Autor Tópico: Peer pressure  (Lida 1348 vezes)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
Peer pressure
« Online: 22 de Março de 2010, 14:58:00 »
Ou, "pressão dos pares".

Tenho um colega que tem uma filha pequena. Estávamos discutindo educação infantil e ele, cuja filha acabou de
entrar no colégio, veio com o seguinte argumento (parafraseando):

"É, a gente tem que fazer eles acreditarem  em alguma coisa. Imagina, eles estão em um ambiente
onde todas as crianças são religiosas! Eu não quero que ela se sinta excluída."

Sei que esse colega é o típico religioso social, não praticante, e sei também que ele deseja o melhor para sua filha.
Por um lado, fiquei pensando que esse não é um bom ponto de partida para criar uma pessoa com mentalidade crítica
e independência intelectual. Por outro lado, não deixo de pensar que ele tem uma certa dose de razão (lembrando que se trata
de uma criança pequena - discordo totalmente desse argumento se aplicado a um adolescente).
A questão é: até que ponto o estímulo à superstição nessa idade pode resultar em um espírito crédulo no futuro?

Dado: fui criado por pais católicos pero no mucho, em colégios católicos, virei católico de ir à missa, mas acabei me
tornando ateu na adolescência.

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Peer pressure
« Resposta #1 Online: 22 de Março de 2010, 16:14:34 »
Não negando que ele tenha certa dose de razão ao expressar essa preocupação, eu faria a seguinte pergunta para ele: se por acaso você descobrisse que todas as outras crianças do local são muçulmanas, você converteria sua filha ao Islã para ela não se sentir excluída?

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #2 Online: 22 de Março de 2010, 16:51:12 »
Só se as coisas mudaram radicalmente desde que eu ia ao colégio, mas nunca que crianças do 1º grau discutiam religião.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #3 Online: 22 de Março de 2010, 17:44:06 »
:| Concordo com o Di.
Temos que levar em conta que atualmente as pessoas buscam diferenciais, e ser um cético no meio de um monte de religiosos é ser especial. :hihi:
Trocando em miúdos: ser do contra também é legal!
vanitas vanitatum omnia vanitas

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 22 de Março de 2010, 20:05:48 »
Não negando que ele tenha certa dose de razão ao expressar essa preocupação, eu faria a seguinte pergunta para ele: se por acaso você descobrisse que todas as outras crianças do local são muçulmanas, você converteria sua filha ao Islã para ela não se sentir excluída?

Ótimo ponto. A resposta dele seria óbvia.

Di: realmente, não me lembro de jamais ter discutido religião com meus colegas do primeiro grau. Era só mesmo
nas aulas de doutrinação, lavagem cerebral religião.

Flávia: ser do contra pode até ser legal, mas só a partir de uma certa idade. Mas para crianças com menos de,
digamos, 10 anos, pode ser meio chato.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #5 Online: 22 de Março de 2010, 20:24:31 »
Sim, de acordo. Lembro-me de quando estudei em um Colégio Marista, lá pela 1a série. Cheguei a querer fazer catequese, apesar de não ter família católica, só porque todos meus amigos faziam. Eu achava que era algo como natação, tênis, violão. :lol:
vanitas vanitatum omnia vanitas

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 22 de Março de 2010, 20:29:10 »
Já eu nunca esqueci o seguinte diálogo com a professora de religião:

Eu: Então, Jesus veio e salvou todo mundo?!
Prof.: Foi.
Eu: Então, então, então os romanos foram embora e libertaram os judeus e todo mundo foi feliz?!!
Prof. Ahm... Bem... Na verdade... Não...
Eu: ???

:lol:

Alan Watts

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 22 de Março de 2010, 22:39:48 »
eu estou com um problema semelhante. A educação que estou dando para a minha filha é agnóstica (nunca vi, tem gente que acredita, respeite seus amiguinhos). só que tive que acrescentar outro ponto, o "só discuta isso com o papai";

Minha filha esse mês pegou uma amiguinha dela e começou a perguntar se deus fez tudo quem fez deus. Não disse isso para ela, e ela sempre me perguntava sobre a evolução do quem era o pai do pai do pai do pai do pai do pai.... do macaco. E eu falava que tem uma teoria, mas que não está bem explicado.

Só que ela pegou a menina e deu uma trucada.. ela me contou que a menina nao gostou. Eu expliquei para ela que muitas pessoas vão preferir ser xingadas do que ter uma discussão assim.

E ela só tem 6 aninhos...
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #8 Online: 23 de Março de 2010, 11:55:16 »
Já eu lembro que na primeira série a professora ficava falando pra todo mundo, para sempre orar e pedir a deus antes de ir dormir, para melhorar a nossa escrita. Ai um dia uma menina disse que orava todo dia e que aquilo não resolvia nada. Parece que as crianças são mais inteligentes do que muita gente pensa.
Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #9 Online: 23 de Março de 2010, 12:17:57 »
Religião também não foi um problemas nos meus anos iniciais da escola. Apesar da escola em questão ter “Santo” no nome, não havia aulas religiosas. O pior que acontecia eram os aniversário da escola, que aí sim eram comemorados em uma igreja próxima, ao som das crianças cantando Padre Marcelo Rossi, mas quem não quisesse não participava (nem isso virava assunto para fofoca das crianças).
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #10 Online: 23 de Março de 2010, 21:35:16 »
Interessante o ponto.
Deve-se levar em conta que crianças muitas vezes são "sem-noção", parecem sentir prazer em fazer escárnio daquilo que é diferente.
"Ignorância é força! Guerra é paz. Liberdade é escravidão." O Partido. 1984, George Orwell

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #11 Online: 24 de Março de 2010, 09:17:24 »
Eu acho que a atitude do Agnóstico é interessante: propõe a dúvida, orienta a respeitar a diferença e a discutir isso só em casa. Talvez seja mesmo o melhor deixar o confronto para mais tarde.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 28 de Março de 2010, 17:52:59 »
Tenho um filho que fará 5 anos em breve. Nunca permiti nenhum contato formal com qualquer religião, apesar de meus pais serem cristãos católicos.

Há poucas semanas ele me perguntou sobre o "papai do céu", pois meus pais falaram do deus cristão usando esta metáfora, e eu lhe respondi que o "papai do céu" é para os avós dele, o que são o Homem Aranha para ele e o Homem de Ferro para mim. Representam superheróis, mas que não existem de fato, apenas na nossa imaginação.

Parece que até o momento a resposta foi satisfatória, pois não houve nenhuma outra menção.
Foto USGS

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #13 Online: 28 de Março de 2010, 17:55:01 »
Este texto é interessante, é um pai contando como seu filho de 6 anos debancou o design inteligente (em inglês)
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #14 Online: 28 de Março de 2010, 21:51:16 »
Existe aquela brincadeira do "existe ou não existe"que acho que os pais deveriam brincar com os filhos e deixar que eles mesmos desenvolvam seu senso critico.
Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!