Autor Tópico: Feitiçaria, magia negra, mandinga e taus...  (Lida 14728 vezes)

Offline Ônix.

• Nível 11
  • *
  • É sabendo que se ensina!
Feitiçaria, magia negra, mandinga e taus...
« Online: 29 de Abril de 2010, 13:35:01 »
Houve uma época em minha vida em que eu acreditava de tudo um pouco, inclusivem coisas do tipo. Hoje, em função de certas ocorrências em meu passado, embora não veja muito ou nenhum sentido nestas coisas, eu me deparo com um fato de meu passado, no mínimo, estranho que me ronda a mente. Eu, apesar de ainda um adolecente quase adulto, era bem remunerado em meu emprego, tinha uma namorada bonita e inteligente, frequentavas clubes badalados e então, de um instante para o outro, tudo começou a mudar drasticamente. Eu fui acometido de tuberculose, tendo várias crises de hemopetise "da braba", perdi o emprego E emagreci ao ponto de ficar parecendo um zumbí. Na verdade, eu me sentia mesmo um zumbi. Tive uma insônia "da braba", chegando a acumular ais de 96 horas sem conseguir tirar um mínimo cochilo. Quando eu fechava os olhos, eles tremiam e eu não os conseguia manter fechados por mais que míseros segundos, apesar da médica que me tratava afirmar que era simplesmente impossível ficar mais de 72 horas sem dormir. Peguei uma "ziquezira" "da braba", sendo atormentado por um prurido permanente e generalizado. Em função de tanto me coçar, fiquei com feridas e placas por todo o corpo, pelos quais minavam linfa. Meu rosto, aliás, uma boa parte de meu corpo descamava constantemente. Meus pais separavam tudo que eu usava, inclusiva as toalhas.

Por mais que eu mergulhasse em meu tratamento (quatro comprimidos antes e três após o desjejum, três comprimidos antes do almoço e uma injeção a tarde, fora o tratamento da insônia e da "ziquezira"), que se dava por meses, eu só pioráva. Então, num dia eu tive a oportunidade de consultar um "pai de santo", que, sob influência de um suposto espírito, disse que tudo pelo que eu passava era o resultado de uma feitiçaria "da braba" feita por uma "perna de calça" (homem na linguagem deles). Isso era muito estranho! Algumas mulheres até teriam motivos para me odiarem, mas homem! O suposto espírito me disse que o feitiço lançado era impossível de ser desfeito por outros meios senão, descobrindo quem o praticara, removendo qualquer ressentimento que eu pudesse ter (de verdade) e fazendo as pazes com ele. Achei tudo aquilo, "armagedonamente" falando, estranhíssimo.

Depois de algum tempo, eu acabei me lembrando que havia tido um desentendimento com um cara da rua em que morava, antes de tudo isso começar. Era um gay e, segundo alguns diziam, era também um bruxo. O desentendimento teria sido a causa de tudo aquilo? Ele teria feito "macumba" pra mim? E eu teria que fazer as pazes com ele? Que coisa, não!

No Natal ou Reveillon, não me lembro bem, ele passava por mim, em frente minha casa, então o chamei. Ele me olhou com aquela cara de assustado, como quem não estava entendendo nada, mas ainda sim, vei á mim. O cumprimentei com um forte abraço fraternal, lhe desejando todos os "s" para o próximo ano e coisa e tal. Apartir daí voltamos a nos falar. Não demorou muito e eu comecei a melhorar, ganhar peso, dormir melhor. A coceira foi desaparecendo e, em algumas semanas, recuperei o emprego que havia perdido. No ano seguinte me casei com a mesma garota que me aturara, mesmo com aquele quadro "medonho" instalado e vivemos felizes para sempre (nem tanto).

The End.
É não sabendo que se aprende!

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
Re: Feitiçaria, magia negra, mandinga e taus...
« Resposta #1 Online: 29 de Abril de 2010, 13:56:09 »
Conclui o seguinte: Sua namorada (esposa) é uma pessoa muito inteligente mesmo, pois para aguentar suas paranóias :hihi: ela teve bastante paciência.

Sério, quanto a sua história, pura coincidência. :ok:

Offline Ônix.

• Nível 11
  • *
« Resposta #2 Online: 29 de Abril de 2010, 15:01:03 »
O coração nos leva a lugares e pessoas estranhas, meu caro!

