http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u726513.shtmlO papa Bento 16 "é a pessoa certa para confrontar" os escândalos de pedofilia contra sacerdotes católicos, que "representam uma grande crise para a Igreja", apontou o atual prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, cardeal William Levada, cargo que o papa ocupou entre 1981 e 2005.
Em declarações a um programa de televisão dos Estados Unidos, o religioso afirmou ainda que "ninguém deve tentar diminuir" as dificuldades atuais vividas pelo Vaticano.
Levada comentou que a crise pegou a maior parte da Igreja "de surpresa" e é particularmente grave, porque os padres "são ordenados para serem bons pastores".
Para o norte-americano em algumas situações os padres estariam despreparados. "Isto é justamente o contrário do bom pastor, quando crianças são violadas, quando é violada a sua inocência, e eles são muito jovens para responder sozinhos", acrescentou.
De acordo com o programa televisivo, Levada, que é ex-arcebispo de Portland, no Oregon, e de San Francisco, na Califórnia, deverá fazer frente a cerca de três mil casos de abuso sexual contra crianças contando com o apoio de uma equipe de dez pessoas.
O cardeal dos EUA assumiu a Congregação para a Doutrina da Fé depois que o cardeal Joseph Ratzinger foi eleito pontífice em abril de 2005.
Recentemente, denúncias de pedofilia que envolvem membros do clero católico vieram à tona em diversos países, inclusive nos Estados Unidos. Também há casos na Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, Chile, Irlanda, Itália e México, entre outros.
WTF ????

