Autor Tópico: Ainda a Aposta de Pascal...  (Lida 3701 vezes)

Offline elyson Scafati

• Nível 01
  • *
Ainda a Aposta de Pascal...
« Online: 13 de Março de 2010, 19:02:34 »
retirado daqui

http://vanessinhameira.blogspot.com/2009/12/estao-avacalhando-aposta-de-pascal.html

Estão avacalhando a aposta de Pascal

por Isaac Malheiros

Em discussões sobre religião e Deus, sempre que o cristão usa a “Aposta de Pascal” a objeção ateísta comum é: “qual deus? Odin, Zeus, etc?” Você pode ver como isso acontece nesse vídeo aqui, ou de uma forma modificada nessa sessão de stand-up comedy do Dawkins.

Essa é a objeção dos “muitos deuses”. Na lógica ateísta, se nessa aposta você não consegue estabelecer a identidade exata do deus verdadeiro, isso é uma prova de que o teísmo é falso e o cristianismo mais falso ainda. Tal objeção ateísta pode ser respondida de várias formas, mas destaco duas respostas simples aqui:

1) O argumento de Pascal claramente se refere ao Deus bíblico-cristão e não a “um deus”. A Aposta de Pascal é se “Deus”, aquele em quem Pascal acreditava, existir. Portanto a pergunta "qual deus" já é respondida: o Deus da Bíblia. A objeção dos “muitos deuses” ignora quem era Pascal, ignora quem é o interlocutor e ignora tudo o que o cristianismo já escreveu sobre a existência de Deus.
Em suma: a objeção dos muitos deuses é um atestado de ignorância (já que ignora tantas coisas).

A Aposta de Pascal é apenas um fragmento de uma obra mais ampla escrita por um teísta cristão. É um argumento pragmático dependente de verdades anteriores.
Com base em argumentos anteriores, Pascal reduz as opções de vida a 2 caminhos: o teísmo cristão e o não-"teísmo cristão". Ao contrário do que possa parecer, sua Aposta não é “teísmo x ateísmo”. Por isso, o argumento é mal utilizado por cristãos e mal refutado por ateus.

2) Ateus não apostam? Mesmo ignorando o fato de Pascal estar se referindo ao Deus cristão, que promete vida eterna (o que elimina várias outras divindades), a objeção dos “muitos deuses” é um atestado de burrice: “Ok, admito que o teísmo é correto [1]. Mas como você não me deu a identidade exata do deus verdadeiro eu prefiro continuar não acreditando em deus nenhum”.

Assim, a objeção dos muitos deuses acabaria com todas as loterias e sorteios. O ateu coerente nunca apostaria em nada e nunca entraria num sorteio. O argumento dos “muitos deuses” pode se transformar em argumento dos “muitos números”, e já que ninguém sabe que número será o premiado, o mais seguro e inteligente é não jogar [2].

Analisando friamente, seria mais inteligente arriscar um deus qualquer do que nenhum, pois o prêmio é muito grande e não ganhar significa perder muito mais que milhões. O ateísmo continua sendo a pior opção mesmo distorcendo a Aposta de Pascal.
Mas para não perder a ilustração aqui: a Aposta de Pascal não se refere a acertar o deus correto. A Aposta dele é simplesmente apostar ou não no Deus bíblico. Ateus e crentes esculhambam o argumento de um dos maiores pensadores cristãos de todos os tempos.

Como usar a Aposta de Pascal?

a) Apresente todas as evidências e argumentos racionais em favor da existência de Deus que você conhecer. E você deve conhecê-los.
b) Ao final da apresentação, use a Aposta de Pascal
c) O ateu usa a objeção dos “muitos deuses”, arrancado sorrisos sarcásticos do auditório.
d) Você pergunta a ele: “você estava dormindo durante o ponto a)?” E passa a exigir dele uma argumentação em favor de Odin, Zeus, etc do mesmo nível que a sua no ponto a). Seja educado, mas tão duro quanto possível.

