Autor Tópico: Um mundo sem cristianismo...  (Lida 3763 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Um mundo sem cristianismo...
« Online: 26 de Janeiro de 2010, 09:40:23 »
Como vcs imaginam um mundo onde o cristianismo nunca tivesse existido ? A humanidade estaria melhor ou pior do que atualmente ?
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
Re: Um mundo sem cristianismo...
« Resposta #1 Online: 26 de Janeiro de 2010, 10:20:09 »
Acho que dá pra responder mais ou menos a essa pergunta respondendo se os países onde a influência do cristianismo é desprezível, como japão, china, etc, são melhores ou piores do que os países tradicionalmente cristãos.

Essa questão é muito complexa porque envolve muitos fatores. Talves se não existisse cristianismo o ocidente acabaria inventando um outro conjunto de crenças semelhante em seu lugar. A "acreditar", não importa no que, parece ser uma necessidade humana que a nossa espécie ainda não conseguiu superar.

Contudo, eu acredito que de uma maneira ou de outra acabaríamos invariavelmente encontrando nosso caminho no avançar do conhecimento. Nossa curiosidade é tamanha que nos faz superar, de forma audaciosa, os maiores perigos em busca do conhecer, do desvelar aquilo que para nós parece estranho e misterioso; e nesse aspecto podemos nos considerar uma espécie promissora.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #2 Online: 26 de Janeiro de 2010, 13:10:38 »
Acho que dá pra responder mais ou menos a essa pergunta respondendo se os países onde a influência do cristianismo é desprezível, como japão, china, etc, são melhores ou piores do que os países tradicionalmente cristãos.

Essa questão é muito complexa porque envolve muitos fatores. Talves se não existisse cristianismo o ocidente acabaria inventando um outro conjunto de crenças semelhante em seu lugar. A "acreditar", não importa no que, parece ser uma necessidade humana que a nossa espécie ainda não conseguiu superar.

Contudo, eu acredito que de uma maneira ou de outra acabaríamos invariavelmente encontrando nosso caminho no avançar do conhecimento. Nossa curiosidade é tamanha que nos faz superar, de forma audaciosa, os maiores perigos em busca do conhecer, do desvelar aquilo que para nós parece estranho e misterioso; e nesse aspecto podemos nos considerar uma espécie promissora.

Acho que não dá pra se basear muito nos paises não cristãos porque eles foram influenciados por paises cristãos (como o ocidente dominando a Asia e África por muito tempo). Além do mais, Roma ter admitido o cristianismo como religião mudou muita coisa em relação à moral e ao comportamento; e esse comportamento novo modificou em muito tudo o que aconteceu. Por exemplo, a admissão do cristianismo por parte do ocidente atrasou o desenvolvimento científico em centenas de anos; e enquanto fez isso, também deu espaço para outras culturas se desenvolverem e buscarem suas respostas. Teria que se levar em conta como seriamos sem o cristianismo e com outras religiões no lugar e tal...

Sinceramente, acho que não tem fundamento fazer uma pergunta dessas porque só podemos especular e nunca nem chegaremos perto da resposta.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #3 Online: 26 de Janeiro de 2010, 19:04:12 »
Tem um episódio do Family Guy que mostra como seria o mundo de hoje sem o cristianismo:

“This is quahog, brian. Same year, same time.But in this universe, Christianity never existed, which means the dark ages Of scientific repression never occurred, and thus, Humanity is a thousand years more advanced. Ergo, muscular, genetically perfect pigs.”

<a href="http://www.youtube.com/v/0rVNYH7W-4w" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/0rVNYH7W-4w</a>

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
« Resposta #4 Online: 27 de Janeiro de 2010, 09:00:38 »

Acho que não dá pra se basear muito nos paises não cristãos porque eles foram influenciados por paises cristãos (como o ocidente dominando a Asia e África por muito tempo). Além do mais, Roma ter admitido o cristianismo como religião mudou muita coisa em relação à moral e ao comportamento; e esse comportamento novo modificou em muito tudo o que aconteceu. Por exemplo, a admissão do cristianismo por parte do ocidente atrasou o desenvolvimento científico em centenas de anos; e enquanto fez isso, também deu espaço para outras culturas se desenvolverem e buscarem suas respostas. Teria que se levar em conta como seriamos sem o cristianismo e com outras religiões no lugar e tal...

Sinceramente, acho que não tem fundamento fazer uma pergunta dessas porque só podemos especular e nunca nem chegaremos perto da resposta.

