Autor Tópico: A reencarnação é racional?  (Lida 5040 vezes)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
Re: A REENCARNAÇÃO É RACIONAL???
« Resposta #25 Online: 19 de Abril de 2010, 20:21:53 »
Chato deve ser aguentar a reclamnação dos vizinhos quando ele for queimar os animais em sacrifício E se ele mora em apartamento? Churrasco conta?
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 19 de Abril de 2010, 21:16:55 »
Sai nos sábados apedrejando quem trabalha?
"Deus prefere os ateus"

Offline Bill

• Nível 02
  • *
    • noticiasdobill
« Resposta #27 Online: 05 de Junho de 2010, 18:52:22 »
Nem eu que era crente, e que tive o costume de ler longas discussões dessa pela internetz, aguentei o texto. RESUME ESSA PARADA MANO.

Mas falando sério, não há nenhum ponto, por qualquer que seja, da bíblia, em que haja concordância entre as religiões cristãs. Inclusive entre igrejas de uma mesma seita de bairros vizinhos há discordâncias.

Já vi discussões piores que estas entre evangélicos, sobre assuntos como roupas femininas, uso de véu (???) e álcool.

Mas há de se convir que isso é mania lá da suposta época de Paulo, quando a igreja era composta de meia dúzia de gatos pingados, e já havia discussões doutrinárias (aliás, até enquanto Jesus supostamente estava na terra, já tinha gente do grupo dele discordando).

E sim, reencarnação é tão racional quanto crer no papai noel (que aliás é mais racional, pois o bom velhinho aparece todo ano).

Primeiro tem-se que admitir a existência do espírito, que carregaria alguma memória moral, e que esse espírito entrasse numa "fila" de espera, para reencarnar (pois deveria esperar o nascimento de x pessoas).

O problema é que a quantidade de pessoas na terra cresce, o que indica que de alguma forma, se fizermos os cálculos, há uma criação constante de novos espíritos fresquinhos. Se não me engano, nascem ~85 000 000 pessoas por ano, enquanto morrem ~15 000 000. Temos aí um déficit de 70 milhões de corpos que teriam que ser preenchidos com os espíritos da fila, e com novos espíritos.

Aí que eu pergunto: Quem gerencia essa bagaça toda? Teremos que admitir um grande sistema divino (ou seja, admitir Deus + um grande RH divino), que de tempos em tempos pararia a produção mundial de espíritos, a fim de diminuir a fila de espera, tirando as milhões que estariam se elevando (e dado o histórico de espíritos elevados registrados, que podemos contar nos dedos, a coisa deve estar feia por lá), e colocando de volta à terra os espíritos que não se elevaram ainda (ou seja, quase todo mundo).

Ou seja, falei isso tudo para manter o mesmo nível de racionalidade que o espiritismo me pede, que é nenhum.
A minha preocupação não está em ser coerente com as minhas afirmações anteriores sobre determinado problema, mas em ser coerente com a verdade. (Gandhi)

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #28 Online: 05 de Junho de 2010, 22:27:32 »
Pra mim a reencarnação, sendo explicada sob uma ótica a partir de um deus perfeito não me parece racional. Eu vejo a reencarnação como um fator que permite a aceleração do aperfeiçoamento do espírito, já que o espírito pode evoluir no além, não só encarnado. Digo, que o que o espírito aprende no além, trabalha na Terra. Caso contrário a reencarnação seria inútil. Digo, que o que se assimila no além, se faz na Terra.

O espírito ele reencarna mais por conta de dívidas que acumula na Terra. Pois se não fosse por tais dívidas, não reencarnaria tantas vezes. Só reencarnaria só pelo aperfeiçoamento de sua moral e inteligência. Mas infelizmente na maioria dos casos há reparações a serem feitas.

Quando o espírito é inferior, ou seja, muito imperfeito (moralmente e intelectualmente imaturo), ele tende a acumular dívidas por conta de atos causados por sua própria imaturidade. Mas a medida que vai se aperfeiçoando e reparando dívidas, pelo amadurecimento moral e de conhecimento, vai deixando de acumular novas dívidas. Até chegar ao ponto em que dificilmente causará novas dívidas e já terá reparado a maioria das existentes.

E a partir daí, terá um carma mais positivo que negativo. Quanto mais imaturo o espírito, mais carma negativo tenderá ter. E quanto mais amadurecido, mais carma positivo terá. Ou seja, espíritos menos evoluídos sofrem mais que os mais evoluídos, apesar dos mais evoluídos trabalharem muito mais intensamente que os menos evoluídos. (trabalhar no sentido em servir ao próximo)

Ao menos a reencarnação me é mais lógica que a ressurreição na carne. Até agora não vi nenhum caso de defunto sair debaixo da terra e sair conversando com as pessoas, digo, na atualidade. Ao menos na reencarnação não tem esse problema de o corpo ter de se reorganizar depois de ter sido destruído. Além disso, de onde virão as células para o corpo se reorganizar? E como este corpo sairá do caixão? Vai acordar e ficar a eternidade toda lá preso?

