Autor Tópico: Tutancâmon morreu de malária e infecção óssea, diz estudo  (Lida 2109 vezes)

Offline Lion

• Nível 35
  • *
Tutancâmon morreu de malária e infecção óssea, diz estudo
« Online: 16 de Fevereiro de 2010, 22:06:11 »
O faraó egípcio Tutancâmon pode ter morrido de malária combinada com uma rara infecção nos ossos, sugere um estudo publicado nesta terça-feira na revista científica Journal of the American Association.

Os cientistas, liderados pelo arqueólogo-chefe do Egito, Zahi Hawass, passaram dois anos pesquisando os restos mumificados do faraó, que morreu aos 19 anos, e de outras dez múmias pertencentes à família real, inclusive a avó e o pai de Tutancâmon, para extrair amostras de DNA.

Na análise do DNA do faraó, os pesquisadores encontraram sinais do parasita da malária – a mais antiga prova genética da doença já identificada. Além disso, o estudo sugere ainda que Tutancâmon poderia ter sofrido de uma inflamação rara nos ossos, chamada de Doença de Kohler.

O faraó ainda teria um pé torto congênito e uma curvatura na espinha.

Segundo os pesquisadores, essas descobertas explicariam porque foram encontrados cajados e pedaços de madeira entre os pertences de Tutancâmon, que poderiam ter sido usados como bengalas pelo faraó.

Desde a descoberta da tumba intacta do faraó por Howard Carter, no Vale dos Reis, em 1922, acadêmicos vêm especulando sobre o motivo da morte prematura de Tutancâmon e sugerem que ele pode ter sido traído e assassinado.

Outras teorias sugerem que ele poderia ter sido atropelado por uma charrete ou que, como morreu novo e não deixou herdeiros, o faraó poderia sofrer de uma doença genética.

Alguns artefatos da época mostram que a realeza tinha uma aparência curvada e feminina, o que, segundo alguns acadêmicos, seria típico de condições hereditárias como a síndrome de Marfan, caracterizada por membros longos.

Mas a equipe de Hawass rejeita essas explicações.

Diagnóstico

A explicação oferecida pelo estudo sugere que Tutancâmon teria quebrado a perna pouco antes de morrer. Por conta da doença, o osso não teria sido curado de maneira adequada, o que teria provocado uma infecção.

Segundo a hipótese sugerida pela pesquisa, com o corpo já fragilizado e suscetível à infecções, a malária provou ser fatal para o faraó.

“Uma fratura repentina na perna provavelmente causada por uma queda pode ter resultado em uma condição que pôs a vida dele em risco depois da infecção com a malária”, disse Hawass.

“Sementes, frutas e folhas encontradas na tumba, e possivelmente usadas como tratamento médico, apoiam esse diagnóstico”, afirmou.

Segundo o professor de antropologia física da Universidade de Liverpool Bob Connolly, que já examinou a tumba de Tutancâmon, disse que os pesquisadores foram “sortudos” por terem conseguido extrair amostras de DNA do faraó egípcio para o estudo.

“Ele não é uma múmia bem preservada. É uma carcaça carbonizada. Hawass e a equipe dele foram incrivelmente espertos e sortudos por terem conseguido isso”, disse Connolly.

Ele não descartou que Tutancâmon tenha morrido de malária, mas disse que pessoalmente duvida disso.

“Só porque eles encontraram o parasita no sangue dele não significa necessariamente que ele sofria de malária ou que morreu disso. A doença pode não ter causado nenhum problema a ele”, afirmou.

“Eu ainda acredito que ele tenha sido atropelado pela charrete. A cavidade do peito dele estava perfurada e ele tinha costelas quebradas”, disse.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/2010/02/100216_tutancamon_morte_np.shtml

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
Re: Tutancâmon morreu de malária e infecção óssea, diz estudo
« Resposta #1 Online: 17 de Fevereiro de 2010, 10:56:32 »
Sem graça

Prefiro as teorias de conspiraçao envolvendo tramas e intrigas de realeza

Nerfertiti, principe hitita, generais ambiciosos e tudo mais

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #2 Online: 17 de Fevereiro de 2010, 11:08:11 »
Ele era filho de Akhenaton, conhecido por uma aparência muito bizarra, provavelmente com várias anomalias genéticas. Assim, é coerente que tutankhamon também tivesse anomalias genéticas.

