A maioria aqui já deve ter visto alguma lista de clichês de qualquer coisa, seja de filmes de ação, de filmes de terror, de RPGs, etc
Na Bíblia também há muitos clichês, isto é, padrões que se repetem bastante em suas histórias. Procurei na net se já havia alguma lista desses clichês, mas não encontrei. Resolvi então fazer uma lista de cabeça do que me lembro:
1- Na Bíblia, sempre é o irmão mais novo que se dá bem, que supera o mais velho na preferência de Deus ou na aptidão para alguma coisa importante. Nessa lista, temos os irmãos Caim e Abel (Abel era o bonzinho e preferido de Deus), Isaac e Ismael, Esaú e Jacó, José/Benjamim e seus irmãos (ambos eram os mais novos e mais queridos filhos de Jacó), Davi e seus irmãos (Davi era o mais novo de todos, e o escolhido), Salomão (o filho mais novo de Davi, escolhido para ser rei), etc
Esse padrão do "mais novo, melhor" não ocorre apenas entre irmãos. No livro de Jó, após o discurso de 3 anciãos, aparece um moço (Eliú) que defende a tese considerada "correta", desbancando os velhos.
2- Mulher estéril tendo filho milagrosamente. Esse é um dos padrões mais repetidos. Grande parte dos "heróis" na Bíblia foram concebidos de mulheres inicialmente estéreis ou então muito velhas para conceberem. Exemplos: Isaac, José/Benjamin, Samuel, Sansão. Isso sem contar o filho de uma virgem, Jesus.
3- Algum hebreu/judeu ganhando alto cargo em alguma potência da época. Exemplos: José no Egito (se tornou Vizir), Daniel entre caldeus/persas (tornou-se alto conselheiro), Ester na Pérsia (tornou-se nada menos que a rainha). Sem falar em Neemias, um chefe dos copeiros que tinha bastante influência com o rei persa Artaxerxes, conseguindo do mesmo autorização e ajuda para reconstruir os muros de Jerusalém.
4- Algum rei mandando matar criancinhas do sexo masculino, com o objetivo de evitar um aumento da população masculina de um povo (Faraó contra os hebreus) ou matar uma futura ameaça cujo advento foi profetizado (Herodes na Judéia, objetivando matar o futuro rei dos judeus).
5- Alguém, sob a proteção de Deus, atravessando algum rio ou mar de forma milagrosa e espetacular. Exemplos: Moisés e os hebreus (Mar Vermelho), Josué e os hebreus (Rio Jordão), Eliseu (Rio Jordão).
6- Ressureições. Exemplos: Elias (filho de uma viúva), Eliseu (filho de uma mulher de Suném, defunto que tocou em sua ossada), Jesus (Filha de Jairo, Filho de uma viúva em Naim, Lázaro, Ele próprio), Pedro (Tabita), Paulo (Eutico).
7- Alguém sendo vítima da ira de Deus por motivos fúteis.
Ex: Uzá (segurou a Arca da Aliança para evitar que ela caísse da carruagem que a carregava, o que foi considerado “irreverência”).
Balaão (recebeu a ira de Deus porque fez EXATAMENTE o que Deus tinha mandado).
Davi (recebeu a ira e castigo de Deus porque fez um recenseamento).
Moisés (Deus não gostou que ele batesse numa rocha para sair água. O correto seria ele FALAR com a rocha).
Onã (foi morto por Deus porque praticava o coito interrompido, para evitar filhos. O termo “onanismo” provém disso)
Saul (foi esculachado pelo profeta Samuel, a mando de Deus, porque não exterminou todos os amalequitas, mas poupou as mulheres, crianças pequenas, gado e o rei deles.
Nadabe e Abiu, filhos do sacerdote Arão, irmão de Moisés. Foram torrados por Deus porque introduziram “fogo estranho” (fogo natural...sei lá) no altar.
Coré, Datã e Abirão. Eram subversivos, reclamavam demais da vida dos israelitas no deserto, pregando a volta ao Egito. Foram soterrados pela terra que se abriu a seus pés. (futilidade do motivo pode ser questionada).
Israelitas que fizeram a “farra do bezerro”. Para quebrar o tédio no deserto, aproveitando a ausência do chefe, e até achando que ele não mais voltaria, fizeram um bezerro de ouro para adorarem. A farra custou a vida de 3000 deles, executados depois por Josué.
Ananias e Safira. Cristãos, venderam sua propriedade, mas não quiseram dar TUDO à igreja. Caíram mortos (pelo menos essa é a versão de Pedro e seus “capangas”).
Rapazes de Betel. Chamaram Eliseu de careca, e foram trucidados por ursos em seguida.
Profeta anônimo. Recebeu de Deus a ordem de não voltar à Judá pelo mesmo caminho que tinha ido a Israel. Porém, outro profeta de Deus mentiu-lhe, dizendo que Deus tinha mudado de idéia e que ele poderia passar pela sua casa. Foi morto por um leão por causa disso (tremenda sacanagem a do segundo profeta).
Carrascos de Jesus Cristo, ninguém menos do que o filho de Deus: não sofreram porra nenhuma!
Vai entender....
Se há outros clichês além desses, não me lembro. O clichê do “irmão mais moço” diz bastante sobre a psicologia coletiva reinante na época. Referindo-se à posição dos israelitas frente a outros povos muito mais poderosos, ou, mais provavelmente, à posição do atrasado Judá (onde esses livros foram escritos e editados pela primeira vez) em relação ao próspero Israel.