Autor Tópico: Descachorramento: pibull, rotweiller, doberman e pastor podem ser extintos  (Lida 9622 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Lei prevê castração de pit bulls

Uma votação que o Senado retoma amanhã vai reavivar a polêmica sobre a criação de cães da raça pit bull.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado deverá votar, em caráter terminativo (não precisa ir a plenário), projeto de lei que obriga a castração dos machos da raça. Pelo texto que está em discussão, o proprietário que desobedecer a determinação legal estaria sujeito a cumprir pena de detenção de um a quatro anos.

A proposta que está em discussão tem como objetivo proibir a procriação de pit bulls, mas também elenca uma série de raças de cães de guarda, classificado como “perigosos ou potencialmente perigosos’’, que só poderão circular em ambientes públicos com as devidas precauções, como o uso de focinheiras. Os donos desses cães que desobedecerem as regras estarão sujeitos a penas de um a dois anos de reclusão e pagamento de multa.

Donos poderão ser presos por atitudes de animais

O relator Gim Argello (PTB-DF) propõe que a lista de cães fique aberta para possibilitar ao governo incluir novas raças, caso necessário. Fazem parte da lista pré-estabelecida no projeto de lei os cães das raças rotweiller, fila, pastor alemão, mastim, doberman, pit bull, schnauzer gigante, akita, boxer, bullmastiff, cane corso, dogue argentino, dogue de bordeaux, grande pirineus, komador e kuracz mastiff.

Pelo projeto, os donos ou responsáveis dos cães dessas raças que atacarem alguém, causando a morte ou lesão corporal, responderão por homicídio culposo ou lesão corporal culposa.

A proposta estabelece, também, que o uso desses animais para a prática de crimes dolosos aumentará a pena estabelecida ao proprietário, e já prevista no Código Penal, em um terço. Além disso, o animal será recolhido ao canil público e, após a produção de provas, sacrificado. Depois de aprovada, a medida ainda precisará ser apreciada pela Câmara dos Deputados.

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2825225.xml&template=3898.dwt&edition=14210&section=1003

Sou contra o zoogenocídio e as focinheiras, sou a favor de ser obrigatório o uso da guia e maiores penas por agressões cometidas pelos cães, quando não estiverem mordendo BANDIDO. No caso de morder bandido, devem ser premiados pela captura, e o cão deve ganhar uma medalha.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Re: Descachorramento: pibull, rotweiller, doberman e pastor podem ser extintos
« Resposta #1 Online: 02 de Março de 2010, 14:06:56 »
Proposta apresentada por algum político com trauma de infância e medo irracional de qualquer cachorro com mais de 20kg.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #2 Online: 02 de Março de 2010, 14:53:25 »
Aqui já tem uma lei que prevê a castração de pitbulls, mas é solenemente ignorada. Deviam era aprovar uma lei obrigando a castração dos donos que abandonam o animal ou o mantém em condições desfavoráveis.

Offline Rambo

• Nível 12
  • *
« Resposta #3 Online: 02 de Março de 2010, 17:41:21 »
Proposta apresentada por algum político com trauma de infância e medo irracional de qualquer cachorro com mais de 20kg.
Eu não tenho traumas de cães, acho que sei lidar bem com eles... No entanto me simpatizo com a idéia.
Cães com extrema força e agressividade, se não forem bem treinados e não tiver um dono que possa "dar conta", representa um sério perigo à sociedade.

Eu tenho vontade de dar um tiro em cada casal de pitbull com pitboy que vejo na rua, andando soltinhos por aí...

Aí esses idiotas sempre falam: "É só não demonstrar insegurança que ele não faz nada"...
Ah tá... Então agora a culpa é das vítimas por sentirem medo de terem os braços arrancados?

Esses cães deveriam ter uso restrito aos policiais e pessoas devidamente autorizadas a terem essas feras sob seus cuidados.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #4 Online: 02 de Março de 2010, 17:46:59 »
Eu tenho vontade de dar um tiro em cada casal de pitbull com pitboy que vejo na rua, andando soltinhos por aí...