O problema todo, o que causa confusão, é essa idéia das pessoas acharem que Deus é uma divindade ou entidade que fica nos observando, que age por conta própria, que pensa, sente... Se todos vissem isso como um mecanismo natural, primordial e em constante atividade (não por vontade, mas por mecanismo), não haveriam mais perguntas do tipo... "se Deus é tão bom, então porque existe imperfeição?" A imperfeição existe pois Deus não seria só perfeito, mas também imperfeito (em partes, não o conjunto estável).

Se todos vissem Deus como um mecanismo celestial, e não como entidade, tudo faria mais sentido! O universo não é regido por uma vontade superior, mas por um mecanismo superior, insensível e impessoal, inconsciente. Não seria perfeito nem imperfeito, pois perfeição e imperfeição são só uma ilusão gerada por nossa limitada observação e julgamento. Nos seria aparentemente perfeito (como um todo), mas imperfeito (em partes individuais). Parte individuais e dependentes entre si que formariam um mecanismo uno, perfeitamente estável. E por isso nos pareceria perfeito. Mas que visto em partes separadas, seria imperfeito. Perfeito e imperfeito ao mesmo tempo. Organizado e caótico ao mesmo tempo.

E pense bem... se Deus existe, então, se é uma causa primária de tudo, só poderia ser um mecanismo celestial... claro, em outra dimensão... que encobriria todas as outras. Pra mim, simplesmente não teria como uma entidade pensante ser a causa de tudo, pois é-me absurdo isso, não mais compro essa idéia de uma divindade que, por não ter nada pra fazer, resolveu criar tudo. Pra mim esse lance de criação não existe (nada surge do nada absoluto), tudo sempre existiu. A matéria em si sempre existiu (a que fez nosso universo surgir)... assim como Deus em si, como um mecanismo, e não entidade. Mecanismo esse que produz matéria que produz universos e espíritos.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #29 Online: 05 de Junho de 2010, 22:44:31 »
Deus é atemporal. E de acordo com um metafísico (usando a física quântica), quanto mais sutil a matéria espiritual (maior velocidade da luz vs menor constante de planck), mais será lenta a velocidade do tempo, mas que em compensação outros processos serão mais rápidos (velocidade da luz, por exemplo). Em tais universos, o tempo passará normalmente para os habitantes, mas para nós passará muito lentamente. E para eles o nosso tempo passa muito rápido. E essa teoria tem em base uma série de cálculos. Vá em www.worlditc.com, em theories e depois em Physical Model of the Parallel Etheral World.

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #30 Online: 05 de Junho de 2010, 23:11:02 »
Bom , na minha opinião, ma verdadeira religião crista adota a biblia na integra, caso ao contrario é uma pseuda religião crista, não esxiste meio termo.
Sei... Você segue REALMENTE a Bíblia na íntegra? Deve ser difícil encontrar uma trompa de chifres de carneiro nesses dias... Como você faz para saber se uma mulher está menstruada para evitar contato com ela no período? Suas roupas são confeccionadas sob medida para evitar ter dois tipos de fibras? Você come comida kosher? Pelo menos poupa uma grana em lâmina de barbear! :ok:

Putz... Que lenga-lenga....  :lol:

http://www.rainhasdolar.com/itemid=437

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 05 de Junho de 2010, 23:42:45 »
Deus é atemporal.

Até aí tudo bem, é apenas uma questão de crença em uma premissa metafísica.

E de acordo com um metafísico (usando a física quântica), quanto mais sutil a matéria espiritual (maior velocidade da luz vs menor constante de planck), mais será lenta a velocidade do tempo, mas que em compensação outros processos serão mais rápidos (velocidade da luz, por exemplo).

Qual é o metafísico que faz afirmações de física quântica? :susto:

Velocidade da luz maior que c. 300.000 Km/s no vácuo?  :susto:

Em tais universos, o tempo passará normalmente para os habitantes, mas para nós passará muito lentamente. E para eles o nosso tempo passa muito rápido. E essa teoria tem em base uma série de cálculos. Vá em www.worlditc.com, em theories e depois em Physical Model of the Parallel Etheral World.

É gozação Ênio?
Foto USGS

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #32 Online: 06 de Junho de 2010, 09:26:29 »
azzi

Por mais que você faça inúmeras expiações ao longo da eternidade, jamais se aproximará da única e perfeita expiação do perfeito Cordeiro Jesus, simplesmente porque você é imperfeito!. Como pode o imperfeito gerar o perfeito? Você só se torna perfeito [em espírito] quando se faz um com a Palavra de Deus que é Deus que é o absoluto perfeito Jesus. Portanto seria muita ingenuidade de nossa parte acreditarmos na teoria da reencarnação dada por supostos espíritos que se dizem de pessoas falecidas, os quais fogem do nosso entendimento e controle.

