Autor Tópico: Direito à vida?  (Lida 1615 vezes)

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
Direito à vida?
« Online: 21 de Julho de 2005, 14:48:09 »
Declaração Universal dos Direitos Humanos
Artigo 2
I) Todo o homem tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.

Artigo 3
Todo o homem tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.

Como fica o direito à vida sem que seja universalizado o direito à tratamento médico e acesso à medicamentos? Não venha falar de planos de saúde pois eles dependem de riqueza.

"Você tem dinheiro pra fazer essa cirurgia caríssima e vai viver, você que não tem, sinto muito, vai morrer."?

"Você tem dinheiro para tomar os medicamentos desse tratamento que vai te custar centenas/milhares de reais por mês e vai viver, você não tem, sinto muito vai morrer."?

Afinal, se há um interesse em se procurar respeitar essa declaração de direitos como fica essa questão? Pode-se vincular o direito à vida ao status econômico do indivíduo? Senão, quem e como paga a conta? Rasgamos logo a declaração e paramos com esses "sonhos ingênuos"?

Poindexter

• Visitante
Re.: Direito à vida?
« Resposta #1 Online: 21 de Julho de 2005, 15:00:11 »
Como fica o direito à vida com as mortes? O Estado deve, então, ser processado pelas famílias de todos aqueles que morreram por quaisquer motivos? :roll:

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
Re: Re.: Direito à vida?
« Resposta #2 Online: 21 de Julho de 2005, 15:01:22 »
Citação de: Poindexter
Como fica o direito à vida com as mortes? O Estado deve, então, ser processado pelas famílias de todos aqueles que morreram por quaisquer motivos? :roll:

Por negligência ou incompetência? Por que não?

Mas o assunto não é exatamente esse, o assunto é, essa declaração vale alguma coisa? Alguém a tem como objetivo para a/alguma sociedade?

Atheist

• Visitante
« Resposta #3 Online: 21 de Julho de 2005, 15:40:39 »
Citação de: Poindexter

Processa deus, uai!!!

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #4 Online: 21 de Julho de 2005, 15:41:51 »
Saúde não tem preço, mas tem custo.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 21 de Julho de 2005, 16:15:27 »
...... acho que isso se refere mais a matar pessoas, pena de morte e etc.....
mas é um ponto interessante.....
.... mas eu acho que, infelizmente, seria como por exemplo.... alguém pode ter direito a dirigir, mas não ter carro........ ou seja..... não é que haja uma proibição contrária ao direito de dirigir.... de forma similar a pessoa sem dinheiro para uma operação não está proibida de viver, está no direito dela, apenas ela não consegue pelas circunstâncias, não por violação de direitos, acho.....

mas eu não entendo bem disso

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
Direito à vida?
« Resposta #6 Online: 21 de Julho de 2005, 16:21:03 »
Resolvi ler a Declaração toda. Ela é um ideal bem longe da realidade...
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #7 Online: 21 de Julho de 2005, 16:25:16 »
Danniel, direito de dirigir não faz parte da declaração. Não força! hehehehehe

Outra dúvida: matar um criminoso é uma violação dos direitos humanos. Mas detê-los também não é uma violação do direito à liberdade?  :hihi:

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 21 de Julho de 2005, 16:27:03 »
não tem muito o que dizer. os direitos humanos não foram feitos para serem cumpridos, estão mais como ideais....
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Poindexter

• Visitante
« Resposta #9 Online: 21 de Julho de 2005, 22:48:19 »
Eu vejo estes direitos apenas como salvaguardas das POSSIBILIDADES, e não das realizações em si, como o bruno já ressaltou. Desta forma, se um país assina que todos têm direito à vida, este país cumpre esta assinatura simplesmente não instituindo a Pena de Morte... o que aliás, acho errado... ela é necessária!

Karl Rove

• Visitante
Direito à vida?
« Resposta #10 Online: 21 de Julho de 2005, 23:10:07 »
O direito de fazer a cirurgia ou comprar o medicamento é assegurado a todos.

Agora se as pessoas vão ter meios próprios para realizá-los é que são outros quinhentos.

Uma cirurgia e um medicamento significam custos, que devem ser pagos por alguém. Em países onde os recursos para saúde são elevados, o próprio estado arca com os custos (que obviamente são repassados sob a forma de impostos). É o que ocorre no Canadá.

Mas não há como canadalizar o mundo.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
Direito à vida?
« Resposta #11 Online: 22 de Julho de 2005, 11:44:46 »
Citação de: Cabeção
Mas não há como canadalizar o mundo.

Er... e por que não?

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #12 Online: 22 de Julho de 2005, 11:47:55 »
Falando em Canadá me lembra de um episódio de Os Simpsons que tem uma parte que gostei muito (a descrição que se segue foi copiada de um site não creditado):

Estavam todos se matando em um estádio. Uma verdadeira guerra. Chega um momento em que eles param de brigar por se emocionar com as lagrimas da Marge. E então dizem.

- Vamos cantar um hino pra comemorar.
- Sim. Mas não vamos cantar um hino de guerra como o dos EUA, e sim um de paz como o do Canada.

E então todos começam a cantar o hino canadense e formam a figura da "folhinha" na bandeira canadense.

Então o MillHouse fala:

- Hoje aprendemos que a guerra não é a melhor solução.
- A não ser para todos os problemas dos EUA - Diz o Bart.

Offline OldSkull

• Nível 29
  • *
« Resposta #13 Online: 22 de Julho de 2005, 14:25:06 »
Simpsons é foda! eu lembro desse episódio hehe  :lol:

"The sun is the same in a relative way but you're older,
Shorter of breath and one day closer to death. "

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #14 Online: 22 de Julho de 2005, 14:29:45 »
Vou lançar a campanha:

Canadalize the world!

Alguém poderia traduzir o slogan pra francês para a campanha ficar coerente tendo o slogan nos dois idiomas? hehehehe

Karl Rove

• Visitante
« Resposta #15 Online: 22 de Julho de 2005, 14:59:40 »
Canadalizé le monde

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #16 Online: 22 de Julho de 2005, 15:10:13 »
Citação de: Cabeção
Canadalizé le monde

Tá certo? Posso confiar? Posso mandar fazer os adesivos?  :D

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 22 de Julho de 2005, 16:24:15 »
Citação de: Marcelo Terra
Vou lançar a campanha:

Canadalize the world!

Alguém poderia traduzir o slogan pra francês para a campanha ficar coerente tendo o slogan nos dois idiomas? hehehehe

começando pela áfrica?
não dá pra canadalizar o mundo porque cada povo é responsável pela sua própria sorte. fica difícil falar canadalize mas não falar como.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #18 Online: 22 de Julho de 2005, 17:02:57 »
Citação de: bruno
Citação de: Marcelo Terra
Vou lançar a campanha:

Canadalize the world!

começando pela áfrica?

Por que começar pelo mais difícil? O lugar óbvio para começar a canadalização seria os Zeua mas eu não sou um norte americano e nada posso fazer por eles. A minha campanha será por aqui mesmo e quando digo aqui me refiro ao fórum. hehehe

Citação de: bruno
não dá pra canadalizar o mundo porque cada povo é responsável pela sua própria sorte. fica difícil falar canadalize mas não falar como.

Povos, povos, povos... Eu não quero que canadalizemos povos, quero canadalizar a humanidade inteira.  :D

Canadalize the world!
Canadalizé le monde!
Xuxu ená emede elé!
Zap tóim vupt zum!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!