http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=5034877&tid=5304101602005356013A herança de idéias que ela deixou, traduzida no conteúdo de vários livros ou no trabalho ativo influenciou de maneira decisiva, estadistas como Gandhi e Nehru, poetas como Yeats e Fernando Pessoa, pintores como Mondrian e Kandinsky, compositores como Alexander Scriabin, cientistas como Albert Einstein, Oppenheimer e Thomas Edison, escritores como Bernard Shaw e Aldoux Huxley, além de gigantes de espírito como Rudolf Stciner e Krishnamurti.
No campo da ciência, ela antecipou muitas das idéias da física relativista e da astrofísica ao postular a teoria dos campos de força, tanto os cósmicos quanto os infra-atômicos. Muito antes que a física oficial o fizesse, ela colocou a possibilidade da divisão e fragmentação do átomo, e referiu-se aos aspectos de liberação energética inerente a tais divisões. Alertou inclusive quanto aos riscos e perigos que o mau uso das técnicas da fragmentação atômica poderia acarretar. Isso cerca de sessenta anos antes que a primeira bomba atômica explodisse em Hiroxima e Nagasaki.
Quando se sabe de tudo isso, fica fácil entender porque Albert Einstein tinha como livro de cabeceira A Doutrina Secreta, de Helena Blavatsky.