Se ele não pode argumentar racionalmente em favor de Odin, do Homem-aranha e do dragão de Sagan, então por que levantou essa objeção? Apenas para ganhar tempo ou para expor a própria tolice?

Não permita que ele mude de assunto enquanto ele não listar os argumentos racionais em favor da existência da divindade citada. Você já o fez no ponto a), agora é a vez dele.

A Aposta de Pascal tem sido humilhada porque os crentes em geral fracassam no ponto a), ou o ignoram.

Use corretamente ou não use

Se a conversa ou o debate for devidamente dirigido, seguir uma sequência lógica e não pular etapas, a Aposta de Pascal pode ser uma bem-sucedida cartada final. Mas raramente os debates proporcionam tal oportunidade.

Meu conselho é: você não precisa usar a Aposta de Pascal. Mas se resolver usá-la, certifique-se de ter estabelecido previamente as evidências em prol da existência de Deus, e não se curve diante de uma objeção tão estúpida.

leiam e concluam algo...

Offline elyson Scafati

• Nível 01
  • *
Re: Ainda a Aposta de Pascal...
« Resposta #1 Online: 13 de Março de 2010, 19:25:13 »
A Aposta de Pascal se encontra no título 233 de Pensamentos, obra de Blaise Pascal.

Quem tiver a curiosidade de ler esta magnífica obra (sim, magnífica, não estou de gozação), poderá perceber que se trata de um grande esforço deste pensador em justificar suas crença, o Jansenismo, frente à Igreja Católica.

A obra em si se trata de uma série de considerações pessoais acerca da fé professada por Pascal. No entanto, o autor deixa claro que não pretende ter á logicização da fé, mas apenas devemos crer pelo simples fato de crermos.

Quanto a aposta, Pascal brinca com as probabilidades, sob o seguinte raciocínio: se eu tiver uma chance de ganhar a vida eterna (o infinito) em milhões de outras chances em que nada ganharei, vale a pena apostar.

Segue a aposta de Pascal, conforme extraído de Pensamentos:

*Se você acredita em Deus e nas Escrituras e estiver certo, será beneficiado com a ida ao paraíso.

* Se você acredita em Deus e nas Escrituras e estiver errado, não terá perdido nada.

* Se você não acredita em Deus e nas Escrituras e estiver certo, não terá perdido nada.

* Se você não acredita em Deus e nas Escrituras e estiver errado, você irá para o fogo eterno.

A aposta de Pascal se denomina argumento ad baculum ou da força, bem como é um falso dilema, pois somente dá duas opções (crer ou não no deus judaico-cristão -o deus que Pascal reconhecia).

Entretanto, contrariu senso ao que o texto faz, não podemos simplesmente ignorar outros sistemas religiosos e tomar esta aposta com apenas duas alternativas crer no deus cristão ou não crer.

Não adianta fazer um corte metodológico, como propõe o autor do texto, a fim de que a aposta se restrinja ao deus reconhecido por Pascal. Isso seria ignorar os demais sistemas religiosos.

A aposta em si trata em dizer crer ou não no deus cristão, o qual era o único reconhecido pelo sistema religioso europeu, vigente e reconhecido à época do filósofo. Assim, pode claramente ser direcionada não somente àqueles que professavam (às escondidas) outros cultos, mas também a ateus.

E, indo mais longe, para a atualidade, há que se considerarem os diversos sistemas religiosos em todas as suas nuances, sejam eles do passado anteriores a Pascal, sejam os posteriores ao filósofo.

A aposta de Pascal deveria, em tese, ser vislumbrada à luz de cada um destes sistemas, o que demonstraria suas falhas gritantes em termos de ser logicamente válido, bem como no que concerne na veracidade das premissas adotadas (verdadeiras apenas para o pensamento judaico cristão islâmico e, com reservas).

Ex.

Sistema judaico: não aceitam o novo testamento como escrituras.

Sistema Islâmico: idem e, ainda, possuem o corão como escrituras.

O que dirá de sistemas como o budista, o afro, o indígena o das religiões do extremo oriente, etc.

