Blues,
Li duas defesas à Freud, entretanto, apenas uma e sem explicar o porquê, tange suas idéias de maneira a sustentá-las. Aqui...
http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/helioschwartsman/ult510u727245.shtmlH. Schwartsman tão somente defende o pionerismo,
É claro que a psicanálise não é nem nunca foi uma ciência. E quem frequentar um psicanalista em busca de cura para doenças mentais não apenas joga dinheiro fora como ainda pode estar retardando intervenções médicas necessárias. Parece-me entretanto historicamente falso, além de injusto, negar a Freud um lugar no panteão dos pioneiros. Afinal, ele foi o primeiro a identificar o inconsciente e ressaltar sua importância nos processos mentais humanos
E ainda aqui, de forma até irônica, inclui, como realce as críticas do Onfray, os partidos de esquerda (maior polêmica do FCC!),
E essa é uma característica que, na minha opinião, dá razão a Onfray quando afirma que a psicanálise se estruturou de forma semelhante às religiões --ou partidos políticos de esquerda, ouso acrescentar. Para prová-lo, basta conferir o elevado número de defecções, rompimentos e até excomunhões entre seus membros.
E mais para o fim, menciona o conceito do inconsciente,
Só que nem a precariedade epistemológica da psicanálise nem as várias picuinhas levantadas por Onfray, como as supostas infidelidades conjugais de Freud ou suas propaladas simpatias pelo fascismo, são suficientes para tirar do vienense o grande mérito de ter "inventado" o inconsciente. Os avanços da neurociência vão mostrando que esse conceito é ainda mais importante do que suspeitava o pai da psicanálise.
Que em alguma coisa vai de encontro com o livro que estou lendo, Tábula Rasa, onde Pinker, ao construir sua concepção de funcionamento da mente afirma, 67,
Dessa maneira, a teoria da natureza humana que emerge da revolução cognitiva tem mais em comum com a teoria judaico-cristã da natureza humana e com a teoria psicanálitica proposta por Freud do que com o behavorismo (...)
Basicamente, sem dizer as proporções exatas, Pinker afirma que a construção da mente não é um todo completamente cultural como muitos consideram, que tem muito de inato, e vai...
Pessoalmente, por culpa de leituras de um assunto que me interessa, eu me inclino para Pinker e essas teorias cognitivas, mas desconheço totalmente Freud e as teorias do homem cultural. Tenho aqui comigo uma SCIAM que trata das descobertas da neurociência, talvez por ser a teoria dominante dos EUA, a matéria inteira mais confirma Pinker (de maneira geral!) que contradiz ele.
Enfim, acho que nunca saberemos o tão refém somos daquilo que lemos, por isso eu queria ver alguém aqui com idéias contrárias, mas...