Autor Tópico: Chico Xavier - Reportagem  (Lida 1869 vezes)

Offline Profano

• Nível 01
  • *
Chico Xavier - Reportagem
« Online: 01 de Abril de 2010, 13:14:22 »
Hoje passou uma reportagem no jornal local aqui de Goiânia falando sobre o centenário de Chico Xavier no próximo dia 2 de abril. Nela, a repórter menciona os 418 livros supostamente psicografados pelo médium e cita a primeira obra dele que se chama Parnaso de além túmulo, composta por 259 poemas atribuídos a 56 poetas brasileiros e portugueses "desencarnados", entre eles, Casimiro de Abreu, Augusto dos Anjos, Olavo Bilav e Castro Alves.

A repórter mencionou que esta obra causou alvoroço no meio acadêmico da época, e que a Academia Brasileira de Letras ao analisá-la concluiu que se ela não tivesse sido realmente psicografada e fosse apenas fruto da cabeça de CX então ele poderia ser considerado o maior poeta de todos os tempos.

Na mesma reportagem ainda foi mostrado o depoimento de juiz aqui de Goiás que utilizou uma carta psicografada por Chico Xavier como prova pra absolver um réu, alegando as coincidências entre a carta e o interrogatório do suposto criminoso.

Qual a opinião dos colegas foristas a respeito disso?

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
Re: Chico Xavier - Reportagem
« Resposta #1 Online: 01 de Abril de 2010, 14:00:04 »
A repórter mencionou que esta obra causou alvoroço no meio acadêmico da época, e que a Academia Brasileira de Letras ao analisá-la concluiu que se ela não tivesse sido realmente psicografada e fosse apenas fruto da cabeça de CX então ele poderia ser considerado o maior poeta de todos os tempos.

Ela deveria citar onde a Academia publicou tal resenha, para verificarmos se foram essas mesmas as palavras e o contexto está certo.

E o C.X. não era inculto como gostava de parecer. Ele era um leitor voraz dos mais variados escritores e poetas.
Veja esse atigo, estudo de um espírita:
http://www.ceticismoaberto.com/fortianismo/1721/a-biblioteca-de-chico-xavier

Veja tambem:
http://www.ceticismoaberto.com/ceticismo/968/chico-xavier-semi-analfabeto

http://www.ceticismoaberto.com/fortianismo/1076/chico-xavier-leitor-compulsivo

http://www.ceticismoaberto.com/ceticismo/1707/o-caderno-de-chico-xavier

E tem o hilário caso da carta "psicografada" por um espirito de lingua inglesa:
http://www.ceticismoaberto.com/ceticismo/1152/chico-xavier-speaks-engrish

Ou seja, absolutamente tudo nas obras de C.X. apontam para fraude, seja ela de forma consciente ou não.

Este site não posta notícias sem citar as fontes ou mostrar claramente a linha de raciocínio tomada, é um bom ponto de partida para pesquisas.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #2 Online: 01 de Abril de 2010, 16:34:00 »
Vai haver alguma contrapartida da comunidade cetica contra esta Chico Xavier mania?

O cara ta até na capa da Superinteressante

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #3 Online: 01 de Abril de 2010, 16:59:27 »
Vai haver alguma contrapartida da comunidade cetica contra esta Chico Xavier mania?

O cara ta até na capa da Superinteressante

Fique tranquilo. É modismo e entreterimento. Passa logo.

Offline Pandora

• Nível 14
  • *
  • Não são pedras, são aerolitos!!!
« Resposta #4 Online: 02 de Abril de 2010, 02:06:23 »
A superinteressante não é lá muito interessante...

