Autor Tópico: Cidade abandona homeopatia por falta de comprovação científica  (Lida 1982 vezes)

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
Cidade abandona homeopatia por falta de comprovação científica
« Online: 25 de Fevereiro de 2010, 12:21:53 »
Saúde de Rio Preto abandona homeopatia contra a dengue

“Não há pesquisas científicas que comprovem, com evidências, a eficácia da homeopatia no combate à doença”, diz o secretário da pasta, José Victor Maniglia. “Agora, esse assunto (do uso da homeopatia) está fora de questão. Não vamos fazer propaganda do produto.”

http://www.diarioweb.com.br/novoportal/Noticias/Saude/5724,,Saude+de+Rio+Preto+abandona+homeopatia+contra+a+dengue.aspx

Offline Mister B

• Nível 13
  • *
  • Walt Whitman, Brahms, Darwin, Marx. Pode escolher!
Re: Cidade abandona homeopatia por falta de comprovação científica
« Resposta #1 Online: 25 de Fevereiro de 2010, 12:45:51 »
Inacreditável!  :susto:

[Mode believer on]
Deve ser um desses céticos que só acreditam em alopatia. Vai lá e se entupa de remédios. Acha que eles tem o nome "drogas" por que?

[Mode believer off]

Admirável a decisão. Quero ver como isso vai repercutir.
"O cristianismo nos afirma que há um homem invisível, que vive no céu e vigia tudo o que fazemos, o tempo todo. O homem invisível tem uma lista de 10 coisas que ele não quer que a gente faça. Se você fizer qualquer uma dessas coisas, o homem invisível tem um lugar especial, cheio de fogo, fumaça, sofrimento, tortura e angústia onde ele vai lhe mandar viver, queimando, sofrendo, sufocando, gritando e chorando para todo o sempre. Mas ele ama você!
George Carlin

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #2 Online: 25 de Fevereiro de 2010, 15:25:17 »
:woohoo:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Allan F.B.

• Nível 02
  • *
« Resposta #3 Online: 25 de Fevereiro de 2010, 21:41:05 »
Isso que na época do tamiflu uma associação de homeopatia apareceu dizendo que iria utilizar tamiflu distribuído pelo governo do RJ para fabricar "medicamento".

o discurso na reportagem foi:
"ao invés de tratar 100 pessoas poderíamos tratar dezenas de milhares !!! "

ninguém estranha isso ? como doses para centenas de pessoas serviriam para dezenas de milhares ?

http://odia.terra.com.br/portal/cienciaesaude/html/2009/8/pediatras_defendem_uso_do_tamiflu_por_encurtar_gripe_28972.html
sem falar  desse tipo de post que encontramos na internet:
http://homeopatiaveterinaria.blogspot.com/2009/09/ministerio-da-saude-questiona-eficacia.html

Mantenha esse espaço livre, deixe o forum limpo

++ Cuius est solum eius est usque ad coelum et ad inferos

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 26 de Fevereiro de 2010, 10:15:37 »
Isso que na época do tamiflu uma associação de homeopatia apareceu dizendo que iria utilizar tamiflu distribuído pelo governo do RJ para fabricar "medicamento".

o discurso na reportagem foi:
"ao invés de tratar 100 pessoas poderíamos tratar dezenas de milhares !!! "

ninguém estranha isso ? como doses para centenas de pessoas serviriam para dezenas de milhares ?
Quanto mais diluído o princípio ativo, mas efeito faz.
Joga-se um pingo de Tamiflu na foz do Amazonas e depois coleta-se o remédio homeopático, potentíssimo, na baía de Tóquio.

Offline Lord_Dracon

• Nível 11
  • *
  • =D
« Resposta #5 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 21:23:26 »
Quem te viu, quem te vê. Uma cidadezinha do interior já está com uma postura mais avançada do que muitas capitais e cidades grandes por aí.

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
  • Pois assim, vejamos....
« Resposta #6 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 22:17:13 »
Louvavel, mas eu desconhecia que a homeopatia era usada em casos de dengue.
"quem está em todos os lugares ao mesmo tempo, não está em lugar nenhum" (Sêneca)

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #7 Online: 01 de Março de 2010, 11:12:33 »
Quem te viu, quem te vê. Uma cidadezinha do interior já está com uma postura mais avançada do que muitas capitais e cidades grandes por aí.

Não que eu queira defender a "cidadezinha do interior", mas ela está entre as dez maiores do estado de São Paulo.  :hihi:

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #8 Online: 01 de Março de 2010, 11:16:26 »
Louvavel, mas eu desconhecia que a homeopatia era usada em casos de dengue.