Quanto a sua observação, eu ainda tenho minhas dúvidas. Seria muita coincidência pra ser coincidência! Mas valeu! É o mais provável mesmo.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #3 Online: 29 de Abril de 2010, 15:04:59 »
O coração nos leva a lugares e pessoas estranhas, meu caro!

Quanto a sua observação, eu ainda tenho minhas dúvidas. Seria muita coincidência pra ser coincidência! Mas valeu! É o mais provável mesmo.

Eu te entendo! Já tive minhas experiências malucas também, mas um fato comum com o seu: Estávamos saindo da adolescencia e bicho, um milhão de coisas passa na cabeça da gente... Tem gente que até conversa e vê espíritos!!!

Offline Mister B

• Nível 13
  • *
  • Walt Whitman, Brahms, Darwin, Marx. Pode escolher!
« Resposta #4 Online: 29 de Abril de 2010, 15:14:46 »
Bom, eu tenho meu próprio depoimento.

Quando minha esposa estava grávida de 5 meses, fizemos o ultrassom morfológico, que o exame é feito de maneira mais detalhada, para detectar qualquer problema mais sério, além do desenvolvimento saudável do bebê. Ao final, a médica disse que minha filha tinha um cisto no plexo coróide, 0,5 cms, se não me engano. Desespero da minha esposa e preocupação minha, claro. Um cisto no cérebro não parece algo simples. A ginecologista, quando conversamos com ela, disse que isso era muito comum e que normalmente desaparece com o tempo, mas que, claro, tinha chances de continuar ali e impactar de alguma maneira no desenvolvimento dela.

Na época, minha esposa ainda tinha algumas superstições e rezou e acendeu velsa pra um desses santos locais, o Antoninho da Rocha Marmo. Num dos últimos ultrassons, acho que com 8 meses, o cisto sumiu. Agora, foi porque ela rezou para um menino que morreu com menos de 12 anos e que diziam ser bonzinho, que queria ser padre ou porque existem casos documentados de que esses cistos normalmente regridem e somem?
"O cristianismo nos afirma que há um homem invisível, que vive no céu e vigia tudo o que fazemos, o tempo todo. O homem invisível tem uma lista de 10 coisas que ele não quer que a gente faça. Se você fizer qualquer uma dessas coisas, o homem invisível tem um lugar especial, cheio de fogo, fumaça, sofrimento, tortura e angústia onde ele vai lhe mandar viver, queimando, sofrendo, sufocando, gritando e chorando para todo o sempre. Mas ele ama você!
George Carlin

Offline Advogado do Diabo

• Nível 04
  • *
  • Que a Força esteja com você.
« Resposta #5 Online: 29 de Abril de 2010, 23:25:29 »
Para um cético (de verdade) tudo não passa de mera coincidência, mas algumas podem ser justficadas, outras não. Quando são justificadas, chamamos de ciência. Quando não, chamamos de superstição. Este último é o seu caso.

Constato que sempre que visto a camisa da Seleção Brasileira, o Brasil vence o jogo e quando não visto, ele perde. Eu tenho uma evidência, não? Sem dúvidas, mas concluir que o Brasil ganhou porque eu vesti a camisa da Seleção é precipitado.

E qual a diferença desse caso com o das bolas de bilhar de David Hume? Quando ponho uma bola de bilhar lhe batendo com um taco e a bola bate em outra, fazendo a segunda entrar em movimento, eu tenho um evento A que aparece com um evento B. É apenas isso que vemos, não vemos nexos causais. Por que o fato de bater uma bola de bilhar com outra e pôr a primeira em movimento é diferente de vestir a camisa da Seleção e o Brasil ganhar? Ora, por que consigo interligar o caso da bola com outras evidências.

Ora, eu tenho evidências de que a bola de bilhar tem um peso, e tenho evidências de que seu eu lhe aplicar uma determinada força, ela se moverá em uma determinada direção. Também tenho evidências de que dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço, logo, se a primeira bola for em direção ao espaço ocupado pela segunda bola, alguma das duas terá que "ceder" seu espaço. É uma série de evidências que estão interligadas, não apenas dizer que o movimento de uma bola põe a outra em movimento também. Isso seria superstição.