Ou seja, de raciocínio lógico (validade/invalidade), bem como na concretude de suas premissas, para a variedade de sistemas religiosos existentes (veracidade/falsidade), o argumento em si não possui nada. É uma falácia.

Não nego ser a aposta dele valida ao sistema do cristianismo, também com ressalvas, uma vez que no catolicismo existe uma zona de reabilitação da alma, denominada de purgatório. Não vejo ser a descrença em deus ou nas escrituras como um pecado que levaria diretamente ao inferno, pois tal pecado seria bem mais leve que muitos pecados dignos do purgatório.

Mas, ao confrontarmos a Aposta de Pascal com outros sistemas religiosos ela se esvai, vejamos:

O falso dilema de Pascal:

Conforme a existência de outros sistemas religiosos e, por Pascal ter ignorado o que eles propõem, após a morte (reencarnação, vagar pela terra, descanso eterno, finalismo, ida ao valhala, ao samsara, às nuvens, ao mar, as estrelas), não necessariamente ao céu ou ao inferno, a aposta em si é um falso dilema.

O mesmo ocorre quando confrontamos a proposta de crença no deus que Pascal reconhece como verdadeiro. Mas se estivermos errados quanto a este deus e for outro ou outros que estiver/ estiverem no comando? A aposta de Pascal mais uma vez se esvai.

Dessa forma, somente sistemas religiosos que ignoram outros sistemas e que assumem a sua verdade como aquela acima de tudo é que consideram a aposta de Pascal não somente válida sob o ponto de vista lógico, como verdadeira quando do exame das premissas adotadas.

Em suma, admiro Pascal pelo seu gênio na matemática e na física, bem como pela beleza de suas obras filosóficas, mesmo considerada toda a apologia  existente em Pensamentos.

No entanto, sua aposta sequer deve ser entendida como algo que mereça credibilidade, exceto naqueles segmentos onde se esteia o fundamentalismo de certas seitas menores do cristianismo.

« Última modificação: 13 de Março de 2010, 22:39:54 por elyson Scafati »

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 13 de Março de 2010, 21:41:24 »
1) O argumento de Pascal claramente se refere ao Deus bíblico-cristão e não a “um deus”. A Aposta de Pascal é se “Deus”, aquele em quem Pascal acreditava, existir. Portanto a pergunta "qual deus" já é respondida: o Deus da Bíblia.
Mesmo que se queira dar uma enorme "colher de chá" para a Aposta de Pascal e partir da hipótese de que o deus da aposta é esse e que você o está cultuando da forma correta (já que muitas seitas cristãs partem do princípio de que são a única verdadeira e as outras são heresias - você vai para o inferno só por não ser seguidor da "interpretação" correta), ela ainda sofre de um problema mortal.

Parte do princípio de que Deus é tão desesperado por adoração que vai automaticamente mandar para o paraíso um cristão falso que o adora apenas por não ter nada a perder. Se existe mesmo o tal deus judaico-cristão não há qualquer garantia de que ele vai se comportar dessa forma mesquinha tão típica dos humanos.

Então, partindo disso, eu poderia dizer que a aposta tem mais dois resultados possíveis:

Se você aposta na crença e Deus não gosta desse tipo de atitude mercenária, você vai para o inferno tal qual o ateu.

Se você aposta na crença e Deus não só não gosta dessa atitude mercenária como a considera um pecado mortal e, por outro lado, dá enorme valor a franqueza e honestidade de caráter, você vai para o inferno por sua hipocrisia e o ateu vai para o céu.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 13 de Março de 2010, 21:52:24 »
Claro, se eu não quiser dar tanta "colher de chá", surgem outras possibilidades interessantes. Por exemplo, já pararam para pensar na hipótese de que talvez Deus tenha profundo ódio por quem o adora da forma errada e segue heresias das falsas interpretações do verdadeiro cristianismo (seja ele qual for) e esteja pouco se importando com os ateus, já que eles não o adoram, mas também não o ofendem com falsos cristianismos?