Se o "imperfeito", não pode gerar o "perfeito", porque que pode o "perfeito" gerar o "imperfeito"? Não será isto falacioso :?: :) :arrow: Desconfio que sim :!:
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #33 Online: 06 de Junho de 2010, 09:34:14 »
azzi

Mas Deus é tão sábio que, segundo a constituição do Reino dEle, permite que as nossas transgressões [pecados] sejam transferidas não para um ser humano e nem para um animal [carneiro] adulto [malicioso] mas para um filhote de carneiro [Cordeiro] com um ano de idade, ou seja, inocente, sem malícia, sem mancha [puro] e sem defeito [perfeito] para este cordeiro ser sacrificado [morto] em nosso lugar. Dando a entender com este ato profético que o Cordeiro trocou a sua pureza, a sua perfeição, a sua inocência e a sua vida, pela minha impureza, pela minha imperfeição, pela minha malícia e pela minha morte, tendo o sangue dele como a única prova de que alguém de fato morreu segundo a Lei para quitar a minha divida. Portanto, eu não preciso entrar em um processo de depuração em sucessivas reencarnações para atingir a perfeição, tanto é que, segundo a bíblia, o ser humano morre apenas uma única vez. Observe:

Desculpe: não consigo concordar com isso, de forma nenhuma. :(

Na minha opinião, isso é moral e eticamente intragável :!:

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #34 Online: 06 de Junho de 2010, 10:24:31 »
azzi

Analisando racionalmente esta doutrina:

Deus, o nosso Criador e Pai celestial, é também Espírito e absolutamente perfeito, portanto, quando falamos em comparações de perfeição, seja ela espiritual ou física, devemos sempre pegar como referencia o próprio Deus, cuja perfeição é infinita, imensurável e incomparável, pois, não existe outro Deus igual a Ele.

A principio o homem foi criado não igual a Deus, o Criador, mas originalmente proporcional a Deus, ou seja, o homem foi criado segundo a imagem e a semelhança de Deus com cem por cento de intelecto, com natureza impecável e livre. Portanto, entre o Criador e a criatura existe uma diferença infinita, porem perfeita com relação a Deus, pois o Criador é o modelo de referencia para tudo porque Ele é anterior a toda criação. Ora, para que Deus criaria o homem imperfeito e pecaminoso? Para se divertir sadicamente com o seu sofrimento nas suas auto expiações ao longo de reencarnações? Claro que não, Deus é Amor!.

Então se o homem foi criado perfeito, porque é que se desaperfeiçoou :?: :arrow: :|

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 06 de Junho de 2010, 10:47:20 »
azzi

Mas Deus é tão sábio que, segundo a constituição do Reino dEle, permite que as nossas transgressões [pecados] sejam transferidas não para um ser humano e nem para um animal [carneiro] adulto [malicioso] mas para um filhote de carneiro [Cordeiro] com um ano de idade, ou seja, inocente, sem malícia, sem mancha [puro] e sem defeito [perfeito] para este cordeiro ser sacrificado [morto] em nosso lugar. Dando a entender com este ato profético que o Cordeiro trocou a sua pureza, a sua perfeição, a sua inocência e a sua vida, pela minha impureza, pela minha imperfeição, pela minha malícia e pela minha morte, tendo o sangue dele como a única prova de que alguém de fato morreu segundo a Lei para quitar a minha divida. Portanto, eu não preciso entrar em um processo de depuração em sucessivas reencarnações para atingir a perfeição, tanto é que, segundo a bíblia, o ser humano morre apenas uma única vez. Observe:

2.... Estou concordando contigo, Lusitano!   :)
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #36 Online: 06 de Junho de 2010, 11:02:01 »
azzi

Ora, Deus não criou nada defeituoso! Deus fez tudo absolutamente perfeito devidamente equacionado e de uma forma equilibrada e harmônica, mas, quem destruiu esta perfeição equilibrada e harmônica foi o próprio homem através da transgressão da Lei [pecado], causando desta forma, uma serie de anormalidades, inclusive aquelas geradas e herdadas das transgressões {pecados} de nossos ancestrais, como é  relatado na carta aos Romanos, veja:

Hoje é necessário que eu ganhe o meu pão de cada dia com o suor do meu rosto porque o primeiro homem [Adão] pecou, e eu, como semente, herdei a natureza pecaminosa dele! Portanto, a terra se tornou maldita por causa do homem e não porque Deus é ruim. Observe:

(Geneses 3:17)

E ao homem disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra POR TUA CAUSA; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida. 18 Ela te produzirá espinhos e abrolhos; e comerás das ervas do campo. 19 Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás.