Uma vez a Superinteressante fez uma matéria a respeito desse assunto,mas não me lembro da mesma.
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #5 Online: 27 de Janeiro de 2010, 09:20:14 »

Exato. Por isso que disse "mais ou menos" e admiti a dificuldade/impossibilidade de se responder a questão.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #6 Online: 27 de Janeiro de 2010, 09:23:03 »
Eu acho que um conjunto de crenças semelhantes ja existia, que foram levadas ao ocidente pelos gregos e romanos

Caso contrario seria sei lá, os persas com o mazdeismo, mitra...

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #7 Online: 27 de Janeiro de 2010, 09:32:46 »
Um mundo sem cristianismo... Seria um olho por olho declarado, pois acredito que o Islã teria, de fato, dominado a Europa da Idade Média, mas fracassaram quando o Cristianismo ganhou força. De qualquer forma, ambas doutrinas seriam ruins do mesmo jeito.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 27 de Janeiro de 2010, 10:36:47 »
comportamento novo modificou em muito tudo o que aconteceu. Por exemplo, a admissão do cristianismo por parte do ocidente atrasou o desenvolvimento científico em centenas de anos; e enquanto fez isso, também deu espaço para outras culturas se desenvolverem e buscarem suas respostas. Teria que se levar em conta como seriamos sem o cristianismo e com outras religiões no lugar e tal...

Não entendi porque o cristianismo atrasou o desenvolvimento científico em centenas de anos...

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #9 Online: 27 de Janeiro de 2010, 11:10:04 »
comportamento novo modificou em muito tudo o que aconteceu. Por exemplo, a admissão do cristianismo por parte do ocidente atrasou o desenvolvimento científico em centenas de anos; e enquanto fez isso, também deu espaço para outras culturas se desenvolverem e buscarem suas respostas. Teria que se levar em conta como seriamos sem o cristianismo e com outras religiões no lugar e tal...

Não entendi porque o cristianismo atrasou o desenvolvimento científico em centenas de anos...

Corrijam-me se eu estiver errado, por favor. Até por volta do séculos XV, basicamente até chegar o renascimento, a igreja mantinha certos dogmas sobre o mundo. Por exemplo, o sistema físico vigente era o aristotélico e quem o questionasse era reprimido. Até antes da dominação do cristianismo, existiram, no período de quase anos (400 AC até 300 DC), diversos filósofos notáveis (diógenes, cícero, sêneca, platão, aristóteles, epicuro, sexto empírico, plotino, hipatia, demócrito); mas até o renascimento, os únicos que se podem dizer que foram realmente notáveis foram pouquissimos e todos ligados à igreja (sto. thomas, sto. agostinho, sto. anselmo, pelo o que eu me lembro). A igreja restringiu a àrea de conhecimento. Não havia novas teorias, porque as que surgiam eram rechassadas pela igreja. Seria como hoje dizer que só poderíamos pesquisar coisas que fossem relacionadas ao Designe Inteligente, correndo risco de morte caso fizéssemos o contrário.
Houve mudança nos costumes e esquecimento das áreas acadêmicas, a época da igreja também tornou a área do desenvolvimento acadêmico mais difícil de se ter acesso. Enfim...
aqui tem um gráfico, que creio que tenha sido postado no fórum já, que mostra o desenvolvimento científico ao longo da humanidade.

Talvez haja um pouco de exagero na imagem, mas acho que seja bem por aí.
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2010, 11:29:12 por Renato T »

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 27 de Janeiro de 2010, 11:18:00 »
grego, romano, grego, romano, grego, grego... Quantos filósofos eram de tribos germânicas?

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #11 Online: 27 de Janeiro de 2010, 11:50:25 »
Tribos germanicas filosovafam?   :lol:

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #12 Online: 27 de Janeiro de 2010, 12:12:46 »
Eu acho que um conjunto de crenças semelhantes ja existia, que foram levadas ao ocidente pelos gregos e romanos

Caso contrario seria sei lá, os persas com o mazdeismo, mitra...

Se bem que o cristianismo é quase que totalmente helenismo, ainda que de certa forma distorcido para se adaptar as crendices sobranaturais do judaísmo e demais "ismos" orientais incorporados pelos cristãos. Neoplatonismo e Aristotelismo (distorcidos ao gosto do freguês, como disse antes) são praticamente a base do cristianismo. Mas certamente a história seria outra se o ocidente tivesse adotado essas correntes filosóficas nas suas formas originais.

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #13 Online: 27 de Janeiro de 2010, 12:22:16 »
grego, romano, grego, romano, grego, grego... Quantos filósofos eram de tribos germânicas?

Nietzsche, Schopenhauer, Brentano, Feuerbach, Goethe, Kant,  Leibniz, Scheler, (só pra citar alguns)... serve?  :D

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 27 de Janeiro de 2010, 13:52:55 »

Nietzsche, Schopenhauer, Brentano, Feuerbach, Goethe, Kant,  Leibniz, Scheler, (só pra citar alguns)... serve?  :D

Nopes. Quis dizer no período pré-cristão.

