Carl Sagan é sem duvida uma das mentes mais brilhantes da história.
Ele tem os seus méritos, mas minha opinião não fica nem entre os 500 mais geniais da história. Afinal, qual foi a grande contribuição de Sagan para o conhecimento humano?
O maior mérito científico dele na área de pesquisa foi o de coordenar algumas missões espaciais, em especial as da Apolo (onde ele colaborou na escolha dos melhores locais científicos de alunissagem), Vikings (que desceu em Marte em 1976) e Voyager (que passou por todo o Sistema Solar).
Ops...só isso? Então não fica nem entre os 5.000 mais brilhantes da história da humanidade. (não me crucifiquem pela falta de critério ).
Bem, eu não afirmei, em momento algum, que ele era parte de algum "Top 500", mesmo porque tais classificações carecem de objetividade.
E eu também não o condenei por considerar Sagan um "ator menor", pois eu incorreria em contradição com o que eu acabei de escrever.
Mas vamos lá...
Então vamos...
Não coordenou missão alguma.
Voce tem razão. Pelo menos até o ponto em que eu pesquisei. Ou seja fui traído pela minha péssima memória e pela minha preguiça.
Carl Sagan estava subordinado a Gerry Soffen no Projeto Viking, que foi o "cara" do projeto, junto com Gentry Lee, diretor de planejamento e científico. "Carl Sagan led off the brainstorming session considering the problem in terms of three primary areas of investigation-biology, geology, and meteorology. Comments on biology centered on the availability of water, atmospheric and surface temperatures, and ultraviolet radiation."
http://history.nasa.gov/SP-4212/ch9.html
Fato. Soffen foi o líder da equipe na qual Sagan teve destaque nas áreas supracitadas.
Não coordenou a missão Apollo e nem a escolha do local de alunissagem. A Nasa também não faz destaque algum à participação de Sagan. A decisão foi lenta e demorada com a participação de muitas equipes (cerca de 2 anos de estudo) a partir de fotos dos Orbiters, Ranger e de telescópios terrestres. http://history.nasa.gov/SP-350/ch-5-5.html
Fato. Ele participou apenas como assistente pela Universidade de Cornell.
O maior mérito de Carl Sagan foi o seu papel de divulgador da Ciência e do pensamento cético-científico. Escreveu livros excelentes e uma série de TV muito interessante (e sonífera).
Bem, este era o ponto em comum antes deste colóquio.