Autor Tópico: Descobertas novas provas de que há água na Lua e em Marte  (Lida 1587 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Descobertas novas provas de que há água na Lua e em Marte
« Online: 13 de Abril de 2010, 10:54:19 »
Descobertas novas provas de que há água na Lua e em Marte

Depósitos de gelo com pelo menos 2 metros de profundidade podem ser encontrados em algumas pequenas crateras lunares, disseram pesquisadores na segunda-feira, enquanto um segundo estudo sugeriu que recentemente houve degelo e recongelamento da água em Marte, aumentando alguns dos característicos canais da sua superfície.

Os dois estudos contribuem com o debate político e científico sobre qual seria a melhor forma de estudar o Sistema Solar e o universo - com missões tripuladas, ou com robôs e sondas.

Num dos estudos divulgados na segunda-feira, Paul Spudis, do Instituto Lunar e Planetário de Houston, e seus colegas analisaram medições feitas pela sonda indiana Chandrayaan, a fim de buscar provas de que havia depósitos de gelo em algumas crateras lunares perenemente à sombra.

"Conforme a Lua foi bombardeada por objetos com água, como cometas e meteoritos, e implantada pelo hidrogênio do gelo polar ao longo do tempo geológico, parte desse material pode ter ido parar nessas áreas frias e escuras", escreveram os cientistas na revista Geophysical Research Letters.

Eles mediram a chamada razão de polarização circular, para demonstrar que ou a superfície é excepcionalmente áspera, ou existem de 2 a 3 metros de gelo acumulado.

O segundo estudo mostrou que um canal de 2 metros de largura em Marte se tornou quase 120 metros mais longo em dois anos.

Dennis Reiss, do Instituto de Planetologia da Westfalische Wilhelms-Universitat, em Munster, na Alemanha,e seus colegas disseram que a melhor explicação para isso é o degelo de uma pequena quantidade de água em forma de gelo.

Fotos mostram manchas marrons na vala, bem como canais novos e menores, disseram eles na mesma revista. A superfície, segundo eles, talvez fique quente a ponto de que a água dessa região de Marte derreta.

Em setembro, várias equipes haviam noticiado evidências de água, provavelmente congelada, em superfícies desérticas da Lua e de Marte, e pesquisadores também já viram nevar em Marte.

http://noticias.br.msn.com/artigo.aspx?cp-documentid=23857848

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re: Descobertas novas provas de que há água na Lua e em Marte
« Resposta #1 Online: 13 de Abril de 2010, 14:36:20 »
Da existência de água em Marte, tanto no passado como hoje, não há qualquer dúvida pois há marcadores atmosféricos, geológicos e geoquímicos que demonstram isto.

A presença de rochas sedimentares, as estratificações cruzadas, o mineral goethita e o Fe+3-sulfato indicam condições subaquosas no passado, sendo que a goethita e o Fe+3-sulfato também indicam que as águas eram ácidas.

http://www.nasa.gov/vision/universe/solarsystem/opportunity_water.html
http://ntrs.nasa.gov/archive/nasa/casi.ntrs.nasa.gov/20080030349_2008025699.pdf.


Atualmente há indícios atmosféricos e em solo que revelam a presença de água.

Por exemplo, há cerca de 2 anos a sonda Mars Reconnaissance Orbiter, por meio de sua camara HiRISE, fotografou a superfície do planeta após um impacto de meteorito, e as feições observadas nas fotos foram interpretadas como sendo provenientes da sublimação de uma camada de água congelada pouco abaixo da superfície.

http://www.nasa.gov/mission_pages/MRO/news/mro20090924.html


Também é possível acompanhar as variações sazonais de vapor d'água na atmosfera marciana.

http://humbabe.arc.nasa.gov/MarsToday/MarsWater.html
« Última modificação: 13 de Abril de 2010, 18:20:18 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Descobertas novas provas de que há água na Lua e em Marte
« Resposta #2 Online: 15 de Junho de 2010, 09:28:44 »
Há mais água na Lua do que se achava, diz estudo

Há muito mais água na Lua do que se pensava, e ela está disseminada sob a superfície, segundo um estudo divulgado na segunda-feira.

