Autor Tópico: Oração na escola  (Lida 4387 vezes)

Offline Fred General

• Nível 12
  • *
  • Enquanto a chuva cai, pra onde é que a gente vai?
Oração na escola
« Online: 27 de Fevereiro de 2010, 12:26:31 »
Estudo num colégio particular, cursando a 2° série do ensino médio e tenho uma professora de redação que, em todas as aulas, pede para os alunos se levantarem e rezarem o pai-nosso. Ninguém é obrigado, só reza quem quer. Eu e meu colega (os dois ateus) não concordamos com tal atitude dela e pensamos em reclamar com a coordenação da escola. Então resta a questão: Ela tem o direito de fazer isso?
Vamos até o fim-do-mundo, só pra poder variar?
Se os pés ficarem cansados, pararemos num bar... Enquanto a chuva cai!!

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
Re: Oração na escola
« Resposta #1 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 12:35:52 »
Acho que vc deve reclamar mesmo, a escola é particular, vc paga pelo tempo que está em aula e não tem qualquer obrigação de aturar algo que não tem nada a ver com a aula em questão.

Seja fazendo oração, falando de futebol ou sei lá mais o que ou mesmo sendo obrigado ou não, vc ainda paga pelo tempo que está perdendo.
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2010, 13:00:36 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
  • Pois assim, vejamos....
« Resposta #2 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 16:37:35 »
Ainda mais se a escola for de natureza laica. Certamente seus pais teriam de lhe matricular numa escola religiosa se desejassem orações durante uma parte do periodo escolar. Sendo uma aula de redação não ha qualquer fundamento didatico para essa professora insistir nessa practica. Vc ja falou sobre isso com seus pais?
"quem está em todos os lugares ao mesmo tempo, não está em lugar nenhum" (Sêneca)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #3 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 20:19:36 »
Eu tinha que aguentar orações no curso de formação de soldados da PMESP. Não aguentei muito o ambiente e me abri com os mais religiosos, os crentes evangélicos. Saiam boas discussões. Me sintia desrespeitado pelas minhas convicções. Mas entendo o aspecto moral dessas atitudes, são para promover o bem entres os indivíduos, esperança e tudo mais. Pelo menos a intenção é boa  :P
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 23:33:53 »
Concordo com o Arcanjo e a mafalda.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #5 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 00:21:18 »
  Professor de Redação, Matematica, Fisica etc, são pagos para dar aulas dos conteudos respectivos de cada materia. Primeiro passe na secretaria da escola e/ou diretoria, verifique o que a escola pensa a respeito disso, se eh do conhecimento da escola que a professora tem esse habito. Pode ser que a diretora ou coordenadora de ensino não estejam a par desse fato. Antes de eu chegar a conclusão que eu era ateia, seguia o judaismo, que eh a religião da minha familia, nunca permiti que meus professores fizessem qquer abordagem que não fosse a visão da disciplina ministrada por eles. Se a gente não fica atento uma sala de aula pode virar um espaço para toda especie de proselitismo religioso, politico e divulgação de produtos da AMWAY e seus genericos.
"quem está em todos os lugares ao mesmo tempo, não está em lugar nenhum" (Sêneca)

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #6 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 00:26:16 »
Caso a escola não veja problema na postura da professora, não deixe de falar com seus pais, seu colega ateu tb deve estar na empreitada, se necessario os pais dele tb.

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #7 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 00:34:10 »
verifique tb se na sua classe existem alunos que seguem alguma religião não-cristã, eles tb podem ajudar.

Offline Darkside

• Nível 09
  • *
« Resposta #8 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 00:40:35 »
Então resta a questão: Ela tem o direito de fazer isso?

Talvez. Todo direito é uma concessão, se a escola permite isso e a professora não obriga os alunos, a resposta é sim.

Creio que o ideal, a princípio, seria você apenas tentar se informar sobre a política da escola em relação a religião. Se a escola for neutra nesse sentido, possuindo uma postura laica, ou não tiver política nenhuma em relação a isso, dando liberdade aos professores, você poderia informar a direção sobre essa atitude da professora e questionar se é adequada. Dependendo da resposta (levando em consideração que você poderia estar conversando com uma pessoa religiosa, vai saber) você poderia procurar outra pessoa mais favorável ao seu ponto de vista, e só então manifestar seu descontentamento, também falando em nome dos seus demais colegas que não aprovam tal coisa, e até mesmo pedir pra que algo seja feito por parte da direção.

Só tome cuidado pra não ser muito agressivo, seria uma postura que poderia colocar tudo a perder mesmo que você esteja com a razão.

Offline Paulo José

• Nível 13
  • *
  • Ouça Shania Twain!
    • Casa Twain
« Resposta #9 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 00:47:12 »
Sinceramente, desde que virei ateu, sou meio niilista quanto a orações em classe de aula... Sei que não sou influenciado por elas, então não vejo como pode incomodar. Àqueles que a oração pode - facilmente - influenciar, melhor que haja a oração do que a falta dela.

Quanto a profa ter direito ou não, sim, ela o tem, partindo do princípio que ninguém seja obrigado a participar e esse ato não prejudique sua didática.
Ciência da Computação!

