Autor Tópico: Crises financeiras...  (Lida 2406 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Crises financeiras...
« Online: 27 de Abril de 2010, 16:19:38 »
Alguém por aqui já passou por uma crise financeira SÉRIA ??  :chorao: :chorao: :o

Se sim,como vc resolveu seus problemas ??
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
Re: Crises financeiras...
« Resposta #1 Online: 27 de Abril de 2010, 18:08:12 »
Depende...
Você deve pra quantos?
Quais suas fontes de renda?

Offline Athena

• Nível 19
  • *
« Resposta #2 Online: 27 de Abril de 2010, 18:20:33 »
Eu já passei por várias, até hoje me saí relativamente bem.

Negocie todas as dívidas, os credores preferem receber parcelas pequenas do que não receberem.

E se quiser ficar livre das dívidas para sempre: NUNCA use cartões de crédito, cheque especial, empréstimos em bancos ou financeiras (agiotas...nem pensar!), consórcios e qualquer coisa para pagar depois.

Use cartões de débito, e só gaste o que cabe na sua renda.

Só para finalizar, nunca se desespere, as coisas sempre se resolvem, talvez não da forma que você quer,  mas  sempre se resolvem. :ok:
Você nasce sem pedir e morre sem querer.
Aproveite o intervalo!

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #3 Online: 27 de Abril de 2010, 19:27:04 »
Eu já passei por várias, até hoje me saí relativamente bem.

Negocie todas as dívidas, os credores preferem receber parcelas pequenas do que não receberem.

E se quiser ficar livre das dívidas para sempre: NUNCA use cartões de crédito, cheque especial, empréstimos em bancos ou financeiras (agiotas...nem pensar!), consórcios e qualquer coisa para pagar depois.

Use cartões de débito, e só gaste o que cabe na sua renda.

Só para finalizar, nunca se desespere, as coisas sempre se resolvem, talvez não da forma que você quer,  mas  sempre se resolvem. :ok:

Acho que pode usar o crédito sim, desde que se limite a menos de 20 % de sua renda e guarde uns 10% dela para eventualidades.

Se o problema é com dívidas, meu conselho é renegocie tudo e tente pagar o menos de juros possível, dê as caras, e de uma forma honesta ( isso é muito importante ) diga ao seu credor que para sair da situação que se encontra ou os juros tem que ser muito menores ou nulos.
Se a situação for corte de salário ou desemprego, a única solução é não se desesperar e correr atrás, que as coisas tem grande chance de ser contornadas com o tempo certo.

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
« Resposta #4 Online: 27 de Abril de 2010, 19:53:35 »
Depende...
Você deve pra quantos?
Quais suas fontes de renda?

Na verdade quero evitar uma outra crise que tive recentemente(2006-2008).
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Skorpios

• Visitante
« Resposta #5 Online: 27 de Abril de 2010, 20:19:48 »
Alguém por aqui já passou por uma crise financeira SÉRIA ??  :chorao: :chorao: :o

Minha vida toda é uma crise financeira séria. E acho que só morrendo para sair dela.... ::)

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 27 de Abril de 2010, 23:19:08 »
Evitar a todo custo fazer compra a crédito é a melhor solução mesmo, com a taxa de juros atual vc acaba pagando dois produtos e levando um só.

Segundo um economista falava na televisão, o bom´mesmo é ter uma planilha caseira de gastos com a estimativa do que vc pretende gastar com suas despesas mensais e o que efetivamente foi gasto durante o período para fazer um planejamento anual baseado em seu salário líquido, sem contar o 13º e férias se for assalariado.

No meu caso o problema era ser autonômo e ter gastos imprevistos, então acabava avançando no crédito que com o tempo acabou virando uma bola de neve. Negociei com o banco, cortei gastos supérfluos, só compro o que for realmente necessário e acabei com os cartões.

É o único modo de sair disso.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 28 de Abril de 2010, 09:16:47 »
Alguém por aqui já passou por uma crise financeira SÉRIA ??  :chorao: :chorao: :o

4 Ton

Tem algumas dicas simples mas que ajudam para caramba.

