Autor Tópico: Dumont ou Irmãos Wright?  (Lida 5342 vezes)

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
Dumont ou Irmãos Wright?
« Online: 27 de Fevereiro de 2010, 14:22:36 »
A polêmica estabelecida com relação à prioridade do vôo do “mais pesado que o ar”, envolvendo o brasileiro Alberto Santos-Dumont e os americanos Irmãos Wright (Wilbur e Orville Wright), deve ser apreciada com a atenção que merece, tendo em vista a documentação da época e as pesquisas desenvolvidas por diversos historiadores.

De forma reduzida, já que o assunto abordado demandaria muito papel, procuraremos sintetizar essa antiga divergência, como se segue:

(1) O primeiro vôo de Santos-Dumont ocorreu em 23 de outubro de 1906, no Campo Bagatelle, em Paris/França, com o seu famoso avião “14-Bis”. O primeiro vôo alegado pelos Irmãos Wright foi em Kill Devil Hill, 4 milhas ao sul de Kitty Hawk, em Ohio. Data indicada: 17 de dezembro de 1903.

(2) No vôo pioneiro de Santos-Dumont, milhares de pessoas encontravam-se no Campo de Bagatelle, que para lá acorreram em decorrência das notícias divulgadas pela imprensa local. Esse vôo foi filmado por uma empresa cinematográfica (“Companhia Pathé”), todos os preparativos do vôo foram fotografados e a grande vitória alcançada por Santos-Dumont foi noticiada pelos mais importantes jornais do mundo. O Aeroclube da França registrou o acontecimento em ata especial.
No vôo dos Irmãos Wright, segundo sua própria biografia, estavam presente cinco testemunhas. Nada foi filmado e noticiado na imprensa norte-americana. Somente alguns anos após, eles exibiram fotografias da “decolagem” de seu avião, dizendo que foram batidas em 1903.

(3) A expectativa quanto ao provável vôo de “um aparelho mais pesado que o ar” (o avião), era tão latente que, em julho de 1906 havia dois prêmios de aviação a disputar: um oferecido pelo Aeroclube da França (1.500 francos, para um vôo de cem metros de distância) e outro, oferecido pelo Sr. Ernest Archdeacon, o “Mecenas da Aviação” (três mil francos, para vinte e cinco metros de distância. Isso mesmo: 25 metros!).
O fato de existir, em 1906, um prêmio para um vôo de 25 metros de distância, comprovava que até então nenhuma pessoa conseguira cumprir tal missão, decolar com um avião usando exclusivamente os recursos de bordo.
Se os Irmãos Wright “voavam” desde 1903, por que não se candidataram aos valiosos prêmios? Os Estados Unidos tinham uma representação diplomática em Paris “para a qual não deveria constituir segredo o ‘êxito’ dos Wright. Por que não esclareceram o Aeroclube da França a respeito?

(4) Os únicos monumentos erigidos em Paris, homenageando-se um estrangeiro, no caso Santos-Dumont, foram inaugurados em 1910 (um marco de granito, no próprio Campo de Bagatelle) e outro, em 1913 (o “Ícaro de Saint-Cloud”, na Praça Santos-Dumont).
No 1º, está gravadona pedra: “AQUI, EM 12 DE NOVEMBRO DE 1906, SOB O CONTROLE DO AEROCLUBE DA FRANÇA, SANTOS-DUMONT ESTABELECEU OS PRIMEIROS RECORDES DE AVIAÇÃO DO MUNDO”.
Obs. – A data corresponde ao 2º vôo do 14-Bis.

No 2º monumento, há uma placa com os seguintes dizeres: “ESTE MONUMENTO FOI ERIGIDO PELO AEROCLUBE DA FRANÇA PARA COMEMORAR AS EXPERIÊNCIAS DE SANTOS-DUMONT, PIONEIRO DA LOCOMOÇÃO AÉREA. 19 DE OUTUBRO DE 1901 E 23 DE OUTUBRO DE 1906”.
Obs. – A 19 de outubro de 1901, foi a vitória obtida por Santos-Dumont com seu balão-dirigível n.º 6 ( “Prêmio Deutsh” ).

