http://www.cinemaemcena.com.br/Noticia_Detalhe.aspx?ID_NOTICIA=32617&ID_TIPO_NOTICIA=3Oficialmente, o filme Lula, O Filho do Brasil chega às locadoras brasileiras em 12 de abril, mas pode ser que em muitas delas o filme esteja em falta. A Associação Brasileira das Videolocadoras (ABV) e o Sindicato das Empresas Videolocadoras do Estado de São Paulo (SINDEMVIDEO) planejam um boicote ao DVD do filme.
Segundo especulações da SINDEMVIDEO, mais de 30% do mercado fechou as portas desde 2005, o que elevou a taxa de desemprego no setor. O Sindicato também alega que a pirataria aumentou em mais de 1000% no mesmo período. No entanto, Luciano Tadeu Dianiami, presidente da SINDEMVIDEO, explica que este número não é oficial e que as pesquisas não foram cientificamente embasadas. "É uma estimativa", esclarece.
Em carta enviada aos membros, o Sindicato lembra o episódio em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou, em entrevista coletiva, que tinha visto o DVD do filme 2 Filhos de Francisco antes do mesmo ter chegado às locadoras. "Para bom entendedor, meia palavra basta. Se ele, como autoridade máxima, pode ver um DVD pirata, todos podemos", afirma Daniami. Para ele, o fato do presidente ter se desculpado publicamente pelo ocorrido não apaga o que ele disse.