Autor Tópico: Tecnologia paraense permite fazer cerveja em casa até com frutas  (Lida 937 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Tecnologia paraense permite fazer cerveja em casa até com frutas
« Online: 15 de Março de 2010, 11:01:44 »
Tecnologia paraense permite fazer cerveja em casa até com frutas

Universidade garante que é possível fazer cerveja até com frutas regionais


Você prepara a festa e manda comprar a cerveja... Não! Você a faz!!!

Aquele verão quente e você resolve tomar uma cervejinha bem gelada. Que tal fazer a sua própria cerveja, do jeito que você sempre quis? Pois é isso que pesquisadores do curso de Tecnologia Agroindustrial, da Universidade do Estado do Pará (Uepa), estão prometendo. Eles desenvolveram um curso de extensão que ensina a arte de produzir cerveja em casa, com baixo custo e fácil produção. Tudo com uma diferença: ela pode ter o sabor de frutas regionais, como cupuaçu, bacuri, acerola e manga.

"Para se ter uma boa cerveja basta cevada, lúpulo, levedura e uma boa água. A fabricação é muito simples; já realizamos com sucesso a produção de cervejas de frutos da região, e também de maçã, morango e abacaxi. Em princípio, pode ser feito cerveja de qualquer fruta", diz Marcos Eger, pesquisador responsável pelos cursos.

As cervejas produzidas possuem um teor alcoólico de 1,3 a 5%. Até agora, a produção realizada nos laboratórios de tecnologia se limita a 20 litros, ou seja, 33 garrafas de 600 ml.

Para Eger, a fabricação caseira pode ser uma alternativa de renda para pequenos produtores do Estado com a criação de microcervejarias de frutas regionais. "Na Alemanha, por exemplo, não existem grandes cervejarias, o que existe são pequenas unidades que atendem pequenas regiões. Se fabricada no interior do Estado, por exemplo, teríamos um produto próprio, de baixo teor alcoólico, rico em proteínas e que pode gerar um bom lucro, já que o custo é pequeno e pode ser vendido por um valor mais baixo do que o cobrado por outras cervejas", diz o pesquisador.

A próxima ação é aproximar as comunidades do interior junto aos núcleos da Uepa neste projeto. Já foram realizados cursos em Belém, Paragominas, Marabá e recentemente em Cametá, onde os pesquisadores convidaram os empresários locais para experimentar a cerveja de acerola.

A princípio, os cursos de cervejaria são para os alunos de tecnologia agroindustrial, mas podem ser solicitados por outras instituições na coordenação do projeto, que fica no Centro de Ciências Naturais (CCNT/Uepa).

http://tecnologia.br.msn.com/noticias/artigo.aspx?cp-documentid=23582874

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Dbohr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.179
  • Sexo: Masculino
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Tecnologia paraense permite fazer cerveja em casa até com frutas
« Resposta #1 Online: 15 de Março de 2010, 15:10:27 »
Provei uma cerveja vermelha (não lembro do que era feita agora) feita por uma microcervejaria destas nas Docas lá em Belém. Muito boa!! Naquele calorão é cai muito bem.

Inexplicável é o gosto que os paraenses desenvolveram pela Nova Schin  :nojo:

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!