1) Faça uma planilha financeira mensal, relacionando as receitas pessoais e familiares e TODAS as despesas (contratadas e previstas), por menores e mais simples (uma gorjeta, um doce na padaria, etc) e tolas que possam ser. Isto irá facilitar a visualização e o entendimento do problema econômico.

2) Faça com que o seu cônjuge e seus filhos, se tiverem idade para tanto, participem da elaboração da planilha.

3) Analisem quais das despesas podem ser reduzidas ou eliminadas. Fuja das despesas fixas tanto quanto possível.

4) No caso de compras procure efetuá-las à vista obtendo descontos. Não faça parcelamentos de bens que não agregam receita.

5) Façam trabalhos esporádicos que aumentem a renda pessoal ou familiar.

6) Se você está endividado, troque a dívida cara por uma mais barata. P. explo. Cartão de crédito com juros de 7,5% a.m por empréstimo consignado com juros de 1,8% a.m.

7) Eu adoto o seguinte procedimento com cada real que eu ganho: 20,00% para investimento; 10,00% para reserva de emergência; 10,00% para investimento (ou custo de oportunidade) com imóveis e 60,00% para tudo o mais.

P.S. é claro que existem muitas variáveis e que dependem do seu perfil.
« Última modificação: 28 de Abril de 2010, 20:49:36 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #8 Online: 28 de Abril de 2010, 10:39:55 »
Minha mulher é profissional liberal e desde dezembro ela não tem dinheiro novo. Abril foi uma luta, maio é uma incógnita. O que eu ganho não é o bastante para pagar todas as contas e não tenho a menor ideia de como vamos fazer para sair dessa... hoje vou ver quanto é a taxa de empréstimo consignado do meu banco para ver se vale a pena.

... curiosamente, nossos períodos de vacas magras coincidem com as ocasiões em que afirmo o meu ateísmo mais abertamente. Coincidência, ou... :lol:

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #9 Online: 28 de Abril de 2010, 11:06:12 »
Minha mulher é profissional liberal e desde dezembro ela não tem dinheiro novo. Abril foi uma luta, maio é uma incógnita. O que eu ganho não é o bastante para pagar todas as contas e não tenho a menor ideia de como vamos fazer para sair dessa... hoje vou ver quanto é a taxa de empréstimo consignado do meu banco para ver se vale a pena.

... curiosamente, nossos períodos de vacas magras coincidem com as ocasiões em que afirmo o meu ateísmo mais abertamente. Coincidência, ou... :lol:

Isso que dá ir contra os poderes de Deus...... Aceite Jesus e sua vida se transformará....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #10 Online: 28 de Abril de 2010, 11:36:46 »
Mas aí eu teria que renunciar a todos vocês, infiéis... hmmm, um Moderador crente, que tal? Certamente traria mais diversidade ao fórum!

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #11 Online: 28 de Abril de 2010, 13:19:06 »
Eu sempre tenho um controle de quanto vou gastar com cada coisa por mês. Consigo reservar uma grana razoável para emergências, mas quando surge um imprevisto, eu acabo torrando tudo o que juntei.

Geralmente eu me guio por metas pra não me complicar. Vou comprar algo? Começo a guardar dinheiro meses antes para não desequilibrar meu orçamento. Evite comprar no impulso.

As planilhas são sempre uma boa se você tiver a disciplina necessária para mantê-la. Sempre consigo fazer mais dinheiro sobrar quando controlo por planilhas.

Mas o melhor foi que certa vez eu baixei um programa pro celular em que lançava meus gastos na mesma hora em que os fazia. Mudou minha forma de organizar meu orçamento ir vendo meu saldo diminuindo em tempo real a cada centavo que eu gastava e com cada bobeira que não compensava... :lol:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #12 Online: 28 de Abril de 2010, 13:30:16 »
Eu tento fazer isso, mas os lançamentos da minha mulher (créditos e débitos) andam bem erráticos. O planejamento de dezembro e janeiro funcionou muito bem, fevereiro para cá era um exercício de adivinhação :-(

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #13 Online: 28 de Abril de 2010, 13:38:33 »
Eu tento fazer isso, mas os lançamentos da minha mulher (créditos e débitos) andam bem erráticos. O planejamento de dezembro e janeiro funcionou muito bem, fevereiro para cá era um exercício de adivinhação :-(

Pois é. Pra mim, o primeiro mês vira base pra ver onde vou cortar gastos.