Todo esse alvoroço é para promover o filme sobre ele (devem estar com medo de venda tão bem quanto o do molusco)! Depois passa! Algum casal global se separa, alguma musa internacional vem fazer show aqui.... ahhh melhor ainda: vai recomeçar a fazenda  :oba: :oba: :oba: Aí o povo esquece :!:

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 02 de Abril de 2010, 12:10:22 »
Uma pergunta, alguém entende o Vitor Moura? Já discutimos muito, ele defendeu o CX, mas agora olhando o seu excelente site obras psicografadas ele me parece um arauto contra o espiritismo. Mas ele era espírita?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 02 de Abril de 2010, 12:23:58 »
Acho que ainda é, mas talvez sua visão sobre o CX tenha mudado após pesquisar sobre o assunto. Nem todos os espíritas preferem fechar os olhos e continuar acreditando.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 02 de Abril de 2010, 13:32:57 »
nem todos... Soh 99,999%.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Micrômegas

• Nível 16
  • *
« Resposta #8 Online: 02 de Abril de 2010, 13:45:47 »
Uma pergunta, alguém entende o Vitor Moura? Já discutimos muito, ele defendeu o CX, mas agora olhando o seu excelente site obras psicografadas ele me parece um arauto contra o espiritismo. Mas ele era espírita?
Estudar o espiritismo e ser um espírita, são duas coisas muito diferentes. Pergunte a ele se ele é um espírita e quero ver o que ele responde.

Se não me engano, parece que eu vi algum forista dizer que ele frequentava esse forum. Alguém pode me passar o link do perfil dele?

abraços

Todas as vezes que um fato novo se revela no campo da Ciência, logo o averbam de apócrifo; depois, que é contrário à Religião; e, por fim, que há muito era sabido. Efetivamente, a verdade tem duas espécies de adversários: os cépticos do materialismo, e os céptico do dogma.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 02 de Abril de 2010, 18:34:27 »
Estudar o espiritismo e ser um espírita, são duas coisas muito diferentes. Pergunte a ele se ele é um espírita e quero ver o que ele responde.

Se não me engano, parece que eu vi algum forista dizer que ele frequentava esse forum. Alguém pode me passar o link do perfil dele?

abraços
Visite o site dele, "Obras Psicografasas", é bem interessante.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 02 de Abril de 2010, 19:55:58 »

abraços

Veja: ../forum/topic=11645.0.html#msg336406

Você pode encontrar o Vitor aqui: http://forum.ceticismoaberto.com/
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 04 de Abril de 2010, 10:02:28 »
CX esplica a Umbanda:

Comentários por favor.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Micrômegas

• Nível 16
  • *
« Resposta #12 Online: 04 de Abril de 2010, 10:42:19 »
Vocês expulsam todos espíritas, todos aqueles que defendem o espiritismo, e agora ficam implorando comentários de espíritas!

Discutem espiritismo sozinhos, oras!

Sem falar que todos que aparecem por aqui e tem bons argumentos, junta vários céticos/ateus em cima dos caras, tacam mil pedras, falam de tudo,  atacam o cara até ele cansar a paciência, e quando nos defendemos... só NÓS - nenhum de vocês levam a menor advertência - e só NÓS,  vamos expulsos!!! afffff

Esse forum me lembra a idade média. É uma versão virtual do que aconteceu naquela época   :D

Abraços

Todas as vezes que um fato novo se revela no campo da Ciência, logo o averbam de apócrifo; depois, que é contrário à Religião; e, por fim, que há muito era sabido. Efetivamente, a verdade tem duas espécies de adversários: os cépticos do materialismo, e os céptico do dogma.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 04 de Abril de 2010, 11:04:48 »
Vocês expulsam todos espíritas, todos aqueles que defendem o espiritismo, e agora ficam implorando comentários de espíritas!

Sem falar que todos que aparecem por aqui e tem bons argumentos, junta vários céticos/ateus em cima dos caras, tacam mil pedras, falam de tudo,  atacam o cara até ele cansar a paciência, e quando nos defendemos... só NÓS - nenhum de vocês levam a menor advertência - e só NÓS,  vamos expulsos!!! afffff

Esse forum me lembra a idade média. É uma versão virtual do que aconteceu naquela época   :D

Abraços
Pronto! A velha tática de se fazer de vítima!  Estava demorando, mas invariavelmente essa estratégia acaba sendo usada por pessoas sem argumentos... Previsível, mas sinseramente não achei que voce ia jogar a toalha tão cedo.

Sem falar que todos que aparecem por aqui e tem bons argumentos
Entenda, uma afirmação sua não passará a ser argumento só por que voce acredita nela.

