Autor Tópico: E se em vez de radares, houvessem câmeras para vigiar maus motoristas?  (Lida 893 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Eu acho que seria muito mais eficiente. Se teria flagras de outros tipos, mais graves, de má-conduta, além de meramente ultrapassar o limite de velocidade em qualquer circunstância (que dependendo da situação, pode ser bem inócuo).

Não só isso, mas poderiam ser uma rede meio big-brotheresca, que facilitaria em prevenir e encontrar criminosos.

Uma possibilidade seria até que todo carro tivesse uma mini-camera.

Offline VSR

• Nível 16
  • *
Re: E se em vez de radares, houvessem câmeras para vigiar maus motoristas?
« Resposta #1 Online: 10 de Abril de 2010, 20:57:23 »
No japão se não me engano em todo carro tem uma mini-câmera...

/------------------/--------------------/

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #2 Online: 10 de Abril de 2010, 22:06:41 »
As cidades vêm adotando cada vez mais câmeras de monitoramento não só para o trânsito, mas para crimes em geral. Sei que pelo menos 10 Estados vem utilizando em suas capitais e regiões metropolitanas esses sistemas em parceria com a polícia.

Alguns alegam que isso seria invasão de privacidade, mas existe pretensão de privacidade quando se está em locais públicos?

Outra coisa bacana que vejo lá fora são câmeras em viaturas. Coisa que deveria ter aqui e traria 100% de transparência para a atividade policial e menos encheção de saco dos DDHH...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 10 de Abril de 2010, 22:49:09 »
Uma ideia que já me passou pela cabeça foi ter carros sem identificação com câmeras andando pela cidade, pegando irregularidades com ultrapassagens proibidas e direção perigosa.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #4 Online: 11 de Abril de 2010, 02:13:32 »
No japão se não me engano em todo carro tem uma mini-câmera...

Todo carro publico e comercial. Carros particulares estao livre dessa regra.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Skorpios

• Visitante
« Resposta #5 Online: 11 de Abril de 2010, 07:36:02 »
As cidades vêm adotando cada vez mais câmeras de monitoramento não só para o trânsito, mas para crimes em geral. Sei que pelo menos 10 Estados vem utilizando em suas capitais e regiões metropolitanas esses sistemas em parceria com a polícia.

Alguns alegam que isso seria invasão de privacidade, mas existe pretensão de privacidade quando se está em locais públicos?

Outra coisa bacana que vejo lá fora são câmeras em viaturas. Coisa que deveria ter aqui e traria 100% de transparência para a atividade policial e menos encheção de saco dos DDHH...

Aqui tem no centro da cidade. O problema é a demora da reação da policia. Foi visto o "cidadão" de madrugada passeando pela rua tentando atear fogo em tudo que encontrava pela frente ao longo da mesma. Só quando conseguiu colocar fogo numa loja é que as autoridades reagiram. Para o dono da loja foi tarde demais. E quase o foi para os donos das lojas vizinhas.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #6 Online: 11 de Abril de 2010, 08:32:58 »
Pois é, só a tecnologia não resolve se ninguém estiver olhando a câmera :)
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Sr. Bradley P. Richfield

• Nível 20
  • *
« Resposta #7 Online: 11 de Abril de 2010, 20:36:28 »
Aqui, houve um tempo em que começaram a desconfiar que as câmeras não funcionavam.
"O problema da internet é que ninguém sabe quando as citações realmente pertencem a quem se atribui." -- Abraham Lincoln

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 11 de Abril de 2010, 22:11:34 »

Eu já tinha pensado em mini-câmeras nos próprios policiais.

Por um lado, evitaria abusos de verdade, mas é uma faca de dois gumes; talvez qualquer coisinha fosse ser considerada abuso.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 11 de Abril de 2010, 22:14:03 »
Uma ideia que já me passou pela cabeça foi ter carros sem identificação com câmeras andando pela cidade, pegando irregularidades com ultrapassagens proibidas e direção perigosa.

Mas isso não seria tão diferente de se ter policiais de trânsito a paisana. Não é ruim, mas acho que uma rede de câmeras em todo carro coibiria e ajudaria a prender muito mais os barbeiros.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #10 Online: 11 de Abril de 2010, 22:16:17 »

Eu já tinha pensado em mini-câmeras nos próprios policiais.

Por um lado, evitaria abusos de verdade, mas é uma faca de dois gumes; talvez qualquer coisinha fosse ser considerada abuso.

Se houvesse uma política de DDHH mais sólida e madura, sem dúvida alguma seria o ideal. Mas na atual conjectura, eu me sentiria muito inibido em atuar com uma câmera.

Hoje qualquer coisa já é considerada abuso. Uma algema apertada, uma fala mais dura, uma imobilização no solo... mesmo quando o criminoso é uma pessoa violenta.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 11 de Abril de 2010, 22:20:38 »
Os policiais teriam que dizer, "por gentileza, meu bom homem. Queira reconsiderar a continuidade desse [assalto/estupro/vandalismo/venda de drogas], uma vez que tal ação, é prevista como crime pela legislação nacional"; "bem, haja visto sua recusa em agir conforme sugeri, devo alertá-lo que a pena prevista para isso será pior. Após terminar, queira me acompanhar a delegacia mais próxima, por gentileza"

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #12 Online: 11 de Abril de 2010, 22:27:13 »
Se minha mãe me visse falando com um bandido (bandido mesmo), ela ia virar a cara, fingir que não me conhece e me passar um sermão de 2h quando tivesse a primeira oportunidade. :lol:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!