E os Irmãos Wright? Nenhuma placa, nem marco, nem monumento, pelos menos em Paris.

(5) Santos Dumont escreveu:
“Os partidários dos Irmãos Wright pretendem que estes voaram na América do Norte de 1903 a 1908. Tais vôos teriam tido lugar perto de Dayton, num campo ao longo de cujo limite passava um bonde. Não posso deixar de ficar profundamente espantado por este feito inexplicável, único, desconhecido: durante três anos e meio os Wright realizaram inúmeros vôos mecânicos e nenhum jornalista de tão perspicaz imprensa dos Estados Unidos se abalança a ir assistí-los, controlá-los, e aproveitar o assunto para a mais bela reportagem da época.
Como imaginar, então, que na época os Irmãos Wright descrevam círculos no ar durante horas sem que ninguém disto se ocupe?”

(6) Os prêmios estabelecidos na França referiam-se ao vôo de “um aparelho mais pesado que o ar” (o avião), saindo do chão com os próprios recursos a bordo.
O 14-Bis fez a sua corrida no solo, saiu do chão, ganhou altura e pousou em seguida, usando trem de pouso (duas rodas), como todos os aviões.
O avião dos Irmãos Wright era um planador, equipado com motor (extremamente ruidoso), e lançado através de uma catapulta, ganhando velocidade sobre trilhos montados no chão. O avião não tinha rodas!
Após qualquer pouso, os Wright tinham que transportar todo o material (torre do pilone, pilone, trilhos, cordas, etc.), para que nova decolagem fosse possível!
Em conclusão: o “avião” dos Wright não decolava, e sim, catapultado. E somente voava quando havia vento...
Quando eles surgiram em Paris em 1908 (dois anos após os vôos pioneiros de Santos-Dumont com o 14-Bis), a engenhoca ainda não tinha rodas!

(7) Em artigo publicado na revista “Century Magazine”, os Irmãos Wright declararam “ter convidado em 1904, representantes de todos os jornais de Dayton (Ohio), para assistirem a um vôo seu, vieram 12 repórteres, e o avião não voou; regressaram no dia seguinte, a pedido, e novo fracasso presenciaram. Então, ignorando a diferença essencial entre dirigíveis e aeroplanos, nunca mais os jornalistas prestaram atenção ao que fazíamos.”

(8) As atividades dos Wright sempre estiveram envolvidas em mistério; suspendeream seus vôos de outubro/1905 a maio/1908.
Quais as razões?
A “Illustrated London News”, de 26 de setembro de 1908, afirma: “Os Irmãos Wright, de fama aviatória, cujas experiências na América se envolveram durante tanto tempo num impenetrável mistério, etc.”
Tentaram vender a sua “invenção” ao Exército dos Estados Unidos, não havendo qualquer sucesso porque os militares não chegaram a assistir a qualquer vôo...

CONCLUSÃO: A fim de que o assunto não fique mais alongado, concluímos que a História não falha, a prioridade de Santos-Dumont é legítima, acima de qualquer dúvida.
O ex-Presidente dos Estados Unidos, Bil Clinton, quando esteve, em visita oficial ao Brasil, numa entrevista concedida aos jornalistas em Brasília, disse que o “Pai da Aviação é Santos-Dumont”. Essa afirmação de Bill Clinton foi gravada, filmada e transmitida pelos canais de televisão.
Os Wright, construtores de bicicletas, pensavam mais em obter dinheiro com a venda de sua “invenção”, do que doar à Humanidade o ideal da conquista do espaço.
A imensa propaganda, desencadeada a partir de 1908, fez até velhos amigos franceses de Santos-Dumont terminarem por adotar a prioridade dos Irmãos Wright!
Porém, Santos-Dumont é, por justiça histórica, o “Pai da Aviação”. Disso, ninguém poderá contestar!

