Como praticamente só ocorre recombinação do cromossomo X em mulheres, devem haver algumas diferenças interessantes com relação a outros cromossomos. Coisas que consegui imaginar, algumas bastante óbvias:
- deve de modo geral sofrer menos recombinação;
- as filhas necessariamente são potencialmente um pouco mais geneticamente "idênticas" aos pais do que às mães, uma vez que o cromossomo X paterno, se for o ativo, não terá sofrido recombinação (ou apenas muito mínima), e portanto será uma cópia daquele do pai.
- em contrapartida, os filhos deverão ser sob certos padrões, um pouco geneticamente mais diferentes dos pais que das mães, pois, ainda que o filho receba um cromossomo X não idêntico ao ativo da mãe, não recebe nada desse cromossomo vindo do pai, mas apenas o cromossomo Y, bem menor.
- uma curiosidade que resulta desses dois últimos pontos é que os homens parecem acabar sendo responsáveis por uma maior conservação genética familiar, ou em linhagens, em ambos os cromossomos sexuais, que tendem a ser passados integralmente adiante pelos homens. Por outro lado isso deve ser em longo prazo compensado no cromossomo X porque a transmissão desse cromossomo inalterado se dá necessariamente para filhas, que irão recombiná-lo em seguida.
Alguém já viu algum texto interessante sobre esse tipo de coisa? Gostaria de visualizar essas coisas num gráfico.