Autor Tópico: Teoria da Relatividade Geral sobrevive a dois novos testes  (Lida 953 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline 4 Ton Mantis

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
Teoria da Relatividade Geral sobrevive a dois novos testes
« Online: 16 de Abril de 2010, 08:19:19 »
http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,teoria-da-relatividade-geral-sobrevive-a-dois-novos-testes,538337,0.htm


Dois novos estudos independentes submeteram a Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein aos testes mais rigorosos já impostos a ela e os resultados, obtidos pelo Telescópio Chandra de Raios-X, mostram que o trabalho de Einstein ainda é o melhor disponível.

Ambas as equipes de cientistas se valeram das observações feitas pelo Chandra de aglomerados de galáxias. Um dos resultados desmente uma teoria da gravidade rival da Relatividade Geral, e o outro mostra que as ideias de Einstein são válidas em várias épocas e lugares.

A primeira descoberta enfraquece bastante uma teoria chamada "gravidade f(R)". "Se a Relatividade Geral é o campeão dos pesos-pesados, a outra teoria pretendia ser o desafiante principal", disse Fabian Schmidt, do Instituto e Tecnologia da Califórnia. "Nosso trabalho mostra que suas chances de derrubar o campeão são muito fracas".

Na teoria f(R), a aceleração da expansão do Universo seria causada por uma modificação na força da gravidade. Essa força modificada também afetaria a taxa na qual pequenos aglomerados de matéria podem crescer ao longo das eras, o que permite testar a teoria.


A equipe de Schmidt usou estimativas de massa de 49 aglomerados de galáxias obtidas pelo Chandra e as comparou com as previsões feitas pela nova teoria. Não foi encontrada nenhuma evidência de desvios da Relatividade em escalas superiores da 130 milhões de anos-luz.

O segundo resultado testou a Relatividade Geral em escalas cosmológicas de tempo e distância. Até agora, a teoria só havia sido testada por experimentos em escala de laboratório ou do Sistema Solar, abrindo a porta para a possibilidade de a Relatividade Geral falhar em escalas muito maiores.

Para avaliar a questão, um grupo da Universidade Stanford comparou dos dados do Chandra sobre a velocidade de crescimento de aglomerados de galáxias com as previsões teóricas calculadas com base no trabalho de Einstein. O resultado com uma coincidência quase total entre observação e teoria.

"A teoria de Einstein obtém sucesso de novo, desta vez calculando o número de aglomerados massivos que se formou sob efeito da gravidade ao longo dos últimos 5 bilhões de anos", disse David Rapetti.
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Derfel

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.887
  • Sexo: Masculino
Re: Teoria da Relatividade Geral sobrevive a dois novos testes
« Resposta #1 Online: 16 de Abril de 2010, 08:38:55 »
Ramires?

Offline Contini

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.610
  • Sexo: Masculino
Re: Teoria da Relatividade Geral sobrevive a dois novos testes
« Resposta #2 Online: 16 de Abril de 2010, 08:49:01 »
Ele vai dizer que está tudo errado, pois o Santo Waldir proclamou que o Einstein era um plagiador barato....
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

    “O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Mister B

  • Nível 13
  • *
  • Mensagens: 299
  • Sexo: Masculino
  • Walt Whitman, Brahms, Darwin, Marx. Pode escolher!
Re: Teoria da Relatividade Geral sobrevive a dois novos testes
« Resposta #3 Online: 16 de Abril de 2010, 10:32:44 »
Exato. Que Poincaré estava certo e pelo fato de Einstein ter plagiado, invalida toda a teoria. Como se uma teoria dependesse de originalidade. :)
Ao menos para quem usa, pouco importa se Einstein, Poincaré ou o Zé da birosca escreveram.

"O cristianismo nos afirma que há um homem invisível, que vive no céu e vigia tudo o que fazemos, o tempo todo. O homem invisível tem uma lista de 10 coisas que ele não quer que a gente faça. Se você fizer qualquer uma dessas coisas, o homem invisível tem um lugar especial, cheio de fogo, fumaça, sofrimento, tortura e angústia onde ele vai lhe mandar viver, queimando, sofrendo, sufocando, gritando e chorando para todo o sempre. Mas ele ama você!
George Carlin

Offline Feynman

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.273
Re: Teoria da Relatividade Geral sobrevive a dois novos testes
« Resposta #4 Online: 16 de Abril de 2010, 14:15:01 »
Citar
Não foi encontrada nenhuma evidência de desvios da Relatividade em escalas superiores a 130 milhões de anos-luz.

Usando o tamanho atual do universo conhecido, que é de no mínimo 156 bilhões de anos-luz (http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=18948), então temos...

130E6 / 156E9 = 833,33E-6

Desvio de 0,08%!
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Hold the Door

  • Editores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.656
  • Sexo: Masculino
Re: Teoria da Relatividade Geral sobrevive a dois novos testes
« Resposta #5 Online: 16 de Abril de 2010, 15:14:11 »
Eu já postei no outro tópico, mas vale a pena repetir aqui. O mais recente resultado da análise dos dados da sonda Gravity Probe B confirmam a previsão da RG sobre o frame dragging:
Citar
Closing in on Einstein: Frame-Dragging Clearly Visible

The accuracy of the GP-B experimental results has improved seventeen-fold since our preliminary results announcement at the American Physical Society annual meeting in April 2007. At that time, only the larger, geodetic effect was clearly visible in the data. Over the past two and one half years, we have made extraordinary progress in understanding, modeling and removing three Newtonian sources of error—all due to patch potentials on the gyroscope rotor and housing surfaces. The latest results, based upon treatment of 1) damped polhode motion, 2) misalignment torques and 3) roll-polhode resonance torques, now clearly show both frame-dragging and geodetic precession in all four gyroscopes.
Mais um ponto para a Relatividade Geral.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!