Autor Tópico: A Imperfeição da natureza é tema de novo livro de Marcelo Gleiser  (Lida 2061 vezes)

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
A Imperfeição da natureza é tema de novo livro de Marcelo Gleiser
« Online: 23 de Março de 2010, 14:59:34 »
Imperfeição da natureza é tema de novo livro de Marcelo Gleiser

23/03 - 12:27 - Priscila Borges, iG Brasília

O físico Marcelo Gleiser, 51 anos, se acostumou a decifrar a ciência para o público leigo. Programas de TV, coluna em jornal, palestras -- os meios utilizados pelo experiente cientista e professor são inúmeros. O esforço de Gleiser, que decidiu ser físico ouvindo do pai que ninguém “o pagaria para contar estrelas”, tem uma razão nobre: dar às pessoas a chance de construir uma visão mais crítica do mundo. Para ele, a compreensão da ciência liberta o ser humano do medo do desconhecido.

“Não é só a tecnologia que faz do mundo de hoje diferente do mundo de Cabral, em 1.500. O modo como ele pensava que o mundo era é totalmente diferente. A ciência faz parte da nossa cultura. As pessoas precisam absorver isso até como ferramenta para desenvolver um pensamento mais crítico”, afirma o professor de física teórica na Dartmouth College, nos Estados Unidos. Agora, Gleiser pretende ir além e quebrar paradigmas da ciência, mostrando que a natureza não é perfeita.

O assunto do novo livro de Marcelo Gleiser, Criação imperfeita — Cosmo, vida e o código oculto da natureza, publicado pela Editora Record, foi o mote usado pelo autor para mostrar aos estudantes da Universidade de Brasília (UnB) que não há limites para o conhecimento. Nesta terça-feira, ele falou a calouros e veteranos em um evento organizado pela reitoria para receber os alunos: a Aula da Inquietação. O objetivo do encontro é levar os jovens a refletir sobre o papel deles na universidade.

“Queria mostrar a eles que o conhecimento não é uma coisa finalizada. É um processo e cada um de nós contribui para ele”, comenta o físico. “As visões de mundo que a gente constrói estão sempre em fluxo e a coisa mais importante que se pode aprender na escola ou fora dela é pensar criticamente sobre o que você aprende e sobre o mundo”, sentencia.

A voz da experiência
Gleiser fala de si próprio quando toca nesse assunto. O novo livro é fruto das mudanças de pensamento que ele viveu ao longo de anos de estudo e pesquisa. Ele conta que, quando começou a carreira, acreditava que havia uma ordem unificadora de tudo o que existe no universo – como boa parte do mundo ocidental. Buscava por uma teoria final, que explicasse o sentido e o funcionamento do cosmo. “Hoje mudei completamente minha percepção da realidade”, diz, categórico.

Para o cientista, a perfeição e a simetria da natureza são fantasias. “Não há nada de concreto que aponte nesse caminho. As pistas vão na direção oposta”, avisa. Gleiser conta que as experiências que desenvolveu mostraram que a natureza cria por meio de suas assimetrias e imperfeições. No novo livro, há um capítulo dedicado exclusivamente a Johannes Kepler, físico que buscava a perfeição da forma dos movimentos celestes. O capítulo, chamado de O erro de Kepler, critica a insistência da perfeição.

“Chega um ponto em que a gente tem de deixar de insistir nessa busca pela ordem, que é mais uma produção de um desejo nosso, e olhar para o que a Terra quer nos dizer”, enfatiza o físico. Ele classifica a própria obra como um manifesto. Um manifesto sobre a importância da vida e do homem para o universo. “Os seres humanos, cada vez mais desacreditados, têm uma vida complexa e inteligente muito rara. Somos como o que o universo pensa sobre si mesmo. Essa consciência cósmica é essencial para preservar o que a gente tem”, diz.

Compreender a complexidade da vida e da natureza, na opinião de Gleiser, é criar uma relação espiritual com o universo. “É uma direção de nova espiritualidade, que nada tem a ver com religião organizada”, afirma.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
Re: A Imperfeição da natureza é tema de novo livro de Marcelo Gleiser
« Resposta #1 Online: 23 de Março de 2010, 15:49:16 »
Somos como o que o universo pensa sobre si mesmo. Essa consciência cósmica é essencial para preservar o que a gente tem”, diz.

:o Lusitano ?

