Autor Tópico: espiritismo e a alma das máquinas  (Lida 1558 vezes)

Offline Allan F.B.

• Nível 02
  • *
espiritismo e a alma das máquinas
« Online: 26 de Fevereiro de 2010, 19:42:17 »
Por definição o corpo humano é um organismo formado por conjuntos de sistemas de órgãos (Dicionário , Aurélio)
Máquinas são dispositivos que consomem energia para realizar alguma tarefa (The American Heritage Dictionary. Houghton Mifflin Co., 1985)

Em um futuro não tão próximo teremos inevitavelmente uma definição modificada de máquina e robôs.

Com a evolução das técnicas de inteligência artificial estas máquinas possuirão cognição, imaginação, razão.

Com estas capacidades o que evitariam dessas máquinas terem sentimentos ?

Com sentimentos e imaginação estas máquinas passariam a sonhar ?

Com sistemas tão complexos e tão únicos uma máquina poderia ser "desligada"  ? seria isso um crime ?

No caso do espiritismo, estas máquinas possuiriam espíritos ? Pessoas poderiam "reencarnar" nestes dispositivos ?

Do ponto de vista da "lógica" dos fiéis não vejo diferença entre humanos e estas máquinas.

PS: por favor sejam sucintos nas respostas. Textos longos e sem orações diretas são indícios da incapacidade de comunicação.

Mantenha esse espaço livre, deixe o forum limpo

++ Cuius est solum eius est usque ad coelum et ad inferos

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
Re: espiritismo e a alma das máquinas
« Resposta #1 Online: 26 de Fevereiro de 2010, 20:44:09 »
O dia que uma máquina pensar e agir igual a um ser humano essa discussão poderá ser abordada.

Uma máquina seria imortal, poderia adquirir uma sabedoria muito maior que a do ser humano, até mesmo por vivência, além do que, poderia lhe ter inseridos na memória bancos de dados, o que tornaria o ser humano totalmente dispensável.

Mas voltando ao assunto, do meu ponto de vista seria justo desligar uma máquina, mas não seria digno de dó, até porque ela poderia ser religada.

Ademais, no meu entender a máquina não adquiriria espírito, assim como o ser humano também não o tem.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 10:44:12 »
Mas voltando ao assunto, do meu ponto de vista seria justo desligar uma máquina, mas não seria digno de dó, até porque ela poderia ser religada.
Não sei se seria justo. Seria o mesmo que manter um ser humano em estado de coma e depois deixar que ele acordasse.

Se uma máquina se tornasse como um ser humano, deveria ter os mesmos direitos que um ser humano.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #3 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 11:43:17 »
No caso do espiritismo, estas máquinas possuiriam espíritos ? Pessoas poderiam "reencarnar" nestes dispositivos?
Em tese poderiam sim, desde que se quisesse.

Do ponto de vista da "lógica" dos fiéis não vejo diferença entre humanos e estas máquinas.
Sim, para o Espiritismo o corpo humano é apenas uma máquina mais elaborada que limita a inteligência, a atuação e as percepções do espírito.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #4 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 12:33:18 »
Allan F.B.

Por definição o corpo humano é um organismo formado por conjuntos de sistemas de órgãos (Dicionário , Aurélio)
Máquinas são dispositivos que consomem energia para realizar alguma tarefa (The American Heritage Dictionary. Houghton Mifflin Co., 1985)

:ok:

Em um futuro não tão próximo teremos inevitavelmente uma definição modificada de máquina e robôs.

Depois que Isaac Asimov, lançou as leis da robótica, também acho :arrow: :!: :arrow: :idea:

Com a evolução das técnicas de inteligência artificial estas máquinas possuirão cognição, imaginação, razão.

Também me parece. :ok:

Com estas capacidades o que evitariam dessas máquinas terem sentimentos?

Ninguém conseguiria evitar que isso venha a acontecer. Exceptuando se for probido. :)

Com sentimentos e imaginação estas máquinas passariam a sonhar?

É o mais provável, de vir a acontecer - eu pessoalmente, num dos meus sonhos "lúcidos" mais fantásticos - já experienciei ser uma máquina, com todas as sensações auto-perceptivas, que os metais e os plásticos, através dos seus sensores electro-magnéticos podem permitir ou possibilitar, a um robot sentir e ter imaginação e "consciência" artificial...