Cmte. Fernando Lyra HIPPÓLYTO — Aviador civil
Natal (RN), 20 de maio de 2002

Colaboração: Fernando Chaves Lins

FONTE: http://www.pioneirosdoar.com.br/historias/dumontwright.htm
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
Re: Dumont ou Irmãos Wright?
« Resposta #1 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 15:38:34 »
SE o aviao dos americanos realmente voou entao eles sao os pioneiros, se nao voou foi o Brasileiro, tudo dependendo da definicao de aviao usada. Se for algo mais pesado que o ar com um motor foi o dos americanos, se for algo mais pesado que o ar, com motor e que decola sozinho foi o 14-bis. Se o metodo de escolha for a audiencia presente(?), foi o brasileiro, se bem que isso eh um ergumento ridiculo.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #2 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 15:56:27 »
Existem realmente provas do alegado pelos Wright? Pelo que tenho lido é tudo muito obscuro. O argumento é que eles temiam ter o projeto roubado e por isso não davam publicidade ao que faziam. Parece certo que houve o registro de patentes, mas pelo que tenho lido há certa dificuldade em se construir réplicas funcionais do aparelho. Quase nunca o bicho funciona, é preciso contar com a sorte.

Também o Flyer dos wrights era catapultado do alto de uma colina, não dá pra saber se se tratava de um mero planador. Já o 14 bis não precisou de qualquer vento. Dizem que o Flyer conseguia voar por milhas e possuía boa dirigibilidade conseguindo fazer várias manobras ao contrário do 14 bis que eraa praticamente  "incontrolável".

Vamos deixar o nacionalismo por um momento de lado e tentar analisar a situação da forma mais imparcial possível.

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
  • Pois assim, vejamos....
« Resposta #3 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 16:10:54 »
O livro Guia Politicamente Incorreto da Historia do Brasil do jornalista brasileiro Leandro Narloch possue um capitulo sobre esse tema, ele se coloca a favor dos irmãos americanos. Ele ja escreveu para Superinteressante.
"quem está em todos os lugares ao mesmo tempo, não está em lugar nenhum" (Sêneca)

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #4 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 17:36:46 »
Pesquisei um pouco sobre o assunto e descobri que muitas outras pessoas antes mesmo dos wrights e de Dumont  haviam conseguido construir máquinas motorizadas capazes de voar. Uma relação:

1874 Felix du Temple (Fr) 100ft
1884 Alexander Mozhaiski (Ru) 90ft
Jun-1890 Clement Ader (Fr) 160ft
1894 Hiram Maxim (US) 255ft
Apr-1901 Gustav Whitehead (US)150ft
May-1903 Richard Pearse (NZ) 3,100ft
Aug-1903 Karl Jatho (GR) 220ft
Dec-1903 Wilbur Wright (US) 852ft
Oct-1905 Orville Wright (US) 24miles
Sept-1906 J Ellehammer (DM) 1,382ft
Nov-1906 Santos Dumont (Fr-Brz) 722ft
Oct-1907 Henri Farman (Fr) 2,350ft
Dec-1908 Wilbur Wright (Fr-US) 75miles

A contribuição dos Wrights foi fundamental por proporcionar a dirigibilidade necessária e o aumento no tempo de vôo. O princípios da dinâmica de vôo dos seus projetos (patenteados: patent #821,393 de 5/22/1906) são aplicadas até hoje nos modernos aviões e até mesmo no space shuttle.

Penso que a contribuição de Dumont quanto ao aeroplano se restringiu mais à a questão da divulgação. Ele tornou o negócio conhecido, já que morava em uma das principais cidades do mundo à época. Não me levem a mau, mas que o cara era um baita de um exibicionista, isso ele era. Já quanto ao dirigíveis sua contribuição foi maior.

No final das contas, não tem nada no 14 bis que podesse ser aproveitado e o Demoiselle foi acusado de plagiar o projeto dos Wrights. Os Wrights até moveram um processo contra Dumont na frança por quebra de patente.

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #5 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 19:45:52 »
É consenso. Os irmãos Wright voaram antes do baixinho chapeludo. É só por ufanismo que continuamos dizendo que ele é o pai da aviação.
Mas é inegável sua contribuição para o desenvolvimento aeronáutico, principalmente por seus dirigíveis e pelo demoiselle.

