Autor Tópico: Maior escolaridade leva à crença[?]  (Lida 1168 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Maior escolaridade leva à crença[?]
« Online: 09 de Março de 2010, 08:35:19 »
http://hypescience.com/de-onde-surgiram-tantos-ateus/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+feedburner%2Fxgpv+(HypeScience)

Uma pesquisa na Universidade de Oxford mostrou que cerca de 48% dos estudantes não acreditam em Deus. Talvez isso não seja tão surpreendente – a maioria das pessoas acredita que ateus sejam bem instruídos, principalmente os de Oxford que têm como professor o ícone do ateísmo Richard Dawkins. Mas há algumas curiosidades sobre isso quando a “população amostral” da pesquisa é o mundo e suas diferentes culturas, não Oxford. Estudos mostraram que há, sim, uma relação entre estudo e a fé em Deus, mas que o ateísmo é mais forte naqueles que têm apenas o ensino médio completo do que naqueles com nível superior completo. A pesquisa também indicou que as pessoas com mais estudo tendem a acreditar em coisas mais estranhas. 29% das pessoas com apenas o nível fundamental completo acreditavam em telepatia, contra 51,8% das pessoas com nível superior completo.

Essas pesquisas mostraram, também, que a questão religiosa não depende apenas do nível educacional, mas do sexo, do tipo de cultura e da idade dos entrevistados. Então os não-ateus podem ficar aliviados: já não há mais a crença de que eles sejam menos inteligentes que os ateus.

:? :? :o
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
Re: Maior escolaridade leva à crença[?]
« Resposta #1 Online: 09 de Março de 2010, 12:56:20 »
Estranho... a maioria absoluta dos ateus que conheço tem terceiro grau.

Mas as pessoas que eu conheço também são na maioria professores universitários...

Sei lá.  :umm:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #2 Online: 09 de Março de 2010, 14:32:34 »
Então a gente vira ateu no Ensino Médio e se converte na faculdade? :|
Acho que vou continuar no cursinho mesmo... :hihi:
vanitas vanitatum omnia vanitas

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 09 de Março de 2010, 15:47:38 »
Acho que o fator primordial é a simples cultura. Ora, desde criança* vc é instruído a temer bizarrices... e pior... a nem mesmo contestá-las... Os que fazem são rebaixados ou comparados à escórias... Provavelmente irá temê-los a vida toda. Acho também que a maior parte dos pobres, analfabetos são os que mais são crentes. Vide as igrejas cheias e seus frequentadores...

É mais fácil dominar e proliferar ideais idiotas num povo ignorante do que num povo instruído. Os católicos, historicamente, fizeram isto, tanto que proibiam livros e etc. Várias mães evangélicas tacham o ceticismo, livros, diéias e etc como coisas do demônio. E assim caminha a humanidade.

* Fase de formação.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #4 Online: 10 de Março de 2010, 08:26:36 »
Deve servir como valvula de escape tambem

Tem gente que nao consegue levar tudo a serio o tempo todo

Lembro de professores e colegas de faculdade que por mais "cabeça"
que eram davam uma lidinha no horóspoco e nao dispensavam um banho de sal grosso

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 11 de Março de 2010, 00:26:19 »
Maior escolaridade é algo mais correlacionada com crença dentro desse "slide" da população, com todas suas particularidades históricas e demográficas

Offline Pandora

• Nível 14
  • *
  • Não são pedras, são aerolitos!!!
« Resposta #6 Online: 11 de Março de 2010, 10:37:44 »
Continuo achando que há outras questões além da escolaridade que levam à crença, por exemplo, necessidade de bode expiatório e de acreditar que há algo  depois da morte, que verá seus entes queridos, não se sentir sozinho nos momentos difíceis etc... se não me engano já postei isso em outro tópico!

Para ser ateu é preciso além de "escolaridade" uma boa dose de coragem! Ouço várias vezes comentários do tipo: " Não sei como você consegue ser atéia. Para quem você pede ajuda, se agarra nos momentos difíceis? Não tem medo de morrer e do que vai acontecer depois?"

Mesmo assim não acho que maior escolaridade esteja ligado à crença.

Offline Kratos

• Nível 10
  • *
« Resposta #7 Online: 14 de Março de 2010, 14:27:40 »
Contraditório... Só se as faculdades adotaram o criacionísmo como estudo.

A crença é apenas uma profunda necessidade de acreditar, uma paixão de infância pela fantasia.

"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"

Douglas Adams (1952-2001)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!

Esse acervo é secreto

Digite a senha correta ou caia fora daqui!

x