Essa, é como a de um pai, que guarda armas em casa e as mostra aos filhos menores; de modo, que eles tenham acesso fácil, a brincar com elas e diz: ai de vós de mexerdes, decerto que morrereis. :twisted: O "pai" vai passear, porque tem mais do que fazer... E quando regressa a casa, :hmph: :arrow: estão todos mortos e estropiados.

:x :arrow: Não vos avizei para não mexerdes :?: :arrow: Pois agora danem-se |( :!: Até que eu me acalme e lhes envie, daqui a uns milénios, o vosso mais obediente irmão Jesus Cristo: afim de ser sadicamente, torturado e morto, para finalmente ficar reparada a vossa desobediência. Até lá contento-me com enviar-vos um dílúvio universal, que vos há-de exterminar a todos menos ao meu querido e obediente filho Noé e respectiva família...  

E você diz, que isso é um pai amoroso? :'( A menos que a palavra amor, seja de significado paradoxal... :idea:

« Última modificação: 06 de Junho de 2010, 11:26:23 por lusitano »

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #37 Online: 06 de Junho de 2010, 11:46:05 »
A teoria é de Dr Alex Katsman. Não acho gozação, já que ele mesmo usou a matemática pra descrever sua teoria. Muitos aqui devem achar a idéia de universos paralelos ridícula, porém há físicos que apareceram em documentários afirmando esta teoria por meio de cálculos, em que eles chegaram a um resultado em comum. Diversos físicos ao redor do mundo chegaram aos mesmos resultados.

Se existe uma relação matemática e lógica para algo, então não acho que isso seja gozação. Senão a teoria da relatividade seria gozação também.

Ainda que se trate de algo que não vemos, se há uma relação lógica e matemática, então acho que deva ser algo a ser considerado.

Quando falo sobre o tempo, o que quero dizer é que para nós o tempo de um outro universo como um todo pode passar mais lentamente, se nós observarmos esse tempo vendo do nosso universo. É que nem quando falei no caso da espaçonave. Ou seja, existiria sim uma relatividade entre diferentes universos, não só no nosso, já que a relatividade é uma lei universal! Se a constante temporal de nosso universo como um todo é de um determinado valor, então outro universo, que tenha uma constante temporal menor, nos parecerá mais lento, sendo que para quem está neste outro universo, ele aparentará passar normalmente seu tempo, enquanto o nosso parecerá mais rápido para eles.

É que nem quando alguém chega perto de um buraco negro, teoricamente. Quanto mais entra no buraco negro, mais o tempo fora do buraco negro aparentará mais rápido, você começará a ver o universo se mover mais rapidamente, até chegar ao ponto em que você comecará a ver traços irreconhecíveis. E então você terá parado no tempo em relação ao universo, que se movimentará infinitamente mais rápido que você... mas você ainda, na sua nave, veria o tempo passar normalmente. O seu relógio continuaria passando normalmente para você, mas para os que estão fora do buraco negro, você e seu relógio estariam parados e levariam uma eternidade para sair dali. O mesmo raciocínio se aplica a universos de matéria mais sutil... até chegar a Deus em si que é atemporal... ou Fonte como chamo. Seriam cada vez mais lentos em relação à nossa matéria.

O tempo seria uma ilusão, uma observação resultada da relatividade. É que nem as cores. As cores que vemos não existem na natureza em si, são só o resultado do nosso cérebro, da interpretação de certos comprimentos de onda. O mesmo com os sons que ouvimos e gostos que sentimos. Mas mesmo assim, mesmo que percebemos ilusões, a natureza em si não é uma ilusão, pois nos situamos nela! Quanto menor a velocidade da luz, mais ela demorará a chegar a nós, o que daria a ilusão do tempo passar mais rápido, devido ao maior tempo que a luz demoraria para viajar. Já quanto maior a velocidade da luz, mais rápido a luz chega a nós, o que daria a sensação do tempo passar mais lentamente. Ou seja, a velocidade do tempo seria inversamente proporcional à velocidade da luz. Na singularidade do buraco negro, o espaço-tempo estaria em colapso, mas mesmo assim a singularidade existe... o mesmo com Deus, em cima dessa lógica.

Em nosso universo, o temporal (os processos cósmicos), dão origem ao atemporal (singularidade dos buracos negros). Já fora de nosso universo, é o contrário... é o processo atemporal que faz surgir os outros processos cósmicos, temporais. Pois o tempo em si só existiria dentro de cada universo, e não fora deles... talvez!

Outros universos também devem ter, por exemplo, eletromagnetismo, força nuclear forte, gravidade...

Pra mim a idéia de um deus ser um mecanismo celestial do que uma entidade pensante condiz mais com a realidade, apesar de não vermos isso.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 06 de Junho de 2010, 12:39:47 »
A teoria é de Dr Alex Katsman. Não acho gozação, já que ele mesmo usou a matemática pra descrever sua teoria. Muitos aqui devem achar a idéia de universos paralelos ridícula, porém há físicos que apareceram em documentários afirmando esta teoria por meio de cálculos, em que eles chegaram a um resultado em comum. Diversos físicos ao redor do mundo chegaram aos mesmos resultados.