Nesse caso é mais seguro ser ateu. Ser cristão seria como brincar de roleta-russa com 5 balas no tambor, enquanto ser ateu é roleta-russa sem balas.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline elyson Scafati

• Nível 01
  • *
« Resposta #4 Online: 13 de Março de 2010, 22:12:23 »
Pois é Angelo....

Em uma simples leitura, vc abriu mais opções (deus detestar ou não aqueles que crêem ou sobre qual seria a forma correta de adoração).

Resumindo, vc só fez confirmar o falso dilema da aposta.

Portanto, o texto que nosso amigo escreve, resumindo, se trata de pura baboseira fundamentalista.
« Última modificação: 13 de Março de 2010, 22:37:38 por elyson Scafati »

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 14 de Março de 2010, 10:57:08 »
Analisando friamente, seria mais inteligente arriscar um deus qualquer do que nenhum, pois o prêmio é muito grande e não ganhar significa perder muito mais que milhões. O ateísmo continua sendo a pior opção mesmo distorcendo a Aposta de Pascal.
É possível alguém resolver acreditar num deus qualquer?
É possível alguém resolver que voltou a acreditar em Papai Noel?
Ou vai depender da capacidade de auto-ilusão de cada um?

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #6 Online: 14 de Março de 2010, 11:23:37 »
Fernando Silva

Analisando friamente, seria mais inteligente arriscar um deus qualquer do que nenhum, pois o prêmio é muito grande e não ganhar significa perder muito mais que milhões.

O ateísmo continua sendo a pior opção mesmo distorcendo a Aposta de Pascal.

Para isso seria indispensável, conhecer realmente a personalidade desse género de "deus". Mas quanto a isso, por enquanto, só "deus" se conhece a si mesmo. Portanto não se pode fazer a mínuma ideia das reacções dessa divindade, nem sequer Pascal.

Talvez... Depois de estudar religião comparada e decidir qual é a divindade a seguir.

É possível alguém resolver que voltou a acreditar em Papai Noel?
Ou vai depender da capacidade de auto-ilusão de cada um?

Se calhar... Por exemplo, eu voltei a acreditar nele, depois de fazer uma análise profunda a esse extraordinário mito humano.

A minha capacidade de auto-ilusão não é assim tão exercitada. Então que necessidade tenho eu de me auto-iludir?
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 14 de Março de 2010, 14:20:10 »
Citação de: Fernando Silva
Talvez... Depois de estudar religião comparada e decidir qual é a divindade a seguir.
Mas por que eu teria que seguir a uma divindade, obrigatoriamente?

O fato de eu  decidir que uma religião é melhor que as outras não me leva a pensar que ela é verdadeira nem me deixa com vontade de segui-la.

A pergunta continua: se eu não acredito em nenhum deus, como eu conseguiria me forçar a acreditar?

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #8 Online: 14 de Março de 2010, 17:37:38 »
Fernando Silva

........................................................... .................

.......................................

Mas por que eu teria que seguir a uma divindade, obrigatoriamente?

Calma aí caríssimo Fernando: Numa democracia, ninguém pode ser coagido a seguir coisíssima nenhuma, sem ser por espontânea opção pessoal.

Todavia, embora a democracia - seja uma péssima divindade - de todos os sistemas politico-religiosos, criados até ao presente momento, como diria Sir Winston Churchill, parece-me evidente, que ainda não apareceu nenhuma melhor. :)

O fato de eu  decidir que uma religião é melhor que as outras não me leva a pensar que ela é verdadeira nem me deixa com vontade de segui-la.

É tal & qual como você diz. :ok:

A pergunta continua: se eu não acredito em nenhum deus, como eu conseguiria me forçar a acreditar?