Estamos pedindo argumentos baseadosem fatos, não em afirmações de um professor medíocre do seculo 19.

Apresente um argumento e discutimos, simples assim.

ó NÓS - nenhum de vocês levam a menor advertência
Claro que não levamos advertencia enquanto não apelarmos para ad hominens e proselitismo. Tente fazer o mesmo e verá que não será advertido.

Esse forum me lembra a idade média. É uma versão virtual do que aconteceu naquela época
Opinião sua, voce tem direito a ela. Mas como uma opinião que não é embasada em fatos, não tem valor nenhum na vida real.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 04 de Abril de 2010, 11:27:41 »

Sem falar que todos que aparecem por aqui e tem bons argumentos, junta vários céticos/ateus em cima dos caras, tacam mil pedras, falam de tudo,  atacam o cara até ele cansar a paciência, e quando nos defendemos... só NÓS - nenhum de vocês levam a menor advertência - e só NÓS,  vamos expulsos!!! afffff

Esse forum me lembra a idade média. É uma versão virtual do que aconteceu naquela época   :D

Abraços

1. Só são expulsos aqueles que infrigem as regras do fórum. De vez em quando aparecem espíritas defendendo idéias racistas mas a moderação tem mantido o debate num nível de discussão decente.

2. Imploramos provas e evidências de quem aparece aqui com papo-furado. Questionamentos e comentários fazem parte da dinâmica da discussão e sempre são bem vindos, afinal estamos num fórum, não é? E não se esqueça que é um fórum cético. Se você não é cético, sinta-se aqui como um convidado.

3. Sim, muitas vezes discutimos o espiritismo sozinhos porque a maioria dos espíritas conhecem muito pouco desse assunto, não dominam os conceitos rudimentares da ciência, da filosofia, de história, enfim, talvez não se sintam em condições de defender seus pontos de vista. Tenho certeza que as discussões céticas entre céticos tem ajudado muitos crentes a reconsiderar seus pontos de vista.

4. Bons argumentos são respeitados e seria burrice não se render a eles, só não toleramos papo-furado. Você está certo, quem aparece aqui com lero-lero vai apanhar.

5. Você já foi ameaçado de expulsão? Quem foi expulso por ser espírita? Papo-furado. Cite exemplos, cite nomes ou pare de falar bobagem. As regras são claras e valem para todos. Lembre-se que aqui você deve se sentir um convidado, não gostou? Tchau.

6. Entendo que a defesa do espiritismo é extremamente dificil mas não se coloque numa posição de coitadinho ou de perseguido. Como não estamos na idade média, você ainda pode tentar nos provar que os seus pontos de vista são corretos, mas não apareça aqui com mimimi ou nhém nhém nhém. Afinal, suponho que você esteja participando deste fórum cético (como convidado!!!) com algum objetivo que vai além de testar a nossa paciência, né???  :)

« Última modificação: 04 de Abril de 2010, 11:39:09 por Gigaview »

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #15 Online: 04 de Abril de 2010, 11:48:36 »

Sem falar que todos que aparecem por aqui e tem bons argumentos, junta vários céticos/ateus em cima dos caras, tacam mil pedras, falam de tudo,  atacam o cara até ele cansar a paciência, e quando nos defendemos... só NÓS - nenhum de vocês levam a menor advertência - e só NÓS,  vamos expulsos!!! afffff

Esse forum me lembra a idade média. É uma versão virtual do que aconteceu naquela época   :D

Abraços

:quevedo:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #16 Online: 07 de Abril de 2010, 22:46:41 »
Olá, pessoal
Há um ditado antigo que diz que "há males que vem para bem": essa babação de ovo toda na mídia sobre o filme acerca da vida do famoso charlatão mineiro CX está levantando, pela primeira vez em muitos anos, os podres que a hagiografia oficial esteve tentando esconder sobre os fatos escabrosos da sua vida (fuga de Pedro Leopoldo, materializações da Irmã Josefa, etc.) O bom da democracia é isso: os crentões espíritas estão fulos da vida com o resto da humanidade que não aceita a história oficial sem questionamentos.... Viva a democracia!
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!

Esse acervo é secreto

Digite a senha correta ou caia fora daqui!

x