Enio.

Por favor me informe quem é Alex Katsman. Ele é filósofo (metafísico) ou é um físico quântico.

Não se iluda com o uso da matemática. Ela pode ser um mero instrumento para se escrever "bobagens" com roupagem científica.

Não acho ridícula, embora a idéia de "universos paralelos" ainda esteja no grau de especulação.

Se existe uma relação matemática e lógica para algo, então não acho que isso seja gozação. Senão a teoria da relatividade seria gozação também.

Já expliquei o que penso no item anterior.

Ainda que se trate de algo que não vemos, se há uma relação lógica e matemática, então acho que deva ser algo a ser considerado.

Já expliquei o que penso no item anterior.

Quando falo sobre o tempo, o que quero dizer é que para nós o tempo de um outro universo como um todo pode passar mais lentamente, se nós observarmos esse tempo vendo do nosso universo. É que nem quando falei no caso da espaçonave. Ou seja, existiria sim uma relatividade entre diferentes universos, não só no nosso, já que a relatividade é uma lei universal!

Voce citou o que se chama de Paradoxo dos Gêmeos. Mas isto não prova a existência de outros universos, visto que o paradoxo mencionado usa, com exemplo, dois pontos do nosso Universo.

Se a constante temporal de nosso universo como um todo é de um determinado valor, então outro universo, que tenha uma constante temporal menor, nos parecerá mais lento, sendo que para quem está neste outro universo, ele aparentará passar normalmente seu tempo, enquanto o nosso parecerá mais rápido para eles.

Já expliquei isto no subitem anterior.

É que nem quando alguém chega perto de um buraco negro, teoricamente. Quanto mais entra no buraco negro, mais o tempo fora do buraco negro aparentará mais rápido, você começará a ver o universo se mover mais rapidamente, até chegar ao ponto em que você comecará a ver traços irreconhecíveis. E então você terá parado no tempo em relação ao universo, que se movimentará infinitamente mais rápido que você... mas você ainda, na sua nave, veria o tempo passar normalmente. O seu relógio continuaria passando normalmente para você, mas para os que estão fora do buraco negro, você e seu relógio estariam parados e levariam uma eternidade para sair dali.

E qual a relação disto com supostos universos paralelos?

O mesmo raciocínio se aplica a universos de matéria mais sutil... até chegar a Deus em si que é atemporal... ou Fonte como chamo. Seriam cada vez mais lentos em relação à nossa matéria.

O seu deus estaria submetido às leis físicas?

O tempo seria uma ilusão, uma observação resultada da relatividade. É que nem as cores. As cores que vemos não existem na natureza em si, são só o resultado do nosso cérebro, da interpretação de certos comprimentos de onda. O mesmo com os sons que ouvimos e gostos que sentimos. Mas mesmo assim, mesmo que percebemos ilusões, a natureza em si não é uma ilusão, pois nos situamos nela!

Continuo na dúvida: Qual é a relação disto com a existência de supostos universos paralelos?

Se voce é um empirista, como é que voce proclama a existência de um deus atemporal?

Quanto menor a velocidade da luz, mais ela demorará a chegar a nós, o que daria a ilusão do tempo passar mais rápido, devido ao maior tempo que a luz demoraria para viajar. Já quanto maior a velocidade da luz, mais rápido a luz chega a nós, o que daria a sensação do tempo passar mais lentamente. Ou seja, a velocidade do tempo seria inversamente proporcional à velocidade da luz. Na singularidade do buraco negro, o espaço-tempo estaria em colapso, mas mesmo assim a singularidade existe... o mesmo com Deus, em cima dessa lógica.

Então em meio aquoso a medida de tempo transcorrido é menor? Deve ser, pois a água se desloca mais lentamente neste meio. Ou seja, os peixes envelhecem mais rápido que nós? Ou é o contrário? :D

Ou estaremos em um caso de um meio onde se aplica o "condensado de Bose-Einstein" ou de "radiação Cerenkov"?  :lol:

Em nosso universo, o temporal (os processos cósmicos), dão origem ao atemporal (singularidade dos buracos negros). Já fora de nosso universo, é o contrário... é o processo atemporal que faz surgir os outros processos cósmicos, temporais. Pois o tempo em si só existiria dentro de cada universo, e não fora deles... talvez!

Desisto!

Outros universos também devem ter, por exemplo, eletromagnetismo, força nuclear forte, gravidade...

Pra mim a idéia de um deus ser um mecanismo celestial do que uma entidade pensante condiz mais com a realidade, apesar de não vermos isso.