Missões recentes à Lua tem mostrado gelo nas sombras das crateras, e também sob a poeira lunar. Mas ela poderia ter sido levada por asteróides caídos no satélite.

O novo estudo, publicado na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências dos EUA, mostra no entanto que há na Lua muito mais água do que isso - descoberta que pode ser importante em futuras missões tripuladas. "A água pode ser onipresente no interior lunar", escreveram os pesquisadores.

"Por mais de 40 anos pensamos na Lua como seca", disse Francis McCubbin, do Instituto Carnegie, de Washington, que liderou o estudo. "Descobrimos que o conteúdo mínimo de água variava de 64 partes por bilhão a 5 partes por milhão - pelo menos duas ordens de magnitude maior do que os resultados anteriores."

A água não está imediatamente acessível - ela está incorporada ao interior rochoso da Lua, segundo o relatório, publicado no endereço http://www.pnas.org/cgi/doi/10.1073/pnas.1006677107 .

Hoje, a maioria dos cientistas acredita que a Lua se formou quando um objeto do tamanho de Marte colidiu com a Terra, ejetando um material que se aglutinou e começou a orbitar o planeta, 4,5 bilhões de anos atrás.

Houve formação de magma nesse processo, e algumas moléculas de água podem ter sido preservadas conforme o magma esfriava e se cristalizava.

Os pesquisadores examinaram amostras recolhidas há 40 anos durante as missões lunares Apolo. Rochas do tipo mais comum no interior contêm evidências químicas de compostos de hidrogênio e oxigênio que indicam a presença de água.

"As concentrações são muito baixas e, por isso, foram até recentemente quase impossíveis de detectar", disse em nota Bradley Jolliff, da Universidade Washington University, em Saint Louis, que trabalhou na pesquisa.

"Podemos agora finalmente começar a considerar as implicações e a origem da água no interior da Lua."

http://noticias.br.msn.com/artigo.aspx?cp-documentid=24571698

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline calvino

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.387
  • Sexo: Masculino
Planeta vermelho já foi coberto por um oceano - e pode ter abrigado ETs
« Resposta #3 Online: 15 de Junho de 2010, 11:21:32 »


Citar
Planeta vermelho já foi coberto por um oceano - e pode ter abrigado ETs






Um vasto oceano cobria um terço da superfície do planeta Marte há 3,5 bilhões de anos, revela um estudo publicado pela revista científica Nature Geoscience. Longe de ser o seco e vermelho deserto que é atualmente, nosso planeta vizinho já foi úmido e chuvoso, levantando a possibilidade de ter abrigado vida extra-terrestre.

A descoberta é baseada em um estudo detalhado de dois pesquisadores da Universidade do Colorado (EUA), Gaetano Di Achille e Bryan Hynek. Eles chegaram à conclusão após analisarem os dados de 52 depósitos de sedimentos em deltas e vales de antigos rios que uma vez irrigaram o planeta vermelho.

"Mais da metade dos 52 depósitos dos deltas de rios identificados pelos pesquisadores marcavam provavelmente os limites do suposto oceano, dado que todos estão situados aproximadamente na mesma altura", afirmou a Universidade do Colorado em um comunicado. Dos 52 deltas, 29 estavam conectados ao desaparecido oceano de Marte ou às lâminas de água subterrânea que o alimentavam, assim como a grandes lagos adjacentes.

Comparações - Segundo Hynek, este é o primeiro estudo que integra os dados provenientes das missões de observação do planeta vermelho efetuadas desde 2001 pela Nasa e pela Agência Espacial Europeia (ESA). "Marte tinha provavelmente um ciclo hidrológico global semelhante ao da Terra, com chuva, formação de nuvens, acumulação de gelo e lâminas de água subterrâneas", explica.

Di Achille e Hynek estimam que o oceano cobria cerca de 36% da superfície de Marte, com um total de 124 milhões de quilômetros cúbicos de água - volume dez vezes inferior ao de todos os oceanos terrestres atuais.

Grande questão - Segundo outro estudo dirigido por Hynek e publicado no Journal of Geophysical Research, foram detectados cerca de 40.000 vales de antigos rios em Marte, que foram a fonte dos sedimentos acumulados nos deltas.