"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #3 Online: 17 de Fevereiro de 2010, 11:24:01 »
Ou os egipcios desenhavam muito mal ou entao Akhenaton era hemarfrodita

Porque o filho nao se chama Tutancaton?

A "contrareforma" foi tao rapida assim?

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 18 de Fevereiro de 2010, 16:14:20 »
Ou os egipcios desenhavam muito mal ou entao Akhenaton era hemarfrodita

Porque o filho nao se chama Tutancaton?

A "contrareforma" foi tao rapida assim?

Ele se chamava Tutancaton (Imagem Viva de Aton), mas mudou o nome para Tutancamon (Imagem Viva de Amon) após reestabelecer o deus Amon e acabar com o culto monoteísta a Aton, no quarto ano do seu reinado. A esposa dele (que também era sua meia-irmã) também fez o mesmo mudando de Ankhesenpaaton (Ela Vive para Aton) para Ankhesenamon (Ela Vive para Amon). Akhenaton (Espírito Atuante de Aton) também havia mudado de nome, originalmente se chamava Amen-Hotep (Amon está Satisfeito) IV.
Não sei se Akhenaton tinha realmente aquela forma, já que, no período, se usava um naturalismo na representação que se aproximava à caricatura (wikipedia), mas já ouvi falar de que ele tivesse alguma síndrome. Tem um documentário do History Channel que falava sobre isso (ou seria do Discovery?).
Mais interessante é se perguntar se no monoteísmo de Akhenaton está o monoteísmo hebreu. Existe uma semelhança entre o salmo 104 da Bíblia com o Hino a Aton:

Salmos 104
1    ¶ Bendize, ó minha alma, ao SENHOR! SENHOR Deus meu, tu és magnificentíssimo; estás vestido de glória e de majestade.
2    Ele se cobre de luz como de um vestido, estende os céus como uma cortina.
3    Põe nas águas as vigas das suas câmaras; faz das nuvens o seu carro, anda sobre as asas do vento.
4    Faz dos seus anjos espíritos, dos seus ministros um fogo abrasador.
5    Lançou os fundamentos da terra; ela não vacilará em tempo algum.
6    Tu a cobriste com o abismo, como com um vestido; as águas estavam sobre os montes.
7    Å tua repreensão fugiram; à voz do teu trovão se apressaram.
8    Subiram aos montes, desceram aos vales, até ao lugar que para elas fundaste.
9    Termo lhes puseste, que não ultrapassarão, para que não tornem mais a cobrir a terra.
10    ¶ Tu, que fazes sair as fontes nos vales, as quais correm entre os montes.
11    Dão de beber a todo o animal do campo; os jumentos monteses matam a sua sede.
12    Junto delas as aves do céu terão a sua habitação, cantando entre os ramos.
13    Ele rega os montes desde as suas câmaras; a terra farta-se do fruto das suas obras.
14    Faz crescer a erva para o gado, e a verdura para o serviço do homem, para fazer sair da terra o pão,
15    E o vinho que alegra o coração do homem, e o azeite que faz reluzir o seu rosto, e o pão que fortalece o coração do homem.
16    As árvores do SENHOR fartam-se de seiva, os cedros do Líbano que ele plantou,
17    Onde as aves se aninham; quanto à cegonha, a sua casa é nas faias.
18    Os altos montes são para as cabras monteses, e os rochedos são refúgio para os coelhos.
19    ¶ Designou a lua para as estações; o sol conhece o seu ocaso.
20    Ordenas a escuridão, e faz-se noite, na qual saem todos os animais da selva.
21    Os leõezinhos bramam pela presa, e de Deus buscam o seu sustento.
22    Nasce o sol e logo se acolhem, e se deitam nos seus covis.
23    Então sai o homem à sua obra e ao seu trabalho, até à tarde.
24    O SENHOR, quão variadas são as tuas obras! Todas as coisas fizeste com sabedoria; cheia está a terra das tuas riquezas.
25    Assim é este mar grande e muito espaçoso, onde há seres sem número, animais pequenos e grandes.
26    Ali andam os navios; e o leviatã que formaste para nele folgar.
27    Todos esperam de ti, que lhes dês o seu sustento em tempo oportuno.
28    Dando-lho tu, eles o recolhem; abres a tua mão, e se enchem de bens.
29    Escondes o teu rosto, e ficam perturbados; se lhes tiras o fôlego, morrem, e voltam para o seu pó.
30    Envias o teu Espírito, e são criados, e assim renovas a face da terra.
31    ¶ A glória do SENHOR durará para sempre; o SENHOR se alegrará nas suas obras.
32    Olhando ele para a terra, ela treme; tocando nos montes, logo fumegam.
33    Cantarei ao SENHOR enquanto eu viver; cantarei louvores ao meu Deus, enquanto eu tiver existência.
34    A minha meditação acerca dele será suave; eu me alegrarei no SENHOR.
35    Desapareçam da terra os pecadores, e os ímpios não sejam mais. Bendize, ó minha alma, ao SENHOR. Louvai ao SENHOR.

