Foi quando se descobriu os derivativos dos bancos americanos, que repassavam os títulos outrora muito seguros por ser de mutuários americanos (riquíssimos
), para outros bancos, investidores. fundos de pensão, etc, mundo afora, com o conluio das grandes seguradoras que bancavam o seguros desses títulos e das agências de ratings que classificavam essa farra financeira de AAA, ou os títulos mais seguros do mundo
.
As agências de
rating e as seguradoras não tinham como saber sobre estas operações porque elas podiam (e foram) escondidas em diversas contas gráficas nos balanços dos grandes bancos. Somente com o acesso à contabilidade e aos documentos dos bancos é que elas poderiam saber.
E, a despeito da classificação
triple A, no meio técnico se reconhece que os únicos títulos que poderiam ser assim considerados eram os emitidos pelo Tesouro do EUA.
Já ouviu falar da pirâmides financeiras? Pois é, foi isso. A maior fraude financeira jamais produzida pelo homem, aplicada por um tipo de golpe mais velho que andar pra trás.
Não é "andar para frente"?
Tudo pago depois com dinheiro do tesouro de todos os países do mundo, onde agora a maior parte deles estão à beira da falência.
Desculpe. Mas de onde voce tirou esta informação?
A Irlanda está em crise porque emulou o conceito de
subprime do EUA e porque as despesas governamentais subiram muito mais que o crescimento do PIB, em termos percentuais, gerando déficits crescentes. Os bancos irlandeses tinham muito poucos títulos dos EUA.
A Grécia já enfrentava problemas antes da crise estadunidense e quando esta emergiu, fez com que os problemas "explodissem" e que eram: Diminuição de impostos; evasão de divisas e gastos obscenos do setor público, incluindo uma elevação real dos salários do funcionalismo público sem precedentes e que gerou uma dívida equivalente a cerca de 140,00% do PIB.
A Itália e Portugal seguiram quase o mesmo caminho que a Grécia.
Então quais são os países de maior relevância que estão à beira da falência por responsabilidade exclusiva (ou principal) dos
subprimes do EUA?