Meu anseio é uma forma de governo sem a existência de "políticos profissionais", ou seja, de pessoas cujo meio de ganhar a vida seja a política.
A política deveria ser feita por pessoas "comuns", ou seja, por empresários, trabalhadores e intelectuais dos mais diversos ramos e níveis, sem que deixem de ter suas respectivas profissões trocadas ou suplantadas pela política. Isso é essencial para que continuem sendo representantes das "pessoas comuns" e não formem uma classe política independente e completamente alheia aos verdadeiros interesses de seus supostos representados.
As formas que imagino para se conseguir algo o mais próximo disso se amparariam em 2 princípios:
1- Ausência completa de ganhos materiais por participar da política. Isso seria conseguido fazendo com que o salário do parlamentar seja rigorosamente igual ao que ele tinha na sua profissão, nem mais e nem menos (detalhes maiores desse processo não interessam agora).
2- Escolha dos parlamentares por um misto de concurso + sorteio. Isso acabaria com as necessidades demagógicas e financeiras para se eleger através das campanhas políticas. Haveria uma melhor representatividade da população, ao invés do parlamento ser composto dos mais caras-de-pau, corruptos, ricos, famosos ou influentes na política (ou amigos de políticos influentes), fatores necessários para uma eleição bem sucedida. A parte do concurso asseguraria um parlamento intelectualmente mais qualificado.