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #6 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 21:48:56 »
É consenso. Os irmãos Wright voaram antes do baixinho chapeludo. É só por ufanismo que continuamos dizendo que ele é o pai da aviação.
Mas é inegável sua contribuição para o desenvolvimento aeronáutico, principalmente por seus dirigíveis e pelo demoiselle.

Dumont foi acusado de quebra de patentes pelos Wrights no caso do Demoiselle.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 22:22:37 »
quanto à digibilidade, Santos-Dumont criou os aerilions e o manche. Os Wright usavam um sistema de torção de asa e era utilizada a cintura para direcionar a aeronave. Realmente não se conseguiu montar ainda hoje uma réplica do Flyer (ao contrário do 14-Bis). Existe uma cópia no Smithsonian (o original foi destruído em Kitty Hawk, após um voo, ninguém, fora os Wright, um menino e um outro cara o viram voar) contruído por um dos Wright (acho que o Wilbur, o outro já havia morrido) que... não voa!

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #8 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 22:28:22 »
Os Wright fizeram diversas exibições do seu aparelho. Como eram fabricantes de bicicletas, e não um gentleman podre de rico domo Santos-Dumont, tentavam ganhar uma grana com sua invenção.

The Alberto Santos-Dumont´s public flight, in 1906, is the first to have been certified by the Aéro Club de France and the Fédération Aéronautique Internationale (FAI).[64] In 1908, after the Wrights' first flights in France, Archdeacon publicly admitted that he had done them an injustice.[63]

fonte: wikipedia

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #9 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 22:31:38 »
Alem do mais, os irmãos americanos logicamente sempre tiveram em mente as possibilidades comerciais do avião, então eles so se decidiram mostrar o aparelho depois de ter certeza que aquilo poderia resultar em algo proveitoso. Eles fizeram testes exaustivos, alguns testemunhados por passantes ocasionais.
"quem está em todos os lugares ao mesmo tempo, não está em lugar nenhum" (Sêneca)

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 22:32:04 »
É consenso. Os irmãos Wright voaram antes do baixinho chapeludo.
Voaram mesmo? Quem viu? Tirando as declarações dos próprios de que voaram, alguém mais testemunhou?
Dumont foi acusado de quebra de patentes pelos Wrights no caso do Demoiselle.
E ganharam o processo? Por que, acusar por acusar, eu posso acusar o Bill Gates de plágio das minhas idéias para um sistema operacional gráfico com janelas. Provar é outra coisa.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 22:32:41 »
O Demoiselle era um aparelho revolucionário para a época (e é considerado percursor dos ultraleves). Não foi plagiado dos Wrights até porque o sistema era diferente. Mas os Wright tinham a patente do avião e qualquer coisa parecida com um avião eles processavam. Se não me engano eles perderam todo o dinheiro que conseguiram somente em disputas judiciais por quebra de patente (eles processavam todo mundo). Na época dos Wright e de Santos-Dumont a aviação tinha chegado em um ponto que a criação do avião se daria de qualquer  jeito a qualquer momento, tanto que vários chegaram ao avião quase ao mesmo tempo. Se não me engano, o projeto do Demoiselle foi publicado na Popular Mechanics (acho que era essa a revista) pelo Santos-Dumont para quem quisesse construir o projeto. Deve ter deixado os Wrights roxos de raiva, já que ele estava dando de graça algo que eles estavam querendo vender.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 22:47:16 »
Retificando: quem tinha morrido foi o Wilbur e o Orville é que expôs (e no MIT e não no Smithsonian).

Offline CyberLizard

• Nível 17
  • *
  • Lagartos são os melhores
« Resposta #13 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 23:00:58 »
Quem inventou primeiro o avião, Santus Dumont ou os Irmãos Wright? Quem inventou o Cálculo Diferencial, Newton ou Leibnitz? São perguntas que não há como responder de forma satisfatória apontando para um ou para outro.

