Autor Tópico: A escalada da ignorância  (Lida 1203 vezes)

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
A escalada da ignorância
« Online: 30 de Março de 2010, 16:01:22 »
Como primeiro post meu neste fórum, gostaria de chamar atenção para um aspecto pouco (aparentemente não por aqui, no fórum) discutido nos meios acadêmicos: como a falta de militância especializada (de pesquisadores sérios) está permitindo a manutenção de um estado de explícita ignorância concernente à ciência. Como devem saber, desde 1982 o instituto Gallup dos Estados Unidos vêm perguntando sobre o conhecimento do povo americano sobre a origem e desenvolvimento do ser humano, e é daí que sabemos que cerca de 40% dos americanos são ferrenhamente contra a Evolução. Como Dawkins nos mostra em seu último livro (O Maior Espetáculo da Terra), na Grã-Bretanha as coisas estão um pouco melhores, segundo pesquisa realizada pela Eurobarometer, mas ainda assim cerca de 13% negam veementemente a Evolução.

Coloco este assunto em específico aqui, e não na seção sobre Evolução, porque as conclusões que podem ser obtidas apontam para um problema que não é apenas religioso, e apenas relacionado à Evolução: outra pesquisa realizada pela Eurobarometer mostra que cerca de 19% dos pesquisados na Grã-Bretanha acreditam que a Terra leva um mês para dar a volta em torno do Sol (Dawkins, 2009). Pois bem... se cerca de um quinto da população da Grã-Bretanha não sabe o que determina o ano terrestre, não é de se surpreender que cerca de um décimo negue a Evolução. Para além do problema religioso (que é grande e gravíssimo), há um problema generalizado de EDUCAÇÃO CIENTÍFICA.

Além das tentativas para uma educação científica de qualidade (existentes e em ascensão nos principais programas de pós-graduação), sempre vi uma atitude de desleixo por parte de pesquisadores. Volta e meia me dizem: "mas vamos dar bola para esta gente doida? Numerólogos, terapeutas quânticos, místicos em geral, estarão conseguindo a atenção que querem se formos entrar em discussões a respeito". Ora... parece que não estão percebendo que eles já estão conseguindo esta atenção, e o pior: sem alguém que eloquentemente aponte suas (infantilóides) falhas.

Termino com uma alarmente passagem de "O Maior Espetáculo da Terra", retirada de suas últimas páginas:

"Em outubro de 2008, um grupo de aproximadamente sessenta professores do ensino médio americano reuniu-se no Centro para a Educação em Ciência da Universidade Emory, em Atlanta. Algumas das histórias de horror que eles relataram merecem ampla atenção. Um professor mencionou que alunos "desataram a chorar" quando souberam que iriam estudar a evolução. Outro professor contou que alunos gritavam repetidamente "Não!" quando ele começava a falar sobre evolução em aula. Outro disse que os alunos perguntaram por que, afinal, tinham de aprender sobre a evolução, já que se trata "apenas de uma teoria". Outro ainda declarou que "igrejas treinam estudantes para levarem à escola questões específicas e sabotar as minhas aulas". O Museu da Criação, em Kentucky, é uma instituição generosamente financiada, dedicada integralmente à negação da história nessa escala avançada. Lá as crianças podem cavalgar em um modelo de dinossauro equipado com sela, e não se trata apenas de diversão: a mensagem, explícita e inequívoca, é que os dinossauros viveram recentemente e coexistiram com humanos. O museu é dirigido pela Answers in Gênesis, uma organização isenta de impostos. O contribuinte, neste caso o contribuinte americano, está subsidiando falsidade científica, deseducação em grande escala.
Tais experiências são corriqueiras em todo o território americano, mas lembrem, detesto ter de admitir, estão se tornando comuns na Grã-Bretanha. Em fevereiro de 2006 o Guardian noticiou: "Alunos de medicina muçulmanos em Londres distribuíram panfletos que descartam como falsas as teorias de Darwin. Estudantes cristãos evangélicos também refutam com veemência crescente a idéia da evolução". Os panfletos muçulmanos foram produzidos pelo Al-Nasr Trust, uma associação beneficente registrada, isenta de impostos. Portanto, também o contribuinte britânico está subsidiando a distribuição sistemática de crassas e graves falsidades científicas a instituições educacionais britânicas".

