Complicado esses casos, analisando o fato em sí, dentro de uma moral ocidental, realmente é repugnante... mas como disse o Geotecton, as leis (nem sempre, mas a maioria das vezes) se alimentam da cultura, se chegarmos e pergurtarmos para a garota no dia do casamento se ela queria estar fazendo aquilo, provavelmente responderia que não, mas quando tiver uam filha certamente apoiára seu casamento com 13 anos...
Não quero parecer um louco relativista que aceita tudo que acontece justificando pela diversidade cultural, mas ao meu ver é um erro adotar nosso modo de pensamento e dizer que estamos adotando uma razão, que somos socialmente superiores e submeter a forma de pensamento de outros povos nuam crença, mito, irracionalidade tribal... primeiramente que nãoe stamos isentos de qualquer tipo de dogma, dizemos que isso é "nojento" justamente por seguirmos uma moral cristã (por mais ateu que se seja, tal moral ainda esta presente) e ocidental... e segundo, pensamentos diversos formam um sistema lógico dentro de sí, para eles talvez seja perfeitamente lógico casar aos 13 anos, é uam espécie de filosofia deles.
Nunca estudei costumes islâmicos mas muitos povos tribais usam o casamento como moeda de troca... seria a troca de mulheres, um ato perante o qual toda teia de relações socias é formada, sem o qual a sociedade simplesmente não existe.
Qual a saída para isso ? ao meu ver numa emansipação do pensamento, uma quebra de todo tipo de dogma... mas impor-los dogmas ocidentais, dizer-lhes para ir no McDonald's ao invpes de casar com crianças de 13 anos... não me parece o certo.