Pelo que sei sobre homeopatia, ela serve pra toda e qualquer doença. Em algumas, ela seria "complementar", por exemplo, no caso da AIDS. Acho que nem mesmo os homeopatas seriam loucos de cortarem os alopaticos pra um aidético e só manterem a homeopatia.

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #9 Online: 01 de Março de 2010, 13:23:49 »
   Isso partindo do pressuposto que não haja homeopatas xiitas. Ja vi casos bastante insistentes.
"quem está em todos os lugares ao mesmo tempo, não está em lugar nenhum" (Sêneca)

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #10 Online: 01 de Março de 2010, 15:18:19 »

É uma grande palhaçada usar homeopatia para combater uma doença, seja ela qual for. Se um indivíduo quer usar esse tipo de 'remédio', que o faça, a responsabilidade é dele, com a vida dele. Inadmissível é usar dinheiro público para comprar esse tipo de 'medicamento'.
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 01 de Março de 2010, 15:19:27 »
Tem muito homeopata que é contra qualquer tipo de vacinação.

A cidade está de parabéns pela decisão, mas já clicaram no link e leram o texto? O leigo que lê essa porcaria sai achando que é mais um daqueles casos em que os políticos trocaram um tratamento barato e eficaz por algo infinitamente mais caro por algum motivo escuso...
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #12 Online: 01 de Março de 2010, 15:31:56 »
Tem muito homeopata que é contra qualquer tipo de vacinação.

A cidade está de parabéns pela decisão, mas já clicaram no link e leram o texto? O leigo que lê essa porcaria sai achando que é mais um daqueles casos em que os políticos trocaram um tratamento barato e eficaz por algo infinitamente mais caro por algum motivo escuso...

Realmente isso tem grandes possibilidades de acontecer.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #13 Online: 01 de Março de 2010, 16:11:00 »
Só uma curiosidade: essa cidade aí é onde moro. O médico que desenvolveu a homeopatia contra a dengue é professor universitário da faculdade de medicina da cidade (Unicamp); foi meu médico homeopata quando eu era criança (era tão pequeno que nem me lembro).

Os meus pais me contam que direto eu tinha infecção/inflamação na garganta (amigdalite). Aí me levaram nesse médico, ele elaborou o medicamento, e fiquei anos sem amigdalite. Depois de uns anos, voltei a ter. Eles diziam que o tratamento era pingar gotas de tanto em tanto tempo (não me lembro ser eram a cada x minutos ou y hora(s)). Eles dizem que depois do tratamento, eu fiquei bom (como disse anteriormente).

Hoje mesmo estou com amigdalite. Sábado tomei uma benzetacil. :chorao: Acho que até quarta já estarei curado completamente. Teve vezes que o medicamento indicado não resolveu e teve que apelar pra benzetacil. Amoxicilina já era; no mínino tem que ser uma amoxicilina associada.

Tentei até um tratamento pra aumentar a resistência do organismo, mas não adiantou. Tanto é que durante o tratamento fiquei doente. :biglol: Mas também não seria grande coisa esse tratamento, segundo o médico, eu ficaria de um a dois anos com resistência à doença, caso o tratamento desse certo. O negócio mesmo será a cirurgia de extração das amigdalas (farei entre março e abril).

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #14 Online: 01 de Março de 2010, 16:30:35 »
  Ja passei por experiências com homeopatia, pois tinha muitas alergias, meus pais que costumavam me levar no homeopata, principalmente depois que eu ja havia tomado doses pesadas de corticoide, mas continuo alergica. Benzetacil ja foi muito importante na minha vida.

Offline Lord_Dracon

• Nível 11
  • *
  • =D
« Resposta #15 Online: 01 de Março de 2010, 18:26:16 »

Não que eu queira defender a "cidadezinha do interior", mas ela está entre as dez maiores do estado de São Paulo.  :hihi:
Hehe, foi mal!

Eu estava achando que a cidade em questão era essa aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Preto

Bem que eu desconfiei.

Eu não sabia que São José do Rio Preto é chamado apenas de "Rio Preto" (para os íntimos). :hihi:

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 01 de Março de 2010, 18:51:08 »
Os meus pais me contam que direto eu tinha infecção/inflamação na garganta (amigdalite). Aí me levaram nesse médico, ele elaborou o medicamento, e fiquei anos sem amigdalite. Depois de uns anos, voltei a ter. Eles diziam que o tratamento era pingar gotas de tanto em tanto tempo (não me lembro ser eram a cada x minutos ou y hora(s)). Eles dizem que depois do tratamento, eu fiquei bom (como disse anteriormente).
É que a homeopatia é um tratamento extremamente eficaz contra doenças infantis que desaparecem espontaneamente com o tempo...
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 01 de Março de 2010, 22:22:14 »
Não tome nada e voce vai demorar uma semana inteira para sarar, mas use homeopatia e em apenas 7 dias voce já estará bom!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #18 Online: 01 de Março de 2010, 22:59:13 »
Não tome nada e voce vai demorar uma semana inteira para sarar, mas use homeopatia e em apenas 7 dias voce já estará bom!

