Autor Tópico: Menina morre de sangramento interno após casar forçada no Iêmen, diz ONG...  (Lida 1093 vezes)

Offline Hipátia

• Nível 07
  • *
Menina morre de sangramento interno após casar forçada no Iêmen, diz ONG

Garota de 13 se casou na semana passada; lei de idade mínima para casamento foi vetada por ser 'anti-islâmica'.

Da BBC

Uma menina iemenita de 13 anos de idade morreu de hemorragia interna três dias depois de ter sido obrigada a casar, informaram grupos de defesa dos direitos humanos do Iêmen.

Segundo agências de notícias, o sangramento teria ocorrido depois de uma relação sexual.

O caso ocorre em meio ao debate sobre a determinação de uma idade mínima para que as meninas se casem no Iêmen, onde mais de um quarto delas se casam com menos de 15 anos de idade.

Uma lei de 2009 determinou a idade mínima como 17 anos, mas foi rejeitada depois que alguns legisladores afirmaram que ela é anti-islâmica. Uma decisão final deverá ser tomada ainda neste mês.

As autoridades do Iêmen não confirmaram a morte.

A menina, que teria se casado com um homem na faixa dos 20 anos de idade, morreu no oeste do país, na semana passada, segundo o grupo de defesa dos direitos humanos Fórum das Irmãs Árabes (SAF, na sigla em inglês).

Em uma declaração obtida pela agência de notícias Reuters, a diretora regional do Unicef, Sigrid Kaag, disse que a agência da ONU está "horrorizada com a morte de mais uma menina noiva no Iêmen".

Grupos de defesa dos direitos humanos vêm pressionando as autoridades para proibir o casamento de crianças arranjado pelas famílias no Iêmen, que tem uma estrutura social tribal.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MRP1563041-5602,00.html

Qual o limite de interferência da cultura e/ou "religião" na lei de um povo?
« Última modificação: 09 de Abril de 2010, 14:32:34 por Bella »

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
Re: Menina morre de sangramento interno após casar forçada no Iêmen, diz ONG...
« Resposta #1 Online: 09 de Abril de 2010, 14:34:33 »
Limite? Não há limite. Enquanto estiverem legislando em torno de dogmas, vai ser este absurdo.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 09 de Abril de 2010, 15:15:16 »
É uma lei "não-islâmica" e não "anti-islâmica". Será que estas, errrrr...., pessoas, são tão canalhas a ponto de não perceber a diferença? 

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #3 Online: 09 de Abril de 2010, 15:16:20 »
Realmente...

O pior dessa história não é pensar que esses caras do Iêmen são bárbaros atrasados; mas que tem muito marmanjo de 20 e poucos ou mais que não vê nada de esquisito namorar menininha de 13 ou 14. E tem pai e mãe que deixa... :-|

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 09 de Abril de 2010, 15:26:23 »
Eu tento entender isto... cheguei a formular uma teoria.

Estes sujeitos são tão afetados psicologicamente com a doutrina que simplesmente não conseguem manter um relacionamento com mulheres de sua própria faixa etária... borram-se de medo que sua "masculinidade" seja questionada por uma mulher que já tenha mais maturidade e discernimento... no fundo são uns frouxos covardes.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 09 de Abril de 2010, 15:30:16 »

Estes sujeitos são tão afetados psicologicamente com a doutrina que simplesmente não conseguem manter um relacionamento com mulheres de sua própria faixa etária... borram-se de medo que sua "masculinidade" seja questionada por uma mulher que já tenha mais maturidade e discernimento... no fundo são uns frouxos covardes.

Concordo, ainda estão na idade da pedra, se borrando de medo dos relampagos e ruidos noturnos...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Hipátia

• Nível 07
  • *
« Resposta #6 Online: 09 de Abril de 2010, 15:45:45 »

Mas PQP será que não resta um mínimo de bom senso para compreender que a lei queria proteger a vida dessas meninas, ou se quer para pensar qual o desenvolvimento de um corpo dessa idade... é repugnante saber que existem comportamentos desse tipo e pior são cobertos pelo véu do islamismo (ou qlquer outra "religião"/cultura)...

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #7 Online: 09 de Abril de 2010, 15:54:40 »

Não sei... Não duvido que esses casamentos sejam arranjados. Raciocinando friamente, numa sociedade patriarcal, tecnologicamente atrasada,
na qual uma das maiores causas de morte entre as mulheres seja o parto, faz sentido que as mulheres casem cedo. Não deixa de ser repugnante
e enfurecedor que isso ainda persista em certos lugares.

Imagino também que a tentativa de legislar sobre isso pode ser vista como uma ameaça ao poder dos líderes tribais/patriarcas e que se use qualquer
tipo de meio para resistir (ajuda se sua religião tiver sido criada por patriarcas misóginos...)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #8 Online: 09 de Abril de 2010, 22:39:02 »
Vejamos, é um destes países arabes que de vez em quando aparecem em emails mostrando suas maravilhas arquitetonicas e de engenharia, onde ficamos boquiabertos dizendo o quantos eles sao avançados e que um dia iremos pra lá?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 10 de Abril de 2010, 00:14:14 »
Menina morre de sangramento interno após casar forçada no Iêmen, diz ONG

Garota de 13 se casou na semana passada; lei de idade mínima para casamento foi vetada por ser 'anti-islâmica'.

[...]

Qual o limite de interferência da cultura e/ou "religião" na lei de um povo?

Caso análogo ao dos indígenas que enterram crianças, mas com o agravante de ser um estado-nação.

Mesmo assim, as leis de um país, qualquer que seja ele, modelam e se alimentam da cultura nativa.

Avaliações éticas e morais de outros povos são e sempre serão consideradas interferências indevidas.

Pessoalmente eu acho um horror.

Aliás. É mais um (horror) proveniente da macro-região em que surgiram as atuais grandes religiões monoteístas.
Foto USGS

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #10 Online: 10 de Abril de 2010, 02:37:41 »
Complicado esses casos, analisando o fato em sí, dentro de uma moral ocidental, realmente é repugnante... mas como disse o Geotecton, as leis (nem sempre, mas a maioria das vezes) se alimentam da cultura, se chegarmos e pergurtarmos para a garota no dia do casamento se ela queria estar fazendo aquilo, provavelmente responderia que não, mas quando tiver uam filha certamente apoiára seu casamento com 13 anos...

Não quero parecer um louco relativista que aceita tudo que acontece justificando pela diversidade cultural, mas ao meu ver é um erro adotar nosso modo de pensamento e dizer que estamos adotando uma razão, que somos socialmente superiores e submeter a forma de pensamento de outros povos nuam crença, mito, irracionalidade tribal... primeiramente que nãoe stamos isentos de qualquer tipo de dogma, dizemos que isso é "nojento" justamente por seguirmos uma moral cristã (por mais ateu que se seja, tal moral ainda esta presente) e ocidental... e segundo, pensamentos diversos formam um sistema lógico dentro de sí, para eles talvez seja perfeitamente lógico casar aos 13 anos, é uam espécie de filosofia deles.

Nunca estudei costumes islâmicos mas muitos povos tribais usam o casamento como moeda de troca... seria a troca de mulheres, um ato perante o qual toda teia de relações socias é formada, sem o qual a sociedade simplesmente não existe.

Qual a saída para isso ? ao meu ver numa emansipação do pensamento, uma quebra de todo tipo de dogma... mas impor-los dogmas ocidentais, dizer-lhes para ir no McDonald's ao invpes de casar com crianças de 13 anos... não me parece o certo.
/------------------/--------------------/

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!