Janeiro de 2010, 15:29:53 »
Como assim "mais" atrapalhou? Ela SÓ atrapalhou...
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline diego_h

  • Nível 10
  • *
  • Mensagens: 140
Re: Ajudem-me a refutar
« Resposta #9 Online: 30 de Janeiro de 2010, 01:46:25 »
Tem que corrigir o "nesses pontos" tambem, por que na verdade foram em todos...
Equipe: Gracie Barra BH SM - Professor: Mucio Maia

"É amplamente aceito que a passagem de politeismo para monoteismo é uma evolução da especie...
falta agora aceitar que subtraindo mais um deus esta evolução alcançará seu máximo ..."


“Uma visita ao hospício mostra que a fé não prova nada.” Friedrich Nietzsche

“Se lhe ensinassem que os elfos causam a chuva, toda vez que chovesse, você veria a prova dos elfos.” Ariex

Offline Pandora

  • Nível 14
  • *
  • Mensagens: 320
  • Sexo: Feminino
  • Não são pedras, são aerolitos!!!
Re: Ajudem-me a refutar
« Resposta #10 Online: 11 de Fevereiro de 2010, 17:02:41 »
Só li mais absurdos na própria bíblia.

Muitos jovens não sabem que foi a Igreja quem salvou e moldou a nossa rica Civilização Ocidental da qual nos orgulhamos, onde se preza a liberdade, os direitos humanos, o respeito pela mulher e por cada pessoa. Sem o trabalho lento e paciente da Igreja durante cerca de dez séculos, após a queda do Império Romano (476) e a ameaça dos bárbaros, o Ocidente não seria o mesmo. Foi esta civilização moderna, gerada no bojo do Cristianismo que nos deu as ciências modernas, a saudável economia de livre mercado, a segurança das leis, a caridade como uma virtude, o esplendor da Arte, da Música, da Arquitetura, uma filosofia assentada na razão, a agricultura, as universidades, as maravilhosas Catedrais e muitos outros dons que nos fazem reconhecer em nossa Civilização a mais bela e poderosa civilização da História.

Igreja Católica salvou a civilização ocidental, "nos fez" prezar a liberdade (acho que principalmente a religiosa), direitos humanos (claro, judeus, "bruxas" que o digam), respeito pelas mulheres (.... :o) e por cada pessoa :histeria:

Realmente a igreja "acabou" com a escravidão, que é bom;  mas aí ela conseguiu a proeza de ser má no mesmo ponto em que já tinha sido boa... liberou a escravidão para os negros porque eles não tinham alma. A violência da luta de gladiadores talvez não deixe muito a desejar à fogueira, cozinhar pessoas vivas, tortura... 

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re: Ajudem-me a refutar
« Resposta #11 Online: 28 de Março de 2010, 11:49:02 »
http://fernandosilva.multiply.com/journal/item/43/43

O ocidente é poderoso porque é cristão?

Que valor intrínseco ao cristianismo teria levado ao progresso do ocidente?
Que parte da mensagem de Jesus teria possibilitado a criação dos impérios baseados em nações europeias que dominaram parte do mundo nos últimos 500 anos?

[...]


Ótima síntese.


OI????

Não quero acreditar que li isso. Respeito pela mulher? Direitos humanos? Liberdade? Ciência? Economia de livre mercado?
A pessoa que escreveu isso possui cegueira religiosa, só pode.


Não é cegueira, é ideologia, e do mais alto e infame grau. Basta ver um programa do senhor Aquino no canal Rede Viva para entender isto.

Aliás, se eu tenho respeito por algum Aquino católico, este alguém é o Tomás.
Foto USGS

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!