Concordo com o Fernando: se tem ficha suja precisa ficar de fora do pleito, principalmente quando se trata de ações em razão de improbidade administrativa.
Discordo. Com certeza, o resultado disso seria um festival de acusações infundadas para impedir que os políticos mais conhecidos e que apareçam em melhor situação nas pesquisas consigam se candidatar.
Não é tão simples assim, Unknown. Não basta uma simples acusação, mas uma ação ter sido iniciada. Até onde posso acompanhar, ações por atos de improbidade administrativa e crimes contra a administração pública levam um certo tempo para serem interpostas justamente em razão da necessidade de o MP reunir provas confiáveis. Se o cidadão foi condenado em primeira instância, deveria, obrigatoriamente, ter seu registro de candidatura negado. E falo por conhecer situações assim (como muita gente por aí): conheço políticos condenados em primeira e segunda instância há 10, 8 anos e que até hoje não pagaram pelos atos que praticaram.
Só para você ter uma idéia: uma vez diante da sentença de primeiro grau, o cidadão recorre e recorre. Antes de sequer apelar, ele interpõe embargos só para pedir esclarecimento, porque 'ele não entendeu o que o juiz quis dizer na sentença'. Daí, o prazo para interpor o recurso real da decisão fica suspenso... em síntese: o cidadão enrola de todo jeito. E só pára quando recorre ao STF, mesmo que a questão não tenha nada a ver com o Supremo. Para que a sentença venha a ser executada de fato, podem levar anos, décadas. Você acha justo um cidadão como esses continuar ocupando cargo público sendo que já responde a ações por desvio de verbas/fraude em licitação/etc?
Uma situação engraçada: conheço um sujeito que, em 1990, foi preso pela PF por falsificação de documentos de identidade e carteiras de trabalho no intuito de receber vários benefícios pela Seguridade Social. Ao todo, ele auferia uma renda que hoje representaria cerca de 15 a 17 mil reais. Foi preso, solto, e a ação em curso. Foi candidato a vereador e se elegeu. O que ele fez na Câmara? Foi eleito presidente e desviava verba do gabinete para fins pessoais... Usava o carro do gabinete para farras com prostitutas... Não estou dizendo que todos os que respondem a ações são assim, mas creio que esse caso seja bem mais frequente do que gostaríamos.

E pelamordedeus!!! Não venham me dizer que o povo precisa ter consciência, porque não tem... E se não tem, acho justo que se emperre a candidatura dos fichas-suja - ao menos aqueles condenados em primeira instância.