Não acho óbvio que seja necessária a focinheira para passear com qualquer cachorro. Como disse, basta que a pessoa que conduz o animal use guia e enforcador, e que segure mais rente se for necessário, não deixando as outras pessoas dentro do alcance do cão.
Um parêntese aqui: guia não é qualquer corda na qual fica presa a coleira, é muito mais curta e mais fácil de segurar, e não se prende a coleira, mas o enforcador, que é meio como uma corrente com nó corrediço, podendo ter até com pinos de metal que produzem muito desconforto caso o cão tente puxar o dono para onde queira ir:

Ou seja, não é para passear com o cachorro com uma corda de varal amarrada na coleira.
Isso é antes de mais nada uma medida para deixar as pessoas mais tranqüilas do que se segurança em si, pois primeiramente todo mundo que não for tapado vai passar a uma certa distância de qualquer cachorro, e em segundo lugar, nenhum cachorro normal vai morder toda pessoa ao alcance, ou pegar a primeira e não largar mais.
Se o "perfil da maior parte dos donos de cães como pitbull" faz com que eles sejam perigosos para as pessoas à volta mesmo tomando esses cuidados que já seriam o bastante para qualquer animal que não fosse uma besta assassina incontrolável, então entram em jogo as penas mais pesadas para qualquer coisa que acabe acontecendo com uma vítima de descuidos com o animal.
Até acho o pitbull, e outras raças, tecnicamente inúteis, acho que até vale questionar até onde deve-se ter o direito de moldar raças de animais como adorno, mas não por essa suposta ferocidade incontrolável promovida pela mídia sensacionalista. Se não fossem os pitbulls, continuariam sendo os dobermans, ou pastores alemães, ou rotweillers, até sobrar só algum cão cuja abertura da boca não caiba um braço de alguém.