http://www.diariodopara.com.br/N-84572-+IGREJA+E+SANTA-+MAS+FEITA+DE+PECADORES.htmlNa sua 1ª Páscoa em Belém, Dom Taveira contou com a Sé lotada para um discurso de defesa da IgrejaO arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, aproveitou que a Catedral de Belém estava lotada para a missa solene de Páscoa para fazer um pronunciamento de apoio ao Papa Bento XVI, que tem sido acusado de ter se omitido diante de abusos contra crianças cometidos por religiosos, quando era bispo de Munique e chefe da Congregação para a Doutrina da Fé, antes de ser eleito papa, em 2005.
Dom Alberto declarou que o teor da carta lida por Raniero Cantalamessa, pregador oficial do sumo pontífice da Igreja Católica, em que fazia um paralelo entre as acusações contra o papa e contra a Igreja em relação aos escândalos de pedofilia com o antissemitismo, foi mal interpretada. “Quando se lê a carta, percebemos muito bem que os trechos são bem claros, mas que houve má interpretação. A intenção não foi comparar as duas situações”, disse.
Antes de iniciar a missa solene, o arcebispo disse que a Arquidiocese de Belém pretendia manifestar o sentimento de solidariedade ao papa e que todos os cristãos necessitam de coragem para enfrentar as dificuldades e sanar as feridas.
Ele destacou que a igreja é santa, mas é feita de pecadores. “Estamos aqui para ajudar os fiéis a superar todos os seus pecados”.
Dom Alberto disse ainda que, com verdade e misericórdia, a Igreja Católica, assim como todos os fiéis, farão frente a tantas manifestações contra ela. Ontem, o Colégio dos Cardeais abriu as solenidades do domingo de Páscoa no Vaticano, com mensagem de apoio ao papa Bento XVI. “Sua Santidade não está sozinha’’, disse o cardeal Angelo Sodano. “Do seu lado está o povo de Deus, que não se deixa influenciar pelos murmúrios do momento’’.
>> Sermão falou da ressurreição como símbolo de vida novaApós o pronunciamento, Dom Alberto prosseguiu com a realização da missa solene na Sé. Durante todo o ato religioso, foi lembrada a ressurreição de Jesus Cristo, após ser crucificado e morto. O evangelho discursou sobre o momento em que Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus Cristo e viu que a pedra tinha sido retirada. “Páscoa é ressurreição, renascimento e vida nova. Precisamos renovar o amor de Cristo diariamente em nossos corações. Só assim poderemos ter coragem para enfrentar as adversidades com sabedoria e misericórdia”, disse o arcebispo.
DENÚNCIASDesde o início do ano, centenas de pessoas vieram a público na Alemanha dizendo que sofreram abusos por parte de padres quando eram crianças, entre as décadas de 50 e 80. O papa Bento XVI foi arcebispo de Munique entre as décadas de 70 e 80.
