Philip Pullman separa Jesus de CristoAbaixo, a tradução caseira de um
trecho publicado pelo “Guardian” de
The good man Jesus and the scoundrel Christ (O bom homem Jesus e o canalha Cristo), o novo livro de Philip Pullman, que está sendo lançado depois de amanhã na Inglaterra. Na história, o autor de “A bússola de ouro” – primeiro romance de uma série best-seller cuja suntuosa adaptação cinematográfica foi interrompida após campanha da direita cristã – imagina Jesus e Cristo como irmãos gêmeos antípodas. Se Pullman estivesse falando de Alá, seria
fatwa garantida. Mesmo sem sentença de morte, porém, a vida do autor tem tudo para ser difícil nos próximos tempos, como comprova o humor seco deste encontro entre Maria e o “anjo”:
Naquele tempo, Maria tinha cerca de dezesseis anos, e José nunca a havia tocado.
Uma noite, em seu quarto, ela ouviu um sussurro vindo da janela.
– Maria, você sabe como é bonita? Você é a mais adorável de todas as mulheres. O Senhor deve tê-la favorecido especialmente para que fosse tão doce e tão graciosa, e tivesse esses olhos e esses lábios…
Ela ficou confusa e disse:
– Quem é você?
– Sou um anjo – disse a voz. – Deixe-me entrar e eu lhe contarei um segredo que só você deve saber.
Ela abriu a janela e o deixou entrar. Para não assustá-la, ele havia assumido a aparência de um homem jovem, como um dos jovens que conversavam com ela junto ao poço.
– Qual é o segredo? – disse ela.
– Você vai conceber uma criança – disse o anjo.
Maria ficou perplexa.
– Mas meu marido está fora – disse.
– Ah, o Senhor quer que aconteça já. Eu vim da parte dele especialmente para providenciar isso. Maria, bendita é você entre as mulheres, por ser a escolhida. Você deve agradecer ao Senhor.
E naquela mesma noite ela concebeu uma criança, exatamente como o anjo previra.http://colunistas.ig.com.br/sergiorodrigues/2010/03/29/philip-pullman-separa-jesus-de-cristo/