Isso é muito intrigante mesmo. Só se você fosse esquisofrénico, tipo Fernando Pessoa, ou algo do género. :arrow: :idea:  
« Última modificação: 14 de Março de 2010, 17:50:57 por lusitano »

Offline Mister B

• Nível 13
  • *
  • Walt Whitman, Brahms, Darwin, Marx. Pode escolher!
« Resposta #9 Online: 14 de Março de 2010, 22:11:54 »

a) Apresente todas as evidências e argumentos racionais em favor da existência de Deus que você conhecer. E você deve conhecê-los.
b) Ao final da apresentação, use a Aposta de Pascal
c) O ateu usa a objeção dos “muitos deuses”, arrancado sorrisos sarcásticos do auditório.
d) Você pergunta a ele: “você estava dormindo durante o ponto a)?” E passa a exigir dele uma argumentação em favor de Odin, Zeus, etc do mesmo nível que a sua no ponto a). Seja educado, mas tão duro quanto possível.

Se ele não pode argumentar racionalmente em favor de Odin, do Homem-aranha e do dragão de Sagan, então por que levantou essa objeção? Apenas para ganhar tempo ou para expor a própria tolice?

Quais seriam os argumentos racionais e as evidências para o deus cristão, especificamente? Evidências anedóticas? Milagres que só ocorrem em igrejas e que não podem ser reproduzidos em ambientes isentos? Torradas com a imagem de Jesus? Imagens que choram mel? Fico realmente imaginando quais seriam os argumentos além da aposta. Talvez as vias tomistas, não sei...

Não vejo em que perguntar "Qual deus?"  deixaria de fazer sentido, já que se os argumentos utilizados em prol da existência do deus cristão são estes que já disse, não vejo porque ele seria mais real que os outros. Por que seria preciso eu provar que Odin existe por que desqualifico a Aposta de Pascal como válida, já que ela leva em conta apenas um dos milhões de deuses que existem e como todos os outros, não pode ser provado? Isso é "Leão da Montanha" elevado a mil.

Sinceramente, o que seria um "argumento racional" ou "evidência" da existência do deus cristão?
"O cristianismo nos afirma que há um homem invisível, que vive no céu e vigia tudo o que fazemos, o tempo todo. O homem invisível tem uma lista de 10 coisas que ele não quer que a gente faça. Se você fizer qualquer uma dessas coisas, o homem invisível tem um lugar especial, cheio de fogo, fumaça, sofrimento, tortura e angústia onde ele vai lhe mandar viver, queimando, sofrendo, sufocando, gritando e chorando para todo o sempre. Mas ele ama você!
George Carlin

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 15 de Março de 2010, 06:57:42 »

http://www.revistacriacao.net/notas_sobre_o_mito_crucificado.htm
Os principais feitos maravilhosos do Messias cristão foram:- curar as chagas dos doentes, andar sobre as águas, multiplicar os pães, indicar onde se encontravam os peixes, reviver um morto, vencer satã no deserto, ascender ao céus e iluminar-se, vencer no Templo o debate com os rabinos, aparecer depois de morto aos apóstolos, renascer para a vida eterna, livrar os homens do pecado original e velar por suas almas no reino dos mortos. Ao todo temos aqui doze grandes proezas, o mesmo número das tarefas conferidas a Hércules, que também era filho de um deus.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 17 de Março de 2010, 18:48:36 »
Se fosse possível provar a existência de Deus por meio de argumentos não seria necessária qualquer aposta. Isso porque ela é antes de tudo um argumento do tipo "Ok, você venceu! Não posso te provar que Deus existe. Mas pelo menos você tem que concordar comigo que o mais sensato a fazer é acreditar na sua existência, "just in case"".

Ou seja, é apenas uma tentativa final desesperada de cooptar o seu interlocutor quando a sua argumentação em prol da divindade falha por absoluta falta de qualquer evidência.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 17 de Março de 2010, 21:19:14 »
Se fosse possível provar a existência de Deus por meio de argumentos não seria necessária qualquer aposta. Isso porque ela é antes de tudo um argumento do tipo "Ok, você venceu! Não posso te provar que Deus existe. Mas pelo menos você tem que concordar comigo que o mais sensato a fazer é acreditar na sua existência, "just in case"".