A invenção do avião era inevitável naquela época graças às condições tecnológicas/científicas/econômicas da época. Se nenhum dos dois tivesse se dedicado à aviação, e ao invés disso tivessem seguido um outro caminho, provavelmente surgiria um terceiro inventor que faria isso. Não estou querendo tirar o mérito deles. Apenas acho que a questão de "quem fez primeiro" não é algo tão relevante neste caso.  O avião de Dumont e dos Wrights eram bem diferentes e se baseavam em conceitos diferentes. Logo, assumindo que não houve plágio e as idéias de um não interferiu com as idéias do outro, acho justo considerar ambos como inventores do avião. Acho que o Brasil pode muito bem se orgulhar de Dumont assim como os EUA podem se orgulhar dos Wright.

Lembrando que a invenção de tecnologias aeronáuticas não começou ali. Tanto os Wright como Dumont devem muito à muitos outros inventores e cientistas que vieram antes.

Se não me engano, o projeto do Demoiselle foi publicado na Popular Mechanics (acho que era essa a revista) pelo Santos-Dumont para quem quisesse construir o projeto. Deve ter deixado os Wrights roxos de raiva, já que ele estava dando de graça algo que eles estavam querendo vender.

É por isso que eu gosto muito mais de Santos-Dumont. :-)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #14 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 02:31:18 »
Eu nao sei que vantagem isso traria pro Brasil, de qualquer maneira.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #15 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 02:37:36 »
treria vantagem se a airbus ou a boing ficassem por aqui.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #16 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 02:38:02 »

Aumento do ego talvez....... E aliás o cara só nasceu no Brasil e morou quase ue o resto da vida no exterior....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 02:48:40 »

Aumento do ego talvez....... E aliás o cara só nasceu no Brasil e morou quase ue o resto da vida no exterior....

Pois é. Puta discussao inutil.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #18 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 13:33:59 »
quanto à digibilidade, Santos-Dumont criou os aerilions e o manche. Os Wright usavam um sistema de torção de asa e era utilizada a cintura para direcionar a aeronave. Realmente não se conseguiu montar ainda hoje uma réplica do Flyer (ao contrário do 14-Bis). Existe uma cópia no Smithsonian (o original foi destruído em Kitty Hawk, após um voo, ninguém, fora os Wright, um menino e um outro cara o viram voar) contruído por um dos Wright (acho que o Wilbur, o outro já havia morrido) que... não voa!

Não está claro que tenha sido Dumont o criador dos ailerons. É certo que ele os usou no 14 bis, contudo sem muito sucesso já que o aparelho não permitia quase nenhuma possibilidade de manobra.

Since the need for roll control on aircraft was not as obvious as the need for heading and pitch control, the aileron came into widespread use well after the rudder and elevator. The Wright Brothers used wing warping instead of ailerons for roll control, and initially, their aircraft had much better control in the air than aircraft that used movable surfaces; however, as aileron designs were refined, it became clear that they were much more effective and practical for most aircraft.
There are conflicting claims over who first invented the aileron. In 1868, before the advent of powered aircraft, English inventor M.P.W. Bolton patented the first aileron-type device for lateral control.[2] New Zealander Richard Pearse may have made a powered flight in a monoplane that included small ailerons as early as 1902, but his claims are controversial (and sometimes inconsistent), and even by his own reports, his aircraft were not well controlled. The aircraft 14 Bis by Santos Dumont was modified to add ailerons in late 1906, though it was never fully controllable in flight, likely due to its unconventional wing form. Ailerons were also developed independently by the Aerial Experiment Association, headed by Alexander Graham Bell and by Robert Esnault-Pelterie, a French aircraft builder. Henry Farman's ailerons on the Farman III were the first to resemble ailerons on modern aircraft, and have a reasonable claim as the ancestor of the modern aileron.[2] Other claimants include American William Whitney Christmas, who claimed to have invented the aileron in the 1914 patent for what would become the Christmas Bullet (built in 1918)[3] and American Glenn Curtiss, who flew an aileron-controlled aircraft in 1908.

