Autor Tópico: Quando todas as portas se fecham  (Lida 1308 vezes)

Offline ronysalles

• Nível 15
  • *
  • livre para aprender.
Quando todas as portas se fecham
« Online: 08 de Fevereiro de 2010, 20:11:27 »
Todos nós, eu presumo, passamos por momentos difíceis. Às vezes financeiros, profissional, físico, familiar, psicológico; às vezes uma depressão, uma saudade, uma desilusão. Enfim, esses e outros são sentimentos que invadem nossas “almas” e nos perturbam. 

Eu mesmo, sem hipocrisia já vivi momentos cruéis por causa de um problema de saúde. Nas horas mais difíceis eu me perguntei: “será que deus está querendo me dizer, ou será que ele quer me humilhar, ou será que estou errado...?” Enfim, é obvio que tais questões só surgem nas horas que a dor é maior que a razão. Pois um deus, pelo menos da forma como o cristianismo apresenta, seria de fato impossível. Pois tal deus seria puro amor e misericórdia. Portanto, a falácia dessas afirmações faz com que tal deus seja apenas ilusão.

Mas enfim, como encarar a dor perante a grandeza da solidão? Eu vejo dor em rostos de pessoas, filhos abandonados de seus pais; vejo um mundo, muitas vezes cruel perante nós. Como nos preparar para dor, para o desespero?

Não estou aqui a me lamuriar, não. Estou apenas a perguntar aos colegas, livres pensadores, que também sentem dor, que digam como, racionalmente, o ser frágil que somos podemos evoluir perante a escuridão, a morte, o medo?

Um dos meus primeiros textos postados foi este: ”aí vai minha pergunta idiota:  Certa vez uma pessoa me disse que não existe ateu na hora da morte, não tem esse que não chame por Deus na hora do sufoco. Então eu respondi: “e se chamar, Ele vem?” De fato é uma pergunta idiota. Mas não deixa de nos levar a pensar, não na possibilidade de que algum deus venha, eu sinceramente, diante do que já aprendi, não creio que deus nenhum venha. Mas devo admitir que ainda preciso aprender a encarar a dor, a solidão cósmica, o medo, a possibilidade de não saber como reagir perante o fim doloroso. Talvez tudo isso seja grande idiotice de minha parte, mas acredito também que aqui é um bom lugar pra sermos sinceros e também falarmos de nossas fraquezas, de nossos pontos fracos... Não para desdenhar, mas aprendermos um com outro sobre coisas boas e coisas ruins que podem nos arrebatar.

Como vocês encaram e como podemos aprender a ser fortes perante todos esses infortúnios? Existe alguma maneira? Ou simplesmente tentamos, sem certeza, a nos tornar fortes para encarar aquilo que não sabemos o que é: a dor que ainda não sentimos.

Um abraço

Rony
“A maior decepção de um crente fervoroso seria, ao chegar no céu, vê um ateu”. ronysalles

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re: Quando todas as portas se fecham
« Resposta #1 Online: 08 de Fevereiro de 2010, 20:27:01 »
Eu me apoio na minha família. Mas isso é particular de cada um.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline ronysalles

• Nível 15
  • *
  • livre para aprender.
« Resposta #2 Online: 08 de Fevereiro de 2010, 20:31:35 »

É legal. Quando a família é unida, é muito bom. Meus irmãos são muito bacanas.
“A maior decepção de um crente fervoroso seria, ao chegar no céu, vê um ateu”. ronysalles

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #3 Online: 08 de Fevereiro de 2010, 21:46:34 »

É legal. Quando a família é unida, é muito bom. Meus irmãos são muito bacanas.

Não sei onde e nem de quem ouvi ou li, não me recordo, mas foi o seguinte: o ocidente não se preparou para a morte. E eu concordo.
 A religião talvez tenha toda a culpa, mas o fato é que nós simplesmente não estamos preparados para a morte, que é motor de renovação da vida, algo tão natural como tossir, comer, adoecer, andar, etc.

Acho que a reflexão, pela sociedade, do significado verdadeiro da morte, do fim, do naturalmente inevitável, faria encararmos a morte de uma maneira menos dolorosa, mais humana, de maneira mais humilde, contemplativa e sem apelação para o fantástico, daquilo que é a vida, e do que somos como pessoas.