Ou seja, é apenas uma tentativa final desesperada de cooptar o seu interlocutor quando a sua argumentação em prol da divindade falha por absoluta falta de qualquer evidência.

Fecha a conta...

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #13 Online: 17 de Março de 2010, 21:33:24 »
O retardamento cristão cresce a cada dia. E a melhor resposta ao retardamento é o cinismo:

Citação de: cínico
Pois é infinitamente melhor ser ateu e estar errado do que ser cristão e estar certo.
Eu prefiro ser ateu e estar errado, passar a eternidade no inferno com Lúcifer vomitando ácido quente na minha cara do que ser cristão.
« Última modificação: 17 de Março de 2010, 22:07:27 por Dante Cardoso Pinto de Almeida »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 27 de Março de 2010, 23:13:36 »

Sem contar que a Aposta foi contestada por muitas correntesa filosóficas, e mesmo no meio filosófico cristão ela está em baixa.

Apenas para constar. Lembro que li no Philosophy & Phenomelogical Research, em priscas eras, um artigo de Larimore Nicholl, no qual ele considera o argumento de Pascal como imoral e epistemologicamente irresponsável e critica os utilitaristas por apoiá-lo.
Foto USGS

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #15 Online: 02 de Abril de 2010, 19:15:40 »
O própio raciocínio de Pascal ao meu ver vai contra os fundamentos (ao menos os expostos) cristãos... acreditar para tirar proveito do mesmo dentro da concepção católica não garantiriam uma ascensão divida.

Mas se seguirmos o raciocínio dele, e se levarmos em consideração a infinidade de religiões e deuses, o que melhor garantiria uma boa pós-vida (levando também em consideração que se Deus existir ele não se importar em crer por oportunismo) seria não ter uma religião e crer numa força genérica, compreensiva e boa. Pois seria um tiro no escuro apostar na existência de algum Deus intolerante do tipo: "acredita em mim vai pro céu, acredita em outro vai pro inerno".
  Caso acredite num deus genérico, bom e compreensivo, certamente compreenderá que na Terra existem tantas religiões que seria impossível escolher alguma, e por ser genérico você não perderá ou se reprimirá por dogmas impostos... logo não teria o que perder, mas teria o que ganhar.
/------------------/--------------------/

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #16 Online: 02 de Abril de 2010, 20:09:53 »
Sim, eu sempre achei isso também. O Deus em que acreditava na minha infância daria uma tremenda bronca nesses crentes de conveniência :-P

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #17 Online: 12 de Maio de 2010, 10:56:15 »
elyson scafati

1) O argumento de Pascal claramente se refere ao Deus bíblico-cristão e não a “um deus”. A Aposta de Pascal é se “Deus”, aquele em quem Pascal acreditava, existir. Portanto a pergunta "qual deus" já é respondida: o Deus da Bíblia. A objeção dos “muitos deuses” ignora quem era Pascal, ignora quem é o interlocutor e ignora tudo o que o cristianismo já escreveu sobre a existência de Deus.
Em suma: a objeção dos muitos deuses é um atestado de ignorância (já que ignora tantas coisas).

A Aposta de Pascal é apenas um fragmento de uma obra mais ampla escrita por um teísta cristão. É um argumento pragmático dependente de verdades anteriores.
Com base em argumentos anteriores, Pascal reduz as opções de vida a 2 caminhos: o teísmo cristão e o não-"teísmo cristão". Ao contrário do que possa parecer, sua Aposta não é “teísmo x ateísmo”. Por isso, o argumento é mal utilizado por cristãos e mal refutado por ateus.

2) Ateus não apostam? Mesmo ignorando o fato de Pascal estar se referindo ao Deus cristão, que promete vida eterna (o que elimina várias outras divindades), a objeção dos “muitos deuses” é um atestado de burrice: “Ok, admito que o teísmo é correto [1]. Mas como você não me deu a identidade exata do deus verdadeiro eu prefiro continuar não acreditando em deus nenhum”.

