Tenho lido sobre o Skype e ainda estou nos primeiros passos no entendimento da coisa. Mas me parece que estamos há um passo de não termos mais que nos preocuparmos com o custo de nossas ligações, quer seja em casa, quer seja em trânsito, a partir de um aparelho celular.
Hoje, pelo pouco que pude entender, já nos é possível fazer ligações para nossos amigos, desde que estejamos conectados a uma rede banda larga e desde que estes amigos também disponham do serviço, sem que tenhamos que gastar um único centavo sequer. Também é possível fazer essas ligações a partir de um aparelho celular que disponha de serviço do tipo 3G.
Acredito que em menos de três anos, a maioria das pessoas disponham do serviço, o que tornará cada vez mais desnecessário a utilização de telefonia convencional.
Uma parte cada vez maior do planeta é coberta por redes banda larga de internet sem custo via satélite, o que nos permite falarmos com nossos amigos distantes através do Skype e, munidos de uma web cam, os visualizarmos em tempo real sem geração de custo, sequer pela utilização da internet.
Com a tecnologia avançando freneticamente como vem sendo há tempos, logo teremos a nossa disposição aparelhos do tipo "MP12" com suporte a internet banda larga gratuita e os nossos "saudosos" celulares e telefones fixos se tornarão peças de museu, completamente obsoletos.