Autor Tópico: Necromancia de Tópicos  (Lida 3388 vezes)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Necromancia de Tópicos
« Online: 05 de Abril de 2010, 09:59:58 »
Aproveitando os temas da Páscoa, alguns tópicos de 2005 andaram sendo "ressucitados" e isso gerou dúvidas quanto à política do fórum. Afinal, reabrir tópicos velhos (conhecido popularmente como "Necromancia de Tópicos") é contra as regras ou não?

Para deixar perfeitamente claro: NÃO é proibido.

Mas também não é muito recomendado, por uma série de razões: os participantes originais podem ter ido embora, os links relevantes podem estar quebrados, o debate pode ter gerado cansaço ou desentendimento, etc.

O que fazer, então, quando a discussão em si for interessante e alguém quiser dar continuidade à ela sem ressucitar tópicos velhos? Uma possibilidade é abrir um tópico novo com um link direto para o antigo no cabeçalho, indicando que a conversa continua.

De outra forma, pode-se ressucitar o tópico velho sem problemas. Eles não foram trancados, afinal.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re: Necromancia de Tópicos
« Resposta #1 Online: 21 de Maio de 2010, 02:13:25 »
Sem querer ser chato, mas já sendo. Acho essas desvantagens/vantagens justificando a não-recomendação muito fracas.

Participantes originais foram embora? Caso alguém dirija uma mensagem a um forista que não dá as caras há muito tempo, alguém avisa, ou a pessoa mesmo se toca com o silêncio. Nada terrível vai acontecer. Aliás, é algo que até tem alguma chance (não diria que é provável, mas há a chance) de trazer de volta uns desses usuários sumidos, caso tenham assinado o tópico. E acho que de modo geral se consideraria positivo o retorno de foristas antigos que acabaram se afastando.

Links quebrados? Google, web.archive.org. Além disso, há mais conteúdo nos tópicos do que meramente os links, não há porque perder um junto com o outro.

Quanto a chance de causarem cansaço e desentendimento, acho que ao menos quanto ao cansaço, é o contrário. Se as pessoas já postaram muito sobre um tema, me parece obviamente cansativo responder novamente aquilo que já foi dito. Tanto mais se da primeira vez já tiver sido cansativo. Quanto a desentendimentos, não acho que houvesse qualquer diferença; se o tema discutido é o que causa o desentendimento, e não a "cápsula" em que ele está organizado/contido, o desentendimento tende mesmo acontecer, não importa se for numa nova discussão ou continuando uma antiga, onde ele já havia acontecido ou se iniciado.

Desculpem a implicância, é que é algo que eu custo a entender. Acho que só faz algum sentido em fóruns ou listas onde é tem alguma importância mais concreta o fato dos tópicos serem recentes ou não. Como fóruns de ajuda sobre qualquer coisa, onde ajudando alguém com algum problema de 2004 vai estar tomando um pouco de espaço da visibilidade de problemas mais recentes. Mas no tipo de discussões que temos aqui, não vejo sentido mesmo. Acho até estranho uma vez que durante um bom tempo se lamentou a perda do banco de dados do fSTR.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #2 Online: 21 de Maio de 2010, 11:37:34 »
Você tem razão em muita coisa, é claro, e é por isso que nunca se proibiu a necromancia aqui.

No fim, como indiquei, a decisão fica a cargo de cada forista: se preferir ressucitar, ressucita. Se preferir abrir um novo, abre. Sem mistérios :ok:

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #3 Online: 21 de Maio de 2010, 12:22:27 »
Na minha opinião, tudo depende do foco que o forista pretende dar ao assunto. Se ele busca uma discussão mais genérica, não vejo o porquê de não se aproveitar um tópico já existente sobre o assunto, caso exista. Em geral, esses são identificáveis por ter um título bem generalista ou por ter sido iniciado com o título de uma notícia e tiver caminhado para uma discussão geral sobre o assunto. E, ao fazer isso, o forista pode perceber que parte de suas dúvidas já foram discutidas e esclarecidas e aproveitar para esclarecer outras, agilizando um pouco as coisas para ele.
Agora, se o forista quiser uma discussão sobre um determinado assunto já muito discutido, mas focando um determinado aspecto que ainda não foi analisado (ou o foi muito superficialmente), não vejo problemas em abrir um tópico novo. Porém é preciso que ele deixe bem claro (tanto no título como na mensagem inicial) que rumo ele deseja para o tópico.
Por exemplo, se a pessoa quiser discutir os casos de pedofilia envolvendo sacerdotes católicos, o ideal seria um título como "Escândalo na ICAR: padres e bispos praticaram pedofilia", ou "Padres pedófilos", ou ainda "Casos de pedofilia na ICAR". Se ao invés disso, a pessoa abrir um tópico com o título "Crimes da ICAR", com certeza haverão discussões sobre inquisição, apoio a escravidão/ditadores/etc e a experiência mostra que o tópico VAI virar um tópico genérico, por mais que não tenha sido a intenção original da pessoa.
Agora suponha que a pessoa queira falar sobre o padre pedófilo que ela ouviu falar lá em Cabrobó do Norte (outro exemplo). Particularmente, não vejo o que pode ser discutido nesse caso que não o possa ser em tópico já existente na linha de "Casos de pedofilia na ICAR". Então não vejo razão para se criar um tópico novo para isso apesar de ser uma notícia nova. Já uma notícia tipo "ICAR e Igreja Ortodoxa iniciam discussões para unificação de ritos e doutrina" mereceria um tópico novo (claro, somente se alguém já não houver postado a mesma notícia antes).

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!