Autor Tópico: papa Nicolau V  (Lida 2205 vezes)

Offline Res Cogitans

• Nível 14
  • *
papa Nicolau V
« Online: 22 de Julho de 2005, 14:49:09 »
[trecho da bula "Dum diversas", que o papa Nicolau V endereçou ao rei de Portugal Afonso V em 1452:

"Nós lhe concedemos, por estes presentes documentos, com nossa Autoridade Apostólica, plena e livre permissão de invadir, buscar, capturar e subjugar os sarracenos e pagãos e quaisquer outros incrédulos e inimigos de Cristo, onde quer que estejam, como também seus reinos, ducados, condados, principados e outras propriedades... e reduzir suas pessoas à perpétua escravidão, e apropriar e converter em seu uso e proveito e de seus sucessores, os reis de Portugal, em perpétuo, os supramencionados reinos, ducados, condados, principados e outras propriedades, possessões e bens semelhantes..."]
"Conhecer a verdade não é o mesmo que amá-la, e amar a verdade não equivale a deleitar-se com ela" Confúcio

Poindexter

• Visitante
Re: papa Nicolau V
« Resposta #1 Online: 23 de Julho de 2005, 16:31:39 »
Citação de: Res Cogitans
[trecho da bula "Dum diversas", que o papa Nicolau V endereçou ao rei de Portugal Afonso V em 1452:

"Nós lhe concedemos, por estes presentes documentos, com nossa Autoridade Apostólica, plena e livre permissão de invadir, buscar, capturar e subjugar os sarracenos e pagãos e quaisquer outros incrédulos e inimigos de Cristo, onde quer que estejam, como também seus reinos, ducados, condados, principados e outras propriedades... e reduzir suas pessoas à perpétua escravidão, e apropriar e converter em seu uso e proveito e de seus sucessores, os reis de Portugal, em perpétuo, os supramencionados reinos, ducados, condados, principados e outras propriedades, possessões e bens semelhantes..."]

Nicolau V, neste trecho, está agindo perfeitamente em conformidade com o seu cargo! Afinal, as invasões, buscas, capturas e subjugações são temas freqüentes do AT e a bíblia católica não proíbe a escravidão.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
Re.: papa Nicolau V
« Resposta #2 Online: 23 de Julho de 2005, 17:13:31 »
Res, onde conseguiu esse fragmento? Fiquei interessado em ter uma "fonte".  :)

rizk

• Visitante
papa Nicolau V
« Resposta #3 Online: 24 de Julho de 2005, 00:21:39 »
Movi para a área de história, ok?

A fonte é a bula, ué! Existem cadernos em que são publicadas todas as bulas e encíclicas e taltal, procure na biblioteca mais próxima. Procura pelo ano. Mas o amigo pode ter tirado daqui.

http://en.wikipedia.org/wiki/Papal_bull

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 24 de Julho de 2005, 04:22:23 »
Isso, obrigado, é que eu queria um link que tivesse. :)

rizk

• Visitante
« Resposta #5 Online: 24 de Julho de 2005, 14:22:10 »
Estou pesquisando desde ontem e não achei NADA sobre esta bendita bula... toca pra biblioteca, que agora fiquei curiosa. Pré-projeto! Aeee! Valeu, Res!

Offline Res Cogitans

• Nível 14
  • *
« Resposta #6 Online: 24 de Julho de 2005, 23:25:09 »
todo trecho em colchetes é uma citação da coluna do Hélio:  
http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/ult510u196.shtml
"Conhecer a verdade não é o mesmo que amá-la, e amar a verdade não equivale a deleitar-se com ela" Confúcio

Offline ZeratuL

• Nível 09
  • *
  • Resistance is Futile you`ll be assimilated
« Resposta #7 Online: 13 de Agosto de 2005, 22:04:13 »
:|  :)  Papa Nicolau  que eu conheça é um exame em que a mulher grávida ...

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
Re: Re.: papa Nicolau V
« Resposta #8 Online: 14 de Agosto de 2005, 15:02:20 »
Citação de: ZeratuL
:|  :)  Papa Nicolau  que eu conheça é um exame em que a mulher grávida ...

Exame preventivo, pra verificar se a mulher tem células anormais, ou  câncer do colo do útero! :lol:
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Atheist

• Visitante
« Resposta #9 Online: 14 de Agosto de 2005, 22:52:17 »
É... não necessariamente grávida... :roll:

Aliás, de onde foi que tiraram este nome?  :lol:

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #10 Online: 14 de Setembro de 2007, 13:54:57 »
Estou pesquisando desde ontem e não achei NADA sobre esta bendita bula... toca pra biblioteca, que agora fiquei curiosa. Pré-projeto! Aeee! Valeu, Res!

Achou?
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #11 Online: 14 de Setembro de 2007, 14:00:24 »

Achou?
:histeria:
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 14 de Setembro de 2007, 14:08:00 »
amon fazendo historiografia..
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

rizk

• Visitante
« Resposta #13 Online: 14 de Setembro de 2007, 21:57:58 »
Eu era tão animadinha antigamente, não? Tudo virava pré-projeto. E eis mais um que não saiu. Eu nem lembro quem é esse papa aí, SE É QUE eu soube algum dia. :lol:

Lembro, porém, que Manuel o Venturoso cismou uma época que não podia mais ter infiéis no reino e assinou um decreto que obrigava os judeus a se converterem ou deixarem o reino, e aí foi uma confusão dos diabos. Porque foi na época em que o Vasco da Gama estava indo para as Índias e quem financiava essas coisas não era a Coroa, eram os judeus. Aí ele não queria expulsá-los, naturalmente, mas ele queria casar e a noiva exigia que Portugal ficasse herege-free. Enfim, os judeus começaram a ir embora e aí fecharam todos os portos, menos o de Lisboa, para impedi-los. Aí os judeus se acumularam em Lisboa e aí foi o fim do mundo, porque as pessoas tomavam as crianças filhas dos judeus, e pegavam os judeus adultos e batiam neles e levavam-nos desacordados para as pias batismais e os batizavam. Teve um caso que começaram a aspergir água benta nos judeus aglomerados no porto e depois os mandavam de volta pra casa, mas não sei se foi nessa época - porque aconteceu várias vezes e tal. Uh. Há chance de isso acima ser propaganda, mas foi o que eu li.

O que interessa é que Manuel o Venturoso foi antecedido por Afonso V - creio que não diretamente, quase certeza que teve alguém no meio. Se é assim, TUDO FAZ SENTIDO - ou é o caso de post hoc ergo propter hoc mais claro deste fórum :lol:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!