comportamento novo modificou em muito tudo o que aconteceu. Por exemplo, a admissão do cristianismo por parte do ocidente atrasou o desenvolvimento científico em centenas de anos; e enquanto fez isso, também deu espaço para outras culturas se desenvolverem e buscarem suas respostas. Teria que se levar em conta como seriamos sem o cristianismo e com outras religiões no lugar e tal...
Não entendi porque o cristianismo atrasou o desenvolvimento científico em centenas de anos...
Corrijam-me se eu estiver errado, por favor. Até por volta do séculos XV, basicamente até chegar o renascimento, a igreja mantinha certos dogmas sobre o mundo. Por exemplo, o sistema físico vigente era o aristotélico e quem o questionasse era reprimido. Até antes da dominação do cristianismo, existiram, no período de quase anos (400 AC até 300 DC), diversos filósofos notáveis (diógenes, cícero, sêneca, platão, aristóteles, epicuro, sexto empírico, plotino, hipatia, demócrito); mas até o renascimento, os únicos que se podem dizer que foram realmente notáveis foram pouquissimos e todos ligados à igreja (sto. thomas, sto. agostinho, sto. anselmo, pelo o que eu me lembro). A igreja restringiu a àrea de conhecimento. Não havia novas teorias, porque as que surgiam eram rechassadas pela igreja. Seria como hoje dizer que só poderíamos pesquisar coisas que fossem relacionadas ao Designe Inteligente, correndo risco de morte caso fizéssemos o contrário.
Houve mudança nos costumes e esquecimento das áreas acadêmicas, a época da igreja também tornou a área do desenvolvimento acadêmico mais difícil de se ter acesso. Enfim...
aqui tem um gráfico, que creio que tenha sido postado no fórum já, que mostra o desenvolvimento científico ao longo da humanidade.

Talvez haja um pouco de exagero na imagem, mas acho que seja bem por aí.