E se propõe que se faça o que? Crie emprego na base da canetada? Não é tão simples assim, e precisa de mudanças culturais, não apenas legais.
Não se cria emprego na base da canetada.
Se cria emprego com políticas econômicas que privilegiem as atividades que proporcionalmente empreguem um percentual maior de mão-de-obra. Isto significa um apoio à pequena e micro empresa e a empresa familiar , significa ampliação do microcrédito , significa extensão da formação escolar e profissional...
Outra forma , como também é colocado no texto, é ter uma política consistente de utilizar nas obras públicas de infraestrutura a mão de obra local acoplada a um processo cultural/educacional.
Sabe que no final das contas, o sálario acaba sendo por hora. Não há problema nenhum de ninguém trabalhar mais de 40 horas, desde que aceitem ganhar menos que se trabalhassem mais. Agora querer trabalhar 40 horas com o mesmo sálario que ganha enquanto trabalha 60-80? 
Sim.
Trabalhar mais que 40 h por semana gera proporcionalmente um empobrecimento cultural e social. 40 h de trabalho por semana significa 25% do tempo semanal (168 h) ; como temos o tempo de repouso entre 6-8 h por dia o aumento do tempo de trabalho é retirado do tempo necessário para a vida de relação , cultural e etc...( lembra que neste tempo também temos os deslocamentos para o trabalho , alimentação ,higiene...)
O que o texto coloca é que com a tecnologia disponível atualmente se pode ter uma mesma produção com um tempo de trabalho menor. A estratégia é trabalhar menos para que todos trabalhem , gerar políticas que apontem para o pleno emprego utilizando a tecnologia para isto. Estas se acoplam à expansão das atividades econômicas que utilizem mais mão de obra com apoio ao desenvolvimento tecnológico , a formação de redes lçocais de produção e distribuição , etc...
Não li, mas pelos subtítulos tá parecendo discurso socialista.
Não , é discurso capitalista racional e ético.

O objetivo do texto como um todo é apresentar princípios básicos para orientar uma política voltada para melhorar a vida das pessoas , o texto parte da uma premissa ética de que os seres humanos têm direito a uma vida digna e produtiva e que o conhecimento científico , as políticas econômicas , a organização política devem visar este fim.
Os objetivos colocados no texto implicam em mudanças além da economia em si ( já que subjaz a premissa que organização econõmica , social e política não são independentes). Implica em mudanças na organização da representação política ( reforma eleitoral , reforma política) , na forma como são tomadas as decisões sobre as políticas econõmicas , etc...