Autor Tópico: Como falar da morte com seus filhos ?  (Lida 1210 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Como falar da morte com seus filhos ?
« Online: 29 de Março de 2010, 08:34:04 »
Obviamente,essa é uma pergunta aos que já tem filhos([in]felizmente,não me incluo nessa classe):Como vcs conversam a respeito da morte com seus filhos ?
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: Como falar da morte com seus filhos ?
« Resposta #1 Online: 29 de Março de 2010, 09:34:16 »
Melhor resumir-se que é quando alguém deixa de existir, por isso, deve-se valorizar a vida. É bom dizer também que muitas pessoas acham que depois dá morte, a existência continua, existindo muitas opiniões diferentes sobre isso.

Quando a criança ficar mais velha, ela conclui o que pensa disso.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 29 de Março de 2010, 13:22:01 »
De maneira honesta... sem fantasias.

Uma verdade traumatiza menos que uma mentira.

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #3 Online: 29 de Março de 2010, 14:58:57 »
Tenho duas filhas, uma de 14 e outra de 4. A mais velha detesta que se fale sobre o assunto, mas como somos espíritas (eu e a mãe delas), tentamos lhe passar uma visão espírita da coisa.
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #4 Online: 29 de Março de 2010, 15:28:56 »
Eu tenho um filho de 10 anos que certa vez me falou que o Michael Jackson havia morrido de parada cardíaca por abuso (ou foi abusado?) de medicamentos. Fim de papo.

Ele continua fã do cara. Felizmente, nem eu, nem minha esposa e nem meu filho mais velho damos muita importância para o assunto morte. O assunto está aí, um dia vai acontecer com todo mundo e blá blá blá...

Preciso ver como os meus outros filhos vão levar este tema futuramente...

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #5 Online: 29 de Março de 2010, 15:44:35 »
Eu tenho um filho de 10 anos que certa vez me falou que o Michael Jackson havia morrido de parada cardíaca por abuso (ou foi abusado?) de medicamentos. Fim de papo.

Ele continua fã do cara. Felizmente, nem eu, nem minha esposa e nem meu filho mais velho damos muita importância para o assunto morte. O assunto está aí, um dia vai acontecer com todo mundo e blá blá blá...

Como temos muitos animais de estimação, principalmente gatos, meu filho ( 8 anos) já se deparou com a morte algumas vezes, o que ajuda  nesse tipo de coisa. O que digo sempre é que todos morrem um dia, mais cedo ou mais tarde, nada mais.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #6 Online: 29 de Março de 2010, 15:55:38 »

Como temos muitos animais de estimação, principalmente gatos, meu filho ( 8 anos) já se deparou com a morte algumas vezes, o que ajuda  nesse tipo de coisa. O que digo sempre é que todos morrem um dia, mais cedo ou mais tarde, nada mais.

Pois é, é mais ou menos por aí que eu vejo a coisa.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #7 Online: 29 de Março de 2010, 17:03:14 »
Ninguem fala mais que vira anjinho e vai pro céu tocar harpa?   :hihi:

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #8 Online: 30 de Março de 2010, 14:27:10 »
Obviamente,essa é uma pergunta aos que já tem filhos([in]felizmente,não me incluo nessa classe):Como vcs conversam a respeito da morte com seus filhos ?

Compre um hamster/pintinho/camundongo/peixinho dourado e espere...

Você não só poderá explicar o lance de "morte" melhor, mas também coisas como: Uso adequado do microondas, hamsters não comem hamburguers, sabão no aquário não lava o peixe, etc...
« Última modificação: 30 de Março de 2010, 14:29:23 por Diegojaf »
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Gordon Nerd

• Nível 10
  • *
  • A imaginação é mais importante que o conhecimento.
« Resposta #9 Online: 27 de Abril de 2010, 17:48:33 »

vc esta correto cara
Se A é o sucesso, então A é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada.

Os homens inteligentes não podem ser bons maridos, pela simples razão de que não se casam.

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #10 Online: 27 de Abril de 2010, 23:10:33 »
Nunca tive dificuldades com isso, respostas claras e sem ambiguidades, sem fantasias. As crianças aceitam a realidade com impressionante facilidade.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #11 Online: 28 de Abril de 2010, 11:22:27 »

vc esta correto cara
Depende do que seja verdade para vc. Para mim, a vida transpassa a vida terrena. E aí? Não acho que estou mentindo... para mim é verdade isso que digo a meus filhos.

Bem, minha filha de 6 anos tinha muitos questionamentos quando era menorzinha. Tinha pavor da mãe morrer. Ele chorava se falasse qualquer coisa sobre isso. Um dia o irmãozinho que estava na barriga morreu. Minha mulher, que queria outro filho a qualquer custo, começou a chorar muito na mesa de ultrassonografia. Pelo fato de eu estar viajando e minha sogra não ter podido ficar com ela, minha mulher teve que levá-la nesse momento. Ela viu minha mulher chorando quando recebeu a notícia do médico de que a criança estava morta. O médico se opôs à entrada de minha filha no consultório, mas minha mulher não tinha como deixar a menina na ante-sala. Enfim, minha filha ficou muito confusa, chorando muito... minha mulher chorava tb... que merda... eu estava no exterior... minha mulher me telefonou... Eu mandei ela dizer que a criança estava com Papai do Céu. Minha filha esqueceu o assunto e nunca mais perguntou nada. Hoje desencanou.

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #12 Online: 28 de Abril de 2010, 13:38:55 »
Talvez uma mentirinha para acalentar uma criança seja louvável, dependendo da idade, melhor dizer algo que conforta.
Não sei o que faria.

"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!