Autor Tópico: Novo método de detecção de vida extraterrestre  (Lida 1368 vezes)

Offline Christiano

• Nível 15
  • *
    • CBP+18
Novo método de detecção de vida extraterrestre
« Online: 26 de Fevereiro de 2010, 15:05:10 »
Mais um método na tentativa de detecção de vida extraterrestre. O método foi sugerido por Richard A. Carrigan Jr (Fermi National Accelerator Laboratory)

Mensagens das estrelas: Buscando por Assinaturas de Arqueologia Interestelar

Resumo:

Buscar por assinaturas de artefatos arqueológicos em escala cóstuma tais como esferas Dyson ou civilizações Kardashev é uma alternativa interessante à SETI convencional. Descobrir tal artefato é chamado arqueologia interestelar ou às vezes arqueologia cósmica. A detecção de inteligência em outros lugares do universo com arqueologia interestelar ou SETI teria implicações amplas para a ciência. Por exemplo, as restrições do princípio antrópico teria de ser afrouxado se um tipo diferente de inteligência fosse descoberto em outro lugar. Uma variedade de assinaturas de arqueologia interestelar são discutidas, incluindo elemntos atmosféricos planetários não-naturais, estrelas narcotizados com isótopos de lixo nuclear, esferas Dyson, além de assinaturas de engenharia em escala estelar e galática. O conceito de uma bolha de Fermi devido à migração interestelar está introduzida na discussão das assinaturas galáticas. Essas potenciais assinaturas arqueológicas interestelares são classificadas usando a escala Kardashev. Uma equação Drake modificada é usada para avaliar as mudanças relativas de se encontrar várias fontes. Com poucas exceções, as assinaturas arqueológicas interestelares são obscurecidas e estão além das capacidades tecnológicas atuais. Entretanto, a SETI (busca por inteligência extraterrestre) por assim chamadas transmissões culturais e assinaturas de atmosfera planetária está dentro do alcance.

Texto completo (pdf)
"A ridícula situação de alguém que critica o que confessa nunca ter lido ou estudado, já é suficiente para desqualificar a sua crítica."
http://cbp18.ideaboard.net/

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
Re: Novo método de detecção de vida extraterrestre
« Resposta #1 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 10:35:57 »
Antes de se detectar inteligência, é preciso detectar vida, e isto pode ser feito procurando-se por gases instáveis na atmosfera, como oxigênio e metano.
O metano pode ser produzido por erupções vulcânicas, mas o oxigênio provavelmente terá sido gerado por formas de vida.
Eles não duram muito a menos que sejam continuamente produzidos.

Offline diego_h

• Nível 10
  • *
« Resposta #2 Online: 01 de Março de 2010, 15:33:49 »
Ainda que possa se especular q suas existencias impliquem em vida, acho q a reciproca nao é valida...
Me parece q a vida pode sim assumir formas muito diferentes de nossa compreensão 'comum', isso pode incluir o aspecto 'quimica'...
Equipe: Gracie Barra BH SM - Professor: Mucio Maia

"É amplamente aceito que a passagem de politeismo para monoteismo é uma evolução da especie...
falta agora aceitar que subtraindo mais um deus esta evolução alcançará seu máximo ..."

“Uma visita ao hospício mostra que a fé não prova nada.” Friedrich Nietzsche

“Se lhe ensinassem que os elfos causam a chuva, toda vez que chovesse, você veria a prova dos elfos.” Ariex

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 28 de Março de 2010, 00:18:53 »
Antes de se detectar inteligência, é preciso detectar vida, e isto pode ser feito procurando-se por gases instáveis na atmosfera, como oxigênio e metano.
O metano pode ser produzido por erupções vulcânicas, mas o oxigênio provavelmente terá sido gerado por formas de vida.
Eles não duram muito a menos que sejam continuamente produzidos.

Talvez não. A maior parte do oxigênio terrestre está em rochas na litosfera e uma parte ínfima está na atmosfera.

No terceiro grupo de rochas mais antigas do mundo, compostas de rochas sedimentares metamorfisadas e situadas no oeste da Austrália, e datadas de 3,9 bilhões de anos, foram descritas paragêneses que sugerem a presença de oxigênio livre no tempo da sedimentação.

Se isto for correto, então temos um indício de que é possível oxigênio livre sem ser de origem biológica, pois os fósseis mais antigos de organismos unicelulares datam de 3,7 bilhões de anos. E isto, ao meu ver, complica a generalização do pressuposto de que o oxigênio livre é um indicativo de vida em outros planetas.

De qualquer modo eu concordo com o Fernando que é mais prudente buscar indícios de vida do que de civilizações, porque envolvem condições de entorno mais simples.

« Última modificação: 28 de Março de 2010, 00:29:20 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 28 de Março de 2010, 10:12:40 »
Ainda que possa se especular q suas existencias impliquem em vida, acho q a reciproca nao é valida...
Me parece q a vida pode sim assumir formas muito diferentes de nossa compreensão 'comum', isso pode incluir o aspecto 'quimica'...
O caranguejo ferradura usa cobre em vez de ferro. Seu sangue é verde como o dos vulcanos.

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #5 Online: 28 de Março de 2010, 12:50:50 »
O caranguejo ferradura usa cobre em vez de ferro. Seu sangue é verde como o dos vulcanos.

E isso representa uma barreira enorme à busca de V.E.T, já que até o momento "vida" se restringe a por nós definida. Por esse motivo, não conseguimos sequer imaginar como poderia ser, nem quais as condições necessárias a formas de vida que não se enquadrem em nossos padrões.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
« Resposta #6 Online: 28 de Março de 2010, 15:48:14 »

E isso representa uma barreira enorme à busca de V.E.T, já que até o momento "vida" se restringe a por nós definida. Por esse motivo, não conseguimos sequer imaginar como poderia ser, nem quais as condições necessárias a formas de vida que não se enquadrem em nossos padrões.
É por isso que a procura por vida deve se restringir a vida igual aqui da terra. Procurar por formas desconhecidas não seria nada prático, pois pode ser qualquer coisa.

O que são esferas Dyson??

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!