É ou não é uma escalada da ignorância? A última frase de Dawkins, no citado livro, é: "Ainda não temos razões para nos despreocupar". Leram certo? "DESPREOCUPAR"!!

Olá a todos os que não estão despreocupados.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re: A escalada da ignorância
« Resposta #1 Online: 30 de Março de 2010, 16:07:55 »
Seja bem-vindo, Feyman. Username e avatar muito bem escolhidos. Não deixe de dar um pulo no tópico de apresentações.

Recentemente um professor aqui do IF-USP deu um seminário sobre como utilizar essas bobagens de Jesus Quântico para chamar a atenção dos alunos de ensino médio para como funciona realmente a ciência e até mesmo ensinar ideias básicas de física moderna que podem dificultar a vida desses charlatães.

Uma dica: experimente a tag [quote] para incluir citações, em vez de mudar a cor do texto.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #2 Online: 30 de Março de 2010, 16:12:00 »
Ayup. É como o Lovecraft previu, se não exatamente pelas mesmas razões: " (...) some day the piecing together of dissociated knowledge will open up such terrifying vistas of reality, and of our frightful position therein, that we shall either go mad from the revelation or flee from the light into the peace and safety of a new dark age."

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #3 Online: 30 de Março de 2010, 16:38:58 »
Valeu, SnowRaptor.
Dbohr, Russel já comentava sobre os temores humanos em descobrir que nossos mitos não passam de mitos. Mas, como diria Dr. House, "é sempre mais legal saber".
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #4 Online: 30 de Março de 2010, 16:40:47 »
Este tal de "cinturao da biblia " é de dar nos nervos mesmo

Putz, e levar a serio a narrativa do genesis é algo muito infantil

Acho que isso é medo de questionar suas proprias crenças

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #5 Online: 30 de Março de 2010, 16:48:25 »
Este tal de "cinturao da biblia " é de dar nos nervos mesmo

Putz, e levar a serio a narrativa do genesis é algo muito infantil

Acho que isso é medo de questionar suas proprias crenças

E não é apenas medo. Existe um efeito psicológico do meme quase impossível de domar... raros são os que se libertam deste estado, e por aqui temos o Fernando Silva a trazer esperança para todas as almas tomadas pela crença. :D

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #6 Online: 30 de Março de 2010, 17:16:07 »
E eu nao sei aonde que a teoria da evoluçao os ofende

É muito masi facil eles ficarem chocados com as aulas de Historia onde irao ver que suas crenças sao versoes de outras mitolofgias ou entao os crimes cometidos em nome da fé

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 30 de Março de 2010, 17:24:41 »
Eu fui criado em família católica... O poder de uma doutrinação desde criança é terrível, passei por imensas batalhas internas tentando conciliar ciência com religião, passei por períodos de "duplipensar", forçei definições.
Não sou cientista, sou engenheiro, mas sempre me interessei e li muito sobre diversos assuntos, de geologia e arqueologia a astrologia. Sempre gostei de tentar entender como as coisas funcionam.
E a medida que vai sobrando cada vez menos espaço para o deus das lacunas, a compreensão de que o universo não tem um propósito consonante com a vontade humana vai aumentando.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #8 Online: 30 de Março de 2010, 17:39:58 »
Não gosto de parecer alarmista, mas acho que o momento é ruim para os que defendem uma visão do mundo baseado na
realidade. O motivo? A internet. A rede mundial não só permite a disseminação de conhecimento baseado em fatos, como também
é uma forma de malucos de todos os naipes transmitirem suas crenças de forma barata e eficiente. Ela também ajuda a dar
uma aura de respeitabilidade para as crendices mais estranhas (pois ninguém consegue ver, além da página visualmente
elaborada, o autor maluco rasgando dinheiro e praguejando contra os alienígenas que tentam ler sua mente).
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 30 de Março de 2010, 17:43:04 »
Por que você acha isso, Manhattan? ::)