FONTE: http://en.wikipedia.org/wiki/Aileron

Também não está claro que Dumont tenha inventado o leme/manche (rudder). O Flyer dos Wrights, apesar do sistemas de asas móveis usados na realização das manobras laterais (rolling), também possuía um manche(rudder) para as manobras ascendentes/descendentes (pitch). E certamente eles não foram os primeiros a ter a idéia.
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2010, 13:36:03 por West »

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #19 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 13:56:50 »
O Demoiselle era um aparelho revolucionário para a época (e é considerado percursor dos ultraleves). Não foi plagiado dos Wrights até porque o sistema era diferente. Mas os Wright tinham a patente do avião e qualquer coisa parecida com um avião eles processavam. Se não me engano eles perderam todo o dinheiro que conseguiram somente em disputas judiciais por quebra de patente (eles processavam todo mundo). Na época dos Wright e de Santos-Dumont a aviação tinha chegado em um ponto que a criação do avião se daria de qualquer  jeito a qualquer momento, tanto que vários chegaram ao avião quase ao mesmo tempo. Se não me engano, o projeto do Demoiselle foi publicado na Popular Mechanics (acho que era essa a revista) pelo Santos-Dumont para quem quisesse construir o projeto. Deve ter deixado os Wrights roxos de raiva, já que ele estava dando de graça algo que eles estavam querendo vender.

Concordo com você.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 14:44:09 »

É o orgulho nacional em jogo! A taça da aviação é nossa! :1o: Vai que é sua, Dumont! Brazil zil zil! :aviao: :brasil:
"Deus prefere os ateus"

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #21 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 15:05:59 »

A discussão não é se foi um brasileiro que inventou ou não, mas quem foi o inventor. Assim como é historicamente interessante debater quem foi o inventor do telefone. Se vocês não acham o assunto interessante, então não entrem/comentem no tópico.

O Barata adora trollar brasileiro e tem gente que cai na dele... ::)
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #22 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 15:11:58 »

Com certeza, afinal tudo mundo sabe que foi Maradona :D
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline DDV

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 15:20:17 »
Os irmãos Wright voaram primeiro em 1903. Se não me engano, o "nível de testemunho" foi bem maior do que o costumeiramente alardeado. Logo após Dummont ter feito o vôo do 14-Bis em 1906 (na verdade, o 14-Bis deu uns pulinhos na pista em linha reta, atingindo uma altura máxima de 6 metros, se não me engano), os irmãos Wright apresentaram seu modelo em Paris e deixou todos pasmos, pois o avião deles voava a manobrava de verdade, atingindo alturas bem mais respeitáveis, manobrando e ficando horas em pleno vôo.

Ou seja, o avião que os Wright apresentaram em 1907 já estava plenamente funcional e voando como um aviao "de verdade", enquanto Dummont só foi conseguir fazer um avião com vôo respeitável no Demoiselle. Quase toda a mecânica dos aviões se deve inteiramente aos Wright. O demoissele de Dumont só influenciou planadores, e pouco.

Levando-se em conta o estado gritantemente superior do avião dos Wright, ninguém seriamente duvidaria que o vôo que fizeram em 1903, testemunhado por poucas pessoas (uma delas repórter de um jornal próximo) foi real.  
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 15:47:18 »

A discussão não é se foi um brasileiro que inventou ou não, mas quem foi o inventor. Assim como é historicamente interessante debater quem foi o inventor do telefone. Se vocês não acham o assunto interessante, então não entrem/comentem no tópico.

O Barata adora trollar brasileiro e tem gente que cai na dele... ::)

Não vejo problemas em se debater o assunto, só que o texto inicial é parcial e quer, de qualquer jeito, colocar um brasileiro como o pai, definitivo, da aviação. Por isso que eu perguntei que vantagem teria a nacionalidade do rapaz que voou pela primeira vez. É sempre importante saber fatos históricos, mas por saber, não por um nacionalismo besta. E, muito menos, distorcer fatos para que eles se encaixem nesse nacionalismo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!