Tem um programa bem interessante no History Channel que se chama, acho, "Como nasceu nosso planeta" (ou surgiu? não me lembro). Lembro que tinam mostrado uma formação rochosa na África que diziam ser parte das mais antigas rochas do planeta ou do mais antigo continente... Sabe alguma coisa sobre isso, Geotecton? Acho que foi na África do Sul... Vou assistir de novo para conferir.
O programa chama-se "Como nasceu o nosso planeta" (How the Earth Was Made). Eu vi 4 episódios e são muito bons, ainda que existam pequenos erros de tradução e o uso de um ou outro termo não usual ao "geologuês" de língua portuguesa.
Não me recordo do programa que fez a menção às rochas da África do Sul.
Mas é sim possível, porque o "microcontinente" Kalahari (que correspondia ao que é hoje o sudeste da Namíbia e noroeste da África do Sul) fazia parte do Super Continente Kenorano, o mais antigo que se conseguiu reconstituir até o momento, com cerca de 2,5 bilhões de anos.
Além disto há datações de zircônio (método U-Pb) em rochas deste mesmo microcontinente e que deram idades de 3,7 bilhões de anos.