?
« Última modificação: 06 de Junho de 2010, 16:57:17 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #39 Online: 06 de Junho de 2010, 15:56:40 »
Alex Katsman parece ser um metafísico. Pelo que pesquisei, parece estar envolvido com uma campanha de liberdade filosófica. Ele tentou desenvolver um modelo de macanismo quântico em relação à frequências mais altas para o lado que usualmente não percebemos ("plano espiritual"). Mas foi só isso que consegui achar na Internet. Digo, só essa relação entre ele e o modelo proposto.

Não se iluda com o uso da matemática. Ela pode ser um mero instrumento para se escrver "bobagens" com roupagem científica.
Mas aí tá um problema... já que a matemática nos é lógica, então até que ponto se basear nela? Até que ponto dar valor a ela, ainda mais quando se trata de coisas que não percebemos? Tipo... matéria e energia escura. Ou até mesmo universos paralelos?

Voce citou o que se chama de Paradoxo dos Gêmeos. Mas isto não prova a existência de outros universos, visto que o paradoxo mencionado usa, com exemplo, dois pontos do nosso Universo.
Não é para necessariamente provar isso, mas só para ilustrar como seria a relação de tempo entre dois ou mais universos diferentes.

E qual a relação disto com supostos universos paralelos?
Como já disse, se o tempo num universo passa mais lentamente em relação ao nosso, então os habitantes deste universo, estando nele, e vendo o nosso a partir deste outro universo, veria o nosso tempo passar mais rapidamente. É essa a relação que tenho em mente.

O seu deus estaria submetido às leis físicas?
Esse "deus" ele seria na verdade um mecanismo primário de onde todas as leis universais originam, ou seja, todas as leis universais se baseariam nesse processo que especulo. Todos os universos estariam dentro deste processo, pois tudo faz parte disso. Ou seja, esse processo é então a essência de tudo. Só que ao invés deste processo ter sido só ativo no passado, especulo que ainda estaria ativo... sempre está ativo, pois é atemporal, não teve um começo. O nosso universo seria só um produto baseado neste mecanismo. Porém, já que o universo não é este mecanismo, então é temporal, ou seja, teve um começo. Seria assim... o produtor é atemporal, e a produção, temporal. Porém esse "deus" não tem nada a ver com o das religiões, digo, não poderia ser uma entidade pensante... nada disso! É apenas um processo que dá origem aos universos e que não vai acolher ou proteger ninguém, apesar de pra mim dar origem às mônadas, que, ao contrário das religiões, trato como que sendo uma parte integrante desta produção primordial, ao invés de ser uma criação pelo capricho de um ser pensante.

Continuo na dúvida: Qual é a relação disto com a existência de supostos universos paralelos? Se voce é um empirista, como é que voce proclama a existência de um deus atemporal?
Só uso isso como uma forma de ilustrar esse modelo. De mostrar que o tempo seria uma ilusão causada pelo movimento. É que nem quando vemos uma imagem passando numa televisão, que na verdade são várias imagens estáticas passando numa velocidade rápida suficiente para nos dar a sensação de movimento, de tempo passando na imagem. É mais ou menos essa noção. O movimento existe, mas o tempo é só uma noção gerada pelo cérebro. Pode ser que o cérebro de uma outra espécie perceba o tempo passando numa diferente velocidade, por ter uma diferente percepção disso. Já ouvi dizer que seres de mundos de alta gravidade, por ter maior noção de reflexo contra quedas, teriam uma velocidade visual muito mais rápida que seres de mundos de baixa gravidade. E isso afetaria a noção de tempo.

Então em meio aquoso a medida de tempo transcorrido é menor? Deve ser, pois a água se desloca mais lentamente neste meio. Ou seja, os peixes envelhecem mais rápido que nós? Ou é o contrário?
Não é só a velocidade da luz que está envolvida, mas também outras constantes universais. Se é só pela velocidade da luz, como neste caso, não haveria mudança na velocidade do tempo. A velocidade do tempo só mudaria mudando um conjunto de fatores, não só um.

Desisto!
Isso que disse é só uma consequência de todo esse modelo.

?
O que quero dizer é que se é para falar de relação entre as leis naturais e deus, então não mencionar um deus como sendo uma entidade, descrito como nas religiões, mas sim como um processo de origem às leis naturais, mas tudo como causa de um processo natural, e não como capricho de um deus pensante que cria por prazer. Eu penso assim, que se esse deus existe, então é mais natural que um dia acabe sendo visto como algo natural, e não como um ser pensante, como um personagem religioso.
« Última modificação: 06 de Junho de 2010, 15:59:22 por Enio »

Offline azzi

• Nível 02
  • *
« Resposta #40 Online: 10 de Junho de 2010, 12:37:53 »
azzi

Por mais que você faça inúmeras expiações ao longo da eternidade, jamais se aproximará da única e perfeita expiação do perfeito Cordeiro Jesus, simplesmente porque você é imperfeito!. Como pode o imperfeito gerar o perfeito? Você só se torna perfeito [em espírito] quando se faz um com a Palavra de Deus que é Deus que é o absoluto perfeito Jesus. Portanto seria muita ingenuidade de nossa parte acreditarmos na teoria da reencarnação dada por supostos espíritos que se dizem de pessoas falecidas, os quais fogem do nosso entendimento e controle.

