Autor Tópico: O curioso caso de James Cameron  (Lida 712 vezes)

Offline Blues Brother

• Nível 16
  • *
O curioso caso de James Cameron
« Online: 22 de Abril de 2010, 16:40:30 »
O curioso caso de James Cameron

Avatar não se distingue dos clichês habituais sobre a ganância do "homem branco" e a grandeza moral de qualquer tribo indígena que desconheça o papel higiênico.

Li e ri bastante com a entrevista do diretor James Cameron às páginas amarelas da "Veja". Escrevi "diretor", mas estou a ser generoso. Cameron, de fato, dirigiu alguns filmes interessantes no século passado: os estimáveis "Aliens" ou mesmo "O Exterminador do Futuro". Bons tempos. Hoje, Cameron é o guru de uma igreja ambientalista que faz cinema para efeitos de propaganda. Um Michael Moore verde, em suma.

Cameron esteve no Brasil para participar no Fórum Internacional de Sustentabilidade, em Manaus. Diz a revista que sobrevoou a Floresta Amazônica, previsivelmente com reverência panteísta. E até pediu ao presidente Lula para não construir uma usina hidrelétrica no Xingu.

Eu nunca sobrevoei a Amazônia. Eu nunca estive no Xingu. Eu não sei se o Brasil precisa de uma usina hidrelétrica. Mas sei que James Cameron precisa de tratamento urgente. Com uma pose ridícula de iluminado espiritual, Cameron começa por lamentar a alienação dos homens modernos, cada vez mais afastados da natureza e do contato com os outros seres humanos.

James Cameron tem da natureza a mesma idealização romântica que os românticos do século 19. Como se a natureza fosse lugar protetor da nossa existência terrena: uma fonte de bondade que revitaliza os nossos espíritos tresmalhados. Valerá a pena desmontar essa falácia? Valerá a pena dizer que a natureza é uma força indiferente e brutal, sem qualquer dimensão ética?

Cameron discorda. Não sei se os milhares de passageiros retidos nos aeroportos da Europa por causa da natureza "benigna" de um vulcão concordam com Cameron. Duvido.

E também duvido da dimensão humanista de Cameron. O "diretor" lamenta que os homens estejam afastados uns dos outros. E culpa a tecnologia, a internet, as "redes sociais" por oferecerem simulacros de realidade.
Em teoria, sou capaz de concordar com Cameron. É por isso que uso a internet esparsamente e não frequento "redes sociais". Mas levar a sério uma condenação da tecnologia feita pelo mais adolescente entusiasta dela é como ouvir um discurso feminista pela boca de Osama Bin Laden. Um paradoxo.

Aliás, tudo em Cameron é paradoxal. A começar pela justificação da sua derrota no Oscar desse ano. Para Cameron, "Avatar" é tão visualmente deslumbrante que os membros da Academia não deram grande crédito à história. Infelizmente, a "Veja" não formulou a questão fundamental: "Mas que história, Padre Cameron?"
"Avatar", em termos narrativos, não se distingue dos clichês habituais sobre a ganância do "homem branco" e a grandeza moral de qualquer tribo indígena que desconheça o papel higiênico. Até o momento em que o "homem branco" se converte ao nativismo, usando folhas de árvore para o serviço e olhando com repugnância para a sua própria cultura "imperialista" e ocidental.

Não sei quantas vezes assisti a esse sermão. Mas sei que o sabor do refogado não se altera com temperos tecnológicos. "Avatar" é um exercício moralista e pedestre construído por um milionário californiano que jamais abandonaria os confortos da civilização "branca" e "imperialista" para se entregar à pureza das florestas.

João Pereira Coutinho, 33 anos, é colunista da Folha. Reuniu seus artigos para o Brasil no livro "Avenida Paulista" (Record). Escreve quinzenalmente, às segundas-feiras, para a Folha Online.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re: O curioso caso de James Cameron
« Resposta #1 Online: 22 de Abril de 2010, 16:47:20 »
Quanto mimimi.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #2 Online: 22 de Abril de 2010, 16:52:14 »
Cameron é um empresário tão inteligente que até quando aparece em fóruns de sustentabilidade, o cara consegue fazer uma ótima propaganda do(s) seu(s) filme(s).

E tem gente que ainda leva a sério o que o cara diz...