Eu vou aproveitar esse mês, que entrou uma boa grana extra e o próximo pra equilibrar minhas contas de forma a conseguir reservar uns 30% do que ganho pra investir e guardar.

Minhas prioridades são cortar gastos com celular e cartão de crédito. Como a Athena disse, vou passar a comprar tudo no débito e gastar só dinheiro que eu tenho.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #14 Online: 28 de Abril de 2010, 14:04:18 »
Se eu sobreviver a maio sem pegar empréstimo, acho que consigo chegar no fim do ano...

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #15 Online: 28 de Abril de 2010, 14:18:04 »
Eu recebo uma bolsa de estudos e a partir de julho não posso mais contar com ela. Prevendo isso, desde o mês passado passei a "esquecer" essa grana pra quando não receber mais, não sentir falta.

Espero que isso, somado a um aumento de salário, não me deixe sentir tanto o baque... :medo:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 28 de Abril de 2010, 20:48:03 »

Isso que dá ir contra os poderes de Deus...... Aceite Jesus e sua vida se transformará....

Isso que dá ir contra os poderes de Deus...... Aceite Jesus e sua vida se transformará....E funde uma igreja neopentecostal e seu bolso se encherá.....  :biglol:
Foto USGS

Offline Athena

• Nível 19
  • *
« Resposta #17 Online: 29 de Abril de 2010, 14:23:53 »
Se eu sobreviver a maio sem pegar empréstimo, acho que consigo chegar no fim do ano...

Torcerei para que consiga, empréstimo em banco é quase um assalto você paga o dobro no final. Todos os meses descontam diretamente na sua conta, em determinado tempo, você nem sabe mais onde usou o dinheiro e ainda está pagando o maldito empréstimo. Boa sorte!
Você nasce sem pedir e morre sem querer.
Aproveite o intervalo!

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #18 Online: 29 de Abril de 2010, 14:28:25 »
Nem me fale... queriam me cobrar 6% ao mês!!! Um empréstimo de 5k viraria uma montanha de neve no final do pagamento, e ainda me cobrariam parcelas de quase 400 pilas mensais.

Eu juro que não entendo esse raciocínio. Não me parece esperto cobrar juros tão altos de quem obviamente está na merda. Ou não dá o crédito para pobre, ou cobra juros que as pessoas consigam pagar sem sufocar. Isso me parece receita para calote.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 29 de Abril de 2010, 19:52:28 »
Nem me fale... queriam me cobrar 6% ao mês!!! Um empréstimo de 5k viraria uma montanha de neve no final do pagamento, e ainda me cobrariam parcelas de quase 400 pilas mensais.

Eu juro que não entendo esse raciocínio. Não me parece esperto cobrar juros tão altos de quem obviamente está na merda. Ou não dá o crédito para pobre, ou cobra juros que as pessoas consigam pagar sem sufocar. Isso me parece receita para calote.

Na verdade é o contrário, são muito espertos de cobrar juros de quem precisa muito de grana.

O cara precisa do dinheiro, aceita pagar uma taxa de juros abusiva para manter o nome limpo, então por um motivo qualquer fica sem pagar e renegocia a dívida que sobe ainda mais com mais prestações e juros cobrados. Acaba impossibilitado sair da eterna dívida justamente porque está pagando uma dívida principal que nunca diminui por causa da taxa de agiotagem juros e fica eternamente atrelado ao banco.

Então chega o dia em que fica inadimplente, mas o banco já recebeu várias vezes o valor da dívida original e não perde um centavo , só que o correntista continua com a dívida aumentando até pegarem de vc algum bem dado como garantia.

É por isso que as "estatisticas favoráveis" referentes ao "aumento de crédito" tão elogiadas pelos petistas que agora adoram os banqueiros doadores de dinheiro para as campanhas mostram um "aumento no crédito".