Parei aqui
“É uma direção de nova espiritualidade, que nada tem a ver com religião organizada”, afirma.

Sim, é o final do texto

Sim, nao tem graça

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 24 de Março de 2010, 20:36:49 »
Mas o que raios significa uma "criação imperfeita"?

"Criação" significa que ele virou um teísta ou pelo menos um panteísta? E qual é a definição de "imperfeita"?

Ou será que é uma estratégia editorial semelhante ao utilizado por Stephen Hawking para atrair crentes aos seus livros de divulgação científica. :wink:

De qualquer modo vou ler o livro.
Foto USGS

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 25 de Março de 2010, 11:10:48 »
Quando se faz divulgação tem-se que adequar o discurso à plateia, sob pena da plateia não entender a mensagem.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 25 de Março de 2010, 17:53:57 »
Quando se faz divulgação tem-se que adequar o discurso à plateia, sob pena da plateia não entender a mensagem.

Foi o que eu disse. :ok:
Foto USGS

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #5 Online: 09 de Abril de 2010, 17:50:10 »
Comprei o livro e por equanto, eu estou gostando. Vamos ver...

Atheist

• Visitante
« Resposta #6 Online: 09 de Abril de 2010, 19:51:28 »
Somos como o que o universo pensa sobre si mesmo. Essa consciência cósmica é essencial para preservar o que a gente tem”, diz.

:o Lusitano ?

Parei aqui
“É uma direção de nova espiritualidade, que nada tem a ver com religião organizada”, afirma.

Sim, é o final do texto

Sim, nao tem graça

Ele está copiando Carl Sagan...

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #7 Online: 19 de Junho de 2010, 15:26:47 »
<a href="http://www.youtube.com/v/JWP9VZuF4oM&amp;feature=related" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/JWP9VZuF4oM&amp;feature=related</a>

<a href="http://www.youtube.com/v/FotLZ5RykzY&amp;feature=related" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/FotLZ5RykzY&amp;feature=related</a>

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #8 Online: 05 de Setembro de 2010, 14:02:21 »
O livro está na promoção (R$29,90 ) no Submarino http://www.submarino.com.br/produto/1/21806443/criacao+imperfeita:+cosmo,+vida+e+o+codigo+oculto+da+natureza  em outros sites ele sai por R$49,00. Quem estiver interessado aproveite a promoção, acabai de fazer o meu pedido. 

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #9 Online: 02 de Outubro de 2010, 18:15:01 »

Foi o que eu disse. :ok:

G1 - O livro se chama "Criação imperfeita", mas ao longo da obra são dados vários exemplos de dogmas religiosos (como o de que a terra é seria centro do Universo) que foram vencidos por descobertas científicas. Por que usar o termo "Criação"?

Marcelo Gleiser - É um modo de trazer a atenção do leitor para o fato de que eu estou falando sobre o que existe no mundo. Eu penso em Criação, com "C" maiúsculo, no sentido que as pessoas religiosas têm por obra de Deus, tudo o que existe no Universo. Talvez seja um pouco de sarcasmo chamar Criação – o que é uma coisa que por definição é perfeita, sendo obra de Deus – de imperfeita. Mas a ideia é justamente essa. Eu quero mostrar ao leitor que esse mito que a gente tem de que o mundo é perfeito, de que a natureza é uma obra divina, tem que cair.

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/04/livro-de-marcelo-gleiser-tenta-tirar-resquicios-de-religiao-da-ciencia.html

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 02 de Outubro de 2010, 19:10:21 »
O livro é bom.

O mercado editorial interfere muito na capa, títulos e outros detalhes, para atrair o leitor.

Mas o conteúdo é interessante, e por um bom preço.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #11 Online: 04 de Outubro de 2010, 08:59:36 »
É uma ideia bastante incomum (não sei se inovadora) em física, já que quebra com o histórico paradigma da perfeição das "leis naturais". A busca por simetrias (perfeição) nos processos naturais tem sido a base para o progresso em física desde suas origens com os gregos e é isso que o Marcelo critica e quer (pretenciosamente) mudar. É essencialmente uma mudança na forma de ver/entender o mundo que tem implicações profundas no método/episteme da própria ciência em sua busca por explicações. A primeira vez que o vi falar sobre o tema achei fantástico por que é uma ideia destoante da visão tradicional, é uma mudança de um ponto de vista antigo para uma nova forma de ver as coisas e isso é que é legal.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!