O  HINO A ATON

"Apareces cheio de beleza no horizonte do céu, disco vivo que iniciaste a vida.
Enquanto te levantaste no horizonte oriental, encheste cada país da tua perfeição. És formoso, grande, brilhante, alto em cima do teu universo.
Teus raios alcançam os países até ao extremo de tudo o que criaste.
Porque és Sol, conquistaste-os até aos seus extremos, atando-os para teu filho amado. Por longe que estejas, teus raios tocam a terra.

Estás diante dos nossos olhos, mas o teu caminho continua a ser-nos desconhecido. Quando te pões, no horizonte ocidental, o universo fica submerso nas trevas, como morto. Os homens dormem nos quartos, com a cabeça envolta, nenhum deles podendo ver seu írmão...

Mas na aurora, enquanto te levantas sobre o horizonte, e brilhas, disco solar, ao longo da tua jornada, rompes as trevas emitindo teus raios...
Se te levantas, vive-se; se te pões, morre-se. Tu és a duração da própria vida; vive-se de ti.

Os olhos contemplam, sem cessar, tua perfeição, até o acaso; todo o trabalho pára quanto te pões no Ocidente.

Enquanto te levantas, fazes crescer todas as coisas para o rei, e a pressa apodera-se de todos desde que organizaste o universo, e fizeste com que surgisse para teu filho, saído da tua pessoa, o rei do Alto e do Baixo Egito, que vive de verdade, o Senhor do Duplo País, Neferkheperuré Uaenré, filho de Rá, que vive de verdade, Senhor das coroas, Akhenaton.

Que seja grande a duração de sua vida! e à sua grande esposa que o ama, a dama do Duplo País, Neferneferuaton Nefertiti, que lhe seja dado viver e rejuvenescer para sempre, eternamente.”

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 18 de Fevereiro de 2010, 16:17:35 »
Para ficar mais claro: o culto a Aton estabelecido por Akhenaton teria sido o precursor do culto monoteísta a javé?

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #6 Online: 18 de Fevereiro de 2010, 19:54:42 »
Para ficar mais claro: o culto a Aton estabelecido por Akhenaton teria sido o precursor do culto monoteísta a javé?

Alguns defendem esta teoria sim. Foi graças a este sujeito que o ceticismo se espalhou no Egito e acabou com a unidade nacional. Afinal, o faraó, representante dos deuses, simplesmente do dia para noite mudou o panteão e a hierarquia entre os deuses. É como se o papa afirmasse que existem vários deuses. O "fiéis" do faraó não deram mais tanto crédito aos faraós e os sucessores pagaram caro, pois agora o faraó era só um lider, um homem, não necessariamente tendo relação com os deuses.