Se o "imperfeito", não pode gerar o "perfeito", porque que pode o "perfeito" gerar o "imperfeito"? Não será isto falacioso :?: :) :arrow: Desconfio que sim :!:

Quem disse que Deus criou o homem imperfeito?

Deus criou o homem perfeito e com livre arbitro, e, este livre arbitrio, tanto pode aperfeiçoa-lo fazendo-se um com Deus [o conselheiro] como pode desaperfeiçoa-lo quando não ouve os conselhos de Deus.

Offline azzi

• Nível 02
  • *
« Resposta #41 Online: 10 de Junho de 2010, 12:41:29 »
azzi

Vc não concorda ou não aceita?

Me aponte as falhas deste plano redentor.

Offline azzi

• Nível 02
  • *
« Resposta #42 Online: 10 de Junho de 2010, 12:46:44 »
azzi

Analisando racionalmente esta doutrina:

Deus, o nosso Criador e Pai celestial, é também Espírito e absolutamente perfeito, portanto, quando falamos em comparações de perfeição, seja ela espiritual ou física, devemos sempre pegar como referencia o próprio Deus, cuja perfeição é infinita, imensurável e incomparável, pois, não existe outro Deus igual a Ele.

A principio o homem foi criado não igual a Deus, o Criador, mas originalmente proporcional a Deus, ou seja, o homem foi criado segundo a imagem e a semelhança de Deus com cem por cento de intelecto, com natureza impecável e livre. Portanto, entre o Criador e a criatura existe uma diferença infinita, porem perfeita com relação a Deus, pois o Criador é o modelo de referencia para tudo porque Ele é anterior a toda criação. Ora, para que Deus criaria o homem imperfeito e pecaminoso? Para se divertir sadicamente com o seu sofrimento nas suas auto expiações ao longo de reencarnações? Claro que não, Deus é Amor!.

Então se o homem foi criado perfeito, porque é que se desaperfeiçoou :?: :arrow: :|

Quando Deus criou o homem perfeito Ele entregou, ao homem,  as regras para manter a perfeição e crecimento espiritual até atingir a estatura de Deus e se fazer um com Deus [não que o homem seja tambem Deus], mas, o homem ignorou essas regras e esta tendendo ao caos [desaperfeicoamento].

Offline azzi

• Nível 02
  • *
« Resposta #43 Online: 10 de Junho de 2010, 12:55:04 »
azzi

Ora, Deus não criou nada defeituoso! Deus fez tudo absolutamente perfeito devidamente equacionado e de uma forma equilibrada e harmônica, mas, quem destruiu esta perfeição equilibrada e harmônica foi o próprio homem através da transgressão da Lei [pecado], causando desta forma, uma serie de anormalidades, inclusive aquelas geradas e herdadas das transgressões {pecados} de nossos ancestrais, como é  relatado na carta aos Romanos, veja:

Hoje é necessário que eu ganhe o meu pão de cada dia com o suor do meu rosto porque o primeiro homem [Adão] pecou, e eu, como semente, herdei a natureza pecaminosa dele! Portanto, a terra se tornou maldita por causa do homem e não porque Deus é ruim. Observe:

E ao homem disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra POR TUA CAUSA; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida. 18 Ela te produzirá espinhos e abrolhos; e comerás das ervas do campo. 19 Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás.

Essa, é como a de um pai, que guarda armas em casa e as mostra aos filhos menores; de modo, que eles tenham acesso fácil, a brincar com elas e diz: ai de vós de mexerdes, decerto que morrereis. :twisted: O "pai" vai passear, porque tem mais do que fazer... E quando regressa a casa, :hmph: :arrow: estão todos mortos e estropiados.

:x :arrow: Não vos avizei para não mexerdes :?: :arrow: Pois agora danem-se |( :!: Até que eu me acalme e lhes envie, daqui a uns milénios, o vosso mais obediente irmão Jesus Cristo: afim de ser sadicamente, torturado e morto, para finalmente ficar reparada a vossa desobediência. Até lá contento-me com enviar-vos um dílúvio universal, que vos há-de exterminar a todos menos ao meu querido e obediente filho Noé e respectiva família... 