Imagine se os donos destes cães fossem Haitianos...  :biglol:
Ou pobres...  :histeria:

Na boa, aí teríamos outro problema: Vai que o tiro que você dispara erra o bicho e acerta alguma pessoa na rua?  :twisted:

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #6 Online: 02 de Março de 2010, 19:04:39 »
Acho coerente e necessária a utilização de focinheiras. Só porque o cachorro é meu e se comporta comigo, isso não significa que ele não vá surtar e atacar alguém. É de uma imprudência gigantesca sair para passear com cães dessas raças sem coleira e focinheira - se o dono não consegue compreender que as pessoas não tem a obrigação de se sentirem seguras com um pit bull solto, merece mesmo levar uma 'sova legal'.

Eu adoro cachorros de porte grande e sei o risco que eles representam para outras pessoas - temos um fila bem ranzinza em casa que não tolera estranhos de forma alguma. Aliás, já levei uma mordida de um rotweiller e pensei que ia morrer de tanta dor - e ele só largou meu braço porque pegou por engano e soltou de imediato... nem consigo pensar no que seria se o cachorro fosse estranho e tivesse me atacado intencionalmente... :medo:
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Skorpios

• Visitante
« Resposta #7 Online: 02 de Março de 2010, 19:08:52 »
Acho coerente e necessária a utilização de focinheiras. Só porque o cachorro é meu e se comporta comigo, isso não significa que ele não vá surtar e atacar alguém. É de uma imprudência gigantesca sair para passear com cães dessas raças sem coleira e focinheira - se o dono não consegue compreender que as pessoas não tem a obrigação de se sentirem seguras com um pit bull solto, merece mesmo levar uma 'sova legal'.

Concordo em gênero, número e grau. Mas daí a querer eliminar toda uma raça, vai uma distância muito grande.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #8 Online: 02 de Março de 2010, 19:15:09 »

Esqueci de mencionar a questão da eliminação das raças... Não posso afirmar, já que vi poucos: alguns pitbulls podem ser dóceis se tratados de forma carinhosa pelos donos. Não quero dizer com isso que estarão à vontade com qualquer pessoa, mas ao menos respeitarão a presença do dono e não atacarão alguém que não represente uma ameaça. Acho preocupante que um cachorro ataque alguém na presença do dono sem que esse tenha autoridade para afastá-lo sem traumas - no ambiente do cachorro, claro (na rua a história é outra).

E sou contra a eliminação da raça dos pitbulls, mas sou plenamente a favor da eliminação da raça dos pitboys... ::) Se o dono age como se o cachorro fosse uma arma, merece punição legal se o bicho apronta. Aliás, gente que trata cachorro desse jeito e tem a audácia de retirá-lo de casa é, no mínimo, imbecil. :)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 02 de Março de 2010, 19:42:41 »

Só enforcador e guia já são o bastante. Se o dono vê que uma pessoa vai passar muito perto, coloca o cão mais rente ao próprio corpo, e tenta se afastar "o máximo" possível, até troca o lado em que está o cão se preciso. E faz o mesmo se tiver que passar perto de pessoas ele mesmo. Nada demais.

Se algumas pessoas têm medo de cães se soltarem das guias e irem atrás delas, têm que se tratar, porque provavelmente não sairiam mais de casa se vissem "pássaros" do Hitchcock.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 02 de Março de 2010, 21:50:50 »

:ok:

Também acho exagerado proibir raças. Em um país onde carro é arma e os motoristas assassinos saem sempre impunes, e onde é possível conseguir uma arma de fogo em qualquer esquina, proibir cachorro chega a ser ridículo...