Isso me lembra o Tim Maia.

Certa vez ele se internou em um Spa para emagrecer. Ficou uma semana não aguentou e fugiu em uma caminhonete de entregas.

Depois encontrou um amigo em um bar que perguntou: " E aí Tim, como é que foi lá esse negócio de SPA? "

" Rapaz, só podia comer verdura, repolho, essas coisas... Não podia fumar, beber nem cheirar. Em 7 dias perdi uma semana! "

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 02 de Março de 2010, 09:44:31 »
É que a homeopatia é um tratamento extremamente eficaz contra doenças infantis que desaparecem espontaneamente com o tempo...
Uma colega de trabalho defende a homeopatia porque a filha dela vivia com o nariz entupido e tinha que pingar remédio para respirar.
Depois da homeopatia, ficou curada: "agora ela só tem que pingar remédio umas poucas vezes por dia".

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #20 Online: 02 de Março de 2010, 22:09:36 »
Bem, de certa forma, até acho interessante o uso da homeopatia para acalmar a pessoa ou aos pais da criança em caso de doenças ridículas. Digo, ta com um pouco de dor de garganta digamos, ou o filho ta com meio grau de febre e a mãe ja fica hipocondriaca levando o filho pro hospital. Muitas vezes se parecer que a pessoa ou criança tem algo, e o médico falar que não tem nada, a mãe acha que o cara ta falando besteira e não ta fazendo nada pelo filho dela, alem de fazer ela sentir que não esta fazendo nada pelo problema. Por outro lado, poderia dar uma capsula de farinha, que teria o mesmo efeito...
"The patient refused an autopsy."

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #21 Online: 03 de Março de 2010, 10:32:41 »

Já eu sou do tempo da minha avó... Entre placebos e chás, fico com os chás. Como muitas ervas são usadas na criação de remédios alopáticos, é bem melhor apostar em algo que realmente dá certo. Tomo como exemplo uma erva chamada barbatimão, que conheci há algum tempo atrás. Como vivo cheia de aftas e já usei tudo que é remédio, me apresentaram essa planta que me fez um bem imenso. Um excelente cicatrizante - apesar do gosto meio amargo - que me livrou de passar semanas inteiras ganindo de dor. :)

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #22 Online: 03 de Março de 2010, 21:46:45 »

Já eu sou do tempo da minha avó... Entre placebos e chás, fico com os chás. Como muitas ervas são usadas na criação de remédios alopáticos, é bem melhor apostar em algo que realmente dá certo. Tomo como exemplo uma erva chamada barbatimão, que conheci há algum tempo atrás. Como vivo cheia de aftas e já usei tudo que é remédio, me apresentaram essa planta que me fez um bem imenso. Um excelente cicatrizante - apesar do gosto meio amargo - que me livrou de passar semanas inteiras ganindo de dor. :)

Sim, é até melhor, concordo. Mas digo, eu vejo até como interessante algum uso de placebo em alguns casos, seja la de qual tipo. Acho complicado a questão da honestidade intelectual de "enganar" o paciente, mas diria que chega a ser mais eficazes para certas coisas...
"The patient refused an autopsy."

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #23 Online: 04 de Março de 2010, 10:34:29 »

Se formos considerar pessoas hipocondríacas ou com tendência à isso, usar placebos é sempre interessante, já que a pessoa acaba se curando sem precisar recorrer a remédios verdadeiros. Já fiz isso com uma tia hipocondríaca: já dei m&m de chocolate para ela engolir dizendo que era neosaldina e tic tac como remédio para garganta. Ela melhorou quase que instantaneamente... :hihi:  E não foi por maldade... Se fizéssemos a vontade dela, seriam uns 15 tipos de remédios diferentes por dia. ::)

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #24 Online: 04 de Março de 2010, 15:38:12 »

Se formos considerar pessoas hipocondríacas ou com tendência à isso, usar placebos é sempre interessante, já que a pessoa acaba se curando sem precisar recorrer a remédios verdadeiros. Já fiz isso com uma tia hipocondríaca: já dei m&m de chocolate para ela engolir dizendo que era neosaldina e tic tac como remédio para garganta. Ela melhorou quase que instantaneamente... :hihi:  E não foi por maldade... Se fizéssemos a vontade dela, seriam uns 15 tipos de remédios diferentes por dia. ::)

Caramba!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!