Autor Tópico: "Controle Social da Ciência" dos grupos de ultra-esquerda no Brasil  (Lida 911 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Nina

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.805
  • Sexo: Feminino
    • Biociência.org
"Controle Social da Ciência" dos grupos de ultra-esquerda no Brasil
« Online: 21 de Abril de 2010, 23:50:54 »
http://cienciabrasil.blogspot.com/2010/04/o-controle-social-da-ciencia.html

Citar
Oi pessoal,
Todos vocês ja devem conhecer as ideias de "controle social da mídia" dos grupos de ultra-esquerda no Brasil. Pois, agora a reitoria "vermelha" da quer implementar o "controle social da ciência".

A reitoria vai agora avaliar a "relevância acadêmica do projeto" (palavras do Decano de Finanças da UnB, Pedro Murrieta, autor de zero papers), e apenas aqueles aprovados internamente estariam aptos a receber recursos de agências de fomento. Ou seja, a UnB será agora a REFEREE dos projetos.
.
Neste sendo, a reitoria controlará/decidirá que projetos de pesquisa poderiam ser executados na universidade. E serão apenas aqueles com "responsabilidade social", como já colocou o Zé-reitor várias vezes em nos debates sobre a tal "Refundação da Universidade" (outro engodo esquerdista).
.
É muita ousadia dessa reitoria querer fazer ingerencia em questoes científicas de nossos projetos de pesquisa. Justo esse pessoal que tem produção acadêmica de qualidade próxima ao zero Kelvin.
.
Estamos presenciando a morte anunciada da liberdade de cátedra na UnB. Isso porque sem verbas (públicas ou privadas) não se pode fazer pesquisa científica. Enquanto a Unicamp e USP fazem de tudo para ajudar seus cientistas, suas mentes brilhantes, aqui na "UnB vermelha" tenta-se colocar amarras nos pesquisadores.
.
Aqui não é Cuba ou Venezuela. O que a reitoria pretende fazer é absolutamente errado, e viola completamente as liberdades individuais, no caso específico, a liberdade acadêmica. Isso sem falar no aumento do encargo burocrático da universidade a um nível jamais visto.
.
Meu pai sempre dizia: você cria dificuldades para depois vender facilididades.
.
Vamos ao email enviado pelo decano Pedro para todos os professores da UnB.

========================================================

[InfoUnB] Ofício Circ. n.º 4/2010-DAF e Instrução da Reitoria N. 01 /2008

Ofício Circ. nº 04/2010 - DAF.
Brasília, 12 de abril de 2010.

Aos Diretores de Unidades, Centros de Custos e Chefes de Departamentos.

ASSUNTO:
Tramitação de propostas de projetos.

Prezados(as) Senhores(as),

Solicitamos a V.Sa. a atenção de divulgar entre os docentes de sua unidade a necessidade de obediência estrita à Instrução da Reitoria (IR) Nº 01/2008 [clique aqui] na tramitação de Termos de Cooperação, Convênios, Contratos e outros instrumentos bilaterais de que seja parte a Fundação Universidade de Brasília.
.
Ressaltamos que este Decanato permitirá o início da execução financeira dos projetos somente após estarem atendidas todas as exigências da IR 01/2008, acima mencionada, e o projeto registrado no Serviço de Convênios e Contratos (SCO).
.
O Serviço de Convênios e Contratos (SCO) somente procederá à tramitação das propostas dos instrumentos quando os mesmos estiverem acompanhados da aprovação pelos órgãos colegiados competentes de parecer sobre a relevância acadêmica do projeto. Salientamos que esta aprovação pode correr paralelamente à análise da proposta de projeto na instituição patrocinadora, de modo que ao se obter desta a aprovação do projeto, o SCO poderá proceder, sem demora, a tramitação do processo.
.
O SCO aceitará aprovações ad referendum de pareceres sobre a relevância acadêmica dos projetos, desde que a aprovação de pelo menos um dos órgãos colegiados citados no Art. 1º da IR 01/2008 tenha sido feita em reunião plenária do colegiado.
.
Nos casos de projetos submetidos às instituições patrocinadoras via formulários eletrônicos, o gestor do projeto deverá encaminhar ao SCO cópia do projeto submetido juntamente com os pareceres de aprovação da relevância acadêmica do projeto.
.
O registro dos projetos no SCO é imprescindível para que o Decanato de Administração possa identificar e comunicar ao gestor do projeto a liberação da Nota de Crédito vinculada à Termos de Cooperação com órgãos do governo federal e dos depósitos na conta única, em outras situações.
.
No caso de projetos que envolvam contrapartidas financeiras por parte da FUB, estas terão que ser obrigatoriamente negociadas com o Decanato de Administração antes da submissão da proposta à entidade patrocinadora do projeto.
.
Atenciosamente,
.
Pedro Murrieta
Decano [do DAF-UnB]
.
======================

 :chorao:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re: "Controle Social da Ciência" dos grupos de ultra-esquerda no Brasil
« Resposta #1 Online: 22 de Abril de 2010, 00:19:21 »
De Volta para o Passado.

Graças a um esquerdalóide que não sabe diferenciar política de produção científica de qualidade com politicagem corporativista.

Isto me lembra aquela velha e ridícula discussão sobre uma questão falaciosa: Se deve priorizar a ciência básica ou ciência aplicada?
Foto USGS


 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!