Assim, a objeção dos muitos deuses acabaria com todas as loterias e sorteios. O ateu coerente nunca apostaria em nada e nunca entraria num sorteio. O argumento dos “muitos deuses” pode se transformar em argumento dos “muitos números”, e já que ninguém sabe que número será o premiado, o mais seguro e inteligente é não jogar [2].

Mas para não perder a ilustração aqui: a Aposta de Pascal não se refere a acertar o deus correto. A Aposta dele é simplesmente apostar ou não no Deus bíblico. Ateus e crentes esculhambam o argumento de um dos maiores pensadores cristãos de todos os tempos.

Eu sou de opinião que existe um mal entendido tremendo, quando se fala de "deus"...

É como diferenciar o Uno do múltiplo. Se a Natureza é um todo, mais ou menos infinito... Pode entretanto ser constituída por múltiplos universos, cosmicamente organizados ou não.

Comparemos a Humanidade, ao Uno e os homens, em particular ao múltiplo. Assim dessa forma teremos "deus", como a Humanidade, e os "deuses", como os homens em sua singularidade.

Portanto na minha opinião, falar de "deus", é uma coisa muito diferente de falar de "deuses". E parece-me evidente, que muitas pessoas se confundem com isso.

Em termos de religião comparada, eu admito que "a aposta de Pascal", se refere fundamentalmente, a considerar se o ser humano, tem ou não tem, uma forma dupla de viver...

Nós como animais viventes, somos almas espirituais, que naturalmente transcendemos a vida física e temos hipóteses de ter uma meta-continuidade psíquica ou mental... Ou apenas, somos uma espécie de máquinas orgânicas, que casual e espontaneamente, começamos a evoluir e mais dia menos dia, desaparecemos tão espontaneamente como surgimos?

Evidentemente, que se uma aposta pascaliana desse tipo, aparentemente, se baseia no confronto de opiniões sobre "deuses" mais ou menos sádicos, que depois de "desencarnar-mos", vão-nos moer o juízo com torturas horrivelmenrte cruéis, ao estilo sado-masoquista cristão, então estou crente, que é melhor não apostar em nenhum "deus".

Mas se a "aposta de Pascal", em última instância, se refere simples e necessariamente, a que temos a hipótese magnífica de sermos seres imortais, em termos anímicos, metafisicamente especulando, então acredito, que para o meu estilo pessoal de compreender a consciência humana e "divina", é da máxima vantagem apostar nesse tipo de optimismo espiritualista. :idea:   

Offline elyson Scafati

• Nível 01
  • *
« Resposta #18 Online: 15 de Maio de 2010, 10:16:52 »
Oi Lusitano.

O texto que vc cotou não fui eu quem escreveu eu o extraí do seguite blog:

http://vanessinhameira.blogspot.com/2009/12/estao-avacalhando-aposta-de-pascal.html

Agora a análise abaixo deste texto ( o segundo post) é realmente de minha autoria.

Mas vamos lá:

Pascal era adepto do Jansenismo, um doutrina não muito bem vista pela Igreja. Assim, suas ideias eram um tanto que antagônicas às da Igreja de sua época e, portanto,  por ela não muito bem aceitas. O Jansenismo possuia um viés político e de postura dogmatica extremada. Ou seja, não estava aberto a novidades.

Assim, a aposta em si e a obra Pensamentos foram delineadas no contexto jansenista, o que acaba por caracterizá-la como uma visão fechada do que pode ser deus, o além e a alma. A aposta representa o seguinte raciocínio: se "A" então "B"; se "C" então "D".

mas vejamos:

Se somos imortais e temos um pós vida, o que garante que no além encontraremos um deus? Veja que uma premissa (ser imortal) não garante que deus ou deuses exista (am).

A aposta de Pascal possui 3 premissas:

Uma é a imortalidade da alma e a outra e o fato de vc crer no deus bíblico. Ambas lhe concedem a glória divina se o tal deus realmente existir (terceira premissa).