Leia "aumento de correntistas enforcados".

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #20 Online: 29 de Abril de 2010, 21:50:03 »
Não, calma aí pessoal, os Juros são altos porque o banco estimou, com uma probabilidade X, que você deixará de pagar, baseado nos dados da sua conta e pessoais. Em cima dessa probabilidade ele é obrigado a separar uma parte do que você pediu emprestado para cobrir eventuais danos. Foi por estimar isso errado que muitos bancos americanos quase quebraram nessa última crise.

Depois o banco estima a receita com juros que ele deve ter para ter um retorno sobre aquele dinheiro que ele deixou parado para a operação ser vantajosa para o banco. Lembre-se que os juros não vão todos para o lucro, tem-se que pagar os custos do banco e a enorme quantidade de impostos.

No fundo os juros são altos para você porque são altos para todo mundo. No Brasil estamos estabilizados num patamar de baixíssimo volume de crédito e financiamento a altos juros, situação essa que se inverte no resto do mundo. Nenhum banco vai arriscar o resultado abaixando os juros assustadoramente esperando que o pessoal faça empréstimos na mesma velocidade, eles são instituições cuidadosas por natureza, ou pelo menos as que sobrevivem as crises que vemos por aí.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #21 Online: 29 de Abril de 2010, 22:38:00 »
Pelos lucros que elas andam conseguindo, eu diria que elas estão mais do que sobrevivendo... :lol:

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #22 Online: 29 de Abril de 2010, 22:52:55 »
Sim, verdade, os bancos lucram muito. Mas vai falar pro mercado que o lucro caiu bastante ou pior, virou prejuízo. Eu sou o primeiro a tirar meu dinheiro de um banco que dá prejuízo. Bancos quebram sim, e com mais facilidade do que pensamos. Ou alguém lembra do Nacional, do Bamerindus, do Banco Santos...?
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 30 de Abril de 2010, 19:18:32 »
Não, calma aí pessoal, os Juros são altos porque o banco estimou, com uma probabilidade X, que você deixará de pagar, baseado nos dados da sua conta e pessoais.

Conversa...

http://www.agorams.com.br/ver=ler&id=171656

"A inadimplência no pagamento de empréstimos por pessoas físicas caiu em março para 7%, contra 7,3% no mês anterior, segundo dados do Banco Central. É o menor patamar em dois anos, desde março de 2008 (6,85%).

Em relação ao crédito tomado por empresas, a inadimplência recuou de 3,7% para 3,6%. São considerados inadimplentes os empréstimos com atraso superior a 90 dias."

Quer dizer que (Acreditando que os números estão certos) uma inadimplência de 3,7% para empresas e 7% para pessoas físicas justificam uma taxa de juros que varia de 6,7% a 12,3% ao MÊS no cheque especial (http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u692664.shtml) e 628% anuais?

Entre todas as modalidades de crediário, os encargos dos cartões são os mais caros. A taxa média mensal está em torno de 10% e a anual, em 238%. Há bancos e administradoras que chegam a impor correções de 18% ao mês, o que, ao longo do ano, faz o crédito rotativo — aquele no qual o cliente paga apenas o mínimo permitido pela fatura — alcançar a incrível marca de 628%. Miguel de Oliveira, vice-presidente da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), explicou que essas distorções ocorrem em virtude da pouca concorrência. “Os juros são um problema e só vão baixar quando houver competição”, completou o especialista.

Me diga então que tipo de risco de levar calote permite que uma operadora de cartão cobre quase 628% anuais de quem pega crédito.

« Última modificação: 30 de Abril de 2010, 19:28:44 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 30 de Abril de 2010, 21:42:39 »
Me diga então que tipo de risco de levar calote permite que uma operadora de cartão cobre quase 628% anuais de quem pega crédito.

Isso é um assalto mesmo, rolar a dívida no cartão é uma das piores coisas que alguém pode fazer. Cartão de crédito só vale a pena se você SEMPRE quitar totalmente a fatura.
"Deus prefere os ateus"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!