Olhar para a morte sua ou de alguém que você ama de forma menos dolorosa e desesperadora, mas ainda assim valorizando a vida de forma plena, pode ser um fator cultural extremamente importante numa sociedade que até hoje viveu na ilusão, e não menos desesperada, sobre o significado da morte e da dor. Sofrer de forma consciente, pode ser uma maneira muito interessante de conforto. Uma maneira de saber que a morte é a vida de outros, que o fim é sempre o recomeço de outros, e que sua consciência, é apenas parte de um sistema de inconsciência coletiva e seletiva, mas que tem sua razão natural de ser, e essa razão é que nos fez nascer e ter um certo tempo, pequeno é certo, mas um tempo de consciência. Sorte a nossa (sorte talvez não seja a palavra, porque é muito mais), poder viver e contemplar a vida e a morte.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 10 de Fevereiro de 2010, 13:07:12 »
Um dos meus primeiros textos postados foi este: ”aí vai minha pergunta idiota:  Certa vez uma pessoa me disse que não existe ateu na hora da morte, não tem esse que não chame por Deus na hora do sufoco.
Os atos e a opinião de uma pessoa desesperada não podem ser levados a sério.
Então eu respondi: “e se chamar, Ele vem?” De fato é uma pergunta idiota. Mas não deixa de nos levar a pensar, não na possibilidade de que algum deus venha, eu sinceramente, diante do que já aprendi, não creio que deus nenhum venha.
Explicação dos crentes: "Deus sabe o que é melhor para você. Se ele não fez nada, é porque foi melhor assim".
Claro que um deus assim não se diferencia em nada da ação do acaso.
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2010, 13:13:11 por Fernando Silva »

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #5 Online: 10 de Fevereiro de 2010, 21:46:58 »
Um dos meus primeiros textos postados foi este: ”aí vai minha pergunta idiota:  Certa vez uma pessoa me disse que não existe ateu na hora da morte, não tem esse que não chame por Deus na hora do sufoco.
Ateus acreditam em Deus quando irracionais? Grande mérito...

Offline Pandora

• Nível 14
  • *
  • Não são pedras, são aerolitos!!!
« Resposta #6 Online: 11 de Fevereiro de 2010, 14:23:05 »
Não fico pensando em "quando vou morrer" porque isso é inevitável, prefiro pensar na minha vida, nos meus projetos etc...
E nos meus momentos difíceis eu conto com o apoio da minha família, minhas cachorrinhas e comigo mesma. Eu paro,penso e reflito bastante numa forma de resolver esse problema ou amenizar suas conseqüências. Momentos em que estou mais depressiva também tenho, claro, e num primeiro momento eu "curto a depressão", depois eu escrevo, pinto, canto para me expressar, desabafo muito- por mais estranho que isso pareça- com minhas cadelinhas.
Ocupar a mente é ótimo! Aprender, conhecer e lutar pelo que se quer! É isso que me ajuda quando as portas se fecham... se não deu eu parto para outra!

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 11 de Fevereiro de 2010, 15:51:13 »
Um dos meus primeiros textos postados foi este: ”aí vai minha pergunta idiota:  Certa vez uma pessoa me disse que não existe ateu na hora da morte, não tem esse que não chame por Deus na hora do sufoco.
Ateus acreditam em Deus quando irracionais? Grande mérito...

É o que os crentes dizem, mas muitos não estão lá também...

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 12 de Fevereiro de 2010, 07:06:06 »
Pois é. Gostaria de saber de onde vêm essas estatísticas sobre ateus que os crentes tanto gostam de citar.

Offline Pandora

• Nível 14
  • *
  • Não são pedras, são aerolitos!!!
« Resposta #9 Online: 12 de Fevereiro de 2010, 17:12:07 »
Pois é. Gostaria de saber de onde vêm essas estatísticas sobre ateus que os crentes tanto gostam de citar.

Nunca vi ateu fazer isso, mas já vi um satanista aceitar jesus quando estava morrendo.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 12 de Fevereiro de 2010, 17:16:31 »

Nunca vi ateu fazer isso, mas já vi um satanista aceitar jesus quando estava morrendo.

eu vou aceitar o espaguete voador...ou o unicórnio azul turqueza? ô duvida.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!