<a href="http://www.youtube.com/v/HV9gRFv5Kgc" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/HV9gRFv5Kgc</a>
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #10 Online: 30 de Março de 2010, 17:48:47 »
A esquizofrenia é tolerada demais... e muitos esquizofrênicos (no sentido do embate interno crença x razão) precisam trilhar um tortuoso caminho até perceber (se perceber) como as soluções surgem naturalmente quando abandonamos a mitologia cultural-familiar. Lembro-me claramente de quando, no fim da adolescência, em um estágio de dúvidas, mas de muita prepotência ainda, eu dizia com orgulho: "quem é fulano para negar deus? Qual a prova de que deus não existe?". Até ler (da maneira correta, sem necessidades doentias de "não ouvir" o que vai de encontro ao que acredito - desde que, claro, seja algo coerente e bem fundamentado) coisas básicas de epistemologia. Incrível como pode ser simples reconhecermos nosso disparates argumentativos, se tivermos a orientação adequada. Sorte minha, pude debater ferrenhamente com gente que sabia do que estava falando, que me mostraram bibliografias elementares para a questão da tão almejada "prova" que eu queria. Daí veio Popper, Lakatos, Kuhn, Feyerabend, Bunge, e pronto... nada como uma marretada na cabeça para acordar para a realidade. Educação, minha gente. Falta educação devidamente norteada para uma efetiva e sóbria emancipação destas besteiras já cosmopolitas.

Sou pessimista a este respeito. Apesar dos mais incríveis avanços em nossa compreensão, vejo uma involução cultural muito grande mundo afora.
« Última modificação: 30 de Março de 2010, 17:51:11 por Feynman »

Offline Mister B

• Nível 13
  • *
  • Walt Whitman, Brahms, Darwin, Marx. Pode escolher!
« Resposta #11 Online: 30 de Março de 2010, 18:03:46 »
Feynman, eu concordo plenamente com seu pessimismo.

Vejo que todos querem usufruir da tecnologia, querem ter acesso ao que há de melhor, mas quando o papo é o ensino de ciências, é isso que vemos. Vemos malabarismos para fazer a realidade "encaixar" nas lógicas tortuosas deles. Agora mesmo, em um dos tópicos estão defendendo o Adauto Lorenço. Não sou físico (passo muito longe disso, como analista de sistemas), mas em face aos argumentos e contra-argumentos e o conceito de razoabilidade/ navalha de Occam, é impossível engolir conceitos como terra jovem, hidroplacas, dinossauros convivendo com pessoas... Para nós, que ousamos questionar, tudo isso soa ridículo.

Mas a vontade de acreditar, o medo da morte, faz as pessoas ignorarem coisas simples, questionamentos até bobos porque se eles permitirem o questionamento, a crença cai por terra. Eu lembro bem quando comecei a ter dúvidas e o medo que eu tinha de questionar Javé. Pedia perdão por duvidar, perdão por questionar. Até que um amigo disse: "Cara, eu sou ateu. não consigo acreditar mais em nada que as religiões pregam". E nesse dia eu admiti que era possível não acreditar. E lembro que ele ainda disse: "Não tenha medo. No começo você sente algo como uma abstinência, mas depois que você realmente se entrega à razão, não tem volta e você está livre"

Mas é aquilo. Eu tive acesso à educação. Sempre fui curioso, sempre tive vontade de ir além. E esse "ir além" batia de frente com a religião e suas certezas. Algo como: "OK, Deus criou o universo, mas como? De onde ele tirou a matéria para criar tudo? Se Deus é onipresente, porque ele olha as coisas acontecendo e não faz nada?" E por aí vai...
"O cristianismo nos afirma que há um homem invisível, que vive no céu e vigia tudo o que fazemos, o tempo todo. O homem invisível tem uma lista de 10 coisas que ele não quer que a gente faça. Se você fizer qualquer uma dessas coisas, o homem invisível tem um lugar especial, cheio de fogo, fumaça, sofrimento, tortura e angústia onde ele vai lhe mandar viver, queimando, sofrendo, sufocando, gritando e chorando para todo o sempre. Mas ele ama você!
George Carlin

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #12 Online: 30 de Março de 2010, 18:07:41 »
(Assiste vídeo)...

Eu... Ahm... Eh... Digo...

Aw fuck.

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!