Acho que o desaparecimento da tal ilha está mais associada a uma subsidência do que à elevação do nível do mar, porque neste caso implicaria em uma elevação eustática em mais de 2m e que fatalmente deveria se refletir nas demais ilhas e costas próximas. E parece que não é este o caso.
não entendi
Caro Agnóstico.
Uma rápida, e simples, explicação.
Eustasia
Uma variação eustática é um parâmetro que depende essencialmente do nível de base (oceanos). Por sua vez isto é função da variação, principalmente, do volume de água oceânica e do volume das bacias oceânicas, e em menor grau da temperatura média dos oceanos. E em todos os três casos a amplitude de variação é mundial.
Quando há um aporte maciço de água de degelo, por exemplo, o nível dos oceanos sobe e, em em períodos de glaciação, há uma diminuição deste nível. Este é o mecanismo mais conhecido e detectado de oscilação do nível de base, sendo sentido rapidamente, em termos de tempo geológico.
A diminuição no volume das bacias oceânicas é muito menos frequente e pode ocorrer, por exemplo, em casos de megaderrames basálticos no fundo dos oceanos. Se for um evento catastrófico (e por favor, crentes de plantão do CC, catastrófico em geologia significa apenas um processo de ação muito rápida para o tempo geológico, mas sem ser singular, e nem necessitar de uma "interferência divina") a variação também pode ser muito veloz.
A variação oceânica por expansão ou contração volumétrica da água devido à variações de temperatura é uma hipótese ainda com um certo ceticismo no 'mainstrean' geológico, ainda que em franca diminuição, mas simulações realizadas no JPL (não lembro agora da referência, mas vou procurar) mostraram a plausibilidade desta ocorrência.
Isostasia
A isostasia é um processo no qual uma porção da crosta apresenta alçamento (que equivale a um "recuo do nível relativo do mar") ou subsidência (que equivale a um "avanço do nível relativo do mar") em resposta à uma variação na quantidade de massa (carga) à ela superimposta. O processo isostático é de caráter mais restrito em termos de área de influência.
Então caro Agnóstico, baseando-se unicamente nas informações fornecidas pelo Unknown (apenas uma ilha e seu entorno muito próximo foram afetados e ausência de outra ocorrência semelhante em ilhas mais próximas ou na linha de costa vizinha, inclusive nos Sundarbans, que é uma região de altitude média muito baixa) é que eu sugeri que isto possa ter ocorrido por subsidência (rebaixamento do substrato) e não pela elevação do nível do mar pelo mecanismo mais alardeado pela mídia mundial (o famoso "aquecimento global").
Um abraço.