No seu caso, é bem difícil criar uma série de evidências que os interligues. Você só tem alguns eventos isolados (As palavras do "pai de santo", fazer as pazes com o rapaz e melhorar na vida) que você tenta unir pelo nexo causal, mas que não se complementam. Pode até ser verdade que foi por causa disso, mas pensar dessa forma é pensar de modo supersticioso, ou seja, injustificado.
"Aquele que não sabe, mas não sabe que não sabe, é um ignorante: ajudemo-lo. Aquele que não sabe, mas pensa que sabe, é um tolo: apiedemo-nos dele. Aquele que não sabe, mas sabe que não sabe, é um sábio: sigamo-lo"

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #6 Online: 30 de Abril de 2010, 00:15:25 »
Algumas mulheres até teriam motivos para me odiarem, mas homem! [...] Depois de algum tempo, eu acabei me lembrando que havia tido um desentendimento com um cara da rua em que morava, antes de tudo isso começar. Era um gay
Gostosão...  :danca:

Ele me olhou com aquela cara de assustado, como quem não estava entendendo nada, mas ainda sim, vei á mim.
Você foi movido pela lógica do brasileiro crédulo: se alguma coisa está errada na vida, alguém é responsável por isso e recorreu ao sobrenatural. Às vezes, esse alguém já está morto, não foi o seu caso.

É tão arraigado que o crente nem cogita outras possibilidades. No seu caso, podia ser diagnóstico médico errado ou a própria cura da doença ter essa natureza de só vir após bastante tempo de tratamento.
« Última modificação: 30 de Abril de 2010, 00:18:06 por Acolon »
8-)

Offline Ônix.

• Nível 11
  • *
« Resposta #7 Online: 30 de Abril de 2010, 15:27:46 »
Algumas mulheres até teriam motivos para me odiarem, mas homem! [...] Depois de algum tempo, eu acabei me lembrando que havia tido um desentendimento com um cara da rua em que morava, antes de tudo isso começar. Era um gay
Gostosão...  :danca:

Ele me olhou com aquela cara de assustado, como quem não estava entendendo nada, mas ainda sim, vei á mim.
Você foi movido pela lógica do brasileiro crédulo: se alguma coisa está errada na vida, alguém é responsável por isso e recorreu ao sobrenatural. Às vezes, esse alguém já está morto, não foi o seu caso.

É tão arraigado que o crente nem cogita outras possibilidades. No seu caso, podia ser diagnóstico médico errado ou a própria cura da doença ter essa natureza de só vir após bastante tempo de tratamento.

Já ouviu falar de São Tomé?
Não. Não esse que anda postando coisas "interessantes". Refiro-me ao santo mesmo, aquele que só acreditava vendo. Eu, mesmo vendo, duvido.

Ney, o nome do gay ao qual me referi, ra "pai de santo". Ele, de fato, havia feito um "trabalho" para mim. O que ficou constatado mais tarde. Quanto a minha doença, na verdade, eu me tratava com a tisiologista Dra. Amanda, muitíssimo respeitada no SUS. Ela, já havia tentado de tudo e eu só definhava. Chegou a me pedir um teste de HIV, que deu negativo. Eu via a frustração em seus olhos, como se ela não conseguisse entender o meu quadro, ainda que tentasse me confortar, me passando uma idea contrária. O fato é que, depois de eu ter feito as pazes com Ney, tudo começou a mudar radicalmente e "na velocidade da luz". Coincidência? Talvez. Mas isso me fez parar para pensar. Por que tantas pessoas ainda recorrem a esses "trabalhos"? Porque um grande número parece obter resultados favoráveis. Coincidência? Talvez. É claro que nenhum crente levaria em concideração o número maior de pessoas cujo tais "trabalhos" em nada resultam.

A lei das médias me faz entender que se para cada dez pessoas que procuram um "pai de santo", pelomenos uma consegue atingir seus objetivos, em cem mil pessoas, seriam umas dez mil bem sucedidas, que serveriam de marketing para aqueles que sobrevivem disso. Mas, e quanto as noventa mil pessoas que só gastaram seu tempo e dinheiro?

Não sou nenhum "bobo". Mas também não sou nenhum "esperto".

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 30 de Abril de 2010, 17:08:26 »
parte do quadro pode ter sido devido a uma baixa imunidade (daí, inclusive, a tuberculose). A insônia pode ter sido causado por estresse intenso, resultado inclusive dos problemas enfrentados. Isso pode ter acabado gerando um círculo vicioso que não permitia que você melhorasse. O estresse baixava a imunidade que piorava o quadro que aumentava o estresse. Quando você encontrou uma "resposta" para o seu problema então houve a melhora do estresse e aumento da imunidade. Talvez tenha sido isso.