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #15 Online: 28 de Janeiro de 2010, 08:42:32 »
Nenhum.
A filosofia nasceu nas imediações do mediterrâneo e ficou por ali por muito tempo.
Qual o ponto?

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #16 Online: 28 de Janeiro de 2010, 14:38:17 »

Nietzsche, Schopenhauer, Brentano, Feuerbach, Goethe, Kant,  Leibniz, Scheler, (só pra citar alguns)... serve?  :D

Nopes. Quis dizer no período pré-cristão.

É só um tiração de onda.  :biglol:

Cadê seu senso de humor colega?  :)

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 28 de Janeiro de 2010, 19:14:27 »
:)

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #18 Online: 28 de Janeiro de 2010, 20:58:59 »
Como vcs imaginam um mundo onde o cristianismo nunca tivesse existido ? A humanidade estaria melhor ou pior do que atualmente ?
A mesma merda.
Mesmo sem islã e cristianismo, garanto que as pessoas arrumariam qualquer coisa para chamar de deus e seguir.
Só mudaria o nome, garanto que inventariam um  "qualquercoisanismo" para acalentar os corações carentes.
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 28 de Janeiro de 2010, 22:29:09 »
Nenhum.
A filosofia nasceu nas imediações do mediterrâneo e ficou por ali por muito tempo.
Qual o ponto?

O ponto é que o conhecimento ficou (de certo ponto) estagnado por causa do desmoronamento do Império Romano do oeste e invasões bárbaras. E não por causa do cristianismo. A Britânia, por exemplo, possuía até um certo refinamento que foi perdido com a chegada dos anglos, jutos e saxões (que não eram cristãos). Por outro lado, o Reino Visigodo foi um reino até com produção de conhecimento e refinada (se não me engano, em Sevilha), até a tomada pelos mouros. Mais ainda, quando se fala em Idade das Trevas, se esquece que não houve uma para total de conhecimento e que se refere a apenas uma região: a Europa Ocidental. Bizâncio nunca deixou de produzir conhecimento técnico-científico-filosófico (e era cristã). O mundo mulçumano também era florescente, tanto em matemática quanto mecânica. Fora o desenvolvimento dos chineses, indianos e demais povos.
Existia um acesso restrito ao conhecimento na Europa Ocidental? Sim, mas se deveu mais à mentalidade medieval e à estrutura feudal (em que a igreja estava envolvida), do que ao cristianismo em si.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #20 Online: 29 de Janeiro de 2010, 22:42:23 »
Há quem diga ( e concordo em partes) é que o imperio romano nao foi varrido da face da terra por hordas de guerreiros barbaros girando os seus machados

O numero de povos germanicos nunca superou em numeros as populaçoes sob o dominio de Roma

Os exercitos eram relativamente pequenos e foram poucos os momentos de arranca-rabo, o que fudeu com tudo mesmo foi mais a pressao dos hunos

Nas areas de fronteira a convivencia e o comercio se davam de forma tranquila, duvido mesmo que houvesse alguma diferença entre um campones romano e um barbaro

E na parte urbana do imperio era comum germanicos atingirem postos no governo ou no exercito

Na verdade o imperio apenas trocou de dono, os novos chefes germanicos faziam de tudo para preservar a civilizaçao material que haviam "conquistado" e o resultado foi a fusao da cultura romana com a germanica ou seja a medieval

:)

Offline diego_h

• Nível 10
  • *
« Resposta #21 Online: 30 de Janeiro de 2010, 00:48:26 »
Acho que não dá pra se basear muito nos paises não cristãos porque eles foram influenciados por paises cristãos (como o ocidente dominando a Asia e África por muito tempo).

Já eu acho que da sim pra se ter uma ideia...
Veja que a china, por exemplo, tem toda uma historia anterior às colonizações inlgesas... Um fator em especial que me chama a atenção é que boa parte da nossa tecnologia moderna tem suas bases em tecnologias ali surgidas antes do 'fator gezuis', por assim dizer. Coisas do acaso?!    ::)
Equipe: Gracie Barra BH SM - Professor: Mucio Maia

"É amplamente aceito que a passagem de politeismo para monoteismo é uma evolução da especie...
falta agora aceitar que subtraindo mais um deus esta evolução alcançará seu máximo ..."

“Uma visita ao hospício mostra que a fé não prova nada.” Friedrich Nietzsche

“Se lhe ensinassem que os elfos causam a chuva, toda vez que chovesse, você veria a prova dos elfos.” Ariex

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!