Com sistemas tão complexos e tão únicos uma máquina poderia ser "desligada" ? seria isso um crime ?

Parece-me que não... Afinal as máquinas também precisam de descansar tal como nós.

No caso do espiritismo, estas máquinas possuiriam espíritos ? Pessoas poderiam "reencarnar" nestes dispositivos ?

Na minha opinião, parece-me que depende do que - convencionalmente - se pretende entender como espírito... :)

Do ponto de vista da "lógica" dos fiéis, não vejo diferença entre humanos e estas máquinas.

Talvez você tenha razão. De facto as máquinas são criaturas humanas. :arrow: :idea:

PS: por favor sejam sucintos nas respostas. Textos longos e sem orações diretas são indícios da incapacidade de comunicação.

Se você o diz, é porque você é que está a estabelecer as regras deste tipo de especulação. :)
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2010, 12:35:57 por lusitano »
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Allan F.B.

• Nível 02
  • *
« Resposta #5 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 13:53:21 »
Se você o diz, é porque você é que está a estabelecer as regras deste tipo de especulação.

é que eu tinha acabado de ler vários tópicos com textos muito longos e nada objetivos, especialmente sobre espiritismo...
Mantenha esse espaço livre, deixe o forum limpo

++ Cuius est solum eius est usque ad coelum et ad inferos

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 17:13:13 »
Resposta:

Depende de como cada um inventar, especialmente os autores mais influentes, e os que alegarem ser médiuns, tendo informações quentes do "outro lado".

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #7 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 08:58:37 »
Allan F.B.

……………………………………………………………………………….

Se você o diz, é porque você é que está a estabelecer as regras deste tipo de especulação.

.........................................................

é que eu tinha acabado de ler vários tópicos com textos muito longos e nada objetivos, especialmente sobre espiritismo...

:ok: :arrow: Concordo consigo. E parafraseando "Michio Kako", o "célebre" físico nipo-americano:

De futuro, poderemos vir a desejar ser "cyborgues", por causa das vantagens que nos virão a beneficiar; tais como “neuro-chipes”, perfeitamente compatíveis com o cérebro humano, que nos possibilitarão uma capacidade de comunicação à prova de mal-entendidos, tais como esses, pelos quais acima apelou ao nosso bom senso auto-expressivo. :)
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #8 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 10:52:13 »

Com estas capacidades o que evitariam dessas máquinas terem sentimentos ?

Com sentimentos e imaginação estas máquinas passariam a sonhar ?

Os espíritas que conheço aos quais fiz esse tipo de pergunta, fugiu da raia comentando o meu excessivo materialismo e achando que não, máquinas nunca chegarão à complexidade de um ser humano.

Para um deles inclusive comentei que já se disse no passado que máquinas poderiam até jogar xadrez, mas não vencer um grande mestre, coisa que pouco tempo atrás aconteceu. Mas novamente fui taxado de materialista e assim vai...

Mas essas perguntas já se faziam com bebê de proveta: a ICAR era totalmente contra porque nasceriam pessoas sem alma... hoje em dia obviamente eles sequer devem comentar o assunto.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #9 Online: 24 de Março de 2010, 18:38:50 »
Se um dia conseguirmos transportar nossa consciência para um dispositivo, e de alguma forma podermos acessa-la e processar as informações contidas nelas, chegando ao ponto em fazermos backup de nossas consciências, seria muito interessante, penso que talvez isso seja possível um dia.  Nesse cenário, nossa consciência seria parte de uma máquina.

Quando a inteligência artificial, uma máquina adquiri sentimentos penso ser impossível, a menos que tais sentimentos sejam criados e implantados. Uma vez que, na minha opinião, penso que sentimentos como os quais conhecemos, sejam  armas que nossos genes utilizam para nos fazer perpetuar a espécie.

Esse assunto é interessante, fico imaginando o tempo que as pessoas perdem com futilidades, se preocupando com o que vão vestir, com um carro novo, e os assuntos de suma importância, para a convivência da nossa espécie são esquecidos, apenas alguns guerreiros se engajam nessas lutas solitárias, a maioria das pessoas vivem tentando desesperadamente esquecer o que realmente são.

Deu uma tristeza agora!
Acho que vou tomar uma cerveja, e ver algumas bundas na TV, rs...rs...rs...
Vida medíocre!!!!!
rs...

"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!