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #9 Online: 30 de Abril de 2010, 17:25:17 »
Ônix, acho que compreendo o que você diz. Mas deixe-me, então, esclarecer o que estava a afirmar.

No frigir dos ovos, a questão se reduz a: foi o trabalho que provocou seu adoecimento ou não foi? Se a coincidência tem algum significado ou não, isso depende de quem a enxerga. O descrente vai sempre enxergar mera coincidência; o crente vai achar que a coincidência tem significado. Na verdade, a própria maneira como cada um assimila esses fatos depende de como essa pessoa já enxerga o mundo. Para quem já acredita, é um big fato que você tenha começado a se curar exatamente depois que se reconciliou com o indivíduo; para quem não acredita, isso não significa nada.

O que estou querendo dizer com isso? Que você, de fato, não é "bobo" nem "esperto". Mas, naquele momento em específico, você foi levado a crer naquilo sem cogitar que poderia haver outra explicação. As possibilidades que citei fica a título de exemplo, apenas. Mas digo tudo isso induzido - agora, creio que tenha me equivocado - pelo que vc disse no começo desse tópico:
Houve uma época em minha vida em que eu acreditava de tudo um pouco, inclusivem coisas do tipo.

Não estava afirmando se tratar disso ao invés daquilo. Não se trata de ter sido, de fato, erro médico, ou de fato, a natureza da cura ou, de fato, um trabalho feito por um pai-de-santo; trata-se apenas de se pensar que há outras possibilidades. Compreende? Novamente, tomei como pressuposto que você era crédulo a esse ponto na época, baseado na sua citação, que coloquei acima.
8-)

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #10 Online: 30 de Abril de 2010, 17:27:46 »
parte do quadro pode ter sido devido a uma baixa imunidade (daí, inclusive, a tuberculose). A insônia pode ter sido causado por estresse intenso, resultado inclusive dos problemas enfrentados. Isso pode ter acabado gerando um círculo vicioso que não permitia que você melhorasse. O estresse baixava a imunidade que piorava o quadro que aumentava o estresse. Quando você encontrou uma "resposta" para o seu problema então houve a melhora do estresse e aumento da imunidade. Talvez tenha sido isso.
E eu nem tinha me lembrado da possibilidade do fator psicológico...
8-)

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 01 de Maio de 2010, 00:14:22 »

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #12 Online: 01 de Maio de 2010, 00:16:40 »
Voodoo é pra jacú!!!!!!
 :histeria: :histeria: :histeria: :histeria:
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Ônix.

• Nível 11
  • *
« Resposta #13 Online: 01 de Maio de 2010, 18:51:32 »
Voodoo é pra jacú!!!!!!
 :histeria: :histeria: :histeria: :histeria:

Esse episódio é memorável!

Mas voltando à questão, Derfel parece ter chegado ao X. Quando alguém se encontra num quadro como o meu ou até mesmo pior, acaba também ficando mentalmente debilitado. Hoje, sabemos que o emocional e o psicológico interferem iretamente no funcionamento orgânico. Um cara apaixonado perde o apetite, deixa de comer de se preocupar com a aparência e, consequentemente, emagrece e fica desleixado e chato, o que dificulta ainda mais um possível interesse por parte de sua pretendente. Mas, no momento em que ele esquece a garota e resolve retomar as rédias de sua vida, volta a ganhar peso, passa a se arrumar, recuperando a alto estima e, com isso, até despertando um certo interessa por parte da garota que já não lhe interessa mais ou já não faz diferença. No meu caso e no de muita gente, a situação não é diferente. Adoecemos e isso nos leva a preocupação, que por sua vez, nos leva ao stress, que piora o nosso quadro e por ai em diante. No momento em que deixamos de nos preocupar com o estado, creditando realmente que ficaremos curados, quer seja por este ou aquele motivo, este comportamento acaba alavancando uma reação em cadeia em nosso organismo, que, como que milagre, realmente nos faz melhorar, tal como acontece nos casos em que se ministra medicamentos "fajutos",  placebos. A reação é puramente emocional e psicológica.

Obrigado a todos.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!