Autor Tópico: Se você fosse contratenor...  (Lida 2571 vezes)

Offline Rambo

• Nível 12
  • *
Se você fosse contratenor...
« Online: 06 de Março de 2010, 15:55:55 »
Se você fosse contratenor e tivesse um filho adolescente...

Você deixaria que seu filho soubesse disso? Deixaria que os amiguinhos do seu filho soubesse?

Bom, pra quem não sabe "contratenor" é um cantor masculino adulto que canta numa tessitura correspondente a vozes femininas (do contralto até soprano), normalmente utilizando-se da técnica do falsete. Em outras palavras... contratenor é aquele homem que canta meio como mulher, mais ou menos como um "Ney Matogrosso".

Um vídeo mostrando a atuação de um contratenor:
<a href="http://www.youtube.com/v/dHbOOe8n2gY" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/dHbOOe8n2gY</a>

Offline Rambo

• Nível 12
  • *
Re: Se você fosse contratenor...
« Resposta #1 Online: 06 de Março de 2010, 16:01:41 »
Outro contratenor conhecido:
<a href="http://www.youtube.com/v/9zQX2XqAE8c" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/9zQX2XqAE8c</a>

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #2 Online: 06 de Março de 2010, 17:18:16 »
Se você fosse contratenor e tivesse um filho adolescente...

Você deixaria que seu filho soubesse disso? Deixaria que os amiguinhos do seu filho soubesse?
Partindo-se do pressuposto de que os contratenores escolhem essa profissão e provavelmente tem orgulho da ocupação que possuem, alegrando muitos admiradores de sua arte, então eu explicaria para os meus filhos o lado podre da sociedade que é o preconceito e assim tudo estaria tranquilo, com os meus filhos tendo uma base forte para disseminar a tolerância entre outras crianças e combatendo a intolerância preconceituosa.

Porém considerando o meu filho adolescente ele já teria uma boa formação moral e já saberia tirar de letras essas bizzarrices deste comportamento preconceituoso chamado de machista.
« Última modificação: 06 de Março de 2010, 17:37:08 por Adriano »
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 06 de Março de 2010, 19:14:18 »
Meu Deus! Vergonha das vergonhas! Cantar com voz fina! Haverá algo pior que isso? Por favor, não contem para os meus filhos!! :susto:

« Última modificação: 06 de Março de 2010, 19:27:04 por Fabrício »
"Deus prefere os ateus"

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 06 de Março de 2010, 21:10:18 »
Mais fácil eu ter vergonha de dizer que era deputado...
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 06 de Março de 2010, 21:21:48 »
Tenho vergona é de fazer o papel de preconceituoso... No Aurelio está que preconceito é uma forma de ignorancia (uma das definições), preferir se manter na ignorancia quando se tem a possibilidade de sair dela é um comportamento muito vergonhoso.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #6 Online: 06 de Março de 2010, 22:53:14 »

Sem a menor dúvida. É uma profissão maravilhosa, requer muito estudo, principalmente domínio de teoria musical. Ser preconceituoso com uma magnífica profissão destas é um excelente exemplo de ignorância.

Offline Pandora

• Nível 14
  • *
  • Não são pedras, são aerolitos!!!
« Resposta #7 Online: 09 de Março de 2010, 22:56:27 »
¬¬  Acho que nunca contarei aos meus filhos que sou contralto, muito menos cantarei con te partirò na frente deles...

Contratenor é tão belo... Michael arrasa! E essa aria erbame dich é a melhor de bach!

heheh se cantássemos juntos pensariam que eu sou o homem...
« Última modificação: 09 de Março de 2010, 22:59:09 por Pandora »

Offline Rambo

• Nível 12
  • *
« Resposta #8 Online: 11 de Março de 2010, 21:36:14 »
¬¬  Acho que nunca contarei aos meus filhos que sou contralto, muito menos cantarei con te partirò na frente deles...

Contratenor é tão belo... Michael arrasa! E essa aria erbame dich é a melhor de bach!

Contralto é voz feminina e mesmo que se consiga cantar músicas no tom de tenor (o que é raro) dá pra perceber se tratar de voz feminina (a não ser que seja tão escura quanto um tenor, aí sim fica duvidoso). É claro que as sopranos raramente precisam se preocupar com qualquer masculinização da voz.

Agora contratenor... Só um ouvido muito atento pra perceber a diferença...