O que não quer dizer que os donos que irresponsáveis não mereçam uma punição pesada no caso do cachorro atacar alguém.
"Deus prefere os ateus"

Offline Rambo

• Nível 12
  • *
« Resposta #12 Online: 03 de Março de 2010, 00:06:32 »
É impressão minha ou o pessoal não entendeu o texto? Gostaria de ler o projeto de lei, pois até onde li em nada no texto diz respeito em exterminar ou eliminar uma raça.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 03 de Março de 2010, 06:19:56 »
É impressão minha ou o pessoal não entendeu o texto? Gostaria de ler o projeto de lei, pois até onde li em nada no texto diz respeito em exterminar ou eliminar uma raça.

A proposta que está em discussão tem como objetivo proibir a procriação de pit bulls

O que acontece com uma raça se ela não puder mais procriar?
"Deus prefere os ateus"

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #15 Online: 03 de Março de 2010, 10:26:17 »

Será extinta à medida que os animais restantes forem morrendo... Eu acho... :hihi:

Offline Pandora

• Nível 14
  • *
  • Não são pedras, são aerolitos!!!
« Resposta #16 Online: 03 de Março de 2010, 11:39:53 »
Tive uma fila que era dócil conosco, nunca tivemos problemas com ela. Minha amiga tem um pitbull- carionhosamente chamado de pitbobo- porque ele é muito carinhoso e brincalhão com as pessoas que ele conhece e, claro, ela sempre põe nele focinheira e guia. Esse projeto de lei é tão bom quanto o do samurai ¬¬'

Tenho uma poodle 1 que é meio "raivosa" com pessoas que ele não conhece, mais que a fila... mas pelo menos já está castrada... ufaa

Offline Rambo

• Nível 12
  • *
« Resposta #17 Online: 03 de Março de 2010, 16:52:23 »
A proposta que está em discussão tem como objetivo proibir a procriação de pit bulls,
Talvez seja apenas a procriação discriminada... De qualquer forma a própria raça pit bull não é específica como cães de guarda, nem farejadores... A maior especialidade deles é para rinhas. Portanto, é uma raça que não tem utilidade prática viável... Ou é cão para rinha ou é para estimação (ou "exibição", com o risco de atacar inocentes ainda). Quanto a extinção... Há países que mantêm controle sobre esta raça (não deixando misturar com outras raças) em locais apropriados ao invés de deixar essas feras à deriva na população.

...mas também elenca uma série de raças de cães de guarda, classificado como “perigosos ou potencialmente perigosos’’, que só poderão circular em ambientes públicos com as devidas precauções, como o uso de focinheiras. Os donos desses cães que desobedecerem as regras estarão sujeitos a penas de um a dois anos de reclusão e pagamento de multa.
Há várias outras raças especializadas em vigia, guarda e ataque que, ao contrário dos pitbulls, oferecem agressividade útil. São cães que podem ser treinados a funções úteis para a sociedade. O Pit bull só serve para "mascote" ou "status" social de elementos que desejam pertencer a algum grupo, como esses marombeiros e lutadores que têm por aí.

Offline Rambo

• Nível 12
  • *
« Resposta #18 Online: 03 de Março de 2010, 17:07:34 »

Só enforcador e guia já são o bastante. Se o dono vê que uma pessoa vai passar muito perto, coloca o cão mais rente ao próprio corpo, e tenta se afastar "o máximo" possível, até troca o lado em que está o cão se preciso. E faz o mesmo se tiver que passar perto de pessoas ele mesmo. Nada demais.
Ah claro, você poderia prestar consultoria aos donos de cães de porte? É óbvio que para esses animais o uso de focinheira é necessário.

Se algumas pessoas têm medo de cães se soltarem das guias e irem atrás delas, têm que se tratar, porque provavelmente não sairiam mais de casa se vissem "pássaros" do Hitchcock.
Eu mesmo, eu passo longe de qualquer pitbull (ou rotwailler, e qualquer outra raça mais agressiva) quando estou passeando com minha cadela. E não é só por mim, mas pela minha cachorra também...

Pitbull é uma raça inútil...
Deveria ser criada apenas em criadouros, sob controle rígido, apenas para "manter" a raça para estudos, e nada mais!