E você diz, que isso é um pai amoroso? :'( A menos que a palavra amor, seja de significado paradoxal... :idea:

Lusitano, se o teu pai te avisar que se vc pular de um predio de 10 andares vc vai morre, vc pula?
Os predios existem, pula quem quer!
Os conselhos existem, segue quem quer, cada um colhe o que semeia seja semente boa ou ruim.
Um pai amoroso é aquele que dá conselhos, pois o pai ruim não esta nem ai com os filhos.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 11 de Junho de 2010, 00:01:56 »
azzi

Ora, Deus não criou nada defeituoso! Deus fez tudo absolutamente perfeito devidamente equacionado e de uma forma equilibrada e harmônica, mas, quem destruiu esta perfeição equilibrada e harmônica foi o próprio homem através da transgressão da Lei [pecado], causando desta forma, uma serie de anormalidades, inclusive aquelas geradas e herdadas das transgressões {pecados} de nossos ancestrais, como é  relatado na carta aos Romanos, veja:

NÃO ACREDITO EU CONCORDO COM O LUSITANO AHAHAHAHAA
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #45 Online: 11 de Junho de 2010, 01:01:52 »
azzi

Como as coisas mudam hein?  :histeria:

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #46 Online: 11 de Junho de 2010, 04:53:12 »
azzi

Foi o efeito "apagão" do fórum?

O que mais está por vir?

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #47 Online: 11 de Junho de 2010, 13:20:00 »
Citação de: Johnny Cast
Foi o efeito "apagão" do fórum?

Já que tocou no assunto....Alguém sabe explicar o porquê de algumas mensagens postadas desaparecerem?  :hein:

O que mais está por vir?

O de sempre, observe:

Citação de: Bill
Primeiro tem-se que admitir a existência do espírito, que carregaria alguma memória moral, e que esse espírito entrasse numa "fila" de espera, para reencarnar (pois deveria esperar o nascimento de x pessoas).

O problema é que a quantidade de pessoas na terra cresce, o que indica que de alguma forma, se fizermos os cálculos, há uma criação constante de novos espíritos fresquinhos. Se não me engano, nascem ~85 000 000 pessoas por ano, enquanto morrem ~15 000 000. Temos aí um déficit de 70 milhões de corpos que teriam que ser preenchidos com os espíritos da fila, e com novos espíritos.

Tá, admitindo a existência do espírito, vamos ver como a DE resolve esta questão.  :!:  AVISO, para os demais participantes do fórum, o que vem a seguir é groselha espiritoide, portanto sugiro pararem por aqui!  :ok:

A terra não é o único planeta deste universo e segundo os “espíritos”, há incontáveis outros habitados. Espíritos “fresquinhos” não encarnam em planetas com o estagio evolutivo como é o caso do nosso planeta. E há um detalhe: Para a DE, espíritos fresquinhos se encontram em fase mineral(não me pergunte como!).  :P

Aí que eu pergunto: Quem gerencia essa bagaça toda? Teremos que admitir um grande sistema divino (ou seja, admitir Deus + um grande RH divino),.....

As leis da física e leis das reações químicas servem?   :wink:

de tempos em tempos pararia a produção mundial de espíritos, a fim de diminuir a fila de espera....

Outros planetas dão conta do recado!  :hihi:

e colocando de volta à terra os espíritos que não se elevaram ainda (ou seja, quase todo mundo).

Até parece que nosso planetinha é o BAMBAMBAM do universo  ::)

O que mais está por vir?

O Gigaview, Agnóstico, Contini, Di unga, Jucavi, Mr Mustard... com seus famosos BULLSHIT, GROSELHA, BABOSEIRA ESPIRITÓIDE....  :histeria:

Ou seja: O DE SEMPRE  :)  :D
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 11 de Junho de 2010, 13:31:04 »
Já que tocou no assunto....Alguém sabe explicar o porquê de algumas mensagens postadas desaparecerem?  :hein:
../forum/topic=21149.0.html#msg528638
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 11 de Junho de 2010, 13:32:09 »

O servidor "caiu" e as mensagens entre os dias 7 e 9 foram apagadas.

A terra não é o único planeta deste universo e segundo os “espíritos”, há incontáveis outros habitados. Espíritos “fresquinhos” não encarnam em planetas com o estagio evolutivo como é o caso do nosso planeta. E há um detalhe: Para a DE, espíritos fresquinhos se encontram em fase mineral(não me pergunte como!).  :P

Desculpe Correio, mas as perguntas tem de ser feitas.

Como voce prova que espíritos existem?

Como voce prova que existem outros planetas habitados por espíritos?

Eu acho que não entendi. Voce escreveu que espíritos novos se encontram em fase mineral? Mineral do tipo: biotita, plagioclásio, perovskita, ortoclásio, calcedônia, grossulária e outros?

Se a resposta for sim, quer dizer que eu estou com uma grande coleção de "espíritos" em minha residência?

As leis da física e leis das reações químicas servem?   :wink:

As leis naturais são autoconscientes?

Outros planetas dão conta do recado!  :hihi:

Quais são eles?

Até parece que nosso planetinha é o BAMBAMBAM do universo  ::)

Finalmente concordamos com algo.
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!