Mas voltando ao assunto...

Tenho um amigo meu que tem um tio contratenor e seus filhos sentiam-se constrangido com a atividade do pai. Claro que esse tipo de coisa serve bem para que uma criança aprenda desde cedo a escolher bem suas amizades, pois sempre tem aqueles moleques que não perdoam.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 11 de Março de 2010, 21:56:08 »
Exato!
Que eles aprendam desde cedo que preconceito é uma forma de ignorancia. Concordo com voce que sujeito a esse tipo de "pressão", se bem orientados eles já podem começar a avaliar suas amizades e evitar mentes obtusas.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Pandora

• Nível 14
  • *
  • Não são pedras, são aerolitos!!!
« Resposta #10 Online: 16 de Março de 2010, 17:30:49 »
¬¬  Acho que nunca contarei aos meus filhos que sou contralto, muito menos cantarei con te partirò na frente deles...

Contralto é voz feminina e mesmo que se consiga cantar músicas no tom de tenor (o que é raro) dá pra perceber se tratar de voz feminina (a não ser que seja tão escura quanto um tenor, aí sim fica duvidoso). É claro que as sopranos raramente precisam se preocupar com qualquer masculinização da voz.

Agora contratenor... Só um ouvido muito atento pra perceber a diferença...

Mas voltando ao assunto...

Tenho um amigo meu que tem um tio contratenor e seus filhos sentiam-se constrangido com a atividade do pai. Claro que esse tipo de coisa serve bem para que uma criança aprenda desde cedo a escolher bem suas amizades, pois sempre tem aqueles moleques que não perdoam.

Consigo cantar como tenor, mas o quis fazer foi uma brincadeira tipo "homem só com voz grave e mulher só com voz fina"! Cedo ou tarde essas crianças vão aprender que vão sofrer preconceito por qualquer coisa em relação à elas ou seus parentes, porque é gorda, magra, alta, baixa, usa óculos, o pai é pobre, é filhinho de pai, etc... sempre vai ter alguém que vai arrumar algo pra azucrinar os outros!

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 16 de Março de 2010, 17:38:06 »
Heavy metal não é isto? haha

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 21 de Março de 2010, 22:45:31 »
Não entendi por que haveria dúvida sobre contar ou não.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 27 de Março de 2010, 00:15:27 »

Sem a menor dúvida. É uma profissão maravilhosa, requer muito estudo, principalmente domínio de teoria musical. Ser preconceituoso com uma magnífica profissão destas é um excelente exemplo de ignorância.

Concordo Mr. Mustard. E cito outro exemplo análogo, mas no qual eu acho que o preconceito é muito mais acentuado. O de dançarino de balé.

Aliás tem um recente filme inglês fantástico, do qual não me recordo o título, onde o garoto quer dançar balé e o pai (conservador, cristão e minerador) quer que ele seja um lutador de boxe. O conflito se estabelece quando o pai descobre a atividade do filho e, embora o final seja um tanto quanto previsível, o filme é permeado pela idéia de que mesmo onde há um preconceito arraigado, este pode ser reduzido ou até mesmo eliminado.
Foto USGS

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 27 de Março de 2010, 11:52:13 »
O filme é Billy Elliott.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #15 Online: 27 de Março de 2010, 13:28:38 »

Concordo Mr. Mustard. E cito outro exemplo análogo, mas no qual eu acho que o preconceito é muito mais acentuado. O de dançarino de balé.

Aliás tem um recente filme inglês fantástico, do qual não me recordo o título, onde o garoto quer dançar balé e o pai (conservador, cristão e minerador) quer que ele seja um lutador de boxe. O conflito se estabelece quando o pai descobre a atividade do filho e, embora o final seja um tanto quanto previsível, o filme é permeado pela idéia de que mesmo onde há um preconceito arraigado, este pode ser reduzido ou até mesmo eliminado.

Perfeito. A propósito, é um filme espetacular, muito bom mesmo! :ok:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 27 de Março de 2010, 20:31:43 »
O filme é Billy Elliott.

Valeu pelo complemento.:ok:
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 29 de Março de 2010, 22:08:59 »

tente olhar sob a perspectiva do rambo...
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #18 Online: 30 de Março de 2010, 18:15:17 »

tente olhar sob a perspectiva do rambo...

hehehe... piada pronta.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!