Autor Tópico: Unicórnios, sátiros e seres tipicamente de mitologias não-cristãs, na bíblia  (Lida 2734 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Algumas versões da bíblia (King James) mencionam esses seres; durante o período medieval inclusive a "zoologia" era toda "teóolgica", e então se descrevia seres como dragões, basilisco (que mata humanos só com o olhar, mas como foi projetado pelo onibondoso Jeová, antes de sair de sua toca, dá uns urros avisando, para que as pessoas possam se esconder); que a formiga-leão era cruzamento de formiga e leão, etc.

Atualmente os cristãos desmentem isso dizendo que se tratam de erros de tradução, que o unicórnio provavelmente seria só um touro (ou rinocerontes, ou ainda Elasmotherium, para os que não se importam de passar só um pouco menos de vergonha do que defendendo a tradução original), que o sátiro seria só um bode, etc. Assim, os cristãos nunca acreditaram nessas bobagens, só em coisas realistas como gente vivendo dentro de uma baleia, jumentas e arbustos em chamas falantes, anjos, e até antes da consolidação científica da evolução (mas alguns também depois), arca de Noé e criacionismo.

Mas alguém saberia se foi isso mesmo, ou se de fato esses seres foram importados pela mitologia cristã mainstream original, e só mais recentemente racionalizados como algo alheio, erros de tradução?

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Unicórnios, sátiros e seres tipicamente de mitologias não-cristãs, na bíblia
« Resposta #1 Online: 04 de Abril de 2010, 00:09:20 »
Nunca tinha ouvido falar nisso. Os únicos animais estranhos na bíblia que conheço são o leviatã e o beemote (behemoth). Mas, se considerarmos que a bílbia KJV foi a primeira alteração não feita pela Igreja Católica, não seria de se duvidar que houveram algumas alterações ao se criar essa versão.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline CyberLizard

• Nível 17
  • *
  • Lagartos são os melhores
Re: Unicórnios, sátiros e seres tipicamente de mitologias não-cristãs, na bíblia
« Resposta #2 Online: 04 de Abril de 2010, 00:16:21 »
Existem também gigantes mencionados no livro de Gênesis. Se não me engano, à um tempo atrás, um hoax amparado por uma montagem feita no photoshop afirmava que o esqueleto de um humano gigante havia sido encontrado por arqueólogos e isso significaria que a  bíblia estava certa.

Acho bem provável que esses bichos estranhos acabaram sendo assimilados pela mitologia judaica em algum momento por causa do convívio com outros povos. Mas não sei dar uma resposta exata.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 04 de Abril de 2010, 01:00:02 »
Muçulmanos também caíram no mesmo trote.

Eu já acho que os gigantes são provavelmente mais "endógenos" do cristianismo, tenho a impressão de ser algo mais banal de ser reinventado. Eles foram "importados" de outras crenças então? E ao mesmo tempo, a crença neles por parte dos cristãos (especialmente fundamentalistas) acho que é bastante ampla, não é algo que considerariam "bobagem".

No fR disseram que os anjos são versões dos grifos, oráculos, ou algo assim.

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #4 Online: 04 de Abril de 2010, 01:45:17 »
acho que isso tem mais a ver com o cenário científico da época, vale lembrar que a crença em bestas aquaticas, seres estranhos vivendo em outras terras só caiu após as grandes navegações do séxulo XVI, acho que é mais um concenso científico da região...
/------------------/--------------------/

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #5 Online: 04 de Abril de 2010, 10:31:25 »
Acho interessante notar que King James era inglês, e que parte da mitologia local resiste até hoje, como "The otherside" e "the calling of the piper". São ideias que não aparecem nos países ibéricos ou na França, por exemplo (ou não aparecem mais). Parece-me que apesar da influência do cristianismo lá na Inglaterra, ela manteve vários aspectos de sua mitologia anterior.

Assim, King James podera ter dado uma "incrementada" na história. Acho que seria melhor pegar outras versões da Bíblia e comparar.
« Última modificação: 04 de Abril de 2010, 10:33:32 por Andre »
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 04 de Abril de 2010, 10:59:39 »
Nunca tinha ouvido falar nisso. Os únicos animais estranhos na bíblia que conheço são o leviatã e o beemote (behemoth). Mas, se considerarmos que a bílbia KJV foi a primeira alteração não feita pela Igreja Católica, não seria de se duvidar que houveram algumas alterações ao se criar essa versão.
A luta de Javé contra o Leviatã e o Behemoth provavelmente é um resto do mito da luta de Marduk contra Tiamat.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 04 de Abril de 2010, 11:01:09 »
No fR disseram que os anjos são versões dos grifos, oráculos, ou algo assim.
Na mitologia suméria e babilônica já havia querubins guardando a Árvore da Vida.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #8 Online: 04 de Abril de 2010, 11:09:38 »
Essa arvore da vida esta em varias mitologias, até a cruz é chamada de "nova arvore da vida"

E o tal do Joao Batista fazia a mesma coisa que o Deus da casa da Agua Oannes, em Hebraico Yohanan

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 04 de Abril de 2010, 14:51:25 »
Acho interessante notar que King James era inglês, e que parte da mitologia local resiste até hoje, como "The otherside" e "the calling of the piper". São ideias que não aparecem nos países ibéricos ou na França, por exemplo (ou não aparecem mais). Parece-me que apesar da influência do cristianismo lá na Inglaterra, ela manteve vários aspectos de sua mitologia anterior.

Assim, King James podera ter dado uma "incrementada" na história. Acho que seria melhor pegar outras versões da Bíblia e comparar.

Quem manja de grego por aqui?

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 05 de Abril de 2010, 15:09:21 »
Eu ganhei uma bíblia católica, de minha (falecida) avó paterna, do ano de 1.969, Edições Paulinas, e nela há a menção de dragões e do basilisco. Dos demais seres mitológicos eu não me recordo. Vou dar uma olhada.
Foto USGS

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #12 Online: 05 de Abril de 2010, 15:58:18 »
Naqueles bestiarios medievais de Igreja tem varios monstros bizarros, manticoras, aspides, unicornios...

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #13 Online: 05 de Abril de 2010, 17:39:54 »
E sobre aquela estória de nefilins, anjos transando com mulheres das quais nascem gigantes, etc e tal?

Como alguém ainda consegue levar um livro desse à sério?
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!