E quanto às raças de grande porte e agressivas, focinheiras já!
« Última modificação: 03 de Março de 2010, 17:22:15 por Rambo »

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #19 Online: 03 de Março de 2010, 17:28:50 »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 03 de Março de 2010, 17:47:21 »
Não acho óbvio que seja necessária a focinheira para passear com qualquer cachorro. Como disse, basta que a pessoa que conduz o animal use guia e enforcador, e que segure mais rente se for necessário, não deixando as outras pessoas dentro do alcance do cão.

Um parêntese aqui: guia não é qualquer corda na qual fica presa a coleira, é muito mais curta e mais fácil de segurar, e não se prende a coleira, mas o enforcador, que é meio como uma corrente com nó corrediço, podendo ter até com pinos de metal que produzem muito desconforto caso o cão tente puxar o dono para onde queira ir:

Ou seja, não é para passear com o cachorro com uma corda de varal amarrada na coleira.

Isso é antes de mais nada uma medida para deixar as pessoas mais tranqüilas do que se segurança em si, pois primeiramente todo mundo que não for tapado vai passar a uma certa distância de qualquer cachorro, e em segundo lugar, nenhum cachorro normal vai morder toda pessoa ao alcance, ou pegar a primeira e não largar mais.

Se o "perfil da maior parte dos donos de cães como pitbull" faz com que eles sejam perigosos para as pessoas à volta mesmo tomando esses cuidados que já seriam o bastante para qualquer animal que não fosse uma besta assassina incontrolável, então entram em jogo as penas mais pesadas para qualquer coisa que acabe acontecendo com uma vítima de descuidos com o animal.

Até acho o pitbull, e outras raças, tecnicamente inúteis, acho que até vale questionar até onde deve-se ter o direito de moldar raças de animais como adorno, mas não por essa suposta ferocidade incontrolável promovida pela mídia sensacionalista. Se não fossem os pitbulls, continuariam sendo os dobermans, ou pastores alemães, ou rotweillers, até sobrar só algum cão cuja abertura da boca não caiba um braço de alguém.

Offline Rambo

• Nível 12
  • *
« Resposta #21 Online: 03 de Março de 2010, 18:31:36 »
Não acho óbvio que seja necessária a focinheira para passear com qualquer cachorro. Como disse, basta que a pessoa que conduz o animal use guia e enforcador, e que segure mais rente se for necessário, não deixando as outras pessoas dentro do alcance do cão.
Aff... Eu sei o que é uma enforcadeira, eu sempre usei para passear com meus cães e te garanto... Essa sensação de desconforto promovido pelos pinos não desestimula tanto um cão a ir atrás de seu objetivo.

E outra coisa... Basta o dono deixar escapar a coleira (o que não é tão raro de acontecer em um momento de agitação), e pronto, e agora o que vai deter a fera?

Isso é antes de mais nada uma medida para deixar as pessoas mais tranqüilas do que se segurança em si, pois primeiramente todo mundo que não for tapado vai passar a uma certa distância de qualquer cachorro, e em segundo lugar, nenhum cachorro normal vai morder toda pessoa ao alcance, ou pegar a primeira e não largar mais.
Se você soubesse da quantidade de donos irresponsáveis, pessoas "tapadas", cães indisciplinados que podemos ver diariamente, certamente você pensaria 2x antes de ter essa convicção toda.

Cães comprovadamente fortes e agressivos precisam de uma atenção especial. Qualquer pessoa que passar ao lado de um cão com focinheira se sentirá muito mais seguro. E temos que levar em conta que muita gente está caminhando com crianças, outros animais de estimação, correndo, falando e às vezes brincando etc. Muita coisa pode despertar a ira de um cão, até mesmo se este tiver alguma disciplina. Tem cães, por exemplo, que têm aversão a skates, por exemplo... Outros ficam eufóricos com carrinhos de controle remoto, bola de futebol etc.