Offline Blues Brother

• Nível 16
  • *
« Resposta #3 Online: 23 de Abril de 2010, 13:09:10 »
James Cameron, o mala sem alça na versão em 3D

Assistir a “Avatar” num cinema em 3D é experimentar uma sensação diferente. Você penetra nos cenários, acompanha de perto a movimentação dos personagens. É tão realista que o próprio Cameron acreditou que Pandora existia. E, o que é pior, ficava na Amazônia.

No filme, vemos uma ONG formada por pessoas bem intencionadas e idealistas se unir aos nativos daquele planeta e derrotar um exército americano mau feito pica-pau. Cameron faturou bilhões de dólares, mas não ganhou o Oscar. Levou muito menos estatuetas que a ex-mulher. O que não deve ter pensado a atual?

“E aí, Jimmy, como foi lá?” “Mais ou menos. Trouxe três troféus. Na verdade, quem se deu bem foi a Kathryn [Bigelow], ganhou seis estatuetas: melhor filme, direção, roteiro e…” “Chega! Não quero ouvir mais uma palavra sobre essa mulher! Eu me sinto humilhada.”

“Calma, Suzy! Já sei o que fazer: salvar o planeta. Prepare as malas, vamos para o Brasil!” Cameron caiu de paraquedas na floresta amazônica. Pintou-se de urucum, abraçou indígenas, dançou com bois em Parintins e se meteu num assunto espinhoso: a questão energética.

Ouviu ONGs e manifestou sua oposição à construção da hidrelétrica de Belo Monte que, não fosse o Google Maps, não teria a menor ideia de que fica no Pará.

Aliás, nem saberia onde fica o próprio Pará. Mas ele vem de uma civilização mais avançada disposto a nos ajudar. Portanto, devemos seguir suas orientações e preservar o ambiente de “Pandora Brasilis”. Segundo Cameron, deveríamos ouvir os povos da floresta, mas até agora só ele falou. Fez propostas, pôs um bonezinho, participou de manifestações e ainda deu uns toques no Lula: “Vai na minha que você vai se dar bem…”.

Não sei por que, mas essa atitude conquistou minha antipatia e má vontade. Não tinha nenhuma opinião sobre a construção de Belo Monte. Agora, só porque ele é contra, sou a favor. Ele me lembra aquele comercial das Havaianas, em que um argentino resolve se meter na conversa do Lázaro Ramos para falar mal do Brasil. “E quem disse que o Brasil tem problemas?”, rechaça Lázaro.

É isso. Não gostamos quando alguém de fora palpita sobre o que devemos fazer. Como diria Romário: “O cara chegou agora e quer sentar na janela?”. Pega leve, James Cameron!

Ouviu um discurso da Marina Silva e já entrou na campanha presidencial. Na verdade, acho que gostaria de vê-la na sua próxima superprodução. Marina é verde, seus personagens são azuis, tudo a ver.

Mas tudo isso está ajudando a chamar a atenção para o real propósito da viagem, os lançamentos do DVD e do Blu-ray de “Avatar” no Brasil. E esse filme nós conhecemos. No final das contas, tudo não passa de uma obra do PAC: o Programa de Aceleração do Cameron.

*Helio de La Peña é humorista do “Casseta & Planeta”

Offline CyberLizard

• Nível 17
  • *
  • Lagartos são os melhores
« Resposta #4 Online: 23 de Abril de 2010, 15:52:10 »
Não sei por que, mas essa atitude conquistou minha antipatia e má vontade. Não tinha nenhuma opinião sobre a construção de Belo Monte. Agora, só porque ele é contra, sou a favor.

Lógica impecável. Nada como uma opinião formada por meio de uma argumentação raconal...

Quanta implicância! Ele não é o único caso de estrangeiro que faz críticas ou dá palpite em assuntos internos do Brasil. E o fato dele não ser brasileiro nao quer dizer que ele não possa denunciar coisas ou mesmo fazer críticas válidas. Há interesses comerciais dele por trás disso? Pode ser que sim, mas acho uma coisa tão irrelevante na discussão sobre a construção da usina. Nem acho que isso seria algo que justificaria tantas críticas. E eu continuo achando a contrução de Belo Monte tratoragem do Lula com propósitos eleitoreiros.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 25 de Abril de 2010, 15:19:15 »
Concordo com CyberLizard mas também acho que Cameron está é sendo muito oportunista.Se é para se mostrar humanista, podia começar renegando "True Lies" de sua filmografia.É um filme de ação divertido mas totalmente preconceituoso em relação aos árabes.Todos são criminosos e estúpidos.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #6 Online: 25 de Abril de 2010, 16:34:48 »
8-)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!