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #10 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 00:54:29 »
Um ex-namorado meu tinha um professor de Algebra Linear que ia dar aulas numa roupa laranja do tipo que seguidores de religiões hinduistas usam, ele obrigava os alunos tirarem os sapatos durante as aulas, fazia meditação com eles, e os alunos que passavam nas provas dele eram zoados, pois achava-se que o professor era gay e os alunos aprovados "davam"pra ele. Sinistro.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #11 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 02:46:15 »
Ja deveria ter reclamado a muito tempo. Ou pedido um desconto na mensalidade, pelo tempo perdido em cada aula.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #12 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 03:26:04 »
Exatamente, normalmente o tempo de aula ja eh disperdiçado com a espera que os alunos se acomodem em seus lugares, depois esperar que eles façam silêncio, de vez em quando rola um estresse em função de um briga ou fofoca qualquer. Chamada.... O tempo que sobra acaba não sendo suficiente nem pro que deve ser feito. Imagina fazer uma coisa que não tem nada a ver com a aula.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 08:19:45 »
Se nada funcionar, fale que vc se converteu a pai de santo e tb tem o direito de fazer suas orações no começo das aulas logo depois que eles fizerem as deles, leve um atabaque e uma garrafa de pinga e mande ver. :lol:

Posso te garantir que mandarão VC parar no mesmo minuto.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #14 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 11:02:14 »
Estudo num colégio particular, cursando a 2° série do ensino médio e tenho uma professora de redação que, em todas as aulas, pede para os alunos se levantarem e rezarem o pai-nosso. Ninguém é obrigado, só reza quem quer. Eu e meu colega (os dois ateus) não concordamos com tal atitude dela e pensamos em reclamar com a coordenação da escola. Então resta a questão: Ela tem o direito de fazer isso?

Não.

O melhor seria os seus pais reclamarem, para não te expor. Mas você pode inclusive denunciar a atitude ao Ministério Público. Por isso uma advertência para a professora é o melhor caminho, reforçando que seria um constrangimento a quem não tem esse credo, seja judeu, muçulmano, ateu ou o que for...

E não adianta justificar que 'só reza quem quer', porque leva à separação entre os que rezaram e os que não rezaram, incentivando a intolerância, quando como educador o seu dever é fazer o contrário !
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #15 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 11:04:28 »
Sinceramente, desde que virei ateu, sou meio niilista quanto a orações em classe de aula... Sei que não sou influenciado por elas, então não vejo como pode incomodar. Àqueles que a oração pode - facilmente - influenciar, melhor que haja a oração do que a falta dela.

Quanto a profa ter direito ou não, sim, ela o tem, partindo do princípio que ninguém seja obrigado a participar e esse ato não prejudique sua didática.

Bom, você poderia também cantar o 'Rock das Aranha' enquanto eles rezam, você pode ? :)

Mas é verdade, se não te incomoda, mas no futuro é um estigma que você vai levar (psst!, ei, ele é o ateu !)
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #16 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 11:16:07 »
Se for uma escola particular e os donos aprovarem a oração não tem nada que você possa fazer, a não ser mudar de escola.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #17 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 19:14:21 »

Não.

O melhor seria os seus pais reclamarem, para não te expor. Mas você pode inclusive denunciar a atitude ao Ministério Público. Por isso uma advertência para a professora é o melhor caminho, reforçando que seria um constrangimento a quem não tem esse credo, seja judeu, muçulmano, ateu ou o que for...

E não adianta justificar que 'só reza quem quer', porque leva à separação entre os que rezaram e os que não rezaram, incentivando a intolerância, quando como educador o seu dever é fazer o contrário !

Exatamente, mesmo que ela diga que nem todos são obrigados a rezar, o fato de haver uma ou outra pessoa que não reza, expõe as diferenças existentes em sala.

Offline Fred General

• Nível 12
  • *
  • Enquanto a chuva cai, pra onde é que a gente vai?
« Resposta #18 Online: 07 de Março de 2010, 17:14:55 »
Se nada funcionar, fale que vc se converteu a pai de santo e tb tem o direito de fazer suas orações no começo das aulas logo depois que eles fizerem as deles, leve um atabaque e uma garrafa de pinga e mande ver. :lol:

Já pensei nisso  ::)
Mas aí fudeu de vez, vão me expulsar da escola
Vamos até o fim-do-mundo, só pra poder variar?
Se os pés ficarem cansados, pararemos num bar... Enquanto a chuva cai!!

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #19 Online: 07 de Março de 2010, 18:27:34 »
Ser expulso dessa escola não vai ser um presente pra vc não?
8-)

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 07 de Março de 2010, 19:08:19 »

Já pensei nisso  ::)
Mas aí fudeu de vez, vão me expulsar da escola

Registre um B.O contra a escola se te expulsarem por tal motivo.

Ou diga que vc é satanista, assim a coisa F#de de vez.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 07 de Março de 2010, 19:14:52 »

Isso, já não basta o povo que confunde naturalmente ateu com satanista, tem que incentivar!
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 07 de Março de 2010, 19:49:09 »

Isso, já não basta o povo que confunde naturalmente ateu com satanista, tem que incentivar!

É que gosto de ver o circo pegar fogo.

Offline Pandora

• Nível 14
  • *
  • Não são pedras, são aerolitos!!!
« Resposta #23 Online: 07 de Março de 2010, 20:56:19 »
No ensino fundamental eu também era "incentivada" à rezar... mas quase nunca fazia... Não lembro de niguém que tenha se oposto!

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #24 Online: 07 de Março de 2010, 22:28:08 »

É que gosto de ver o circo pegar fogo.

Isso a gente já percebeu ! :feliz:
--
Si hemos de salvar o no,

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!