Mas na verdade ela nada mais é que um falso dilema que exclui outras hipóteses como existirem outros deuses; qual a forma correta de se adorar este deus que ela descreve; se em vez de céu e inferno, como pregam os cristãos protestantes, existir um mundo dos mortos, como pensavam os gregos; ou um mundo dos espíritos, segundo os espíritas; ou ainda um purgatório, como dizem os católicos; ou diversos níveis de evolução espiritual como dizem os budistas e hinduístas.

Assim, não podemos encerrar esta aposta apenas para o mundo cristão o único que era reconhecido como verdadeiro pela sociedade em que Pascal vivia e para o contexto no qual ela foi proposta por seu autor. Há que se considerar também que  havia certa proibição em se professar outros credos que divergissem daquilo que a Igreja dizia (os judeus que o digam, os hereges e as brigas entre protestantes e católicos idem).

Assim, o contexto desta aposta é cristão jansenista e não ecumenista, o que a anula de pronto frente às diferenças hoje existentes. Assim, temos de analisar o texto de acordo com seu contexto e, jamais, aplicá-lo indiscriminadamente a qualquer situação, sociedade, cultura, ou realidade, como fazem certas marcas de cristão.

A aposta vale, desde que vc seja um cristão jansenista ou um fundamentalista protestante. Mas ela perde seu valor se colocada frente aos diversos sistemas culturais, filosóficos, sociais e religiosos hoje reconhecidos e frente a dinamicidade social, o que não mais permite tal corte metodológico, como fizera Pascal ao propô-la.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #19 Online: 15 de Maio de 2010, 13:02:11 »
elyson Scafati

Oi Lusitano.

O texto que vc cotou não fui eu quem escreveu eu o extraí do seguite blog:

Agora a análise abaixo deste texto ( o segundo post) é realmente de minha autoria.

Mas vamos lá:

Pascal era adepto do Jansenismo, um doutrina não muito bem vista pela Igreja. Assim, suas ideias eram um tanto que antagônicas às da Igreja de sua época e, portanto,  por ela não muito bem aceitas. O Jansenismo possuia um viés político e de postura dogmatica extremada. Ou seja, não estava aberto a novidades.

Parece-me que o seu texto, está muito bem exposto e explícito. :ok:

Offline elyson Scafati

• Nível 01
  • *
« Resposta #20 Online: 28 de Maio de 2010, 00:18:13 »
Grato Lusitano.

Eu lancei um desafio ao autor do texto em vir debater aqui comigo, mas acredito que o seu silêncio deva ser uma recusa a tal.

Pode ser que no local onde se encontra a aposta, eu tenha recebido muitos xingamentos, por serem pessoas intolerantes e fundamentalistas que vestem uma máscara para se passarem por bonzinhos mas na verdade são uns hipócritas com corações e "almas" impuras, ignorantes, preconceituosas, cheias de ódio, intolerância e sem o mínimo de respeito pela opinião alheia devido ao fundamentalismo. Eles clamam por democracia, desde que somente sejam aceitas as ideias deles.

Seria este o tema da aposta de Pascal? "Independente de ser quem vc é, basta acreditar que está tudo certo."

Acho que se existir um deus, não é nada disso. O que será visto  e pesado serão suas atitudes e o que de fato existe em seu interior. Então apostem em ser pessoas boas, francas, éticas, solidárias, sinceras, mas jamais para barganhar com os deuses e sim para fazer do nosso mundo um mundo melhor.

Abraço

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #21 Online: 28 de Maio de 2010, 00:33:00 »
Ainda perdendo tempo com esta retardada?

Offline elyson Scafati

• Nível 01
  • *
« Resposta #22 Online: 28 de Maio de 2010, 13:42:19 »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #23 Online: 28 de Maio de 2010, 15:51:24 »
elyson Scafati

Acho que se existir um deus, não é nada disso. O que será visto  e pesado serão suas atitudes e o que de fato existe em seu interior. Então apostem em ser pessoas boas, francas, éticas, solidárias, sinceras, mas jamais para barganhar com os deuses e sim para fazer do nosso mundo um mundo melhor.

Abraço

Também acho!!! :ok:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!