Após os dois estudos, os pesquisadores se questionam o que ocorreu com a água que há mais de 3 bilhões de anos banhava a superfície marciana. Eles esperam que as futuras missões a Marte - entre elas a "MAVEN" (Mars Atmosphere and Volatile Evolution Mission), da Nasa, prevista para 2013 e dirigida pelos investigadores da Universidade do Colorado, tragam a resposta.

(Com agência France-Presse)


Fonte: http://migre.me/P8x8





"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re: Planeta vermelho já foi coberto por um oceano - e pode ter abrigado ETs
« Resposta #4 Online: 15 de Junho de 2010, 22:46:00 »
Calvino

Acho que seria interessante juntar este tópico com este ../forum/topic=22657.0.html#msg515199.
Foto USGS

Offline calvino

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.387
  • Sexo: Masculino
Re: Planeta vermelho já foi coberto por um oceano - e pode ter abrigado ETs
« Resposta #5 Online: 16 de Junho de 2010, 00:00:21 »
Unknown, ajude-nos e desculpe-me novamente por não ter olhado...
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Aronax

  • Nível 27
  • *
  • Mensagens: 1.339
  • Sexo: Masculino
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re: Descobertas novas provas de que há água na Lua e em Marte
« Resposta #7 Online: 28 de Maio de 2011, 19:39:21 »
Eis um texto complementar ao apresentado pelo Aronax:

Citação de: NASA
NASA-Funded Scientists Make Watershed Lunar Discovery
05.26.11


Super-tiny melt inclusion from lunar soil samples.

Image credit: Saal lab/Brown University


A team of NASA-funded researchers has measured for the first time water from the moon in the form of tiny globules of molten rock, which have turned to glass-like material trapped within crystals. Data from these newly-discovered lunar melt inclusions indicate the water content of lunar magma is 100 times higher than previous studies suggested.

The inclusions were found in lunar sample 74220, the famous high-titanium "orange glass soil" of volcanic origin collected during the Apollo 17 mission in 1972. The scientific team used a state-of-the-art ion microprobe instrument to measure the water content of the inclusions, which were formed during explosive eruptions on the moon approximately 3.7 billion years ago.

The results, published in the May 26 issue of Science Express, raise questions about aspects of the "giant impact theory" of how the moon was created. That theory predicted very low water content of lunar rock due to catastrophic degassing during the collision of Earth with a Mars-sized body very early in its history. The study also provides additional scientific justification for returning similar samples from other planetary bodies in the solar system.

"Water plays a critical role in determining the tectonic behavior of planetary surfaces, the melting point of planetary interiors and the location and eruptive style of planetary volcanoes," said Erik Hauri, a geochemist with the Carnegie Institution of Washington and lead author of the study. "I can conceive of no sample type that would be more important to return to Earth than these volcanic glass samples ejected by explosive volcanism, which have been mapped not only on the moon but throughout the inner solar system."

In contrast to most volcanic deposits, the lunar melt inclusions are encased in crystals that prevent the escape of water and other volatiles during eruption.

"These samples provide the best window we have on the amount of water in the interior of the moon where the orange glass came from," said science team member James Van Orman of Case Western Reserve University in Cleveland.

In a 2008 study led by Alberto Saal of Brown University in Providence, R.I., the same team reported the first evidence of water in lunar volcanic glasses. They used magma degassing models to estimate how much water was originally in the magmas before eruption. Building on that study, Thomas Weinreich, a Brown undergraduate student, searched for and found the melt inclusions. With that data, the team measured the pre-eruption concentration in the magma and estimated the amount of water in the moon's interior.

"The bottom line is that in 2008, we said the primitive water content in the lunar magmas should be similar to lavas coming from the Earth's depleted upper mantle," Saal said. "Now, we have proven that is indeed the case."

The study also puts a new twist on the origin of water-ice detected in craters at the lunar poles by several recent NASA missions. The ice has been attributed to comet and meteor impacts, but the researchers believe it is possible that some of the ice came from water released by the eruption of lunar magmas eons ago.

Fonte
Foto USGS

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!