Autor Tópico: Falando de Autismo  (Lida 1148 vezes)

Skorpios

• Visitante
Falando de Autismo
« Online: 07 de Abril de 2010, 06:36:28 »
Estou abrindo este tópico para divulgar o site de um ex membro do Clube Cético. Quem tiver disposição pode passar lá e dar uma força.

http://falandodeautismo.com.br/

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
Re: Falando de Autismo
« Resposta #1 Online: 07 de Abril de 2010, 17:42:08 »
Skorpios, obrigado!

Ia passar aqui para divulgar, mas você foi mais eficiente, como sempre! :-)

Caros,

Este é o início de um projeto.
Sempre me deparei com muita informação desestruturada e com muita pseudociência quando pesquisava sobre o tema. Espero tentar contribuir com um pouco de informação e racionalidade em um assunto que envolve emoção pura: o desenvolvimento de uma criança.
Bom, disse que é o início porque tenho planos de estender o site para ser uma rede de auxilio aos autistas. Auxilio independente do Estado, de planos de saúde e de entidade que trabalham no limite do voluntarismo e abnegação. Não vou falar mais porque ainda é um embrião de idéias...

O próximo passo é montar um fórum no próprio site e depois dar andamento.

A visita de vocês e a divulgação já são um auxílio enorme.
Se alguém quiser contribuir com a publicação de artigos e notícias ou até sugestões de melhorisa e só mandar um e-mail pra mim: budugues@gmail.com

Agradeço antecipadamente!
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Re: Falando de Autismo
« Resposta #2 Online: 07 de Abril de 2010, 18:34:40 »
Muito boa iniciativa.

Boa sorte. Desejo sucesso.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:Falando de Autismo
« Resposta #4 Online: 17 de Dezembro de 2014, 15:35:50 »
Padrões cerebrais e Autismo.

Análise de conceitos específicos com ativação de padrões cerebrais detectados em autistas.

Thinking about social interactions reveals brain patterns indicative of autism

Right now, diagnosing disorders like autism relies heavily on interviews and behavioral observations. But new research published in PLoS One shows that a much more objective measure—reading a person’s thoughts through an fMRI brain scan—might be able to diagnose autism with close to perfect accuracy.

Lead study author Marcel Just, PhD, professor of psychology and director of the Center for Cognitive Brain Imaging at Carnegie Mellon University, and his team performed fMRI scans on 17 young adults with high-functioning autism and 17 people without autism while they thought about a range of different social interactions, like “hug,” “humiliate,” “kick” and “adore.” The researchers used machine-learning techniques to measure the activation in 135 tiny pieces of the brain, each the size of a peppercorn, and analyzed how the activation levels formed a pattern. That pattern, Just says, is amazingly similar across people. “When you think about a house or a chair or a banana while you’re in the scanner, I can tell which one you’re thinking about,” he says.

So great was the difference between the two groups that the researchers could identify whether a brain was autistic or neurotypical in 33 out of 34 of the participants—that’s 97% accuracy—just by looking at a certain fMRI activation pattern. “There was an area associated with the representation of self that did not activate in people with autism,” Just says. “When they thought about hugging or adoring or persuading or hating, they thought about it like somebody watching a play or reading a dictionary definition. They didn’t think of it as it applied to them.” This suggests that in autism, the representation of the self is altered, which researchers have known for many years, Just says. “But this is the first time that anybody’s used that to diagnose autism looking at brain activation.”

Just says his research suggests there could be a new way of diagnosing and understanding certain illnesses and disorders. “If you know what kinds of thoughts are typically disordered in a given psychiatric illness, you could ask a person to think about them and see whether their thoughts are disordered or altered from neurotypical people,” he says.

http://time.com/3614487/fmri-autism-diagnosis/
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #5 Online: 17 de Dezembro de 2014, 18:10:52 »
tenho aluno autista como aluno... Está sendo uma experiência muiiito interessante!

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #6 Online: 17 de Dezembro de 2014, 18:38:10 »
tenho aluno autista como aluno...

Errrr...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
« Resposta #7 Online: 17 de Dezembro de 2014, 18:46:48 »
É que preciso desenvolver o raciocínio sobre o assunto.

Mas foi uma batalha muito grande com a família e com a turma onde ele estava inserido.

Quando descobri que era, dentro do espectro autista, um asperger, comecei um trabalho de primeiro convencer a família que era preciso abrir o assunto na turma, porque ele já estava sofrendo bullying. Depois, fiz um trabalho explicando o que era, as causas, exemplos de pessoas assim e exigi respeito e que todos os ajudassem. Ele estava muito, muito, muito nervoso.

Mas foi providencial. dentro dos seus limites, ele conseguiu se integrar, começou a participar das atividades, é aceito e principalmente respeitado.

então a experiência está sendo muito boa, para o meu aprendizado. E para ele, que pode conviver com alunos de sua idade e aprender aos poucos como são as pessoas.

Offline Rostov

• Nível 14
  • *
« Resposta #8 Online: 17 de Dezembro de 2014, 19:44:15 »
É que preciso desenvolver o raciocínio sobre o assunto.

Mas foi uma batalha muito grande com a família e com a turma onde ele estava inserido.

Quando descobri que era, dentro do espectro autista, um asperger, comecei um trabalho de primeiro convencer a família que era preciso abrir o assunto na turma, porque ele já estava sofrendo bullying. Depois, fiz um trabalho explicando o que era, as causas, exemplos de pessoas assim e exigi respeito e que todos os ajudassem. Ele estava muito, muito, muito nervoso.

Mas foi providencial. dentro dos seus limites, ele conseguiu se integrar, começou a participar das atividades, é aceito e principalmente respeitado.

então a experiência está sendo muito boa, para o meu aprendizado. E para ele, que pode conviver com alunos de sua idade e aprender aos poucos como são as pessoas.

Como ele é? Digo, o padrão de comportamento dele...

Pergunto porque asperger é um tema controverso e há muitos pacientes mal diagnosticados. (como eu)

E por que ele estava sofrendo bullying?

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
« Resposta #9 Online: 18 de Dezembro de 2014, 10:13:37 »
Vamos por partes.

Ele não é um caso profundo no espectro autista, mas foi diagnostica como Asperger. No geral, é a incapacidade de decifrar as emoções das outras pessoas, o que leva a ser muito retraído, porque nunca sabe se a pessoa está sendo gentil, carinhosa ou agressiva e violenta. Um tapinha nas costas, sem este contexto, realmente parece ser uma agressão.

Como é um jovem muiiiito tímido e reservado, que não sentava com ninguém, não fazia amizades, não fazia trabalhos em grupos, tem aquele bigodinho penugem de adolescente, não olha ninguém nos olhos, é alvo perfeito para a zoação dos colegas. É ser zoado, ridicularizado, chamado de louco, esquisito, etc, etc. Mas tem ali um adolescente sofrendo muito, sem entender o que se passa e incapaz de falar com alguém sobre o que está acontecendo, porque não consegue entender quando é normal ou não.

Depois que reuni duas turmas que tinham contato com ele e abri o jogo, expliquei o que era, porque ele é assim e os motivos, a mudança foi enorme. os colegas entenderam que ele é assim por não ter escolha, não por ser babaca ou arrogante.

E é muito bom conviver, porque precisa ser direto nas explicações, objetivo, sem deixar subentendidos, porque não vai entender. É dizer o que precisa ser feito, o prazo e o que se espera. E ele faz perfeitamente.

E agora estou o  convencendo a escrever. Já me produziu um conto de Ficção Científica, que estou ajudando a revisar. Está sendo muito bom conviver com ele.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!