Quando o cão é meu, mesmo que seja de grande porte (eu tenho uma pastora alemã), eu sei que posso fazer quase qualquer coisa que ela nunca me atacará. Mas não posso garantir o mesmo das outras pessoas na rua. Não posso garantir que minha cadela vá sempre agir amistosamente. Aliás, quase toda vez que passeio com minha cadela ela consegue achar alguma coisa que a impressione e a faça puxar a enforcadeira.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #22 Online: 03 de Março de 2010, 19:54:25 »
Até acho o pitbull, e outras raças, tecnicamente inúteis, acho que até vale questionar até onde deve-se ter o direito de moldar raças de animais como adorno, mas não por essa suposta ferocidade incontrolável promovida pela mídia sensacionalista. Se não fossem os pitbulls, continuariam sendo os dobermans, ou pastores alemães, ou rotweillers, até sobrar só algum cão cuja abertura da boca não caiba um braço de alguém.

Discordo da idéia de que uma raça de cachorro pode ser inútil. Quem disse que cachorro só serve se tiver utilidade? Até onde sei, animais domésticos são criados porque os donos, ou gostam, ou precisam. Existem donos de pitbulls que são responsáveis e tem extremo amor para com seus bichos - diante disso, posso afirmar que a raça é inutil? Então devo dizer o mesmo de um shitzu, um poodle, um lulu da pomerânia e outros cachorros do tipo, já que não visualizo qualquer utilidade na criação dessas espécies.

Gostar de uma raça de cães - para quem é responsável ou é criador - implica nos deveres de cuidado, carinho e responsabilidade. Se um cão tem uma postura agressiva e sua natureza favorece essa postura, cabe ao dono ser responsável ao retirá-lo de casa. Mas para esse dono, esse cão é importante e não é inútil de forma alguma.

Quanto a moldar as raças, tomo como exemplo o fila: quando pesquisei a respeito da raça, encontrei muita gente receosa a respeito do comportamento do cão. Para muitos, é uma raça absurdamente violenta e intolerante com estranhos. No entanto, desde os anos 90 a raça tem sido moldada de forma a perder parte dessa natureza e ser mais dócil e equilibrado - embora continue intolerante com estranhos.

Cães comprovadamente fortes e agressivos precisam de uma atenção especial. Qualquer pessoa que passar ao lado de um cão com focinheira se sentirá muito mais seguro. E temos que levar em conta que muita gente está caminhando com crianças, outros animais de estimação, correndo, falando e às vezes brincando etc. Muita coisa pode despertar a ira de um cão, até mesmo se este tiver alguma disciplina. Tem cães, por exemplo, que têm aversão a skates, por exemplo... Outros ficam eufóricos com carrinhos de controle remoto, bola de futebol etc.

Exatamente, Rambo. Um cão grande exige uma boa dose de atenção durante um passeio. Outro dia sai com meu fila e passei aperto: ele cismou com o cão do vizinho e com o rapaz que pintava o muro. Sinceramente, não sei onde arrumei forças para segurá-lo, mas o fiz. Se tem criança na rua, evito ao máximo qualquer tipo de passeio - quando abrimos o portão de casa, não fica uma criança na rua...  :hihi:

Não posso garantir que minha cadela vá sempre agir amistosamente.

Acho que nem o Cesar Milan consegue...  :P

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 03 de Março de 2010, 21:12:20 »
Pitbull é uma raça inútil...

E poodles são úteis, por acaso :hihi:?

Eu gosto de gatos, a utilidade deles é apenas ficar perto de mim... também gosto de peixes de aquário, que nem sabem que eu existo, "utilidade" zero neste aspecto :hihi:.

A utilidade depende do gosto de cada um por uma determinada raça. Se o cara tem um pit bull e age responsavelmente com ele, por que não? O que deveria ser feito era reprimir e punir os donos irresponsáveis, e não proibir por proibir.
"Deus prefere os ateus"

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #24 Online: 03 de Março de 2010, 21:55:19 »
Qual o critério para se definir o grau de utilidade de determinada raça canina?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!