Não é a toa que depois de Ai (sucessor de tuthancamon) o outro escolhido foi Horemremb, um homem comum, general militar, que instituiu o primeiro código de leis do Egito, feito por um homem, para os homens.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #7 Online: 19 de Fevereiro de 2010, 00:25:45 »
Não sei se Akhenaton tinha realmente aquela forma, já que, no período, se usava um naturalismo na representação que se aproximava à caricatura (wikipedia), mas já ouvi falar de que ele tivesse alguma síndrome. Tem um documentário do History Channel que falava sobre isso (ou seria do Discovery?).

Eu também me lembro vagamente deste documentário, me parece que a tal síndrome é fruto de relações incestuosas por isso as deformidades......

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #8 Online: 19 de Fevereiro de 2010, 10:28:25 »

Freud dizia que Moises era um nobre egipcio da casa de Akhenaton  que saiu fora apos a queda do regime e foi perambular com os colonos semitas do delta que adoravam um deus vulcao chamado El shadai ali das bandas do Sinai que depois virou o "eu sou" Jeová

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #9 Online: 19 de Fevereiro de 2010, 10:38:04 »
Eu acho que Tutancâmon era o humano mais doente e/ou o mais odiado do planeta. Já nem sei mais no que acreditar...

Daqui a pouco vão dizer que ele foi abduzido por extraterrestres que o ajudaram a construir pirâmides...

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #10 Online: 19 de Fevereiro de 2010, 14:08:15 »
Eu acho que Tutancâmon era o humano mais doente e/ou o mais odiado do planeta. Já nem sei mais no que acreditar...

Daqui a pouco vão dizer que ele foi abduzido por extraterrestres que o ajudaram a construir pirâmides...
Mas não é ciência se não for assim. Resposta definitiva é coisa de religião e de senso comum.
8-)

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #11 Online: 19 de Fevereiro de 2010, 14:32:49 »

Mas não é ciência se não for assim. Resposta definitiva é coisa de religião e de senso comum.

"...O faraó egípcio Tutancâmon pode ter morrido de malária combinada com uma rara infecção nos ossos, sugere um estudo publicado nesta terça-feira na revista científica Journal of the American Association..."

"...O faraó ainda teria um pé torto congênito e uma curvatura na espinha..."

"...Outras teorias sugerem que ele poderia ter sido atropelado por uma charrete ou que, como morreu novo e não deixou herdeiros, o faraó poderia sofrer de uma doença genética..."

"...Mas a equipe de Hawass rejeita essas explicações..."

"...A explicação ferecida pelo estudo sugere que Tutancâmon teria quebrado a perna pouco antes de morrer. Por conta da doença, o osso não teria sido curado de maneira adequada, o que teria provocado uma infecção..."

Neste caso, prefiro o senso comum ;-)

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #12 Online: 19 de Fevereiro de 2010, 14:34:02 »
Eu também me lembro vagamente deste documentário, me parece que a tal síndrome é fruto de relações incestuosas por isso as deformidades......
Eu sempre achei essa história de anomalia endogâmica pura lenda. Há algum estudo sério sobre isso?
8-)

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 19 de Fevereiro de 2010, 15:00:03 »
É que casamentos cossanguíneos favorecem o aparecimento de síndromes e defeitos genéticos por conta do caráter recessivo de algumas dessas entidades. De uma outra forma seriam apenas portadores de algum gene defeituoso.

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #14 Online: 19 de Fevereiro de 2010, 15:36:59 »
É que casamentos cossanguíneos favorecem o aparecimento de síndromes e defeitos genéticos por conta do caráter recessivo de algumas dessas entidades. De uma outra forma seriam apenas portadores de algum gene defeituoso.
Ah... isso sim faz todo sentido! Mas, nesse caso, acho que existe um exagero em torno dessa questão. As chances podem chegar a no máximo 25%, isso se houver o gene na família e os dois tiverem o genótipo que possibilite. O resto é sensacionalismo. Mas enfim, não é esse o assunto do tópico. Valeu pelo esclarecimento!  :lol:
8-)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!